terça nov 30, 2010 9:19 pm
Há dois tipos de proteínas, a animal que é fornecida pelos animais, vaca, frango, coelho, peru, peixes...e a de origem vegetal que é fornecida pelos cereais e vegetais, tais como o milho, arroz, centeio, aveia, etc. As primeiras, de origem animal, são as adequadas para os carnívoros, as segundas, para os herbívoros e uma mescla das duas para os omnívoros. Nas rações secas, tem que se colocar alguma proteína de origem vegetal não só para não encarecer demasiado a ração mas para que se consiga essa ração seca. Por isso, é que uma ração com poucas proteínas vegetais tem um prazo de duração menor.
E como os furões são carnívoros estritos, ainda mais estritos que os gatos, quanto menos proteína de origem vegetal tenha a ração, melhor será para eles. Além que este tipo de proteínas pode causar-lhes pedras nos rins e suspeita-se, embora ainda não haja provas concretas, que podem ser uma fonte de insulinomas no pâncreas. Por este motivo, se um furão tem insulinomas (se sabe pela baixa de açúcar no sangue) a dieta aconselhada, é muita proteína animal.
A Proplan, já foi uma boa ração para os furanitos, assim como a da Royal Kitten 34 mas infelizmente, há uns anos mudou a composição e passou a ter mais cereais, pelo que passou a não ser aconselhada.