raw/barf
Moderador: mcerqueira
Não pense assim. A sua própria experiência lhe demonstra que o mais certo é não se dever à alimentação.
No entanto, também não deixo de pôr a hipótese de a ingestão dos ossos poder ser um das possíveis causas. O meu cão Gaspar, por exemplo, não os aguenta no estômago, vomita-os sempre. Por isso, não lhos dou.
No entanto, também não deixo de pôr a hipótese de a ingestão dos ossos poder ser um das possíveis causas. O meu cão Gaspar, por exemplo, não os aguenta no estômago, vomita-os sempre. Por isso, não lhos dou.
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
</p>

<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.

Texuga não acompanhei a transição, mas pelo que li, deve ser feita transição alimentar e os ossos iniciais devem ser apenas pescoços, passando posteriormente para asas e mais tarde carcaças.TheOne Escreveu:Safar safa, mas custa-me que tenha de sofrer para isso... e se for por culpa da alimentação, não me perdoo...LuluB Escreveu:'Tadinho...Força, Texuga, ele vai safar-se, torço por isso.
Seja como for, a ideia era o melhor para ele pelo que não vale a pena estar com complexos de culpa.
As melhoras rápidas, rápidas dele.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
Os meus estavam a reagir mto bem ao novo tipo de alimentação, mas por exemplo ontem a vet desfez-me um mito...LuluB Escreveu:Não pense assim. A sua própria experiência lhe demonstra que o mais certo é não se dever à alimentação.

Ainda ontem ela tirou do cocó do onix, 2 pedaços de osso inteiros, um era uma vértebra de pescoço de frango, e outro era uma lasca de perú

Portanto, e por analogia, os ossos são só para encher o bandulho, na realidade passam intactos pelo sistema digestivo.

"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Sim como é lógico, eu jamais teria feito esta mudança se não achasse que era para melhor... Mas das duas uma, ou uma boa BARF não tem nada a haver com o que já li, e teria de passar por nacos de carne e esporadicamente um pouco de osso, mas de vaca e não de aves, pois já percebo que não vale de nada ingeri-los, saem inteiros, ou então errei em algum aspecto da alimentação... Ou então, aconteceu porque tinha de acontecerLuMaria Escreveu:Texuga não acompanhei a transição, mas pelo que li, deve ser feita transição alimentar e os ossos iniciais devem ser apenas pescoços, passando posteriormente para asas e mais tarde carcaças.TheOne Escreveu:Safar safa, mas custa-me que tenha de sofrer para isso... e se for por culpa da alimentação, não me perdoo...LuluB Escreveu:'Tadinho...Força, Texuga, ele vai safar-se, torço por isso.
Seja como for, a ideia era o melhor para ele pelo que não vale a pena estar com complexos de culpa.
As melhoras rápidas, rápidas dele.

"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm
Que azar, TheOne
Rápidas melhoras do Onix
Rápidas melhoras do Onix
<p> Sou responsável pelo que digo, não pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? Força... ESCREVA TUDO EM MAIÚSCULAS ATÉ QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? Força... ESCREVA TUDO EM MAIÚSCULAS ATÉ QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
As coisas complicaram-se, e o meu Onix teve de ser operado ontem novamente para tirar os ossos que tinha no estômago, bem como peles de frango, tudo por digerir. Portanto mais uma cirurgia de barriga aberta, e de estômago aberto.
Felizmente correu bem, conseguiram tirar tudo, e espero hoje por mais notícias, de preferência boas, pois esta nova cirurgia era de alto risco por diversos factores...
Especial e principalmente, o pós operatório... 
Edit: claro que para mim, a barf acabou cá em casa...
Felizmente correu bem, conseguiram tirar tudo, e espero hoje por mais notícias, de preferência boas, pois esta nova cirurgia era de alto risco por diversos factores...

Creio que sim, a vet disse-me que o que ele tinha no estômago não seria apenas de 1 refeição, mas um acumular de "restos" não digeridos de outras refeições. O estômago dos cães, ainda que tenha uma produção de sucos gástricos extremamente ácidos, não têm a capacidade de digerir os ossos, como tal, ou saem inteiros pelas fezes, o "inteiro" depende obviamente da capacidade que o cão tem de os triturar com os dentes, ou acontece como me aconteceu, ficam no estômago, ou nos intestinos, e há o perigo de fazer um "rolhão" que com o tempo fica cada vez maior, e claro com tudo o que isso trás de negativo... No meu caso foi torção e estômago aberto para o limpar, literalmente...BrownEye Escreveu:TheOne, desejo uma rápida recuperação do Onix.
Mas acha que o problema surgiu devido tipo de alimentação (barf) que seguia?
A vet nem sequer pôde pôr a hipótese de provocar o vómito, pois havia o perigo dos ossos rasgarem o esófago, e não é bom provocar vómito quando se tem uma gastropexia feita há 1 dia...
Na minha humilde opinião, deviam ter feito logo essa limpeza, teriam poupado o pobre de Ónix a uma segunda cirurgia. Paninhos quentes numa torção do estômago... francamente!
As melhoras do Ónix, Texuga.
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
</p>

<p> </p>

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 12, 2009 12:26 pm
Votos de melhoras rápidas...TheOne Escreveu:As coisas complicaram-se, e o meu Onix teve de ser operado ontem novamente para tirar os ossos que tinha no estômago, bem como peles de frango, tudo por digerir. Portanto mais uma cirurgia de barriga aberta, e de estômago aberto.
Felizmente correu bem, conseguiram tirar tudo, e espero hoje por mais notícias, de preferência boas, pois esta nova cirurgia era de alto risco por diversos factores...Especial e principalmente, o pós operatório...
A vet não o quis fazer, aliás, a equipa de vets não o quis fazer porque na apalpação, e falo em apalpação do estômago com a barriga aberta, pareceu-lhes que tudo ia passar, isto porque ele tinha acabado de comer, e é normal que haja comida no estômago.LuluB Escreveu:Na minha humilde opinião, deviam ter feito logo essa limpeza, teriam poupado o pobre de Ónix a uma segunda cirurgia. Paninhos quentes numa torção do estômago... francamente!
A abertura do estômago é SEMPRE um procedimento a evitar, pois pode ser uma fonte de infecções, visto fazerem a fixação do estômago aquando da "des-torção". Ou seja, massacrar o estômago com uma incisão para retirar o conteúdo e mais a fixação em outro ponto do órgão, é demasiadamente arriscado, e tendo em conta que o conteúdo do estômago era o jantar ingerido cerca de meia hora antes da cirurgia, não valia a pena o risco.
Eu confio plenamente nos veterinários que estão a tratar do meu cão, já me deram muitas provas, e não só a mim, mas quem me conhece sabe de que vet estamos a falar, e jamais contesto as opções médicas deles, eu não sou vet, eles são

Ontem a vet avisou-me que a cirurgia era inevitável, mas de altíssimo risco, mesmo assim preferi arriscar do que ficar sem o meu cão por falta de tratamento.
Edit: Se eles adivinhassem que o que apalparam era um rolhão de comida por digerir, obviamente que teriam arriscado a abrir o estômago, mas como não adivinham, limitam-se a "pôr paninhos quentes"...

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm
Rápidas melhoras do Onix.TheOne Escreveu:A vet não o quis fazer, aliás, a equipa de vets não o quis fazer porque na apalpação, e falo em apalpação do estômago com a barriga aberta, pareceu-lhes que tudo ia passar, isto porque ele tinha acabado de comer, e é normal que haja comida no estômago.LuluB Escreveu:Na minha humilde opinião, deviam ter feito logo essa limpeza, teriam poupado o pobre de Ónix a uma segunda cirurgia. Paninhos quentes numa torção do estômago... francamente!
A abertura do estômago é SEMPRE um procedimento a evitar, pois pode ser uma fonte de infecções, visto fazerem a fixação do estômago aquando da "des-torção". Ou seja, massacrar o estômago com uma incisão para retirar o conteúdo e mais a fixação em outro ponto do órgão, é demasiadamente arriscado, e tendo em conta que o conteúdo do estômago era o jantar ingerido cerca de meia hora antes da cirurgia, não valia a pena o risco.
Eu confio plenamente nos veterinários que estão a tratar do meu cão, já me deram muitas provas, e não só a mim, mas quem me conhece sabe de que vet estamos a falar, e jamais contesto as opções médicas deles, eu não sou vet, eles são.
Ontem a vet avisou-me que a cirurgia era inevitável, mas de altíssimo risco, mesmo assim preferi arriscar do que ficar sem o meu cão por falta de tratamento.
Edit: Se eles adivinhassem que o que apalparam era um rolhão de comida por digerir, obviamente que teriam arriscado a abrir o estômago, mas como não adivinham, limitam-se a "pôr paninhos quentes"...
<p> Sou responsável pelo que digo, não pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Bem TheOne, desculpe mas vou ter de lhe passar um "raspanete" por não ter feito o trabalho de casa correctamente. A TheOne é assidua aqui na arca e já viu muita informação sobre alimentação com carne e ossos.TheOne Escreveu:[Texuga não acompanhei a transição, mas pelo que li, deve ser feita transição alimentar e os ossos iniciais devem ser apenas pescoços, passando posteriormente para asas e mais tarde carcaças.
Sim como é lógico, eu jamais teria feito esta mudança se não achasse que era para melhor... Mas das duas uma, ou uma boa BARF não tem nada a haver com o que já li, e teria de passar por nacos de carne e esporadicamente um pouco de osso, mas de vaca e não de aves, pois já percebo que não vale de nada ingeri-los, saem inteiros, ou então errei em algum aspecto da alimentação... Ou então, aconteceu porque tinha de acontecer
Para rezumir e desmistificar esta má experiência.
As fazes de adaptação são:
- Primeiras semanas só carne de galinha (peito por ex.), sem pele.
- Qd o sistema já estiver bem adaptado intruduzir pequenas quantidades de ossos moles na carne (por ex. peito de galinha com um pouco de costelas agarradas á carne e sem pele.
- Mais algumas semanas para adaptação e começar a dar a galinha inteira, retirando apenas asas e pernas (esses ossos são mais estaladiços)
- Mais algumas semanas(e não havendo pedaçinhos de ossos nas fezes) começar a dar a galinha inteira e pequenas quantidades de órgãos e pequenas quantidades de outra presa, por ex. meia sardinha, 1 ovo, meia cabeça de salmão (um tipo de cada vez para não baralhar) juntamente com a quantidade de galinha habitual.
- Mais algumas semanas e começar a aumentar a quantidade de órgãos (nunca mais de 1 quarto da refeição)) e outras presas e reduzir a quantidade de galinha. Quando o animal poder fazer refeições completas de vários tipos de presa sem fezes moles e/ou pedaçinhos de osso é pq está completamente adaptado.
1º ponto - é um processo que dura, de algumas semanas a alguns meses, dependendo da idade e condição física do cão (ainda há algumas semanas "instrui" um vizinho para um boxer (raça bastante sensivel de sistema digestivo) de 6 meses e passado 3 semanas já come galinha inteira sem problemas). A questão é que quanto mais tempo o cão tiver sido alimentado a ração, mais tempo será necessário para fazer a transição (tem a haver com produção adequada de sucos gástricos e enzimas). Como é óbvio se o cão começar a comer RMB desde o inicio do desmame (como é natural nos carnivoros) não há grandes problemas de adaptação.
2ª ponto - os ossos são dados agarrados á carne e não separados (se não são simplesmente engolidos) quanto menos dividida a comida melhor pq obriga-os a partir e triturar, ao invés de engolir os pedaços partidinhos previamente.
3º ponto - os vegetais só baralham a digestão. A matéria vegetal sofre um processo digestivo muito diferente e muito mais moroso do que a carne e ossos, originado bloqueios e e outros problemas digestivos.
4ª ponto - Nada de suplememtos durante a fase de adaptação (tb ajudam a baralhar o sistema)
Foi assim que fez?
As minha duas cadelas, a gata e os 3 cães de conhecidos que fizeram a transição não tiveram qualquer tipo de problema. É preciso é ter método e paciência.
Quanto á opinião da vet lembre-se que eles , infelizmente, não têm formação nutricional no curso (á excepção de palestras dos fabricantes de raçaõ) e, sobretudo, têm outros interesses financeiros.
TheOne,
Espero que tudo corra pelo melhor.
Eu, talvez uma vez por mês dou um frango inteiro e cru à minha rafeira do alentejo, normalmente à noite quando a fecho no canil. Apenas retiro os ossos das pernas.
Assim começo a ficar com receio de o voltar a fazer.
Cumps
Espero que tudo corra pelo melhor.
Eu, talvez uma vez por mês dou um frango inteiro e cru à minha rafeira do alentejo, normalmente à noite quando a fecho no canil. Apenas retiro os ossos das pernas.
Assim começo a ficar com receio de o voltar a fazer.
Cumps