raw vs ração seca

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
jooomaia
Membro Júnior
Registado: domingo fev 15, 2009 9:50 pm

sábado out 09, 2010 10:12 pm

boa noite

andei a ler aqui no forum e também na net, acerca do método de alimentação RAW, pelo que eu li convenci-me...mas...
fui hoje ao vet e perguntei o que a médica veterinária achava. a verdade é que ela não sabe o que é, eu expliquei-lhe o que sei, e ela disse que não concorda, disse que a ração tem todos os nutrientes que o animal precisa e que a carne não pode dar, mesmo que lhe demos suplementos naturais. (ela falou que nos EU existem lojas de alimentação natural, mas aí eles fazem análises ao cão para saber de que ele necessita, e que dão suplementos em quantidades adequadas, e que há uma loja assim em telheiras, mas para mim fica longe).
fiquei na dúvida porque em certo sentido acho que a ração tem coisas que a dieta RAW não pode dar, (digo eu). por outro lado o que li também me convenceu
queria opiniões sobre os dois métodos de dieta e qual acham mais adequado

desculpem a se tornei muito confuso
desde já obrigado
:)
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado out 09, 2010 11:01 pm

A RAW não exige suplementação de espécie nenhuma.

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=65186

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

claudiamendes
Membro
Registado: quinta nov 16, 2006 10:49 pm

domingo out 10, 2010 9:05 am

Olá jooomaia, eu fui a essa loja em Telheiras, o site é o seguinte:

[Editado pela moderação]
jooomaia
Membro Júnior
Registado: domingo fev 15, 2009 9:50 pm

domingo out 10, 2010 6:34 pm

desculpem só responder agora...continuo a ter uma dúvida em relação ao que a vet disse: que os alimentos naturais não têm tudo o que o cão precisa.
a dinodane já respondeu, mas a vet disse que na comida dessa loja eles põem suplementos adequados. só queria saber se isso aconteceu consigo Cláudia, e se fizeram análises antes de lhe dar os alimentos.

não obstante uma vez que ela não sabe em que consiste o método raw e que apenas se baseou no que sabia em relação á ração, acho que vou avançar com a ideia
rsccoutinho
Membro
Registado: quarta set 15, 2010 10:23 pm

domingo out 10, 2010 9:44 pm

Boa noite,

entendo perfeitamente a sua preocupação pois também passei por ela. O facto de profissionais nos dizerem que isso é errado tem um grande peso... mas temos de contornar essa questão pois nem sempre eles têm razão... Por simples razões que já aqui foram ditas, ou porque estão mal informados acerca de nutrição ou porque não lhes convém perder um ou outro cliente de ração.

Acerca da vertente com os suplementos alimentares como lhe chamou, é chamada a variação BARF que significa Biologycal Appropriate Raw Food, e nesta variante são incluidos legumes e outros alimentos, já que se considera que o cão é essencialmente omnívoro. Bem, pessoalmente eu não penso assim, o cão é carnívoro e ponto, basta estudar um pouco a sua anatomia e fisionomia (aparelhos digestivos etc.)para constatar o que já foi constatado há anos. A alimentação Raw, se for dada correctamente, tem todos os nutrientes e satisfaz todas as necessidades do cão.

Leia os tópicos que estão aqui na arca, pesquise e lê alguns livros, vai ver que se vai convencer.
Boa sorte.
DiogoCao
Registado: segunda nov 29, 2010 12:06 am

segunda nov 29, 2010 12:23 am

jooomaia Escreveu:boa noite

andei a ler aqui no forum e também na net, acerca do método de alimentação RAW, pelo que eu li convenci-me...mas...
fui hoje ao vet e perguntei o que a médica veterinária achava. a verdade é que ela não sabe o que é, eu expliquei-lhe o que sei, e ela disse que não concorda, disse que a ração tem todos os nutrientes que o animal precisa e que a carne não pode dar, mesmo que lhe demos suplementos naturais. (ela falou que nos EU existem lojas de alimentação natural, mas aí eles fazem análises ao cão para saber de que ele necessita, e que dão suplementos em quantidades adequadas, e que há uma loja assim em telheiras, mas para mim fica longe).
fiquei na dúvida porque em certo sentido acho que a ração tem coisas que a dieta RAW não pode dar, (digo eu). por outro lado o que li também me convenceu
queria opiniões sobre os dois métodos de dieta e qual acham mais adequado

desculpem a se tornei muito confuso
desde já obrigado
:)
Boa noite.

Dê ouvidos à sua veterinária, ignore os conselhos de desconhecidos e de sites não credíveis que se baseiam no "ouvi dizer"...

Apenas neste fórum existem dois exemplos de animais que muito provavelmente ainda estariam vivos se os donos não tivessem enveredado pelo caminho destas perigosas ideologias, causando um sofrimento desnecessário aos animais e a eles próprios.

Leia este exemplo sensato de um dono que não se deixou levar por conversas e acatou a opinião de um profissional:
Ora como tinha dito, eu ia hoje questionar o vet sobre a alimentação baseada em carne.

A resposta dele foi mais ou menos esta: "Se o seu interesse for ter um cão com pêlo bonito, que faça poucas fezes, mas tê-lo por poucos anos, utilize esse tipo de alimentação. Antes de vir para Aveiro tive vários anos um cliente que era criador de dogues alemães azuis campeões nacionais que os alimentava à base de osso com carne. Eram cães lindíssimos, mas a partir dos 4 ou 5 anos todos eles apresentavam problemas renais sérios. O mal desse tipo de alimentação é que raramente se consegue uma alimentação tão equilibrada qt as rações topo de gama. E mesmo quando se consegue em alguma altura, há a tendencia a desbalanceá-la com o tempo por razões financeiras, de gostos do animal ou de conveniência.

A minha opinião em termos clínicos é que esse tipo de alimentação não é recomendável."

Assim sendo, e porque ainda confio neste veterinário relativamente a cães, vou continuar a alimentar as minhas cadelas com ração.
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... c&start=45

Felicidades. :)
DiogoCao

segunda nov 29, 2010 12:26 am

claudiamendes Escreveu:Olá jooomaia, eu fui a essa loja em xxxxxxxxx, o site é o seguinte:
Reportado à moderação por publicidade.
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

segunda nov 29, 2010 2:28 am

Eu só pergunto o que têm andado os cães a comer há milhões de anos... :roll:

E acho pilhas de graça tanto a essa conversa dos veterinários como às modas das alimentações ditas naturais.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

segunda nov 29, 2010 2:51 am

LuluB Escreveu:Eu só pergunto o que têm andado os cães a comer há milhões de anos... :roll:

E acho pilhas de graça tanto a essa conversa dos veterinários como às modas das alimentações ditas naturais.
E eu acrescento á lista os " paraquedistas " .... vindos não se sabe de onde; com ida , tambem, sem saber para onde....
Ainda por cima a passar certificados ... seja eles do que forem , sem ninguem pedir... desculpem lá... mas tira-me do sério....
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Acaldeira
Membro Veterano
Registado: quinta mai 07, 2009 11:10 pm

segunda nov 29, 2010 6:47 am

Prove-me por A mais B que a alimentação RAW causa complicações renais a partir dos 5-6 anos por favor.

Ah espere... é mais um desconhecido na net...

Please.... :roll:

Edit: E quase que me esquecia, há 1 ou 2 exemplos de animais que morreram por causa de raw, pois há.... Quer quantos que morreram por causa de ração?
DiogoCao

segunda nov 29, 2010 9:07 am

Acaldeira Escreveu:Prove-me por A mais B que a alimentação RAW causa complicações renais a partir dos 5-6 anos por favor.

Ah espere... é mais um desconhecido na net...

Please.... :roll:

Edit: E quase que me esquecia, há 1 ou 2 exemplos de animais que morreram por causa de raw, pois há.... Quer quantos que morreram por causa de ração?
Exactamente, sou mais um desconhecido na net. Não tenho nada a provar, a ninguém. Quem deve ser levado a sério são os profissionais de saúde (animal, neste caso), e não um grupo de devotos que afirmam, entre outras coisas, que os veterinários estão todos enganados e deviam ler umas coisas na net para "verem a luz".

A alusão aos animais que alegadamente morreram por causa de ração é apenas mais uma fotocópia do discurso dos sites RAW/BARF.
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

segunda nov 29, 2010 11:24 am

OK este artigo é escrito por um veterinario...
http://www.rawmeatybones.com/diet/exp-diet-guide.pdf

isto tambem escrito por uma veterinaria
http://www.thewholedog.org/artcarnivores.html

Já agora quantos veterinarios que o senhor conhece estudaram nutrição canina???
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda nov 29, 2010 11:40 am

Com moderação que estes são assuntos muito sérios e o pessoal da RAW está ligeiramente fanático.
Até agora, não vi nada que me fizesse mudar, antes pelo contrário.
Não façam disto uma religião.
Para 10 artigos RAW, encontram-se 10 contra e todos válidos.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

segunda nov 29, 2010 11:53 am

Acaldeira Escreveu:
Verdade, o suficiente para eu nunca mais sequer pensar em dar raw aos meus cães :cry:
Temos pena, mas a ração também lhes dá tudo, e eu não vou arriscar... outra vez... :roll:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda nov 29, 2010 1:18 pm

DiogoCao, nem me atrevo a perguntar como sabe que foram 2 cães.
Mas concordo em absoluto com as intervenções.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Responder

Voltar para “Cães”