Pit Bull...a raça naturalmente agressiva (imagens chocantes)

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
vitor22
Membro Veterano
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

quarta dez 01, 2010 8:06 pm

Tens razão, estes pintos são mesmo cruéis.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta dez 01, 2010 9:12 pm

Terugkeren Escreveu:Se o Pit Bull hoje em dia ainda não é reconhecido como raça pelo próprio American Kenel Club, pela FCI e todos os Clubes que nela são federados, inclusive o CPC, é exactamente porque não se reconhece nos indivíduos que se designam por “American Pit Bull” uma standardização em termos de conformidade de morfologia que permita definir uma Raça. Por outras palavras, os indivíduos desta ‘raça’ são completamente dispares em termos morfológicos, e impossíveis de categorizar fisicamente como pertencendo a uma mesma raça. De facto, de entre estes indivíduos, aquele que apresentavam uma conformidade morfológica já foram isolados há muitos anos atrás e foi-lhes então dado o nome de American Staffordshire Terrier. Se a ‘raça’ American Pit Bull subsistiu, e se por isso até foi criado o UKC, foi porque houve quem continuasse a valorizar a questão temperamental e de comportamento, em detrimento das questões morfológicas, ou seja, foi porque para alguém eram mais importantes as características temperamentais que as físicas. E entre estas características, e dada a finalidade para a qual a raça era criada, estava a grande intolerância para com outros animais da mesma espécie. Querer negar isto, é querer negar a própria essência da ‘raça’ APBT e o que a fez subsistir separadamente do AST. Negar isto, é admitir que não faz qualquer sentido na conjuntura actual a existência de APBT enquanto tal, uma vez que a razão da sua existência foi exactamente o seu temperamento, e não a sua morfologia.

Interessante de ler:
http://www.geocities.ws/aceshighstaffs/historia1.html
Bullseye.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

dinodane
Membro Veterano

quarta dez 01, 2010 9:18 pm

Terugkeren Escreveu:Aparentemente ninguém ligou ao que escrevi, ou leu o link que indiquei. O problema começa desde logo porque, mais do que uma raça, estamos a falar de um "tipo" de cão, e também pelo facto da suposta raça ser seleccionada não pelas suas características morfológicas, mas sim pelo seu temperamento.....e sobretudo pela forma como esse temperamento é seleccionado e o que dele sempre foi valorizado.
Também 'ajuda' o facto de se chamar pit bull a todo o cão musculado nas mãos de marginais, mas isso já é outra discussão que nos pode levar de novo para generalizações que pecam por injustas.
Eu sou suspeito, porque sou dos que acha que o pit bull como raça só existe sob a forma de AST, tudo o que sai disso e se designa por Pit bull não faz qualquer sentido na conjuntura actual, e o facto daqueles que gostam da 'raça' virem para aqui negar o temperamento que o fez separar-se do AST enquanto "raça", só vem dar razão áquilo que penso.
É exactamente o que penso sobre o assunto.

Aproveito para deixar alguma info "factual" para a Cláudia de um site feito por pessoas que dedicam a sua vida ao seu rescue:
http://www.realpitbull.com/temperament.html

Acaldeira
Membro Veterano
Registado: quinta mai 07, 2009 11:10 pm

quinta dez 02, 2010 9:34 am

Pit Bull nunca foi designado por morfologia.

Comparar o meu AST a um Pit Bull Gator ou Razors Edge é o mesmo que comparar um mini com Ferrari.

O AST ao pé de um Pit Bull é uma concha sem conteúdo.
Acaldeira
Membro Veterano

quinta dez 02, 2010 9:57 am

E com isto não quero dizer que não concordo consigo atenção.
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

quinta dez 02, 2010 11:04 am

dinodane Escreveu:
Aproveito para deixar alguma info "factual" para a Cláudia de um site feito por pessoas que dedicam a sua vida ao seu rescue:
Excelente. ;)
Tomei a liberdade de traduzir (de forma algo livre mas perceptível):
Se existisse um manual a descrever o temperamento ideal do Pit Bull, diria provavelmente algo parecido com isto: "O Pit Bull é brincalhão, amigável para com as pessoas - família, amigos e estranhos. Conhecido pelo seu bom carácter, equilibrio, e grande inteligência, esta raça é o companheiro ideal para as famílias com filhos, não obstante ser forte e vigilante o suficiente para proteger os seus entes queridos sempre que necessário. Não é preciso treino de guarda ou de ataque com esta raça, uma vez que eles estão naturalmente em sintonia com seu ambiente e sentem intuitivamente as ameaças reais.
Embora nunca demonstrem agressividade contra pessoas sem real necessidade, o Pit Bull pode mostrar agressividade para com outros cães, mas neste aspecto a sensibilidade irá variar de individuo para individuo. O Pit Bull bem socializado e treinado não deve ser instigador, mas é pouco provável que se esquive de um desafio.

A raça é conhecida pelo seu elevado instinto de presa, e assim, é necessária precaução quando gatos, coelhos, galinhas e outros animais estiverem presentes. A sensibilidade perante outros cães e o instinto de presa não devem ser vistos como defeitos, apesar da agressividade excessiva e incontrolável não serem desejadas nem correctas. A agressividade perante o Ser Humano deve ser vista como uma falta grave. "
ACaldeira,
A questão é exactamente essa, o Pit Bull nunca foi designado por morfologia. E sabendo nós pelo que é que ele foi seleccionado, parece-me uma contradição querer-se agora negar à ‘raça’ aquilo que a tornou distinta para quem a defendeu como raça independente.

Gostava que aprofundasse um pouco mais a afirmação de que o AST é uma “concha sem conteúdo” ao pé de um Pit bull. Não sei se concordo, mas gostava de perceber o alcance dessa afirmação.
Condessa
Membro Veterano
Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm

quinta dez 02, 2010 11:12 am

Terugkeren Escreveu:
dinodane Escreveu:
Excelente. ;)
Tomei a liberdade de traduzir (de forma algo livre mas perceptível):
Se existisse um manual a descrever o temperamento ideal do Pit Bull, diria provavelmente algo parecido com isto: "O Pit Bull é brincalhão, amigável para com as pessoas - família, amigos e estranhos. Conhecido pelo seu bom carácter, equilibrio, e grande inteligência, esta raça é o companheiro ideal para as famílias com filhos, não obstante ser forte e vigilante o suficiente para proteger os seus entes queridos sempre que necessário. Não é preciso treino de guarda ou de ataque com esta raça, uma vez que eles estão naturalmente em sintonia com seu ambiente e sentem intuitivamente as ameaças reais.
Embora nunca demonstrem agressividade contra pessoas sem real necessidade, o Pit Bull pode mostrar agressividade para com outros cães, mas neste aspecto a sensibilidade irá variar de individuo para individuo. O Pit Bull bem socializado e treinado não deve ser instigador, mas é pouco provável que se esquive de um desafio.

A raça é conhecida pelo seu elevado instinto de presa, e assim, é necessária precaução quando gatos, coelhos, galinhas e outros animais estiverem presentes. A sensibilidade perante outros cães e o instinto de presa não devem ser vistos como defeitos, apesar da agressividade excessiva e incontrolável não serem desejadas nem correctas. A agressividade perante o Ser Humano deve ser vista como uma falta grave. "
ACaldeira,
A questão é exactamente essa, o Pit Bull nunca foi designado por morfologia. E sabendo nós pelo que é que ele foi seleccionado, parece-me uma contradição querer-se agora negar à ‘raça’ aquilo que a tornou distinta para quem a defendeu como raça independente.

Gostava que aprofundasse um pouco mais a afirmação de que o AST é uma “concha sem conteúdo” ao pé de um Pit bull. Não sei se concordo, mas gostava de perceber o alcance dessa afirmação.
Também eu gostava que esclarecesse este ponto. :wink:
<p>Moderadora do F&oacute;rum do Chihuahua.</p>
<p>&nbsp;</p>
Acaldeira
Membro Veterano

quinta dez 02, 2010 11:27 am

Com certeza que esclareço.

Quando digo que um AST é uma concha sem conteúdo em comparação com um pit bull refiro-me mais uma vez ao temperamento.

A maioria dos AST's de exposição têm um carácter que já pouco se assemelha ao carácter do cão de outrora. Se é bom ou mau não sei mas por exemplo falando do meu. O Dharma tem muito pouco game, falta-lhe aquela genica e tenacidade de Pit Bull que ele já a perdeu e dificilmente alguma vez a ganhará.

Concha sem conteúdo porque morfologicamente é um AST (pit bull) mas em termos temperamentais é um cão de sofá que prefere muito mais um passeio calmo com o dono do que se pendurar num spring pole.

Não sei se me faço entender.

Isto são só alguns exemplos, generalizando um pouco. Com certeza que há-de haver algum AST que é um Pit Bull com P grande e outro de linhas de trabalho (se é que se assim se pode chamar) que é um autêntico cão de sofá.
Terugkeren
Membro Veterano

quinta dez 02, 2010 11:38 am

Eu apenas me parece a afirmação algo “exagerada”. O AST, genericamente falando, tem muito conteúdo e é tudo menos um cão de sofá. ;)
O facto da raça ter sido seleccionado pela morfologia, não quer dizer que não mantenha também algo do seu carácter. O facto de se ter privilegiado a morfologia, não eliminou do carácter algumas características dos seus ancestrais. Os puristas do Pit Bull dirão que lhe falta muita coisa, e em muitos indivíduos é bem capaz de ser verdade, mas ainda assim o AST tem muito com que encher a concha ;)
Acaldeira
Membro Veterano

quinta dez 02, 2010 3:08 pm

Terugkeren Escreveu:Eu apenas me parece a afirmação algo “exagerada”. O AST, genericamente falando, tem muito conteúdo e é tudo menos um cão de sofá. ;)
O facto da raça ter sido seleccionado pela morfologia, não quer dizer que não mantenha também algo do seu carácter. O facto de se ter privilegiado a morfologia, não eliminou do carácter algumas características dos seus ancestrais. Os puristas do Pit Bull dirão que lhe falta muita coisa, e em muitos indivíduos é bem capaz de ser verdade, mas ainda assim o AST tem muito com que encher a concha ;)
Claro que tem, espero que me desculpe se a minha opinião pareceu algo extremista, estou a falar apenas em regra geral e em comparação a cães que já pouco se vêm.
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

quinta dez 02, 2010 3:17 pm

Bem, após ler todo o tópico, que achei bastante interessante (agradeço desde já aos intervenientes) vou agora dar a minha opinião (baseada apenas na experiência que tenho com o meu). :P

Antes de mais, tenho de esclarecer um ponto de tremenda falta que ninguém notou. Embora tenha tido sempre cães, rafeiros ou de raça, toda a minha infância foi vivida ao lado de uma raça em especial, que guardo em muita estima e carinho: Husky Siberiano! Portanto discordo totalmente desta afirmação:

ovcharka Escreveu: O cao mais agressivo para as crianças, por exemplo, é o husky.
Acho sim que é um cão bastante independente e faz-se muitas vezes de "surdo". O que em nada tem a ver com agressividade, aliás, até hoje, de todas as raças que conheço, inclusive o amoroso e leal labrador (tenho um), o husky é das mais pacificas com o ser humano, e principalmente com crianças! É por isso também, que não se aconselha o husky para cão de guarda. O meu labrador é bastante melhor cão de guarda do que os huskies que tive, que ainda eram capazes de fazer festa ao ladrão! São mesmo muito pacíficos.
Não sei em que se baseia para afirmar uma coisa dessas, por acaso fiquei curiosa! :?

Agora em relação ao Pit Bull, baseada na minha experiência, o que eu tenho a dizer é:

- Um cão espetacular. Fiel, amigo... o meu "mais que tudo". Daqueles que dizemos: nunca encontrarei outro assim. O típico melhor amigo! :D

- Não gosta de outros cães (nem cães, nem cadelas - não diferencia). Tem um leque de amigos caninos muito reduzido, e não é qualquer um que "lhe dá a volta" - em casa, só se dá bem com a pequenita pseudo-teckel.

- Ama crianças, e tem uma paciência admirável. Em alguns casos, até eu já teria mordido a criança :lol:, mas ele permanece sempre muito sereno e alinha em todo o tipo de brincadeiras com elas (desde bebés de meses até aos 23 - quando estou com ele considero-me uma criança)

- Quando brinca de "luta" conosco é incapaz de magoar, tem uma sensibilidade incrível para entender até onde pode apertar a boca.

- Se agarra algo que não deve, basta dizer larga. Não há cá "inchamentos de gengiva"! Isso é uma verdadeira treta. :roll:

- Tem muito respeito a gatos... ladra para eles a 1 metro de distancia. Mais do que isso implica perigo! :twisted:

- É o vilão dos ratos, ratinhos e ratazanas (azar do caraças, bem que podia ter medo 8) )

- Pratica parkour do pesado... ainda não consegui inventar uma técnica 100% eficaz para ele não conseguir fugir pelo telhado. Já experimentei vedar de todas as formas possíveis e imagináveis. Desta ultima, demorou um mês para criar uma nova forma de saltar! E é rápido... muito rápido!

- Muito inteligente, aprende um novo truque numa hora.

- Muito distraído.

- É um dono-dependente, com necessidade constante de ter a minha mão na cabeça dele. :)

- Não é beijoqueiro, só quando está mesmo a rebentar de felicidade.

- Não acolhe estranhos na ausência dos donos, mas recebe bem todas as pessoas que entrem em casa com a nossa supervisão! :wink:

Enfim... é um excelente cão! :D
Condessa
Membro Veterano
Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm

quinta dez 02, 2010 3:36 pm

Acaldeira Escreveu:Com certeza que esclareço.

Quando digo que um AST é uma concha sem conteúdo em comparação com um pit bull refiro-me mais uma vez ao temperamento.

A maioria dos AST's de exposição têm um carácter que já pouco se assemelha ao carácter do cão de outrora. Se é bom ou mau não sei mas por exemplo falando do meu. O Dharma tem muito pouco game, falta-lhe aquela genica e tenacidade de Pit Bull que ele já a perdeu e dificilmente alguma vez a ganhará.

Concha sem conteúdo porque morfologicamente é um AST (pit bull) mas em termos temperamentais é um cão de sofá que prefere muito mais um passeio calmo com o dono do que se pendurar num spring pole.

Isto são só alguns exemplos, generalizando um pouco. Com certeza que há-de haver algum AST que é um Pit Bull com P grande e outro de linhas de trabalho (se é que se assim se pode chamar) que é um autêntico cão de sofá.
Percebo. E já agora, EU tenho a prova de que o AST É um cão de sofá:

Imagem

Este cão que aqui vêem (Alfred the Wise da Quinta do Pasto, também conhecido como Fred) é um excelente cão de guarda, tem uma energia inesgotável, é protector, muito inteligente, obediente, meigo, e possui um temperamento excepcional. E como ninguém é perfeito, ele adora adubar um vazinho de flores, e claro, dormir num sofá! :P
Última edição por Condessa em quinta dez 02, 2010 3:55 pm, editado 1 vez no total.
<p>Moderadora do F&oacute;rum do Chihuahua.</p>
<p>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano

quinta dez 02, 2010 3:55 pm

Acaldeira Escreveu:Com certeza que esclareço.

Um APBT de "linha de trabalho" é um cão de luta. :|
Gameness não é trabalho, é canalizar a tenacidade, força e instinto para uma actividade.

Terugkeren
Membro Veterano

quinta dez 02, 2010 4:16 pm

Este cão que aqui vêem (Alfred the Wise da Quinta do Pasto, também conhecido como Fred) é um excelente cão de guarda, tem uma energia inesgotável, é protector, muito inteligente, obediente, meigo, e possui um temperamento excepcional.
Esse “Alfred the Wise da Quinta do Pasto, também conhecido como Fred”, é um American Staffordshire Terrier todo pacholas! ;) Seria no entanto interessante a Condessa partilhar com os demais como é que ele reage perante cães (ou cadelas) que não sejam da casa.
Eu estou convencido que há certas características que se podem tentar controlar ou mesmo moldar, mas que anos e anos de selecção dificilmente poderão escamotear. E se no AmStaff já há uns bons anos que foram eliminadas dos parâmetros selectivos a intolerância perante outros cães, no Pit Bull nem por isso. Não há que negar essas características ou considerá-las defeitos, como diz muito bem o link que o Sr. Dinodane aqui deixou. Aliás, da mesma forma que não se pode considerar um defeito um cão de uma raça de caça matar uns quantos coelhos ou os pombos da criação caseira de alguém, se os apanhar à frente.
O que eu acho é que os donos de cães de determinadas raças, sejam estas, sejas raças de caça ou raças de guarda, etc., devem ter bem presente que existem características da raça que não podem ser ignoradas. O temperamento é uma das coisas que faz uma raça e a pode distinguir de outras! Podem contrariá-las, podem treinar o animal ou sensibilizá-lo com as mais diversas situações, o que não podem é esperar que não fazendo nada o cão vai “naturalmente”, e de forma quase inata, ser tolerante para com outros cães, porque é muito provável que suceda exactamente o contrário.
Excepções existem em todas as raças, não vamos por aí. Eu posso ter um Pit Bull que adora outros cães, da mesma forma que posso ter um Pastor Alemão que não serve para guarda ou um Perdigueiro Português que não presta para a caça. Mas é isso que se espera como normal das raças em questão? Porquê então ignorá-lo ou negá-lo?
A aversão a outros cães não faz dos Pit Bull ou do AmStaff um monstro, da mesma forma que o instinto de caça não transforma em monstros os cães de caça! Apenas exige determinados cuidados em termos de treino, sensibilização e manuseamento…..tal como tantas outras raças dentro das suas especificidades!! O que há de estranho nisso?
Gallaecia
Membro Veterano
Registado: segunda out 11, 2010 9:08 pm

quinta dez 02, 2010 4:38 pm

Terugkeren Escreveu: Apenas exige determinados cuidados em termos de treino, sensibilização e manuseamento…..tal como tantas outras raças dentro das suas especificidades!! O que há de estranho nisso?
nada de nada. aliás cuidados e canja de galinha nunca fizeram mal a ninguem....

o que acho merecer alguma reflexão por parte de todos é o facto desta raça estar sempre envolta em preconceito e estigma... tantas vezes alimentados pelos proprios donos, que projectam nos animais aquilo que gostariam de possuir ( talvez, análise feita em cima do joelho... ).

depois existem as honrosas excepções de quem os tem como meros cães de companhia... e são cães como os outros, sem traumas, equilibrados, felizes.

só é pena que estas sejam as excepções... não deveriam ser a regra?

P.s: qualquer ser estimulado para a agressão acaba por se embalar no jogo... cão, gato, gente.

não podemos negar a componente genética... mas isso vale para todas as especies e para qualquer um dentro da mesma especie.

vejamos a nossa por exemplo...
<p><strong>Remember this - very little is needed to make a happy life...</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
<p><strong>Marcus Aurelius</strong></p>
Responder

Voltar para “Cães”