quinta nov 27, 2003 10:24 pm
Desaconselho a compra para oferer a uma criança mesmo que a responsabilidade não seja dela claro. Ou se gosta mesmo de cºaes e de raças especificas, ou então pode dar torto. Como disse o arcanjo, um cão de grande porte pode magoar na brincadeira a criança, e casos desses por vezes fazem com que os pais metam o cão na rua...
Mas, eu não impeço ninguém, por isso...
Não vou aconselhar raças porque cada um é que sabe do que gosta, mas falando nas que referiu, não há doenças que um golden tenha que qualquer outra raça do mesmo porte não tenha. Quem lhe disse isso não percebe de cães ou está habituado a comprar cães em lojas de animais.
Quanto ao labrador e golden, serão muito bons sim, mas necessitam de muito exercicio, especialmente o labrador de forma a não ficarem obesos.
O collie, precisa de muito exercicio também. Não que fique obeso, mas é um cão que necessita de liberdade, de correr e de estimulos mentais como por exemplo, treinos de obediência ou actividades desportivas.
O pastor alemão, como disseram há pouco tempo em outro tópico, é um tractor. Aguenta imenso. Não precisa de tanto desporto assim, mas terá de lhe dar um bom espaço para se exercitar. Sobre esta raça o membro jcsousa poderá dar-lhe grandes detalhes.
Acima de tudo, antes de pensar nas raças, pense na sua disponibilidade. O cão é para si, não para a sua filha. Tem de poder levá-lo à rua no minimo 3x por dia. Se é para ficar sózinho o dia inteiro, não vale a pena...
Até ao um ano de idade, ele irá destruir várias coisas em sua casa, irá defecar e urinar por todo o lado e terá de ser treinador para assumir que o dono é o lider da casa.
Por mês vai necessitar de mais ou menos 50€ na compra de uma boa ração. Os gastos no veterinário, tanto podem ser poucos como imensos. Podem ser dezenas, ou centenas... Terá de ter a disponibilidade financeira para suportar uma intervenção cirurgica em caso de necessidade. Mas há seguros para cães que lhe pagam as intervenções, como outros tratamentos, se desejar efectuar um.
Não o assustei? Óptimo, então escolha a raça que prefere, ou adopte num canil (neste caso, por muito nobre que seja a intenção, você nada sabe acerca do futuro possível temperamento do cão) e acima de tudo, se optar por um cão de raça., compre num verdadeiro criador. Se assim o quiser nos indicamos onde escolher.