Pedido de dicas para conquistar gatinho violento

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

SusanaGuerra
Registado: quarta nov 24, 2010 4:26 pm

quarta nov 24, 2010 5:19 pm

Olá
O meu nome é Susana e sempre tive gatos. Desde Fevereiro que tenho o Tufo, que recolhi na rua (como todos os gatos que tive). Foi esterilizado há 5 meses. O seu comportamento não é, contudo, dos mais sociáveis, o que me está a deixar com dúvidas, já que os outros dois gatos que tenho (mas que não estão comigo de momento) são extremamente carinhosos.

Atendendo a todas as características dos felinos, e não querendo fazer dele um gato adaptado aos meus desejos, procuro dicas para conseguir tornar o Tufo apenas um pouco mais dócil, pois ele está com um comportamento bastante violento.

No início ele estava desnutrido, com sarna e com uma depressão nos ossos do crânio, mas sempre foi muito vivo e brincava normalmente. Com a 1a vacina reagiu atacando-me e ao veterinário. Desde então o seu comportamento tem sido extremamente agitado: não suporta festas nem colo, persegue as nossas pernas implacavelmente, morde sempre e muito e as suas mordidas são mesmo muito ferozes - e não há modo de fazê-lo parar, nem mesmo com o ruído de uma lata com moedas para surpreende-lo, e se o repreendo com voz grossa ou o afasto com a mão, ele morde-me ou ataca-me de pé nas patas traseiras, e sempre que lhe dou as costas persegue-me, morde-me e retira-se.

Contudo, o seu carácter não me causaria tanta confusão (pois afinal é apenas um gatito e quantas destas coisas não serão brincadeira) se não fosse pelo facto de, por outro lado, ele não ter feito até hoje o que todos os meus outros gatos fazem: ele praticamente não ronrona, não subiu nunca para o nosso colo, não nos amassou nunca com as patinhas, pouco roça a cabeça ou o corpo nas nossas pernas, morde cada vez que lhe aproximamos a mão. Mas também reparo que ele procura estar sempre ao nosso lado, e dorme inclusive connosco todas as noites (mesmo quando esteve com sarna!) mas mantendo uma distância intransponível, pois morde quando o acariciamos. Estamos com a nossa atenção completamente virada para ele: eu trabalho em casa e passo o tempo com ele, a tentar demove-lo com festas; tem à sua disposição um espaço razoável (80m2) e uma varanda com rede onde escuta pássaros e sente odores, enfim, ele parece feliz, mas parece não desfrutar tanto assim da nossa companhia.

O que posso fazer para torná-lo um pouco mais dócil? Pelo meu lado, estou bastante mordida e algo frustrada...

Eu agradeço muitíssimo a vossa atenção.
KittensLover
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 1:15 pm

sábado nov 27, 2010 3:42 pm

Boa tarde SusanaGuerra!

Antes de mais, bem-vinda ao fórum! Espero que se divirta e aprenda muito por cá! :)

Quanto à sua situação, infelizmente não posso dizer grande coisa, apenas que tenha bastante paciência... :roll: Espero que foristas com experiência nesse assunto possam dar dicas por forma a ajudá-la a lidar com a situação da melhor maneira possível. :wink:
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado nov 27, 2010 4:15 pm

Mas então o comportamento do gato mudou desde a vacinação? Provavelmente sentiu-se agredido e perdeu a confiança...

Acho que tem de lhe dar espaço e jamais forçar o contacto. Se ele preferir manter-se "ao largo", se não aaceita carícias nem procura contacto, se não houve outras alterações (falta ou excesso de apetite, urina fora do sítio, etc, algo que pressuponha problemas de saúde) respeite e aceite que tem um gatinho que "não grama" pessoas... se ele quiser, acabará por se aproximar. Se ele não quiser... aceite o seu papel de "alimentadora e prestadora de cuidados", e adopte um meiguinho para colo e companhia! ;) Sei que não é fácil aceitar, mas não me parece que tenha outro remédio. A não ser que considere dar o gato a alguém que disponha de espaço para ele poder andar em liberdade, de forma segura (sem carros, nem cães soltos ou venenos), num meio rural, onde pode evitar as pessoas, se o desejar. Alguns dos meus gatos só os vejo quando lhes vou pôr comida e andam dias e dias longe da vista, eram gatos que se escondiam debaixo dos móveis e que me davam "garfadas" se tentava tocar-lhes, felizmente pude proporcionar-lhes a liberdade que desejavam e torná-los felizes. Pelo menos, deixaram de ser agressivos e aconteceu recentemente uma das gatinhas adoecer e vir pedir ajuda, deixou-se pegar ao colo e deixa-se tratar... Os gatos são parecidos com as pessoas, quanto mais se sentem obrigados, mais aversão ganham. E é importante nunca mostrar medo, embora seja difícil não o ter perante um gato furioso... :?
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sábado nov 27, 2010 4:21 pm

Pois, concordo com a chamarrita. Arranjou aí um gatinho silvestre. Eu optaria por arranjar alguém que lhe podesse proporcionar uma vida mais de gato.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sábado nov 27, 2010 4:51 pm

O último gato que tive, já lá vão uns trinta anos, também era assim, e o meu filho pagou caro o forçar das festas: o gato enfureceu-se, atirou-se-lhe à cara e deixou-lha feita num bolo! Cheguei a pensar que lhe tinha vazado um olho com uma unhada, mas felizmente não.

Tenha muito cuidado com esse gato, deve ser o que dizem a Chamarrita e a Lu: um gato bravo, que não quer festas nem contacto com humanos.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
chillisauce
Membro Veterano
Registado: domingo ago 08, 2010 9:39 am
Lea - bengal
Blu - Bengal

sábado nov 27, 2010 5:51 pm

Concordo com a Chamarrita, se o gatito nao gostar de festas entao nao force, podera ser por essa razao que ele morde e arranha, O meu Merlin nao gosta de festas e muito raramente deixa lhe tocar, ele veio de um gatil e nao estava habituado a contacto humano, demorou muito a confiar em nos. Se o gatito esta a morder e a atacar sem motivo, o melhor sera meter agua num recepiente de borrifar ( spray) e sempre que ele atacar dar lhe um spray de agua, pois eles nao gostam e ele vai perder o habito, pois ele vai associar a borrifada com o facto dele morder. resultou com o meu Tiger ele tambem arranhava e mordia as nossas pernas quando caminhavamos, ele fazia isso a brincar mas com as garras fininhas que tinha andava sempre como um Cristo.
paulograve
Membro Veterano
Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Pretita;
Chico;
Sushi

sábado nov 27, 2010 7:06 pm

Eu acho que se tiver paciencia e não forçar nem stressar o gatito ele acaba por acalmar.
De-lhe comidinha e um sitio calmo para ele dormir, brinque muito com ele para ele libertar essa energia. Talvez a ideia do borrifador com agua quando ele vos morder, apenas quando ele exagerar e nao por qualquer mordidela, os gatos morderem tambem é normal e faz parte da criaçao de laços de afecto!
Tenho aqui um terrorista que tambem morde muito, ainda não tem 3 meses, é normal.

Acho que ele sendo novito, acaba por se adaptar! É preciso paciencia!
chillisauce
Membro Veterano
Registado: domingo ago 08, 2010 9:39 am
Lea - bengal
Blu - Bengal

sábado nov 27, 2010 8:00 pm

paulograve Escreveu:Eu acho que se tiver paciencia e não forçar nem stressar o gatito ele acaba por acalmar.
De-lhe comidinha e um sitio calmo para ele dormir, brinque muito com ele para ele libertar essa energia. Talvez a ideia do borrifador com agua quando ele vos morder, apenas quando ele exagerar e nao por qualquer mordidela, os gatos morderem tambem é normal e faz parte da criaçao de laços de afecto!
Tenho aqui um terrorista que tambem morde muito, ainda não tem 3 meses, é normal.

Acho que ele sendo novito, acaba por se adaptar! É preciso paciencia!
Sim tem muita razao, so deve de borrifar se ele morder ou arranhar com forca e nao por qualquer mordidela
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

sábado nov 27, 2010 8:09 pm

Mas só ficou assim depois da 1ª vacina? O meu suki só revela agressividade no vet, por acaso também começou depois da 1ª vacina mas aqui em casa é um doce, de resto é dos gatos que conheço que mais festas gosta.
Eu conseguiria viver bem com um gato que gostasse de poucas festas (triste, mas vivia) agora agressivo nunca.
S&oacute;nia
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sábado nov 27, 2010 8:30 pm

Vou ser honesta, não vivia com um gato bravo dentro de casa. Gostar é pretender o melhor. Um gato que não tolera contacto e é obrigado a viver entre humanos não pode ser feliz e pode ser muito penoso para ambas as partes
:?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
paulograve
Membro Veterano
Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Pretita;
Chico;
Sushi

sábado nov 27, 2010 8:32 pm

LuMaria Escreveu:Vou ser honesta, não vivia com um gato bravo dentro de casa. Gostar é pretender o melhor. Um gato que não tolera contacto e é obrigado a viver entre humanos não pode ser feliz e pode ser muito penoso para ambas as partes
:?
É um facto.
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

sábado nov 27, 2010 8:41 pm

A mim parece-me mais um animal independente que está traumatizado por qualquer motivo.
Tenho um verdadeiro gato bravo (que ficou cá por ser cego) e só se defendia enquanto esteve em jaula e eu lhe tentava mexer, estando solto nunca me atacou. Pura e simplesmente afasta-se sempre de mim. Mas é certo que eu não lhe tento tocar.

A Susana não diz que idade tem o gato ou com que idade o recolheu. O gato mais bruto que tenho foi tirado da mãe muito cedo e veio ser filho unico. Com a chegada dos manos, já moderou a força da mordida, mas sempre que é contrariado, tem dores ou as festas estão a ser de mais morde.
Se não há nenhum sintoma de doença, tente ignorá-lo sempre que ele se portar mal e recompensá-lo quando for meigo. É provavel que nunca venha a ter aí um gato de colo, mas talvez consigam uma relação harmoniosa. Arranjar uma companhia felina para ele talvez ajudasse.
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado nov 27, 2010 9:09 pm

todos os casos de "gatos maus" que conheço beneficiaram com uma mudança de ambiente. Durante alguns anos, na UZ, viveu um gato ao qual chamavam o "demónio branco": o Shiva. Atacava tudo e todos... excepto uma amiga, que se sentava no chão, e de quem se aproximava sem sequer bufar. Como o gato estava cada vez pior, aceitaram a oferta dessa amiga para que o "demónio branco" fosse viver com ela. E o Shiva mudou!! Está meigo, dá turrinhas, quer colo (ele não é grande... ele é IMENSO!). Por vezes, ainda vai dar a sua patadita, mas de unhas recolhidas. Quando a minha amiga se ausentou durante uma semana, fui lá tratar dos garos, e uma das vezes levei pastéis de bacalhau para o meu "jantar". Poisei a mala, tirei um belo pastelinho e o Shiva pedinchou; dei-lhe um bocadinho minúsculo, não fosse fazer-lhe mal, mas o gajito engoliu logo e atracou-se ao meu braço com unas e dentes, exigindo mais! Não podia mexer o braço, ele imobilizou-me mesmo, e estava a começar a rosnar... Vi a minha vida a andar para trás! Mas pensei rápido e, com a mão livre, arranquei um bom bocado de outro pastelinho e dei-lhe. Largou-me, comendo com satisfação, e eu pirei-me rapida e heroicamente da sala. :oops: :twisted: Fui tratar os outros, e quando voltei á sala, o Shiva estava calmo e de nariz enfiado na minha mala - coisa que agora faz sempre que visito a minha amiga :lol: Quando teve visitas de outras amigas, voluntárias da UZ, que acharam graça e lhe levaram pasteis de bacalhau, rosnou-lhes e não comeu o pastel que lhe deram! deve ter achado que estavam a tentar comprá-lo, lembrava-se delas na UZ, sei lá o que passou pela cabeça do gato. Só comeu mais tarde, e de um outro pastel que lhe deu a dona, o que as amigas lhe deram permaneceu intocado (por ele, os outros afinfaram-lhe logo, claro). Mais recentemente, já aceitou festas dessas amigas (embora não lhe agardem os pasteis de bacalhaum que lhe trazem 8) . Tornou-se um gato meigo, dócil e muito, muito brincalhão. É feliz - e nem foi preciso ir para a rua.

Esta história só para explicar que cada gato reage de modo diferente. O seu gato pode até gostar de pessoas e de viver em casa, mas a Susana pode não ser a "alma gémea". Não sabemos... mas concordo com os outros foristas que dizem que não viveriam com um animal que as atacasse. O ataque de um gato pode ser mesmo MUITO feroz e violento. E sempre é melhor dar-lhe outra vida. Até lá, siga os conselhos da foristas Bingley, que me parecem sábios. :)

edição: quem sabe, ele muda? :D
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

sábado nov 27, 2010 10:16 pm

Pois, os gatos às vezes conseguem ser imprevisíveis. Talvez, quem sabe, dando tempo ao tempo este menino não muda um bocadinho o seu comportamento :wink:!

Essa história que a Chamarrita contou do Shiva faz-me lembrar uma do Gato Zé - um gatão, enorme, mau como as cobras, o primeiro e único gato até hoje que conheci verdadeiramente arrogante :lol:!
A única diferença da história do Gato Zé para a do Shiva, é que o Gato Zé nunca esteve num gatil. Era frequentador assíduo da casa de uns colegas meus de curso. Durante o dia ninguém lhe punha a vista em cima, mas à noite era certinho, aparecia sempre para pernoitar e aproveitava para encher o bandulho :P!
Lembro-me tão bem: sua excelência costumava deitar-se em cima do estirador de um desses meus colegas, e ali ficava ou a dormitar (sim porque um guerreiro está sempre alerta) ou a observar o movimento do quarto como se fosse o Senhor da Casa. Era o único a quem dava o prazer da sua companhia e a quem permitia alguma aproximação física apesar de numa fase inicial impôr sempre algum limite. Aos outros, havendo a mínima tentativa de fazer um simples afago, presenteava-os com bufadelas, patadas, mordidelas e arranhadelas :evil:!
Vendo em retroespectiva, acho que o Gato Zé fez desde logo uma escolha. Durante os anos de curso foi a mascote da casa, mas quando este acabou o seu companheiro de quarto adoptou-o oficialmente :wink:!
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado nov 27, 2010 10:28 pm

Eu aconselharia a Susana a ler este tópico

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=71452

e também a consultar um veterinário que perceba mesmo de comportamento felino. Normalmente, esses comportamentos são reversíveis.

À partida, eu nunca aplicaria borrifadelas num gato assim.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Responder

Voltar para “Gatos”