tritao

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
abrenozes
Membro
Registado: sexta out 29, 2010 9:49 am

domingo nov 28, 2010 5:49 pm

Obrigado a todos por enriquecerem o "meu" tópico!

Já agora, as minhas c.o. passam 90% do tempo em cima daqueles cocos, parecendo suspirar por algum D. Sebastião que não chega. Comer, nem por isso. Dei-lhes ontem um cubo de larva de mosca vermelha congelada e ficou quase tudo. Há dois dias, aconteceu o mesmo. Hoje tentei minhoca viva. Bem a passei à frente delas mas não ligaram nenhuma. Em determinada altura, a minhoca escapou-se da pinça e andou a dançar ali à frente de uma das cynops mas nem assim ela se interessou. Virou-lhe as costas e foi-se embora. Será boa ideia deixar lá dentro uma para ver se elas a abocanham? Não se esconderá por baixo da areia?

Digam-me se isto é normal ou se terei de fazer algo que me esteja a escapar.

Imagem

Edit: acabaram de comer uma minhoca cada uma :P
abrenozes
Membro

terça nov 30, 2010 9:49 pm

Volto a colocar aqui umas questões:

- as larvas de mosca (ou mosquito) vermelhas são aqueles fiozinhos que se vêm na foto anterior. Acabei de ver uns videos no youtube nos quais essas larvas eram bem maiores!!! Não admira que não comam... elas querem massa de cotovelo e eu estou a dar-lhes aletria...

- nesses mesmos videos vejo as cynops a andarem e nadarem normalmente, enquanto as minhas parecem astronautas no espaço. Movimentam-se com uma leveza incrivel, parece que não têm peso, que não existe lei da gravidade... é normal?

- penso que neste aqua ainda posso colocar mais 1 ou 2 cynops. Um grupo de 3 ou 4 femeas é contranatura? dar-se-ão bem? Como nao estou interessado em ver 100 a 400 girinos novos tenho de por de lado a ideia de um macho... Ou é normal que eles procriem e gerem alimento para eles próprios? :o

Se alguem puder ajudar, agradeço.
Última edição por abrenozes em terça nov 30, 2010 10:13 pm, editado 1 vez no total.
DavidCascais
Membro Veterano
Registado: terça out 16, 2007 1:51 pm

terça nov 30, 2010 10:12 pm

Olá,

que fundo estás a utilizar?
Parece esferovite :o

larva de mosca é diferente, podes pesquisar por asticou e vês o que é ;)

Isso é larva de mosquito vermelho, agora em relação a tamanho/diâmetro varia de marca para marca. Qual a marca da tua?

As minhas também nadam como se estivessem quase a flutuar ;)
<p><strong>Visita: http://legalizacaofurao.webs.com </strong></p>
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
abrenozes
Membro

terça nov 30, 2010 10:22 pm

O areão realmente parece esferovite :P é bonito e mantem sempre um aspecto limpinho. É marca Flamingo (aquarium grabel). Tudo o que li dizia que devia ser substrato grosso ou fino e nunca médio; optei por este.

Eu já comecei a minha cultura de minhocas mas ainda terei de esperar uns dias. Pelo que tenho lido, é o melhor alimento e bem posso deitar fora estes frasquitos de "fast-food".

E em relação à proporção de sexos num grupo de 3 ou 4 criaturas?

Obrigado pelo feed-back! :D
DavidCascais
Membro Veterano

terça nov 30, 2010 10:35 pm

Realmente parece mesmo.

Se eu não soubesse que estavam em meio aquático diria que estavam em cima de esferovite :lol:

Isso é feito de quê? Não larga qualquer tipo de substancia?
Eu inicialmente aderi ao areão, mas por uma questão de boniteza e até para favorecer as plantas virei-me para o substrato da JBL.

As minhocas são bastante ageis a escaparem entre o substrato mas são um optimo alimento.

Também podes dar asticou...mas....uma unica vez por semana visto ser uma bomba de calorias.

As larvas de mosquito da marca Ocean Nutrition são optimas e vais notar em relação à cor e espessura dessas.

Eu só tenho fêmeas, mas por opção própria mesmo.. Tenho sim juvenis que comprei em crescimento, mas só daqui a uns bons meses, quase 12 meses ah pois...é que se poderão juntar às restantes que estão no aqua, caso contrário poderiam afogar-se ;)

Mas de qualquer forma penso que em relação a machos será pior, pois deverão querer "consumir" o maior numero de fêmeas, assim como território ;)
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
abrenozes
Membro

terça nov 30, 2010 10:52 pm

Ok. Então vou acrescentar mais duas fêmeas. Neste 52x25x30 parece-me haver espaço para um grupo de 4 sem problemas, salvo opinião contrária. Não vale a pena estar a sonhar com criação (que deve ser uma experiencia muito enriquecedora mas não muito racional para quem não tem condições de abarcar com tudo o que dali poderá vir).

Hoje não posso, mas amanhã deixo aqui mais pormenores sobre aquele areão. Por acaso, as duas minhocas que dei de comer no domingo, acabaram por se soltar da pinça e deixei-me ficar a ver se elas entravam no areão... andaram ali a contorcer-se mas fiquei com a ideia que não será muito fácil para elas penetrar naquilo.

Uma alimentação apenas à base de minhocas vivas será equilibrada?
DavidCascais
Membro Veterano

terça nov 30, 2010 10:57 pm

Sim podes ter um grupo desses ;)

De facto os pequenos são mesmo dificeis.

Só minhocas também não me parece equilibrado.
Olha aqui uma equilibrada:

"Alimentação:
Larvas de mosquito vermelhas, misis, microvermes, minhoca da terra cortada aos pedaços, dáfnias, larvas de mosquito pretas, são todos aceitados bem."
Fonte: http://www.amphibio.org/discussao/viewt ... f=34&t=750
abrenozes
Membro

terça nov 30, 2010 11:14 pm

Pois! Para essa variedade toda realmente tenho de aumentar a população senão a comida passa o prazo de validade antes de ser consumida.

Tens alguns sites, lojas ou marcas para eu ver melhor essas alternativas? Aquelas larvas, venderam-me numa loja de aquarofilia que presumo esteja mais vocacionada para peixes e não tritões. No entanto, na ornimundo e na Gramm Green (acho que se escreve assim) já pedi e não tinham nada congelado nem vivo; só liofilizado.
DavidCascais
Membro Veterano

terça nov 30, 2010 11:21 pm

liofilizado não pode ser.

Microvermes nao tens?É usado tambem em alimentacao de peixes, mas nao se vendem em lojas.

larvas vermelhas e pretas normalmente existem nas lojas de animais que tenham peixes.

Neste site tens uma variedade de alimentação congelada: http://www.anamilandia.com/category.php ... ory=39&p=4 ;)
abrenozes
Membro

quarta dez 01, 2010 1:11 am

Há uma coisa que não percebi: como é que compro alimento congelado numa loja online? Ou melhor, como é que ela me chega sem descongelar?...
Tekilla
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2010 9:06 pm

quarta dez 01, 2010 2:10 am

mete um balde de agua na rua, mete la dentro umas folhas de alface que ja sejam velhas, pasaado umas 2 semanas tens larvas bem gostosas para os tritos
<p><a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia ... ia/</a></p>
<p>&nbsp;<a href="http://www.exoticos.org">http://www.exoticos.org</a></p>
nymphaea
Membro Júnior
Registado: domingo ago 06, 2006 10:22 pm

quarta dez 01, 2010 12:57 pm

Não são folhas de alface, essas desintegram-se muito rapidamente em agua. Usa folhas secas de Lauraceas ou quercus por exemplo.
Dispoe muitas pelo substracto e adiciona materia organica tipo restos de arroz ou assim para aumentar o nivel de nutrientes em suspenção na coluna de água. É mais facil de os atrair a por ovos nessas condicoes.

Quanto a dieta não é o melhor. Devias apostar em Lumbricus terrestris e Dendrobaena hortensis pois isso sim é alimento de Caudata.
(como tu proprio disseste larvas congeladas e afins sao fast food.)

Qualquer coisa apita.
abrenozes
Membro

quarta dez 01, 2010 5:11 pm

O areão que usei é este:

Imagem
DavidCascais
Membro Veterano

quarta dez 01, 2010 5:34 pm

deverá ter carrinha personalizada para fazer a entrega ;)

Senao vinha tudo descongelado ;)
abrenozes
Membro

quarta dez 01, 2010 6:03 pm

É o areão do fundo :o não vem congelado...

Acabou de acontecer uma coisa estranha: dei duas minhocas da terra às bichas e ambas comeram uma cada. Em simultaneo. Fui lavar a pinça e quando voltei andava a minhoca outra vez à solta!!! Peguei nela e meti-a à frente do tritão. Novamente a comeu. Fui lavar a pinça e quando regresso vejo a minhoca novamente cá fora!!! É possível que ela fuja do estomago do tritão? Estarei a alucinar?
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”