Sonda artesanal para criar aves à mão

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
IGSG
Membro Veterano
Mensagens: 205
Registado: quinta ago 27, 2009 1:18 pm

terça nov 30, 2010 8:10 pm

Boa tarde a todos,
Recentemente fui inspeccionar um dos ninhos de uns agapornis que tenho, e para meu espanto, dou com as crias (com mais de 30 dias), que ainda não tinham saído do ninho, mal tratadas e inclusivé picadas. Tudo porque os pais já tinham novamente 2 ovos. Tive que tirar as crias e acabar de as alimentar à mão. O problema, como muitos de vós sabem é que criar aves à mão já "grandinhas" é uma tarefa complicado. Tentei dar-lhes algumas tomas, mas era muito difícil e além disso, ficavam todos sujos de papa e pouca ía para dentro. Foi então que pensei numa solução de uma sonda artesanal que resultou perfeitamente. Partilho convosco o que fiz:

1º - Uma seringa (5ml) e um cotonete:
Imagem

2º - Retirar o algodão do cotonete
Imagem

3º - Cortar o cotonete de acordo com o tamanho da ave que se vai alimentar
Imagem

4º - Introduzir na seringa a parte do cotonete que tinha o algodão (como tem um relevo ajusta-se muito bem na seringa)
Imagem

5º - Dar a papa à ave. Muito cuidado para não a ferir. O cotonete deverá entrar sem esforço. Deve-se dar o jeito à ave para o pescoço ficar numa posição que favoreça a entrada do cotonete

Imagem[/b]
lucassilva
Membro Veterano
Mensagens: 467
Registado: quinta jul 02, 2009 2:06 pm

terça nov 30, 2010 8:41 pm

espectacular , ja vou esprementar , mas as pontas podem furar a ave nao???
IGSG
Membro Veterano
Mensagens: 205
Registado: quinta ago 27, 2009 1:18 pm

terça nov 30, 2010 9:03 pm

A ponta do cotonete não fica afiada e não se vai forçar. Agora é preciso ter-se muito muito cuidado! Nunca forçar a entrada do cotonete, se se sentir o cotonete a forçar por muito pouco que seja, retira-se e tenta-se novamente, ele deverá desligar suavemente sem grande esforço. Também não é preciso introduzir o cotonete até tocar na base do papo, basta até pouco mais de meio da garganta! Cuidado é com a papa que se mete para o papo! é que neste caso, o papo enche rapidamente, o agapornis como esse da foto, come entre 3 a 4 ml de papa(estando o papo completamente vazio)
lucassilva
Membro Veterano
Mensagens: 467
Registado: quinta jul 02, 2009 2:06 pm

terça nov 30, 2010 9:25 pm

pois entao nao ah problema nenhum??? nem que fique no inicio da garganta tudo bem , tive a pensar aquecer um bocado a ponta para por acaso nao magoar a ave ou assim
IGSG
Membro Veterano
Mensagens: 205
Registado: quinta ago 27, 2009 1:18 pm

terça nov 30, 2010 10:26 pm

Eu, com muito cuidado não tive nenhum problema e já uso a técnica à uns dias. Em relação ao aquecer a ponta, é uma questão de experimentar, se ficar mais arredondada e nao tapar o orificio, melhor ainda!
PassarilReal
Membro
Mensagens: 183
Registado: segunda nov 08, 2010 12:02 pm

terça nov 30, 2010 10:37 pm

Lucas,
Não sei se tem experiência em alimentar com sonda, mas tenha por favor em atenção que exige algum cuidado. Se enfiar a sonda no sitio errado, adeus passarinho. Também existe um perigo muito grande, sobretudo em 'sondas artesanais' do animal engolir a sonda. Não será o caso desta porque é muito grande para o animal em que está a ser usada, mas para papagaios por exemplo acontece isso.
Uma sonda destas é boa para desenrascar num momento de aflição como aconteceu ao ISG, mas se o Lucas está a planear alimentar uma ave à mão, o melhor mesmo é adquirir uma sonda adequada e específica para o tipo de ave em questão. Não se ponha a 'inventar', porque é uma vida que está em causa.
Joaoejoca
Membro Veterano
Mensagens: 1202
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

terça nov 30, 2010 11:35 pm

Acho isso perigoso, tendo em vista que assim que as aves perceberem que não lhes vai fazer mal, apenas alimentar, vão ganhar confiança e de certeza vão começar a mexer muito mais o pescoço, cuidado que num desses movimentos pode furar a ave...
Sou contra sondas, se suja mais e entra menos, quer dizer que dará mais trabalho mas a sonda é desnecessária, a ave assim não aprende a engolir....
Desculpe ser tão directo, mas acho que a sonda só serve mesmo para "facilitar" o alimentar das aves para quem não quer "perder tempo" a fazê-lo.
Se eles comem menos em cada refeição, dê mais refeições até que aprendam que necessitam alimentar-se mais por refeição para não terem fome entre refeições.
lucassilva
Membro Veterano
Mensagens: 467
Registado: quinta jul 02, 2009 2:06 pm

quarta dez 01, 2010 9:19 am

pois eu pus em causa que pode-se magoar a ave as se der um bocado de calor na ponta eh capaz de ficar bem , outra coisa eh que eu nao vou meter a papa para o lado errado pois nao vou enfiar a sonda ate ao fim mas sim so na boca ou um bocadinho mais para baixo , pois se fosse para enfiar ate baixo nao dava pois o cotonete eh feito de um material ligeiramente duro e nao da para movimentar bem
IGSG
Membro Veterano
Mensagens: 205
Registado: quinta ago 27, 2009 1:18 pm

quarta dez 01, 2010 11:12 am

Joaoejoca Escreveu:Acho isso perigoso, tendo em vista que assim que as aves perceberem que não lhes vai fazer mal, apenas alimentar, vão ganhar confiança e de certeza vão começar a mexer muito mais o pescoço, cuidado que num desses movimentos pode furar a ave...
Sou contra sondas, se suja mais e entra menos, quer dizer que dará mais trabalho mas a sonda é desnecessária, a ave assim não aprende a engolir....
Desculpe ser tão directo, mas acho que a sonda só serve mesmo para "facilitar" o alimentar das aves para quem não quer "perder tempo" a fazê-lo.
Se eles comem menos em cada refeição, dê mais refeições até que aprendam que necessitam alimentar-se mais por refeição para não terem fome entre refeições.
Caro forista Joaoejoca,
Concordo com o que diz, já criei outras aves à mão, e sou contra o uso das sondas. Mas como referi no inicio do tópico, tratam-se de aves já "grandinhas" mas que ainda não tinham saído do ninho. E se já alimentou aves à mão com uma certa idade em que eles são bravos e sempre foram criados pelos pais, saberá certamente que é muito menos stressante para a ave dar-lhe pela sonda do que estar a "massacrar" a ave para ela comer da seringa normalmente. Não estamos a falar de aves mansinhas que sempre foram criadas à mão. São aves sempre criadas pelos pais e a poucos dias de abandonarem o ninho e começarem a comer. O dar-lhe pela sonda é apenas uns dias para os "fortalecer" e até ver que já começam a pegar nas sementes.
lucassilva
Membro Veterano
Mensagens: 467
Registado: quinta jul 02, 2009 2:06 pm

quarta dez 01, 2010 12:06 pm

concordo com voçe
PassarilReal
Membro
Mensagens: 183
Registado: segunda nov 08, 2010 12:02 pm

quarta dez 01, 2010 12:16 pm

Eu entendo esta 'sonda' como algo a fazer em caso de EMERGÊNCIA, e nunca como algo a usar como normal na alimentação de uma ave. Para esses casos existem sondas específicas para o efeito e que foram desenhadas por forma a causarem o minimo de dano nas aves. Ainda assim, mesmo com sondas próprias, este é um procedimento que requer muitos cuidados e não é para ser feito de qualquer maneira.
O perigo que estou a ver neste tópico, embora o considere muito útil e colocado com a melhor das intenções, é que pessoas como o Lucas começaram logo a tirar 'ideias' para usar na criação manual de aves. Volto a dizer que o que aqui foi explicado é um procedimento de EMERGÊNCIA, para salvar uma ave negligenciada pelos pais e num momento em que não se podia aceder de forma expedita a uma sonda própria.
Budgerigar
Membro Veterano
Mensagens: 365
Registado: sábado set 11, 2004 1:47 pm

quarta dez 01, 2010 12:31 pm

Boas

A utilização de sondas na alimentação manual de aves, não é propriamente assunto que deva ser visto do ponto de vista de se concordar ou não com a sua utilização, mas sim, sob a necessidade ou não dessa mesma utilização.

Para quem cria uma ou duas aves manualmente, não vejo efectivamente necessidade do seu uso.

Para quem cria 20 ou 30 aves ao mesmo tempo, é imprescindível o seu uso, caso contrário, quando se acabar de alimentar a ultima, já passou o tempo de alimentar novamente a primeira.

A utilização de sondas requer cuidados e alguma experiência.

Não é propriamente uma ciência, mas há que ter muita atenção à sua utilização.

Existem sondas que se podem adaptar à alimentação de aves. Pessoalmente utilizo/utilizei as sondas da VYGON.

São sondas de PVC muito maleável que quando quando mergulhadas em água quente/morna, se tornam ainda mais maleáveis, permitindo alimentar a ave sem correr grandes riscos de a magoar.

Estas sondas apresentam-se com diversos diâmetros e com adaptadores para seringa, o que nos permite utilizar a sonda mais adequada ao tipo de ave que estamos a criar.

Seja como for, repito que, estas sondas devem ser utilizadas apenas em caso de necessidade (um numero de aves significativo) ou em casos muito especificos em que a ave se recusa a receber alimento.

É um procedimento que requer alguma experiência de forma a não se correrem riscos desnecessários.

A "sonda" apresentada neste tópico, não é uma sonda, mas sim um utensilio perigoso, que a cada vez que é utilizado, coloca em perigo a vida da ave.


Cumps
<strong>Paulo Santos</strong><strong> </strong>
PassarilReal
Membro
Mensagens: 183
Registado: segunda nov 08, 2010 12:02 pm

quarta dez 01, 2010 12:42 pm

A "sonda" apresentada neste tópico, não é uma sonda, mas sim um utensilio perigoso, que a cada vez que é utilizado, coloca em perigo a vida da ave.
Concordo, e é exactamente por isso que continuo a manter que esta 'sonda artesanal' poderá ser útil apenas para uma situação de emergência em que não se possa ter acesso a uma sonda específica, e em que a sobrevivência da ave determine que seja alimentada rapidamente. Caso contrário, deverá ser utiilizada SEMPRE uma sonda específica para alimentação de aves.
lucassilva
Membro Veterano
Mensagens: 467
Registado: quinta jul 02, 2009 2:06 pm

quarta dez 01, 2010 12:50 pm

isso tenhem razao , mas foi bem pensado o que o senhor inventou para tratar da ave , mas pode ser perigoso como eu disse tambem , mas se o criador dis que é utilizado com o maximo cuidado acredito e apoio!!
IGSG
Membro Veterano
Mensagens: 205
Registado: quinta ago 27, 2009 1:18 pm

quarta dez 01, 2010 7:04 pm

É óbvio que esta solução resultou de uma emergência! E é uma possível solução para usar em casos como o meu. No entanto, e apesar de ter resultado dessa emergência, usei, e irei continuar a usar até ver que eles já comem sozinhos, coisa que já vi hoje durante o dia a pegar em sementes. É criticável? Com certeza, tudo pode ser criticável, mas também acho que mais do que os problemas decorrentes do "amadorismo" da sonda é o cuidado e o jeito com que se manuseia a ave. Quem não tem experiência, confiança e jeito para esta tarefa, acho que tanto vale esta sonda como uma sonda comprada para o devido propósito.
Responder

Voltar para “Aves”