Mudam de casa mas esquecem animais
Moderador: mcerqueira
Dois cães estão há três semanas presos numa varanda sem água e comida. A família, proprietária dos animais, mudou de casa, deixando os bichos ao abandono. Um gato, foi despejado na rua. Os vizinhos estão "revoltados" e até já chamaram a Polícia.
Rita Nogueira, 57 anos, desabafa, ao JN, com a voz embargada: "É uma situação que corta o coração. Quem abandona animais é capaz de tudo!". Há três semanas que a residente em Rio Tinto, Gondomar, "soube por um vizinho que dois cães estavam ao abandono numa varanda" e logo tentou "ajudar a resolver a situação".
"Chamamos a PSP e a Polícia Municipal e falamos, inclusive, com a veterinária da Câmara de Gondomar", confirmou, Rita Nogueira, indignada com o facto "de nada ter sido feito na prática".
"Através de uma friesta da janela uns vizinhos conseguiram dar comida seca aos bichos, mas estavam a morrer à sede", acrescentou a moradora.
Como a família, que abandonou os dois cães, morava num primeiro andar, a solução dos moradores passou por colocarem uma escada até à janela. "Os bichos estavam com tanta sede que num instante beberam três litros de água", contou, Maria Madalena Moreira, de 60 anos.
Do relato dos vizinhos consta "uma varanda cheia de fezes dos animais e dois cães esfomeados em que se vêem as costelas".
Leonor Marques, que vive paredes-meias com a casa onde os bichos estão sozinhos, lamenta a "pouca sorte" dos cães. "Há dias ainda os ouvia a ladrar, mas já devem estar tão doentes que nem se mexem", confessou.
"Na passada terça-feira, depois da intervenção da Polícia, a dona dos animais ficou de vir entregar a chave de casa. Até hoje", lamentou a moradora.
Na rua, Leonor Marques, juntamente com outra vizinha, cuida de um gato que também foi abandonado pela mesma família. "As pessoas que deixam animais abandonados deviam ser castigadas", sublinhou.
Fonte da Câmara de Gondomar afirmou que a veterinária do Município "confirmou na semana passada que os animais tinham comida e se encontravam bem". A mesma fonte, adiantou que "a proprietária iria ceder a chave de casa a um vizinho e assinar um documento para entrega dos cães ao canil municipal".
Rita Nogueira, 57 anos, desabafa, ao JN, com a voz embargada: "É uma situação que corta o coração. Quem abandona animais é capaz de tudo!". Há três semanas que a residente em Rio Tinto, Gondomar, "soube por um vizinho que dois cães estavam ao abandono numa varanda" e logo tentou "ajudar a resolver a situação".
"Chamamos a PSP e a Polícia Municipal e falamos, inclusive, com a veterinária da Câmara de Gondomar", confirmou, Rita Nogueira, indignada com o facto "de nada ter sido feito na prática".
"Através de uma friesta da janela uns vizinhos conseguiram dar comida seca aos bichos, mas estavam a morrer à sede", acrescentou a moradora.
Como a família, que abandonou os dois cães, morava num primeiro andar, a solução dos moradores passou por colocarem uma escada até à janela. "Os bichos estavam com tanta sede que num instante beberam três litros de água", contou, Maria Madalena Moreira, de 60 anos.
Do relato dos vizinhos consta "uma varanda cheia de fezes dos animais e dois cães esfomeados em que se vêem as costelas".
Leonor Marques, que vive paredes-meias com a casa onde os bichos estão sozinhos, lamenta a "pouca sorte" dos cães. "Há dias ainda os ouvia a ladrar, mas já devem estar tão doentes que nem se mexem", confessou.
"Na passada terça-feira, depois da intervenção da Polícia, a dona dos animais ficou de vir entregar a chave de casa. Até hoje", lamentou a moradora.
Na rua, Leonor Marques, juntamente com outra vizinha, cuida de um gato que também foi abandonado pela mesma família. "As pessoas que deixam animais abandonados deviam ser castigadas", sublinhou.
Fonte da Câmara de Gondomar afirmou que a veterinária do Município "confirmou na semana passada que os animais tinham comida e se encontravam bem". A mesma fonte, adiantou que "a proprietária iria ceder a chave de casa a um vizinho e assinar um documento para entrega dos cães ao canil municipal".

<p><strong>Remember this - very little is needed to make a happy life...</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
<p><strong>Marcus Aurelius</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
um país no sec XXI e dito civilizado a ter factos destes....meu deus, mas onde estão os direitos do animais?
Não votam, pq se dessem votos já a coisa era diferente.
Que tristeza de governo/s e classe política que não faz leis de jeito.
Não votam, pq se dessem votos já a coisa era diferente.
Que tristeza de governo/s e classe política que não faz leis de jeito.
a dignidade do ser humano não carece de lei ... quem faz uma coisa destas tem muita areia na cabeça, já não há lei que lhes valha!!
perdoai-os senhor que eles não sabem o que fazem...
repugnante.
perdoai-os senhor que eles não sabem o que fazem...
repugnante.
<p><strong>Remember this - very little is needed to make a happy life...</strong></p>
</p>
</p>
Não sei aí, mas aqui no BR as penas para crimes ambientais são (como praticamente todas as outras) muito brandas. Alías, em todo o mundo deve ser assim. Pq que alguém, quando tenta matar um animal, direta ou indiretamente e muitas vezes sem motivo algum, não cumpre praticamente nenhum tipo de pena e os animais,que por vezes atacam para defender-se (só um exemplo) são até condenados a morte?
Aos colegas portugueses: Sou brasileiro, e apesar das semelhanças das nossas línguas, sempre existem pequenas diferenças. Portanto, se acaso não entenderem alguma coisa que eu disser é só me avisarem 

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm
Estas "estórias" realmente dão nojo, mas mais nojo me dá de quem assiste e queixa-se ali e acolá e na verdade nada faz a favor de quem necessita de ajuda...Poxa, custa muito uma vez que até já foi posta uma escada de acesso a varanda, retirar de lá os animais????Custa???
Não entendo, sério que não!
Ora nem mais!BrownEye Escreveu:Estas "estórias" realmente dão nojo, mas mais nojo me dá de quem assiste e queixa-se ali e acolá e na verdade nada faz a favor de quem necessita de ajuda...Poxa, custa muito uma vez que até já foi posta uma escada de acesso a varanda, retirar de lá os animais????Custa???
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
</p>

<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm
Ai meu deus 

-
- Membro Veterano
- Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm
Eu entendo, embora me cause igualmente repulsa. É que não retirar de lá os cães não é apenas uma questão de logística. Custa um "pouco" mais, pois significaria que alguém teria de assumir para si a responsabilidade de ficar com os cães e cuidar deles. O objectivo não é esse, pois obviamente que já poderia ter sido conseguido com o acesso que tiveram aos animais.BrownEye Escreveu:Estas "estórias" realmente dão nojo, mas mais nojo me dá de quem assiste e queixa-se ali e acolá e na verdade nada faz a favor de quem necessita de ajuda...Poxa, custa muito uma vez que até já foi posta uma escada de acesso a varanda, retirar de lá os animais????Custa???
O objectivo limita-se a:
- Chamar à atenção das autoridades para a situação, obrigando-as a assumir elas mesmas o encargos e a responsabilidade sobre o destino dos animais;
- Chocar a sociedade por mais uma historia, que nada tem a ver com animais mas sim com o desprendimento, a irresponsabilidade e a falta de sensibilidade de muita gente hoje em dia. Abandonaram-se cães, mas também podiam ser crianças, velhos , doentes, etc.
As autoridades chamadas à responsabilidade retiram de lá os cães e metem-nos no canil camarário, onde serão "lavados" à mangueirada durante os oito dias previstos pela lei para serem reclamados pelos donos e no final dos quais são abatidos. É isso que querem?
E, de resto, as ditas autoridades já foram "chamadas à responsabilidade": já lá foram, já tomaram conhecimento do caso, mas não podem, nos termos da lei, fazer mais, pois se lá entrassem estariam a invadir propriedade privada. E se o fizessem estariam a sancionar todo o tipo de abusos que diariamente se cometem à pala da "salvação" de animais.
Quanto à sociedade, precisa de ser chocada, sim, para ver se se acaba com o comodismo e inércia generalizados, mas não é a este nível que é útil actuar. Assim não passará de uma acção inconsequente da vizinhança, que daqui a um mês estará esquecida sem proveito nenhum para os desgraçados.
A questão logística é importante, de facto. Mas os esforços de quem se preocupa com esses animais deviam centrar-se em os ajudar a eles e não a vir propalar belas intenções cívicas pelo FB e a Arca sem mais nada fazer para os proteger e retirar dessa situação.
E, de resto, as ditas autoridades já foram "chamadas à responsabilidade": já lá foram, já tomaram conhecimento do caso, mas não podem, nos termos da lei, fazer mais, pois se lá entrassem estariam a invadir propriedade privada. E se o fizessem estariam a sancionar todo o tipo de abusos que diariamente se cometem à pala da "salvação" de animais.
Quanto à sociedade, precisa de ser chocada, sim, para ver se se acaba com o comodismo e inércia generalizados, mas não é a este nível que é útil actuar. Assim não passará de uma acção inconsequente da vizinhança, que daqui a um mês estará esquecida sem proveito nenhum para os desgraçados.
A questão logística é importante, de facto. Mas os esforços de quem se preocupa com esses animais deviam centrar-se em os ajudar a eles e não a vir propalar belas intenções cívicas pelo FB e a Arca sem mais nada fazer para os proteger e retirar dessa situação.
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
</p>

<p> </p>

Pois mas temos de compreender que os vizinhos podem perfeitamente não ter opção para os cães!
Se os meus vizinhos agora fizessem isso eu fazia o quê? Ia a correr meter os cães na minha casa, o que não é possível?
E quando eles fossem levados para o canil eu sentia-me com complexos de culpa?
Os outros fazem as asneiras e os vizinhos é que são culpados de não as resolver? Ou toda a gente tem encher a casa com os animais que os outros abandonam?
Se os meus vizinhos agora fizessem isso eu fazia o quê? Ia a correr meter os cães na minha casa, o que não é possível?
Os outros fazem as asneiras e os vizinhos é que são culpados de não as resolver? Ou toda a gente tem encher a casa com os animais que os outros abandonam?
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
Cada um é como cada qual. Os vizinhos não são culpados nem obrigados a resolver, claro. Eu sou doida e sentir-me-ia responsável e culpada se os animais, além de abandonados pelos donos, fossem levados para o canil, e muito provavelmente recolhê-los-ia, nem que fosse na minha própria varanda, com abrigos improvisados (caixas grandes de cartão envolvidas em plástico, por exemplo) e comida e água fresca até lhes resolver a situação. Custa-me a crer que, entre tantos vizinhos chocados, não haja dois ou 3 que se disponham a acolher os pobres cães até que o seu destino seja definido. As pessoas ficam é com medo que os outros se "encostem" e sacodem a água do capote antes que alguém a sacuda para cima delas... Não há um quintal, uma garagem, um sótão? São sempre os mesmos que podem tudo? bolas...moslie Escreveu:Pois mas temos de compreender que os vizinhos podem perfeitamente não ter opção para os cães!

Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
-
- Membro Veterano
- Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm
Eu estou certo que a morada onde esta situação ocorre, ou ocorreu, será fácil de obter, e se calhar até podem emprestar a escada a quem quiser fazer alguma coisa. É uma questão das pessoas que aqui se mostraram mais solícitas contactarem algum dos jornais onde a noticia foi dada, ou até deixarem-se guiar pelas dicas que são dadas na própria noticia.
Se quiserem contactar a autora da noticia, aqui fica o mail: [email protected]
Se quiserem contactar a autora da noticia, aqui fica o mail: [email protected]