AFreire1976 Escreveu:Sim, o maior risco são os fibrossarcomas, mas como disse atrás, esse tipo de tumores tanto pode ser causado pelas vacinas, como por qualquer outro injectável (por exemplo antibiótico injectável), e as percentagens são muitíssimo reduzidas! Normalmente os vet desaconselham a vacina do FELV em gatos de casa, visto esta conter, ou ter contido anteriormente uma substância que achava-se ser uma das causas do aparecimento de fibrosarcomas, o alúminio. Actualmente diz-se que essa substância já não está presente na composição da vacina do FELV, mas mesmo assim eu pessoalmente recuso-me a dar essa vacina oa meu gato.
Aconselho-a a falar sobre a vacinação com o vet!
Exactamente!
Aconselhada pela minha vet antiga, deixei de dar vacinas à minha Rita, só dou anualmente a vacina para a coriza, ou problemas respiratórios! Agora a Margarida que desde pequenininha vai a outra vet... levou o mesmo conselho! Nada de vacinas para raiva ou felv... apenas a da coriza!
O problema maior é na realidade o do fibrosarcoma e na realidade, não é assim tão raro...
A minha Rita na ultima vacina fez um caroço um pouco mais abaixo do local da picada e andou com ele mais de um mês... apanhei um susto valente e decidi que nunca mais levava vacinas! A não ser na realidade essa das infecções respiratórias!
Um gato que não vai à rua não precisa de tanta vacina... mas isso é uma opção que só deve ser tomada pelo dono e pelo conselho do vet!