Socorro... Gravidez vs Toxoplasmose

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Twiguy
Membro Veterano
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)

domingo mar 30, 2008 5:07 pm

ritagameiro Escreveu:Já agora, eu aproveitava para passar por alguns fóruns de grávidas, que tb ajudam a esclarecer muitas dúvidas, até porque muitas delas andam a ser seguidas por bons médicos e não por retrógadas com ideias completamente antiquadas.
Apesar de estar dentro da área, posso dizer que aprendi bastante neste fórum, em relação a muita coisa!
Experimente: http://foruns.pinkblue.com
Parabéns pelo site que indicou, concerteza que irá ser muito útil, tanto neste tema da "toxoplasmose" como na gravidez em geral.

Já o adicionei aos favoritos, para um dia mais tarde. :wink:

Desejo-lhe muitas felicidades Rita, para si e para a sua família. Já devem estar todos ansisos que esse dorminhoco venha cá para fora.
Boa sorte
ritagameiro
Membro Veterano
Registado: sábado jan 06, 2007 6:40 am

domingo mar 30, 2008 5:20 pm

O site é mesmo porreirinho. Até para comprar coisas ou dar uma olhadela para ver o que falta no enxoval.
Também é bom lêr e aprender com a experiência de outras mães e acreditem que lá, ninguém cai em cima, sempre que alguém tem uma dúvida. Tentam sempre ajudar no que podem e qd acham que devem ir ao médico, dizem-no com bons modos.
A parte que me deu mais jeito foi a do enxoval, em relação às marcas de objectos de puericultura, mas acho que a partir de agora vai ser a secção da amamentação e posteriormente a da introdução de novos alimentos. Provavelmente, isto vai levar com a mão da moderação, mas grávidas (e eu sei que há por aqui bastantes) e mamãs aproveitem.
Hellooo
Registado: terça abr 29, 2008 2:50 pm

quarta abr 30, 2008 1:07 am

Olá Korisca ^^

Eu fui mãe este mês e tb n era imune a Toxo, apesar de já ter animais de estimação qd ainda me encontrava na barriga da minha mãe, e não há uma única fase da minha vida em que n os tnh tido.

Qd a familia do meu namorado soube que estava gravida, queriam que me livrasse dos meus gatos a todo custo e, por vezes, n eram mt simpáticos naquilo que diziam mas n cedi. Afinal de contas, eles fazem parte da familia. ^^

Infelizmente, dos meus 3 gatinhos só fiquei com a Hikari pk o Dark andava sp a marcar o territorio pelas divisoes da casa. Por mais pimenta e vinagre que colocasse nos locais onde urinava e os desinfectasse com lixívia e alcool ele voltava sp lá... mts vezes minutos de pois de ter limpo o local.
Solução: levei-o ao vet, expliquei-lhe o que se passava e foi esterilizado... mas n adiantou de nada pk 2 meses depois n havia qualquer mudança no comportamento.
Qt a Sakura, não se habituou a nova casa e sp que ouvia um barulho - por vezes os vizinhos do andar de cima deixavam cair qualquer coisa mais pesada ou qd ouvia alguem a falar nas escadas - escondia-se dentro dos moveis e estragava o que lá estava com medo... a despensa era o local preferido dela. (T_T)

Os dois vivem com a minha mãe, onde andam mais à vontade até pk nasceram lá e já conhecem o local ^^

Mas voltemos a sua questão...

Qt a Toxoplasmose não tem que se preocupar desde que cumpra umas regras mt simples:

1. N mexer na areia do seu gato - se n tiver mesmo alternativa, use um lenço ou máscara para tapar a boca e o nariz e umas luvas. De seguida lave e desinfecte mt bem as mãos.

2. N comer vegetais por lavar e desinfectar - pode desinfecta-los com umas gotas de vinagre qd estiverem em água.

3. Não comer carne mal passada, enchidos, fumados... - chouriço, presunto, mortadela...
Poderá come-la apenas se estiver bem cozinhada!

Resumindo:
Só poderá comer se a comida estiver bem cozinhada.
Por isso, enquanto estiver grávida esqueça as comidas como, por exemplo, o sushi! x)

O meu médico tb me disse para n tocar nos meus gatos... mas isso já foi mais complicado para mim pk n lhes resisto a fazer festinhas! x)
Mas se n lhe quiser tocar com receio da Toxo compre uma luva e escova-lhe o pêlo com ela! Assim está a fazer-lhe festas e a tratar-lhe do pêlo ;)

No entanto, n sei se isto se aplica aos gatos que podem sair devido a todo tipo de coisas com que entram em contacto na rua: lixo, outros animais... entre outras coisas que podem aumentar o risco de contágio.

O melhor mesmo será tb falar com um veterinário sobre isso. ^^
Don't Worry! Be Happy! \(^o^)/
hamsterazul
Membro
Registado: quarta abr 02, 2008 12:44 am

segunda mai 26, 2008 12:33 am

Nunca de mais relembrar.

( e com isto já deve chegar... ;) )

Cumprimentos Cordiais
SoniaAlmeida
Membro
Registado: quinta abr 10, 2008 12:55 pm

segunda mai 26, 2008 12:52 am

hamsterazul Escreveu:( e com isto já deve chegar... ;) )

Cumprimentos Cordiais
Nunca fiando Hamsterazul....vou dar uma pequena ajudinha!

... 8)
hamsterazul Escreveu:
Nunca de mais relembrar.
ritagameiro
Membro Veterano

domingo nov 28, 2010 2:34 pm

ritagameiro Escreveu:Faço hoje exactamente 40 semanas de gestação e ainda agora estive no marmelanço com um dos meus meninos.
Eh pá, desculpem o desenterranço, mas oh pra mim super-grávida, prestes a rebentar. :lol: Rebentei 3 dias depois, pufff e fez-se o chocapic!
Já agora, se a gravidez é uma preocupação para as mulheres, a chegada do filho a casa também o é.
Eu habituei-me a dormir com o Edu na maternidade e cheguei a casa e tive uma crise de choro porque queria continuar a faze-lo, mas os gatos dormiam connosco.
O pai resolveu o problema, o rapaz começou a dormir entre nós, por cima de uma fralda e os 3 gatos ao fundo. Erámos 6 na cama, bem bom. 8)
O meu menino começou a gatinhar com 6 meses e ninguém me diz que não foi para tentar imitar os gatos.
Sempre teve uma adoração por eles e pelo Gaspar, uma paixão que se alastrou para tudo o que é bicho, tornando-o um perigo, pois mete-se com tudo o que tem pêlo, mesmo não os conhecendo de lado nenhum. Tenho que andar sempre de olho nele.
O único que não gostou do novo habitante foi o Mogli, sempre teve ciúmes e arranhou-o na cara imensas vezes. Adiei a decisão imenso tempo, mas quando quase me cegou o Edu tive que ir em frente. Chorei baba e ranho, mas tive que o pôr em casa da minha mãe, onde se adaptou lindamente e é tratado como um rei. Passou a ser o menino da casa e deixou de andar stressado por o pimpolho andar sempre atrás dele. O gato já anda em pânico sempre que o via.
Nunca teve alergias nenhumas, é rarissimo estar doente e já o apanhei imensas vezes a roubar comida das taças dos bichos.
Isto para dizer que a relação dos animais com crianças não é nenhum bicho-papão, antes pelo contrário. Não há nada que me dê mais goszo que vêr o meu filho a ir dar um beijo no Baloo mal acorda, enquanto eu chucho no dedo.
Adoro vêr o simba todo chateado, porque o miudo o enche de beijos, interropendo a sua sesta de 23 horas.
Adoro vêr o Gaspar a lambe-lo furiosamente como se não houvesse amanhã e depois e rebolarem a seguir pela relva toda molhada.
Trata a nossa nova menina com muito cuidado porque sabe que tem doi-doi e enche-a de beijos, apesar de ter um olho que mete mesmo nojo.
Estas coisas dão-me um prazer imenso e é bom que mais mulheres saibam que este amor é possivel e muito recompensador.
Um beijo a todos.
Última edição por ritagameiro em domingo nov 28, 2010 2:50 pm, editado 1 vez no total.
ritagameiro
Membro Veterano

domingo nov 28, 2010 2:41 pm

Tirei as fotos.
Última edição por ritagameiro em segunda jan 03, 2011 12:09 pm, editado 4 vezes no total.
ritagameiro
Membro Veterano

domingo nov 28, 2010 2:48 pm

Tirei as fotos
Última edição por ritagameiro em segunda jan 03, 2011 12:10 pm, editado 1 vez no total.
ritagameiro
Membro Veterano

domingo nov 28, 2010 3:08 pm

Mais tarde tirarei as fotos, é só uma forma de agradecimento a todos os que me fizeram companhia na gravidez.
Última edição por ritagameiro em domingo nov 28, 2010 3:12 pm, editado 1 vez no total.
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo nov 28, 2010 3:09 pm

que fotos lindas, Rita! :D Eu fui criada assim, mas só com cães... na minha família, os gatos não são lá muito bem vistos, são considerados "falsos". Quase 40 anos depois, estou a "vingar-me" ehehehe. :D os animais e as crianças são a melhor coisinha... :)
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
MariaChica
Membro Veterano
Registado: terça jun 01, 2010 12:18 pm

segunda nov 29, 2010 8:50 am

Korisca Escreveu:Acabei de receber a notícia, não sou imune à toxoplasmose. Os meus melhores amigos são dois felinos! O obstetra foi peremptorio, não tocar em caes nem gatos, ou seja retira-los de casa. Tou grávida de 9 semanas e já tive um caso na família de uma irmã que contraiu a doença na gravidez.
Eu também estou grávida e não sou imune à toxoplasmose. O conselho do médico (que nem sequer é obstetra, é um simples médico de família, mas muito bem formado) foi apenas tomar as devidas precauções em relação aos gatos, ou seja, usar luvas quando se limpa a caixa de areia e lavar as mãos depois de tocar no gato se for comer algo. De resto disse para estar descansada. Além disso, só apanha toxoplasmose se o gato for portador da doença. Se está preocupada, o melhor mesmo é fazer análise sanguínea aos gatos.
Quer um conselho mesmo, informe-se melhor. Quem sabe o seu obstetra é daqueles que não gosta de animais. Confesso que, se fosse comigo, já o tinha mandado às urtigas, com ou sem 20 anos de experiência.
Я ненавижу рыбой и ложных друзей животных. Ненавижу еще больше евангелистов ерунда.
cuze
Membro
Registado: quarta mar 17, 2010 10:57 am

segunda nov 29, 2010 1:09 pm

ritagameiro Escreveu:DEsculpem algumas estarem protegidas, mas prefiro assim:

Imagem
:lol: :lol:
Esta foto é qualquer coisa!!!! LOL

Sobre a gravidez tenho pouco a dizer... vist que sou homem e nunca passei por tal!!! :lol: No entanto tenho uma gata, tal como tenho uma namorada, e como é óbvio os planos são os de mais ano menos ano sermos pais. Portanto é sempre bom informarmo-nos aqui e noutros tópicos!

Dou o meu contributo, contando a minha história: quando eu era miudo (3,4 e 5 anos) vivia numa quinta com muita bicheza à solta! Na altura uns amigos dos meus pais que eram caseiros numa outra quinta ficavam comigo durante o dia enquanto a minha mãe ia trabalhar. Nessa quinta tinha contacto com todo o tipo de animais, desde coelhos, galinhas, cães, porcos, ovelhas e gatos. Especialmente um, um gato preto que era a minha perdição... o meu melhor amigo naquela altura. Só uma vez se virou a mim e mandou-me uma unhada na cara. De resto nada mais, sempre adorou brincar comigo e eu com ele! Vem daí a minha paixão por gatos.

Na quinta onde vivia, por sua vez não havia gatos (ou se os havia eram ariscos) mas haviam 3 ou 4 cães, um dos quais o meu preferido que era o Jolly. A cãozoada era super tolerante... cheguei a morder um cão na orelha, e o meu Jolly até permitia que lhe roubasse comida da gamela!!! :lol: :lol: A minha mãe conta a história de episódios em que eu me chegava ao cão (que era um cruzado de rafeiro alentejano com serra da estrela, imaginem o porte) e ele so com o abanar do rabo me sentava no chão. Depois divertia-se a levantar-me, abocanhando a camisola na zona do cachaço!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Outra história engraçada, fui eu com os meus 2/3 anos em pleno verão de tronco nu com um pedaço de pão na mão a passar ao lado de um bando de gansos!!! :lol: :lol: :lol: Já estão a imaginar... fui atacado pelo raio das aves para me roubarem o pão - foi a unica coisa meio traumatica que tive visto que durante boa parte da infância tive receio de gansos, mas passou-me!!!

De resto, sempre adorei toda a espécie de animais, e principalmente quando recordo esses primeiros 4/5 anos da minha vida, tive muitissima convivência com animais! Coisa que acabou quando os meus pais mudaram de casa, um apartamento na cidade. So voltei a ter animais agora, 20 anos depois, com a Maggie e quando tive a minha própria casa! Mas olhando para trás, acho que a convivência diária e intima com animais tão miudo, talvez explique porque não tenho qualquer tipo de alergia!

Em suma, reforçando o que foi dito acima, acho que, com os devidos cuidados, a convivência de crianças com animais deve ser bastante benéfica para todos, e especificamente para as crianças!

Hoje em dia é que vivemos numa sociedade cada vez mais paranoica, demasiado cautelosa com medo da própria sombra! Hoje não se pode dar uma palmada numa criança, existe quase uma metodologia cientifica para vestir, lavar, alimentar uma criança, enfim... e depois vemos crianças de 3 ou 4 anos a empanturrarem-se de hamburgueres e batatas fritas no MacDonalds com os pais!!!

Ou seja, é perigoso ter a criança junto de um gato, mas já não é perigoso levar a criança várias vezes ao MacDonalds porque é giro ficar com os bonecos do Happy Meal!

Enfim... já agora, muita saúde para todas as grávidas e os vossos filhotes!
MariaChica
Membro Veterano
Registado: terça jun 01, 2010 12:18 pm

segunda nov 29, 2010 1:36 pm

Obrigada :D

Pensa exactamente como eu. Hoje protegem-se demais as crianças e o que se ganha é meninos/meninas mimados/as que nunca chegam a estar preparados/as para a vida e ficam dependentes dos pais até estes deixarem este mundo.

Não é isso que quero para o/a meu/minha filho/filha. Só peço a deus que me dê a força e a coragem necessária para fazer do/a meu/minha filho/a um7a homem/mulher em condições. Eu também levava um montão de palmadas e, como diz a minha avó que me criou, só se perderam as que foram pelo ar. E tem razão. Não concordo que não se possa dar uma palmada a uma criança, pois uma palmadita na hora certa previne muitos problemas futuros. Quem me venham dizer que não o posso fazer, que levam também!
Я ненавижу рыбой и ложных друзей животных. Ненавижу еще больше евангелистов ерунда.
chillisauce
Membro Veterano
Registado: domingo ago 08, 2010 9:39 am
Lea - bengal
Blu - Bengal

segunda nov 29, 2010 10:24 pm

Korisca Escreveu:Acabei de receber a notícia, não sou imune à toxoplasmose. Os meus melhores amigos são dois felinos! O obstetra foi peremptorio, não tocar em caes nem gatos, ou seja retira-los de casa. Tou grávida de 9 semanas e já tive um caso na família de uma irmã que contraiu a doença na gravidez.
Nao sao os gatos que causam a toxoplasmose, mas as fezes desses que devera ter cuidado, desde que use luvas ao mudar a areia e ter os cuidados maximos de higiene, nao devera haver problema, lavar tambem as maos apos mudar a areia e apos pegar nos gatos, ja que esses trazem as bacterias/ germes e viros nas patas. Usar um toalhete para limpar as patas antes de pegar e ter cuidados como lavar maos, usar luvas devera nao ter problema.
chillisauce
Membro Veterano
Registado: domingo ago 08, 2010 9:39 am
Lea - bengal
Blu - Bengal

segunda nov 29, 2010 10:30 pm

ritagameiro Escreveu:Mais tarde tirarei as fotos, é só uma forma de agradecimento a todos os que me fizeram companhia na gravidez.
Sao todos uns fofinhos, gatinhos e bebe.
Responder

Voltar para “Gatos”