kefir quem tem zona lisboa?

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

quarta nov 24, 2010 11:31 pm

LuluB Escreveu:As natas fermentadas são uma especialidade russa que cá não se encontra.

Mas pode-se fazer uma espécie de smetana juntando iogurte a natas amornadas. Dizem que fica parecido.

Faz-se exactamente como se faz os iogurtes caseiros, mas com natas em vez de leite. As proporções são as mesmas.
Obrigada Lulub, não fazia ideia. :wink:
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
marijonscp
Membro Veterano

quarta nov 24, 2010 11:34 pm

sobaka Escreveu:
marijonscp Escreveu:Hei-de experimentar esta receita. Parece deliciosa e eu sou uma gulosa de primeira. :lol:
Só tenho aqui uma dúvida em relação à smetana, natas fermentadas que não faço ideia do que seja, pode-se utilizar natas frescas em substituição?
Esta receita faz-me lembrar uma de cheesecake que costumo fazer e que não vai ao forno.
É crème fraîche, acho que vi no Jumbo uma vez. Mas também é dispensável, acho que pode pincelar com ovo batido, o sabor não deve piorar.
Costumo ir ao Jumbo e vou procurar, já agora tento fazer a receita o mais parecida possível com a original. :D
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
sobaka
Membro Veterano
Registado: quarta abr 07, 2010 7:02 pm

quarta nov 24, 2010 11:36 pm

LuluB Escreveu:
sobaka Escreveu:
LuluB Escreveu:Obrigada pela receita, Sobaka! :D Finalmente vou poder fazer pudim de tvorog!

Nós também fazemos iogurte em casa. Aquece-se um pouco o leite, deita-se-lhe dentro um iogurte qualquer de boa qualidade, mexe-se bem e tapa-se o tacho em que se se fez a mistura. Abafa-se e deixa-se ficar umas horas, de um dia para o outro, por exemplo. E também há umas máquinas que dispensam esse aparato todo, ligam-se e mantêm uma temperatura constante.
Vou experimentar! Obrigada, LuluB :)
Só uma recomendação:

Utilize de preferência leite do dia e não UHT. Leite gordo. E não o aqueça demasiado, para não matar os fermentos.
Obrigada :) Eu sei, leite UHT não se fermenta, cria bolor em vez de fermentar.
sobaka
Membro Veterano

quarta nov 24, 2010 11:40 pm

marijonscp Escreveu:
sobaka Escreveu:
marijonscp Escreveu:Hei-de experimentar esta receita. Parece deliciosa e eu sou uma gulosa de primeira. :lol:
Só tenho aqui uma dúvida em relação à smetana, natas fermentadas que não faço ideia do que seja, pode-se utilizar natas frescas em substituição?
Esta receita faz-me lembrar uma de cheesecake que costumo fazer e que não vai ao forno.
É crème fraîche, acho que vi no Jumbo uma vez. Mas também é dispensável, acho que pode pincelar com ovo batido, o sabor não deve piorar.
Costumo ir ao Jumbo e vou procurar, já agora tento fazer a receita o mais parecida possível com a original. :D
Existe montes de receitas deste pudim :) A que eu escrevi é da minha Mãe, mas posso arranjar mais uma dúzia :)
marijonscp
Membro Veterano

quarta nov 24, 2010 11:42 pm

sobaka Escreveu:
marijonscp Escreveu:
sobaka Escreveu:
Existe montes de receitas deste pudim :) A que eu escrevi é da minha Mãe, mas posso arranjar mais uma dúzia :)
Eu prefiro experimentar a da sua mãe. Essa já foi testada e aprovada e é de confiança. :D
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quarta nov 24, 2010 11:43 pm

Cá para mim, a da Mãe está mais do que bem! :D As receitas das mães são sempre as melhores!
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
LuluB
Membro Veterano

quarta nov 24, 2010 11:44 pm

E agora surgiu-me uma dúvida: será que as lojas de produtos russos não terão smetana?
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
sobaka
Membro Veterano

quarta nov 24, 2010 11:49 pm

marijonscp Escreveu:
sobaka Escreveu:
marijonscp Escreveu:
sobaka Escreveu:
Eu prefiro experimentar a da sua mãe. Essa já foi testada e aprovada e é de confiança. :D
Eu também prefiro receitas já testadas :lol:
LuluB
Membro Veterano

quarta nov 24, 2010 11:50 pm

sobaka Escreveu:...leite UHT não se fermenta, cria bolor em vez de fermentar.
O que acontece com o leite UHT é que o processo de aquecimento a que ele é sujeito faz precipitar e alterar a lactose. Ora, o que faz o bom iogurte é precisamente a "digestão" que os fermentos fazem da lactose, transformando-a noutra coisa que não sei o que é. Por isso é que os iogurtes são bem tolerados pelos que são intolerantes à lactose e não bebem leite devido a isso.

Já tenho feito iogurtes com leite UHT, mas não ficam grande coisa.
<p>&nbsp;</p>
sobaka
Membro Veterano

quarta nov 24, 2010 11:56 pm

LuluB Escreveu:E agora surgiu-me uma dúvida: será que as lojas de produtos russos não terão smetana?
Não recomendo. Nas lojas russas pode-se comprar sem receio bombons, bolachas, cereais, picles. Eu comprei umas vezes kefir e tvorog: uma garrafa de kefir explodiu-me nas mãos (e estava dentro do prazo!), e o tvorog tinha o cheiro intragável.
Ainda por cima, todos os produtos são ou de marcas duvidosas ou falcificações de marcas famosas.
sobaka
Membro Veterano

quinta nov 25, 2010 12:04 am

LuluB Escreveu:
sobaka Escreveu:...leite UHT não se fermenta, cria bolor em vez de fermentar.
O que acontece com o leite UHT é que o processo de aquecimento a que ele é sujeito faz precipitar e alterar a lactose. Ora, o que faz o bom iogurte é precisamente a "digestão" que os fermentos fazem da lactose, transformando-a noutra coisa que não sei o que é. Por isso é que os iogurtes são bem tolerados pelos que são intolerantes à lactose e não bebem leite devido a isso.

Já tenho feito iogurtes com leite UHT, mas não ficam grande coisa.
Estou em pleno de ataque de nostalgia :oops: Lembrei-me como em miuda corria aos sábados de manhã comprar leite fresco de um camião-cisterna :) Na altura detestava o leite... e agora, quando finalmente aprendi a gostar, já não há leite fresco :(
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

quinta nov 25, 2010 12:05 am

sobaka Escreveu:
cockinhas Escreveu: Sejam bondosas e copiem esta receita para o tópico mais abaixo, vale?
Assim ficamos com um fórum arrumadinho :lol: .
Para que tópico? :)
Para o das receitas de fazer água na boca :wink:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... &start=420

Sobre a execução do yogurte caseiro, o leite não pode ferver pelas razões já explicadas pela LuluB mas convém estar suficientemente quente para manter a temperatura nas horas seguintes. A minha mãe costumava ferver água na panela de pressão para a aquecer e imitar um forno e aí colocava os frascos com o yogurte. Fechava a tampa e embrulhava num cobertor durante a noite. Mais tarde ofereceram-lhe uma yogurteira e posso garantir que o método da panela de pressão faz yogurtes iguaizinhos :D .
LuluB
Membro Veterano

quinta nov 25, 2010 1:13 am

E com esta conversa toda, a pobre da Seal continua sem os grãos de kefir! :lol: :lol: :lol:
<p>&nbsp;</p>
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

quinta nov 25, 2010 7:45 am

cockinhas Escreveu:
sobaka Escreveu:
cockinhas Escreveu: Sejam bondosas e copiem esta receita para o tópico mais abaixo, vale?
Assim ficamos com um fórum arrumadinho :lol: .
Para que tópico? :)
Para o das receitas de fazer água na boca :wink:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... &start=420

Sobre a execução do yogurte caseiro, o leite não pode ferver pelas razões já explicadas pela LuluB mas convém estar suficientemente quente para manter a temperatura nas horas seguintes. A minha mãe costumava ferver água na panela de pressão para a aquecer e imitar um forno e aí colocava os frascos com o yogurte. Fechava a tampa e embrulhava num cobertor durante a noite. Mais tarde ofereceram-lhe uma yogurteira e posso garantir que o método da panela de pressão faz yogurtes iguaizinhos :D .
Posso garantir, que lá em casa, o leite não era aquecido, mas fervido durante bastante tempo. Como o leite quando ferve, sobe e entorna, vi muitas vezes levantar um pouco o recipiente aonde o leite fervia e voltar a descer. Isto várias vezes. Após estar a ferver há bastante tempo era retirado e deixava-se arrefecer e fermentar, fora do frigorífico. Por fim, não sei qual o passo mas era distribuido por embalagens individuais tapado com cobertor durante bastante tempo.

O leite utilizado era leite fresco, do dia.

Mais tarde, quando apareceram as yogurteiras, passou a ser feito de outra forma. juntavam um yogurte natural de compra, era distribuido pelos frascos da yogurteira, tapada e ligada à electricidade.
O yougurte feito na yogurteira era menos amargo e mais fácil de tomar do que os anteriores yogurtes.
drilldown1 Escreveu: Quando era pequena, a cozinheira fazia yogurtes em casa, Ela fervia o leite durante muito tempo, depois deixava fermentar, não sei como se faz, mas, lembro-me que tapavam com um cobertor e ficava assim algum tempo. Eram yogurtes muito amargos.
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
seal
Membro Veterano
Registado: terça jan 06, 2004 9:34 am

quinta nov 25, 2010 10:19 am

Xiiiiiiiiiiiiii onde isto já vai :? vou mas é reportá-las a todas por disvirtuarem o assunto do tópico.... :lol:

Kefir qué bom, nem vê-lo, né?

Obrigada Manuela. Da próxima vez que der uma saltada a estas bandas, diga qualquer coisa, ok?
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”