Pêlo eriçado e "rosnar" a comer... AJUDA! XLABRADOR

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quarta dez 01, 2010 1:13 pm

nicasxi Escreveu:Sim, sim...
Entretanto vai uma criança lá a casa e num momento de distracção mete a mão na tigela e como o cãozinho não gosta de ser incomodado devolve uns dentinhos marcados na mão... :roll: ...
Nicas, as crianças educam-se, como os cães. E neste caso devem ser instruídas para não irem mexer na tigela do cão quando ele está a comer, pois não têm nada que o fazer. Neste campo não pode haver distracções.

Digo eu, que sou bota-de-elástico... :twisted:
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta dez 01, 2010 3:55 pm

Eu acho que as pessoas encaram uma reacção canina normal com a velha deixa do estou a amarinhar na hierarquia.
Eu ensinei a minha que a mão que dá não tira pelo que não tem de guardar o prato.
Começou por comer da minha mão. Passei a tigela para o chão mas era eu que tirava e dava. Passou depois ela a comer do prato mas já descontraída com as mãos.
Isto de andar a fugir com as tijelas e importunar o melhor momento do dia deles não me parece didáctico. :?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
BrownEye
Membro Veterano
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm

quarta dez 01, 2010 4:25 pm

LuluB Escreveu:
Entretanto vai uma criança lá a casa e num momento de distracção mete a mão na tigela e como o cãozinho não gosta de ser incomodado devolve uns dentinhos marcados na mão... :roll: ...
Nicas, as crianças educam-se, como os cães. E neste caso devem ser instruídas para não irem mexer na tigela do cão quando ele está a comer, pois não têm nada que o fazer. Neste campo não pode haver distracções.

As crianças são bem mais fáceis de ensinar... explica-se por palavras,são humanas como nós,falam a nossa língua, um cachorro é mais complicado, acho eu... :?
LuluB
Membro Veterano

quarta dez 01, 2010 5:15 pm

Algumas, BrownEye, algumas. Outras só à chapada aprendem.

E os cães também aprendem palavras, não sei se já reparou.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
sobaka
Membro Veterano
Registado: quarta abr 07, 2010 7:02 pm

quarta dez 01, 2010 5:26 pm

BrownEye Escreveu:
LuluB Escreveu:

As crianças são bem mais fáceis de ensinar... explica-se por palavras,são humanas como nós,falam a nossa língua, um cachorro é mais complicado, acho eu... :?
Depende da idade e do temperamento da criança. Muitas vezes os ensinamentos do tipo "não mexes no cãozinho enquanto ele está a comer" entram num ouvido e saem do outro sem deixar rasto no meio. Há uns dias ví o que aconteceu ao miudo que foi avisado não uma, não duas, mas vezes sem conta que não devia tocar na gata (a gata foi resgatada de um lar onde serviu de bola de futbol para o dono de casa, tem problemas psíquicos e comportamentais que nunca mais acabam) e mesmo assim pegou nela. As mãos e os braços transformaram-se em carne picada, agora os pais do miudo (a irmã e o cunhado da dona da gata) insistem que a gata tem que ser abatida e ameaçam apresentar a queixa. Os miudos são imprivisíveis, os mais sensatos de vez em quando fazem coisas que eles próprios não conseguem explicar. Para o bem de todos é melhor que o cão, se está numa família com crianças, não mostre agressividade em nenhuma das situações que possam ocorrer.
colette
Membro Veterano
Registado: quarta set 04, 2002 1:49 pm

quarta dez 01, 2010 5:36 pm

Abençoada família. Ainda bem que gostam tanto uns dos outros.
Carne picada? Era um gato ou um tigre da Sibéria? E se o menino foi avisado porque não obedeceu? Tive (tenho) três filhos. Se eu dizia: não mexas no gato, que ele arranha, não mexiam mesmo.
Cá para mim é quase o mesmo do que o menino ir ao frasco do detergente e bebê-lo. Sempre tive detergentes à vista e ao alcance. Não mexe, não mexe e está dito!! E se mexe, leva um estalo, e deixa de mexer.
E para o bem de todos, das crianças, do cão e do gato, é que as crianças sejam ensinadas, desde cedo, a não chatear os animais da família. Muito mais fácil porque, presumivelmente, são humanos, do que o vice-versa.
Mas a verdade, é que se os meus filhos fossem castigados na escola, eu não ia lá bater nos professores.
Última edição por colette em quarta dez 01, 2010 5:45 pm, editado 1 vez no total.
<p>Au d&eacute;but, Dieu cr&eacute;a l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
LuluB
Membro Veterano

quarta dez 01, 2010 5:44 pm

sobaka Escreveu:Depende da idade e do temperamento da criança. Muitas vezes os ensinamentos do tipo "não mexes no cãozinho enquanto ele está a comer" entram num ouvido e saem do outro sem deixar rasto no meio. Há uns dias ví o que aconteceu ao miudo que foi avisado não uma, não duas, mas vezes sem conta que não devia tocar na gata (a gata foi resgatada de um lar onde serviu de bola de futbol para o dono de casa, tem problemas psíquicos e comportamentais que nunca mais acabam) e mesmo assim pegou nela. As mãos e os braços transformaram-se em carne picada, agora os pais do miudo (a irmã e o cunhado da dona da gata) insistem que a gata tem que ser abatida e ameaçam apresentar a queixa. Os miudos são imprivisíveis, os mais sensatos de vez em quando fazem coisas que eles próprios não conseguem explicar. Para o bem de todos é melhor que o cão, se está numa família com crianças, não mostre agressividade em nenhuma das situações que possam ocorrer.
Por acaso, eu também acho que essa gata deve ser abatida, perante esse panorama psicológico. Mas quem foi a besta quadrada que deu uma gata assim a uma família com uma criança? :evil:

No entanto, saliente-se que um felino é muito diferente de um canino. Um ataque de um gato enfurecido pelo medo tem resultados muito mais funestos que uma ocasional dentada de um cão que não quer que lhe mexam na comida. Já passei por isso, também.

No caso deste cão, acho que o melhor que há fazer é deixá-lo em paz. Com o tempo e vendo que ninguém lhe vai tirar a comida, o comportamento mudará. Por isso sou contra essas manobras, cansativas e parvas, de tirar e pôr pratos, interrompendo várias vezes a refeição do cão sôfrego.

Se a dona seguir tais conselhos, prepare-se para a possibilidade de levar mesmo uma dentada. E depois não se queixe, foi ela própria quem o provocou.
<p>&nbsp;</p>
LuluB
Membro Veterano

quarta dez 01, 2010 5:48 pm

colette Escreveu:Abençoada família. Ainda bem que gostam tanto uns dos outros.
Carne picada? Era um gato ou um tigre da Sibéria? E se o menino foi avisado porque não obedeceu? Tive (tenho) três filhos. Se eu dizia: não mexas no gato, que ele arranha, não mexiam mesmo.
Cá para mim é quase o mesmo do que o menino ir ao frasco do detergente e bebê-lo. Sempre tive detergentes à vista e ao alcance. Não mexe, não mexe e está dito!! E se mexe, leva um estalo, e deixa de mexer.
E para o bem de todos, das crianças, do cão e do gato, é que as crianças sejam ensinadas, desde cedo, a não chatear os animais da família. Muito mais fácil porque, presumivelmente, são humanos, do que o vice-versa.
Mas a verdade, é que se os meus filhos fossem castigados na escola, eu não ia lá bater nos professores.
Nem mais, nem ontem.

Mas, Colette, deixe que lhe diga: à luz das modernas ciências educativas, a senhora é uma bota-de-elástico, como eu. As proibições e consequentes taponas traumatizam as criancinhas.
<p>&nbsp;</p>
colette
Membro Veterano

quarta dez 01, 2010 5:56 pm

Tadinhas.
Tenho que dizer isso aos meus filhinhos (desculpem lá não dizer filhotinhos, mas filhotinhos teriam as minhas cadelas, caso não estivessem todinhas "istrilizadas") principalmente ao mais velho, que tem 42 anos e 1,85m de altura e que, para mim, continua a ser o meu bebezão. Bem como os outros, apesar de mais maneirinhos. Ou ao meu neto, que tem 15 anos, vai pelo mesmo caminho. Desde que o gato o arranhou, já cresceu 20 cms.
<p>Au d&eacute;but, Dieu cr&eacute;a l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

quarta dez 01, 2010 6:02 pm

Concordo com o que disse a LuluB. Na minha opinião, ao termos um animal, somos donos dele. Contudo, há coisas que não devemos permitir que eles façam e outras que fazem parte da sua natureza. Se ele está a comer, deixem-no comer sossegado. Não vejo necessidade do animal ser obrigado a perceber que só come se não virar o dente ao dono... Pode tornar-se agressivo, ao ser contrariado.
O meu Nico, quando está a comer e gosta muito do menu, também se põe a rosnar, de vez em quando (quando era mais novo rosnava muito mais :lol: ). Não é por isso que o castigamos mas cada um sabe de si.

Só um pormenor: se o comportamento se alterou depois do hotel, pode ter tido algum trauma...
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

quarta dez 01, 2010 6:05 pm

colette Escreveu:Abençoada família. Ainda bem que gostam tanto uns dos outros.
Concordo inteiramente consigo. :wink:
BrownEye
Membro Veterano
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm

quarta dez 01, 2010 6:08 pm

LuluB Escreveu:Algumas, BrownEye, algumas. Outras só à chapada aprendem.
Desculpem, bem sei qiue o tópico já tomou outro rumo, mas esta não posso deixar escapar.
o meu filhote era parvinho de todo com os meus cães, ciúmes talvez... hoje ele é o meu "porto seguro" quando tenho que me ausentar, não o ensinei à chapada nem perto disso, apenas o ensinei a tratar os cães com a dignidade que qualquer ser merece, aprendeu assim...estão sempre todos felizes quando chego a casa...e gostam do puto... :lol:
colette
Membro Veterano

quarta dez 01, 2010 6:12 pm

Isso é o que acontece normalmente. Os cães gostam de crianças. Embora haja excepções, que já me passaram pelas mãos. Por vezes até gostam de umas e não gostam de outras. É só lidar com o assunto com bom-senso.
LuluB
Membro Veterano

quarta dez 01, 2010 6:22 pm

BrownEye Escreveu:
LuluB Escreveu:Algumas, BrownEye, algumas. Outras só à chapada aprendem.
Desculpem, bem sei qiue o tópico já tomou outro rumo, mas esta não posso deixar escapar.
o meu filhote era parvinho de todo com os meus cães, ciúmes talvez... hoje ele é o meu "porto seguro" quando tenho que me ausentar, não o ensinei à chapada nem perto disso, apenas o ensinei a tratar os cães com a dignidade que qualquer ser merece, aprendeu assim...estão sempre todos felizes quando chego a casa...e gostam do puto... :lol:
Mas eu não disse que se devia educar à chapada, e ainda menos me referi ao seu filho, que nem sabia que tinha... :o

O que disse, de uma forma muito resumida e assim para o colorido, é que se há crianças que acatam e conservam as explicações e recomendações que lhes damos, outras há que não ouvem nem acatam nada. Claro que tudo depende do feitio da criança, mas os animais, cuja educação e treino se assemelha muito aos das crianças, é que não podem pagar o patau, pois também eles têm a sua lógica própria, que tem de ser respeitada.

Extrapolando agora para o cão, mesmo que venham de lá todos os santos da casa dar-me na cabeça por comparar cães e crianças: se um filho meu se pusesse a resmungar de gula com a papa que lhe pus na frente, eu não iria desatar a tirar-lhe o prato da frente e depois voltar a pô-lo, pois não? Se o fizesse, nem a criança comia, nem ninguém ficava sossegado com a birra monumental que se seguiria.

O mesmo com o cão, cuja mentalidade está ao nível de uma criança pequena. Rosna com medo que lhe tirem a comida? Deixá-lo rosnar, que fique sozinho a rosnar e a comer. Quando crescer, a experiência dar-lhe-á a perceber que ninguém lhe quer tirar a comida, deixará de ter medo e de rosnar e eriçar o pêlo.

Tão simples como isto.
<p>&nbsp;</p>
colette
Membro Veterano

quarta dez 01, 2010 6:27 pm

Pagar o patau? Desde a Era dos Afonsinos que não ouvia tal expressão. Bota d'elástico!!
Responder

Voltar para “Cães”