Os perigos das vacinas em gatinho de 2 meses?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

yonisia
Membro
Registado: segunda out 18, 2010 4:53 pm
Localização: O meu gatito Artur, o cão dos meus pais, Puto-P. ...na memória e no ♥, a Pyu,o Piri e o Roli.

quinta dez 02, 2010 2:16 pm

Olá a todos os ♡ de animais!
Recebi há pouco tempo o meu bebé Artur.
Ele vai ser um "gato de apartamento que passa o fim de semana no campo",e está inclusive já a ser habituado ao dorsal e depois à trela :)
A senhora que me deu o gatito indicou-me que as vacinas podem ser muito violentas e causar doenças a longo prazo ao bicho,até me disse que se fosse a mim, nem o vacinava..
Estou confusa!! Por um lado, creio que devo proteger o bichinho de infecções ,por outro lado não quero por a saúde dele em risco por causa das vacinas?
Será que alguém me pode esclarecer?
MariaPaz
Membro
Registado: sexta jul 27, 2007 7:58 am

quinta dez 02, 2010 2:23 pm

Yonisia, o meu gato mais velho (quase 11 anos) leva "religiosamente" as vacinas de ano a ano desde os 2 meses de idade e tem sido um gato muito saudável. Há 1 ano atrás esteve doente 10 dias, mas depois ficou bem outra vez.
As 3 gatas, bastante mais jovens que o "mano", também vão à vacina anualmente, sem falta, e têm sido umas raparigas muito saudáveis.
Não acredite nessas tretas de as vacinas poderem causar doenças :o
AFreire1976
Membro
Registado: sexta set 24, 2010 8:26 am

quinta dez 02, 2010 2:34 pm

Tudo o que são injectáveis podem eventualmente causar problemas de saúde a longo prazo, mas são raros os casos em que isso acontece, as percentagens são mesmo mínimas.As vacinas mais propícias a causar fibrossarcomas (tumores) são as vacinas da raiva, e do FELV (Leucemia felina), por isso se o seu gatinho não está em contacto com outros gatos aconselho a não dar a vacina do FELV, a da raiva nem sequer faz parte do programa das vacinas, é só dada em gatos que viajam para fora do país. Quanto às outras vacinas acho que devem ser dadas ao gatinho, pois elas previnem várias doenças que principalmente em gatinhos dessa idade podem vir a ser fatais.
yonisia
Membro
Localização: O meu gatito Artur, o cão dos meus pais, Puto-P. ...na memória e no ♥, a Pyu,o Piri e o Roli.

quinta dez 02, 2010 2:50 pm

ah, sinto-me bem mais esclarecida:)
Mesmo com as dúvidas hoje ia na mesma à 1ª visita ao vet, mas assim já sei melhor ao que vou.
Vou experimentar ir à Sociedade Protectora dos Animais,que creio ser mais em conta, se formos sócios.
Obrigada às duas, pelos esclarecimentos! :D
MariaPaz
Membro

quinta dez 02, 2010 2:52 pm

Na sequência do que AFreire1976 escreveu, os meus gatos nunca levaram a vacina do FELV pois nunca vão à rua, mas levam anualmente as outras "normais".
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quinta dez 02, 2010 2:58 pm

MariaPaz Escreveu:Yonisia, o meu gato mais velho (quase 11 anos) leva "religiosamente" as vacinas de ano a ano desde os 2 meses de idade e tem sido um gato muito saudável. Há 1 ano atrás esteve doente 10 dias, mas depois ficou bem outra vez.
As 3 gatas, bastante mais jovens que o "mano", também vão à vacina anualmente, sem falta, e têm sido umas raparigas muito saudáveis.
Não acredite nessas tretas de as vacinas poderem causar doenças :o
um gato a partir dos 10 anos não precisa de vacinas.
certas vacinas podem causar problemas, nomeadamente um fibrosarcoma.
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

quinta dez 02, 2010 2:59 pm

Yonisia, não me leve a mal mas acho surreal o conselho dado por essa tal senhora: Não dar vacina a uma cria porque as vacinas fazem mal??
Por amor de Deus!!! Se ela teve filhos também não os deve ter vacinado a nascença. Todos os seres vivos (humanos ao animais) estão protegidos de bacterias, virus e afins durante o tempo de amamentação que os protege com as defesas imunitárias da progenitora. Por isso é que todos depois dos 3 meses (incluindo crianças) são vacinadas.
É uma questão de senso comum, a vacina é uma protecção ao sistema imunitário frágil em tenra idade.
É obrigatoria a vacinação do animal até para sua propria protecção :wink:
AFreire1976
Membro

quinta dez 02, 2010 3:01 pm

Eu pessoalmente também só dou as vacinas ditas "normais" ao meu gato, recuso-me a dar-lhe a do FELV, até porque o meu gato não está em contacto com outros gatos!
Já agora, se fôr à AZP (Associação Zoófila Portuguesa), fica em Lisboa (S. Sebastião da Pedreira) as vacinas, e consultas são mais baratas, basta para isso ser sócia da associação, para isso paga uma quota anual de 25 Euros.
yonisia
Membro

quinta dez 02, 2010 3:01 pm

Pois, eu até tenciono levá-lo à rua,mas não aqui na cidade vai ser no campo, nos fins de semana a Sintra :p
Nesse sitio nem há muitos bichos...aqui na cidade provavelmente haverá mais riscos de saúde.
yonisia
Membro

quinta dez 02, 2010 3:06 pm

... e sim, também achei o conselho desta senhora de não lhe dar vacinas surreal,mas ela é criadora,sei lá....
é a 1ª vez que tenho um gato, sempre tive foi cães, e pássaros.... cães sempre, obviamente vacinados.
Depois de consultar a net fiquei ainda mais confusa com os "perigos das vacinas".
Agora já percebi que esses" riscos" terão então a ver com a eventualidade de criar os tais tumores.
Este site rula! 8)
AFreire1976
Membro

quinta dez 02, 2010 3:15 pm

Sim, o maior risco são os fibrossarcomas, mas como disse atrás, esse tipo de tumores tanto pode ser causado pelas vacinas, como por qualquer outro injectável (por exemplo antibiótico injectável), e as percentagens são muitíssimo reduzidas! Normalmente os vet desaconselham a vacina do FELV em gatos de casa, visto esta conter, ou ter contido anteriormente uma substância que achava-se ser uma das causas do aparecimento de fibrosarcomas, o alúminio. Actualmente diz-se que essa substância já não está presente na composição da vacina do FELV, mas mesmo assim eu pessoalmente recuso-me a dar essa vacina oa meu gato.
Aconselho-a a falar sobre a vacinação com o vet!
MariaPaz
Membro

quinta dez 02, 2010 3:21 pm

Anja-azul escreveu:
um gato a partir dos 10 anos não precisa de vacinas.
certas vacinas podem causar problemas, nomeadamente um fibrosarcoma
.

Obrigada pela info. Anja-azul. Desconhecia que a partir dos 10 anos não precisam ser vacinados.
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quinta dez 02, 2010 4:06 pm

AFreire1976 Escreveu:Sim, o maior risco são os fibrossarcomas, mas como disse atrás, esse tipo de tumores tanto pode ser causado pelas vacinas, como por qualquer outro injectável (por exemplo antibiótico injectável), e as percentagens são muitíssimo reduzidas! Normalmente os vet desaconselham a vacina do FELV em gatos de casa, visto esta conter, ou ter contido anteriormente uma substância que achava-se ser uma das causas do aparecimento de fibrosarcomas, o alúminio. Actualmente diz-se que essa substância já não está presente na composição da vacina do FELV, mas mesmo assim eu pessoalmente recuso-me a dar essa vacina oa meu gato.
Aconselho-a a falar sobre a vacinação com o vet!
Exactamente! :wink:

Aconselhada pela minha vet antiga, deixei de dar vacinas à minha Rita, só dou anualmente a vacina para a coriza, ou problemas respiratórios! Agora a Margarida que desde pequenininha vai a outra vet... levou o mesmo conselho! Nada de vacinas para raiva ou felv... apenas a da coriza!

O problema maior é na realidade o do fibrosarcoma e na realidade, não é assim tão raro... :?

A minha Rita na ultima vacina fez um caroço um pouco mais abaixo do local da picada e andou com ele mais de um mês... apanhei um susto valente e decidi que nunca mais levava vacinas! A não ser na realidade essa das infecções respiratórias!

Um gato que não vai à rua não precisa de tanta vacina... mas isso é uma opção que só deve ser tomada pelo dono e pelo conselho do vet!

:wink:
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

quinta dez 02, 2010 4:24 pm

Mas as vacinas da raiva nos gatos não são obrigatorias, os meus levaram a 1ª e não vão levar mais, ainda por cima sendo gatos de casa. A vet também aconselhou em não dar mais, não pk fizesse mal mas poque eram desnecessárias.
O Jimmy também fez um caroço com a vacina da raiva aos 4 meses mas porque se mexeu e fez hematoma e também demorou quase 2 meses para desaparecer e massajavamos o caroço todos os dias até se diluir por completo. A Suri por sua vez não fez caroço nenhum.
Agora estamos a falar de vacinas dos 3 meses que são obrigatorias em todos os animais, são as que vão fortalecer os sitema imunitário da crias.
chillisauce
Membro Veterano
Registado: domingo ago 08, 2010 9:39 am
Lea - bengal
Blu - Bengal

quinta dez 02, 2010 4:39 pm

Os meus gatos nao tem a vacina FELV pois ja houve bastante casos de problemas com gatos Bengal e a vaccina e algumas seguradoras ca nem fazem o seguro se o gato Bengal for vaccinado contra o FELV , os meus gatos nao tem contacto com outros gatos, mas tenho que os testar de tres em tres meses.
Responder

Voltar para “Gatos”