Ajuda na escolha da raça

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

7Sansoni
Membro Veterano
Registado: segunda jan 12, 2009 12:26 pm

quinta nov 25, 2010 8:11 am

fmgomes Escreveu:Bom dia

Sei que já é um tópico bastante debatido, mas não encontrei resposta a algumas das minhas pelo que vinha aqui pedir a vossa ajuda. Após bastante meditação sobre ter ou não um cão, decidimos arranjar um 'companheiro' novo lá para casa, coisa que os meus filhos pediam à bastante tempo (tenho 3 filhos, entre os 8 e os 16 anos). Tenho um espaço exterior (quintal / jardim / pátio) com pouco mais de 200m2. Já avaliei algumas hipóteses, uma das que me parecia mais adequada seria o boxer (embora a minha filha não goste muito do seu ar 'mal disposto'). Houve também a sugestão do Spitz Alemão, embora eu me pareça (e confesso que conheço pouco) que essa raça seja mais adequada para viver dentro de casa (tal como outras sugestões que nos deram, como o Shi Tzu, etc.). Podem dar uma ajuda na escolha? Como tenho pouca experiência com cães, gostaria de um que não fosse muito difícil de educar.

Desde já agradeço!

Fernando
Bom dia
Não posso deixar de fazer a minha sugestão habitual...

Se não se importa de uma escovadela semanal ( em média), pondere a aquisição de um Chow Chow.... :wink:
AyYu
Registado: sábado nov 27, 2010 8:21 pm

domingo nov 28, 2010 9:35 am

Pessoalmente sou muito a favor do pastor alemão.
São cães estaveis, divertidos, enorme ''will to please'', dão a vida por você.
Mas não são por esse mesmo motivo independentes, o que quer dizer que ele tem que fazer parte da familia pra ser feliz.
Mas POR FAVOR, quando for comprar um filhote, compre um com pedigree e pergunte sobre os testes que foram feitos com respeito aos quadris... pq se nao vc vai ter um que morre de dor e q aos 5 anos vc vai ter q se despedir.
Bons resultados de quadris são: HD - A ou HD-B,
E observe as costas dos pais, hoje em dia as costas tem estado cada vez mais tortas. Tem que ser RETAS.
:D
MRJN
Membro Veterano
Registado: domingo abr 13, 2008 7:25 pm
Localização: PPPZ - Parece um Partido mas quer dizer Pablo/Pipa/Piggy e Zappa

domingo nov 28, 2010 9:54 am

Agora é a minha vez! Se fosse há 8 dias atrás diria: ah e tal arranje um boxer! Agora que tenho um boxer e um srd olhe arranje os dois! Juntos ali ao portão não há nada que se aproxime! Ou então vêem o pequeno vão para lhe fazer uma festa e aparece à esquina da casa o meu "golias" todo abrutalhado a querer festas também. Pelo menos um pequeno susto ninguém tira às pessoas :lol:

Amo o meu boxer de paixão! Meigo, obediente e acima de tudo LINDO!Diga à sua filha que beleza não é sinónimo de bom ou mau cão. Um cão pode ser o mais lindo do mundo e mandar umas boas dentadas. Com o Boxer é a prova que existe um cão para alguns feio por fora mas belo por dentro e quando se é belo por dentro, se é magnificamente belo por dentro, o exterior não se esquece nunca e fica-nos gravado como o ser mais lindo que já se viu! E foi por isso que me apaixonei por ele. Pelos seus sentimentos nobres.

Quanto ao srd é o meu "cãorratazana". E quando o acolhi também não sabia o que este pequeno débil e moribundo me traria para casa. Passada uma semana tenho a certeza que é um amor para a vida.

Boa sote!
AndBR
Membro
Registado: domingo nov 14, 2010 2:28 am

domingo nov 28, 2010 11:52 am

Também voto no Boxer. Sei que querendo ou não, o exterior conta muito, mas não deixe de dar uma chance a raça só pq não parece tão bonita aos seus olhos. Visite um canil de um bom criador, conheça pessoas que possuem um, e garanto que seus conceitos irão mudar (aliás, os da sua filha, pois é ela quem não gosta da cara do Boxer, não é?).

Outra opção, muito mais viável pra vocês do que pra mim aqui, é o Leonberger. Ele é grande (chega a ultrapassar a altura mínima do Dogue Alemão), suporta as brincadeiras das crianças, dócil, temperamento bem equilibrado (tem um autocontrole e tranquilidade que surpreendem), pode ser usado como cão de família, companhia e guarda (função menos requisitada, mas seu tamanho intimidador por vezes é o suficiente para evitar alguma invasão). Mas coloco como contra a expectativa de vida da raça, em média 7 anos e no máximo 12. Bom, eu acho que vale a pena dar uma pesquisada.

Um abraço
Última edição por AndBR em domingo nov 28, 2010 1:25 pm, editado 2 vezes no total.
Aos colegas portugueses: Sou brasileiro, e apesar das semelhanças das nossas línguas, sempre existem pequenas diferenças. Portanto, se acaso não entenderem alguma coisa que eu disser é só me avisarem :)
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

domingo nov 28, 2010 1:14 pm

Esse é precisamente o grande contra que eu tenho em relação aos boxers.
Um boxer com 6/7 anos já está com muitos problemas, um colega meu tinha uma fêmea que morreu este ano e os filhos pequenos estavam desolados, o cão com 8 anos e sendo animal de casa e muito cuidado, tinha mais problemas que um rafeiro de 10 anos!

Por outro lado sei de pessoas com fêmeas boxers que viveram 13 anos com grande estilo mas eram animais com grande nivel de actividade.
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

domingo nov 28, 2010 3:10 pm

Eu tenho Pastores Alemães, são excelentes cães de guarda além de que a minha casa de vez em quando transforma-se em jardim-escola, até à data não tive problemas.
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

domingo nov 28, 2010 6:52 pm

Quando não se sabe o que escolher, o PA é sempre uma boa escolha porque é versátil, inteligente e fácil de aprender.
MRJN
Membro Veterano
Registado: domingo abr 13, 2008 7:25 pm
Localização: PPPZ - Parece um Partido mas quer dizer Pablo/Pipa/Piggy e Zappa

domingo nov 28, 2010 6:54 pm

moslie Escreveu:Esse é precisamente o grande contra que eu tenho em relação aos boxers.
Um boxer com 6/7 anos já está com muitos problemas, um colega meu tinha uma fêmea que morreu este ano e os filhos pequenos estavam desolados, o cão com 8 anos e sendo animal de casa e muito cuidado, tinha mais problemas que um rafeiro de 10 anos!

Por outro lado sei de pessoas com fêmeas boxers que viveram 13 anos com grande estilo mas eram animais com grande nivel de actividade.

Ao fim de um ano de convivência com o meu, não quero pensar sequer que daqui a 6 ou 7, esteja a caminho do vet todos os fins de semana por qualquer uma aflição que a idade lhe traga :?

Ainda à bocado na serra, levámos o dois e aquilo foi o deslumbre para o mais novo que nunca tinha ido, então não é que o Pablo desata a correr e desaparece-nos de vista? Um cheiro qualquer e vá de desaparecer. O Luís arrancou de carro atrás dele e eu fiquei com o Pepe para trás. Até o Pepe coitadinho gemia por me ver aflita a chamar o Pablo. Eu corria o Pepe corria, eu abrandava o Pepe abrandava, nunca me largou e só choramingava comigo. Ai que desolação naqueles míseros minutos. Até que aparece o outro todo afoito e cheio de baba feliz dentro da mala do carro, já o Luís o tinha encontrado vinha ele de regresso ao lugar onde estávamos.

Meus ricos meninos! :o
AndBR
Membro
Registado: domingo nov 14, 2010 2:28 am

quinta dez 02, 2010 2:40 am

Nem sei se o autor do tópico tem interesse ainda mas, pesquise também sobre o Poodle Gigante
Aos colegas portugueses: Sou brasileiro, e apesar das semelhanças das nossas línguas, sempre existem pequenas diferenças. Portanto, se acaso não entenderem alguma coisa que eu disser é só me avisarem :)
Anamar7
Membro
Registado: segunda nov 29, 2010 3:03 pm

quinta dez 02, 2010 4:55 pm

Olá fmgomes,
Não sei se já comprou o cão - o meu voto vai para o Pastor Alemão. Tive cães toda a vida, de diversas raças, mas adoro um(a) Pastor Alemão. São cães inteligentes e muito intuitivos - percebem logo o que se espera deles. Gentis com as crianças, podem levar uma bolada acidental que não reagem mal - e isso já não se pode dizer de outras raças...Tenho condições fam. parecidas com ás suas (3 crianças entre os 4 e 10) temos um PA de 6 meses e só me arrependo de não o ter adquirido mais cedo. É excelente p/ as crianças, acredito devem ter pets, isso molda-lhes a person. (sempre p/ melhor).Para guarda as fêmeas são melhores, no resto é indiferente. Verifique bem o criador, fiquei horrorizada c/ alguns "criadeiros intensivos" e exija "garantia" -a luxação da anca é a maior fragilidade desta raça, pode ser hereditário - melhor alguém registado no CPC.
S/ querer entrar na polémica de "rafeiro versus Pedigree" (este pessoal aqui é um pouco radical! :wink: ), se compramos é porque queremos diminuir o risco de surpresas desagradáveis (embora seja ímpossível eliminar, mas temos crianças pensamos 2X) - estou a falar de saúde do animal, temperamento, etc. Já tive vários "dogstreet" queridíssimos (e ensino aos m/ filhos o que é politica/ correcto), o que não significa que ocasional/ não faça outras opções.Isso fica ao critério de cada um.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta dez 02, 2010 6:14 pm

Anamar7 Escreveu:Olá fmgomes,
Verifique bem o criador, fiquei horrorizada c/ alguns "criadeiros intensivos" e exija "garantia" -a luxação da anca é a maior fragilidade desta raça, pode ser hereditário - melhor alguém registado no CPC.
Pequena correcção:
:arrow: melhor exigir o despiste de displasia da anca de ambos os progenitores, isso sim.
:arrow: não há criadores registados no CPC, há sim ninhadas registadas no LOP não tendo o criador para o fazer de ser sócio do clube, e se se quer um PA (ou qualquer outro cão) puro isso nem é opcional, é obrigatório.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Cães”