BrownEye Escreveu:LuluB Escreveu:Algumas, BrownEye, algumas. Outras só à chapada aprendem.
Desculpem, bem sei qiue o tópico já tomou outro rumo, mas esta não posso deixar escapar.
o meu filhote era parvinho de todo com os meus cães, ciúmes talvez... hoje ele é o meu "porto seguro" quando tenho que me ausentar, não o ensinei à chapada nem perto disso, apenas o ensinei a tratar os cães com a dignidade que qualquer ser merece, aprendeu assim...estão sempre todos felizes quando chego a casa...e gostam do puto...

Mas eu não disse que se devia educar à chapada, e ainda menos me referi ao seu filho, que nem sabia que tinha...
O que disse, de uma forma muito resumida e assim para o colorido, é que se há crianças que acatam e conservam as explicações e recomendações que lhes damos, outras há que não ouvem nem acatam nada. Claro que tudo depende do feitio da criança, mas os animais, cuja educação e treino se assemelha muito aos das crianças, é que não podem pagar o patau, pois também eles têm a sua lógica própria, que tem de ser respeitada.
Extrapolando agora para o cão, mesmo que venham de lá todos os santos da casa dar-me na cabeça por comparar cães e crianças: se um filho meu se pusesse a resmungar de gula com a papa que lhe pus na frente, eu não iria desatar a tirar-lhe o prato da frente e depois voltar a pô-lo, pois não? Se o fizesse, nem a criança comia, nem ninguém ficava sossegado com a birra monumental que se seguiria.
O mesmo com o cão, cuja mentalidade está ao nível de uma criança pequena. Rosna com medo que lhe tirem a comida? Deixá-lo rosnar, que fique sozinho a rosnar e a comer. Quando crescer, a experiência dar-lhe-á a perceber que ninguém lhe quer tirar a comida, deixará de ter medo e de rosnar e eriçar o pêlo.
Tão simples como isto.