Pedido de dicas para conquistar gatinho violento

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sábado nov 27, 2010 10:33 pm

A minha prima teve uma gata estranha. Tão estranha que se atirou 3 ou 4 vezes do 4o andar. Não era descuido, era desejo de fuga. Género, estar a estender a roupa e ver a gata sumir janela fora. Magou-se? Nunca.
Era tão má que mutilou todos lá em casa. Lembro-me de estar lá em casa e ela fechada na varanda a atirar-se contra o vidro. Estranha, má mas das gatas mais lindas que eu já vi.
O ultimo ataque que fez, rasgou a perna da minha avó desde o joelho ao calcanhar. Não foi um arranhão, teve tudo de ser cosido.
A minha prima foi abandoná-la no jardim de Oeiras. Ainda hoje, pouco falo com ela porque achei horrivel. Mas ponderando bem, acho que era o que a gata queria.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado nov 27, 2010 11:05 pm

LuMaria Escreveu:Lembro-me de estar lá em casa e ela fechada na varanda a atirar-se contra o vidro. Estranha, má mas das gatas mais lindas que eu já vi.
Ando para apanhar uma assim. Não é má, mas tem tais ânsias de liberdade que se mandou contra o vidro da janela, o que tinha uma brecha, 3 vezes ("e o mostrengo rodopiou 3 vezes..."), e à terceira partiu mesmo o vidro e correu rua fora, perante o meu ar incrédulo, de transportadora na mão, para a levar ao vet... (estava com uma diarreia que não cedia, e tinha de parar para poder ser esterilizada). Esteve desaparecida uns dias, agora vejo-a quase diariamente. Consegue entrar na armadilha e comer sem a fazer fechar-se :evil: e já só tenho esperança que emprenhe e a fome a faça ser descuidada...

A mãe de um dos meus gatinhos conseguiu fugir da jaula onde aguardava a OVH para ser libertada, e mandou-se de um 6º andar. Infelizmente, fracturou ambas as patas traseiras e não sobreviveu à 1ª noite. Recusou-se a viver presa. Há animais assim. Pessoas também.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

domingo nov 28, 2010 12:05 am

Um gato assanhado é muito assustador, e os gatos com a capacidade de saltar e amarinhar tornam-se muito perigosos. Eu não teria de maneira nenhuma um animal assim em casa.
Há gatos que não suportam o facto de estarem enclausurados numa casa, ainda mais com um ser humano por perto, é um stress enorme.
Tive gatos que era muito, muito esquivos e assustadiços por serem criados com a mae longe de nós, mas com o tempo, e deixando-os gerir o seu espaço (eles na rua, nós também), tornaram-se muito simpáticos, dormiam em casa, deixavam dar festas, se era preciso medicamentos, agarrava e punha golas abaixo, não apreciavam colo mas se era preciso, estrebuchavam mas rosnar nunca.
Mas nunca os forcei a estar fechados, eles é que acabaram por entrar e quando queriam sair eu abria logo a porta.
Os gatos tem processos de domesticação muito diferentes dos cães, parece-me que há aquele timing para socializar e se passa esse timing, acabou, já ficam diferentes.
MariaChica
Membro Veterano
Registado: terça jun 01, 2010 12:18 pm

domingo nov 28, 2010 10:00 am

Bom dia SusanaGuerra,
estive a ler o seu relato e revivi um pouco a minha aventura com o Félix. O Felix era um gato de colónia que já tinha sido abandonao duas vezes, numa das quais foi parar ao canil de Braga onde estava em risco de vida. O problema do Félix era ter um problema de desgaste nos dentes o que implicava ele só poder comer ração júnior ou húmida. Mas o Maior problema mesmo é que o Felix, dentro da colónia, era o "saco de pancada" dos outros gatos, o que fez que ele ficasse muito assustado e super desconfiado de toda a gente. Quando o fui buscar ao canil e levar ao veterinário para fazer o teste FIV e FELV, para o tirar da transportadora e segurá-lo enquanto o vetterinário lhe retirava uma amostra de sangue, foram precisas 4 pessoas, ele debatia-se violentamente e bufava a toda a gente, só não arranhou nem mordeu porque lhe seguramos as patas e a cabeça. Para o voltar a jmeter na transportadora foi outra aventura. Depois, a caminho de casa, cada vez que chamava por ele e falava para ele, tinha direito a uma bufadela, que se prolongou pela semana seguinte.
Não lhe conseguia tocar e tinha que me afastar para ele ir comer e beber, mas com o tempo ele ia-se aproximando, especialmente quando estavamos na cozinha e lhe cheirava a frango :D
Talvez tenha ajudado o facto de eu ter nessa altura dois gatos juniors pois os pequeninos conseguiram brincar com o Felix e até já comiam juntos, mas ele continuava a não querer nada connosco, excepto na cozinha como já referi antes. Hoje, e talvez porque os pequenos foram adoptados e ele ficou só, está uma melga tão grande que até chateia. Não se pode estar sentada em lado nenhum que ele vem e salta para o colo, vai apra a cama connosco e lá fica toda a noite, algo que ele nunca fez antes enquanto os pequeninos cá estavam.
Posto isto e apesar do relato estar um pouco incmpleto, só lhe posso aconselhar o seguinte:
- dê-lhe de comer e beber e afaste-se, fazendo de conta que nem lhe liga
- não force nunca os mimos
- ofereça-lhe coisas boas, como frango, apenas chamando por ele e espere que venha ter consigo. Se ele não vier, não lhe dê. Ele vai aprender que, se quiser comer franguinho, vai ter de ir ter consigo. Se ele vier, dê-lhe apenas o franguinho e volte a "ignorá-lo".
- quando ele for dormir com vocês, não o force a aproximar-se, deixe-o estar lá no cantinho dele. Logo que ele se sinta mais seguro, vai aproximar-me de vocês e depois vai-se tornar um melga insuportável :D

D~e-lhe tempo para confiar em vocês e tenha paciência. um gato não é assim tão difícil de conquistar.

Boa sorte!
&#1071; &#1085;&#1077;&#1085;&#1072;&#1074;&#1080;&#1078;&#1091; &#1088;&#1099;&#1073;&#1086;&#1081; &#1080; &#1083;&#1086;&#1078;&#1085;&#1099;&#1093; &#1076;&#1088;&#1091;&#1079;&#1077;&#1081; &#1078;&#1080;&#1074;&#1086;&#1090;&#1085;&#1099;&#1093;. &#1053;&#1077;&#1085;&#1072;&#1074;&#1080;&#1078;&#1091; &#1077;&#1097;&#1077; &#1073;&#1086;&#1083;&#1100;&#1096;&#1077; &#1077;&#1074;&#1072;&#1085;&#1075;&#1077;&#1083;&#1080;&#1089;&#1090;&#1086;&#1074; &#1077;&#1088;&#1091;&#1085;&#1076;&#1072;.
chillisauce
Membro Veterano
Registado: domingo ago 08, 2010 9:39 am
Lea - bengal
Blu - Bengal

domingo nov 28, 2010 2:02 pm

O meu Merlin era assim, quase nenhum Bengal gosta de colo, mas gostam de mimos. O Merlin nem o podiamos tocar, ele nao era mau mas fugia sempre que nos aproximavamos dele, quando eu o comprei, a antiga dona usava-o so para criacao e ele vivia no gatil, entao nao estava habituado a contacto humano, ele escondia-se atras do guarda fatos e nos locais mais pequenos que podesse encontrar, eu deitava me no chao do quarto a falar para ele, cantava, so para ele se habituar a minha voz, sem intrometer no espaco dele, punha a comida ao pe do guarda fatos e deixava ele vir comer, quando ele acabava voltava a se enfiar no seu buraco, aos poucos comecei a mover a comida e ele comecou a ficar mais confiante, falavamos baixinho porque ele a qualquer barulho voltava para a sua toca, pouco a pouco ele saiu da sua toca e comecou a confiar em nos. Mas ele nunca vai ser um gato de colo, ha dias que tolera festas( quando ele quer e nao quando nos queremos) ele e um gato feliz e eu respeito o espaco dele, sei que ele nao e um gato de colo, mas o que intressa e ele ser um gato feliz. De espaco e tempo ao seu gatinho ele tem de vir a si pois os gatos sao muito independentes, respeite o espaco dele e mostre que quando ele percisar esta la para o que ele percisa e vera que ele vai confiar em si. E nao pense que vai acontecer num dia, de tempo ao tempo.
LuMaria
Membro Veterano

domingo nov 28, 2010 2:06 pm

Aí está uma raça a acabar. Criadores de gatos.
Se nos cães a utilidade é o móbil, nos gatos é a futilidade.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
chillisauce
Membro Veterano
Lea - bengal
Blu - Bengal

domingo nov 28, 2010 2:11 pm

LuMaria Escreveu:Aí está uma raça a acabar. Criadores de gatos.
Ha criadores e criadores, eu crio gatos Bengal aqui no Reino Unido, mas os meus animais sao parte da minha familia e vivem comigo em casa, antes de tudo sao os meus amigos, e meus animais de estimacao e nao um modo de fazer dinheiro. O que nao havia de haver sao os chamados criadores que so fazem isso por dinheiro e nao por o amor que tenhem pela raca.
LuMaria
Membro Veterano

domingo nov 28, 2010 3:47 pm

chillisauce Escreveu:
Ha criadores e criadores, eu crio gatos Bengal aqui no Reino Unido, mas os meus animais sao parte da minha familia e vivem comigo em casa, antes de tudo sao os meus amigos, e meus animais de estimacao e nao um modo de fazer dinheiro. O que nao havia de haver sao os chamados criadores que so fazem isso por dinheiro e nao por o amor que tenhem pela raca.
Na Bélgica pretendem esterilizar os gatos dos criadores. Eu começava já com os persas e siameses. Ao que sei, a raça que cria tem vindo a manter-se saudável e felina. Até ver.
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

domingo nov 28, 2010 4:27 pm

Epá há por aí muita raça de cães que de utilidade não têm nadinha, se estivermos a falar de utilidade nos cães safavam-se um terço de todas as raças existentes se tanto.
Mas não concordo com acabar com a criação só por não serem animais de trabalho, nas cidades a maior parte das pessoas quer os animais, caes e gatos, para companhia apenas e servem perfeitamente.
S&oacute;nia
chillisauce
Membro Veterano
Lea - bengal
Blu - Bengal

domingo nov 28, 2010 4:58 pm

LuMaria Escreveu:
chillisauce Escreveu:
Na Bélgica pretendem esterilizar os gatos dos criadores. Eu começava já com os persas e siameses. Ao que sei, a raça que cria tem vindo a manter-se saudável e felina. Até ver.
O problema sao os criadores que nem criadores sao e que fazem criacao sem do nem piedade usando as femeas sempre que estas entram em cio e nem dao tempo para elas recuperar de terem as crias e ficam gravidas logo em seguida, essas pessoas so andam nisso por o dinheiro e nao tem em conta a saude dos seus animais. depois tem esses animais ( caes ou gatos) em jaulas e nem contacto ou carinho dao aos bichos, acho que a lei havia de ser mais dura com essas pessoas. Aqui no Reino Unido a lei e mais apertada, mas ha sempre quem escape ao sistema. Aqui tambem nao ha o problema que existe ai em Portugal de abandonamento de animais, ha casos mas nao como ai e nunca se ve um animal abandonado na rua.
LuMaria
Membro Veterano

domingo nov 28, 2010 9:54 pm

catrules Escreveu:
Epá há por aí muita raça de cães que de utilidade não têm nadinha, se estivermos a falar de utilidade nos cães safavam-se um terço de todas as raças existentes se tanto.
Mas não concordo com acabar com a criação só por não serem animais de trabalho, nas cidades a maior parte das pessoas quer os animais, caes e gatos, para companhia apenas e servem perfeitamente.
É verdade, há imensos exemplos nos cães.
Sou muito radical no que toca a aberrações. Quando a saúde e as caracteristicas da espécie são postas em causa, algo vai muito mal.

Pergunto-me como estará o mauzinho do tópico?
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo nov 28, 2010 11:33 pm

chillisauce Escreveu:eu crio gatos Bengal
Uma das minhas paixões... logo a seguir aos Bosques da Noruega. Mas é apenas pela beleza e por terem genes de leopardo! :lol: São gatos enormes, lindos e bastante felinos, no entanto... dispensáveis, enquanto raça considero-os um capricho humano, tal como os persas e exóticos, os occicat, toygers e afins. :roll: Não condeno a criação responsável destas raças, mas atendendo a que as considero caprichos, não deviam estar ao alcance de qualquer um.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
chillisauce
Membro Veterano
Lea - bengal
Blu - Bengal

segunda nov 29, 2010 3:28 pm

Chamarrita Escreveu:
chillisauce Escreveu:eu crio gatos Bengal
Uma das minhas paixões... logo a seguir aos Bosques da Noruega. Mas é apenas pela beleza e por terem genes de leopardo! :lol: São gatos enormes, lindos e bastante felinos, no entanto... dispensáveis, enquanto raça considero-os um capricho humano, tal como os persas e exóticos, os occicat, toygers e afins. :roll: Não condeno a criação responsável destas raças, mas atendendo a que as considero caprichos, não deviam estar ao alcance de qualquer um.
Sim, o Bengal e um gato enorme especialmente os machos e tem um aspecto mesmo selvagem, mas como tambem como diz nao e um gato pala o alcance de qualquer um pois para comprar um gato para criacao fica muitissimo caro e ha regras pois se comprar um gato como animal de estimacao tem que assinar um contracto e os criadores so dao os docomentos apos prova de castracao. Isso para acabarem com criadores sem escruplos e para manter a raca pura. Tambem por ter os genes de gato selvagem o Bengal requer comer muita carne, galinha e peixe. que eu dou 1 vez ao dia e nao fica barato, muitos gatos bengal tambem tenhem reaccao a vaccina FELV e nao a podem tomar entao perciso de os levar ao vet de 3 em 3 meses para serem testados. Para tudo isso e perciso dinheiro. Sei que ha pessoas que acham mal os precos que os criadores levam mas nao fazem idea de quanto custa manter um gato desses. Gosto muito do Bosque da Noruega e tambem do Maine Coon, o meu filho por outro lado adora o Spynx, mas siceramente nao gosto muito.
ClauPinelli
Registado: quinta dez 09, 2010 5:52 pm

quinta dez 09, 2010 5:56 pm

E se a gatinha é meiga, mas de repente, começa a atacar c mordidas e arranhões na hora em q coloco água, ração e leite, o q fazer?

O fato de ainda estar com um bebê de 3 meses c ela, mamando e brincando, poderia influenciar nessa demonstração de estresse?

Obrigada,

Claudia Pinelli.
Responder

Voltar para “Gatos”