Pêlo eriçado e "rosnar" a comer... AJUDA! XLABRADOR

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quinta dez 02, 2010 8:40 pm

ana-carla Escreveu:Com as suas atiutdes o seu cão qualquer dia da-lhe uma valente duma ferradela e dps a Martoliv vai dizer: ele atacou-me, qdo na verdade foi vc que se fartou de perturbar.
Dps sabe, farta-se do cão e será mais um desgraçado a mudar de dono ou a ir para a rua...
só lhe dá uma ferradela se não for educado. eu não mexo no prato dos cães porque nãou maluquinha e não pretendo chatea-los. mas se o fizer, nenhum me rosna ou ferra o dente.
eles ferram por estas e outras razões quando lhes dão motivos e estes não se resumem a mexidas na comida.
é por terem medo que os meninos amuem e se "traumatizem" que lhes deixam fazer tudo. é por medo que o cão morda que o deixam fazer tudo. o resultado está à vista.
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quinta dez 02, 2010 10:20 pm

Eu diria antes que é por deixarem o cão fazer tudo , para não o contrariar, coitadinho, que o cão morde.... :roll:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

quinta dez 02, 2010 11:10 pm

Aqui em casa tínhamos uma Caniche que não suportava que lhe tocassem na tigela enquanto estava a comer. Nem podíamos passar perto sequer. Rosnava mas nunca tentou morder.
Agora temos uma PA que até deixa que lhe tirem a comida da boca e nunca foi "educada" para não rosnar enquanto comia :wink:
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

quinta dez 02, 2010 11:17 pm

A minha Pepsi, rosnava-me e às outras cadelas. Comecei por lhe dar a comida na minha mão e devagar punha a minha mão com a comida no comedouro, fazia isto todos os dias.

Agora , apesar de ainda não gostar que lhe mexam no comedouro, já o tiro o mexo à vontade na comida.

Mas depois de vir do passeio, a primeira coisa que faz é ir verificar se os comedouros estão no sítio e se vê que as outras querem ir comer, chega a assentar o focinho dentro do comedouro. Mas como tenho 4 comedouros ela não consegue "guardar" os 4 e as outras vão comer e ela não lhes faz mal, mas ladra e refila, mas não passa disso.
junlab
Registado: sexta dez 03, 2010 11:48 am

sexta dez 03, 2010 12:15 pm

Boas , sou novo aqui e preciso da vossa ajuda , tenho um labrador adquiri em pequenino , neste momento tem quase 8 meses , vacinas em dia .
nunca me tinha acontecido o sucedido , ponho lhe o comer todos os dias , ontem pos-lhe o comer , ao por agua fresca começou a rosnar num tom agressivo , dei lhe ordem para parar , nao obedeceu , até que lhe toquei com o pé na pata da frente e ele mordeu-me ( apertou e largou ) não fez ferida .
o que me preocupa hoje foi a mim aldulto e dono amanha pode ser uma criança , que tenho sobrinhos que frequenta a minha casa e convivem e brinacam com o meu cão com muita frequencia.
peço desculpa se postei no espaço errado , mas nao sei o que fazer , nunca me tinha acontecido o semelhante
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

sexta dez 03, 2010 2:53 pm

CavaleiraVNF Escreveu:Aqui em casa tínhamos uma Caniche que não suportava que lhe tocassem na tigela enquanto estava a comer. Nem podíamos passar perto sequer. Rosnava mas nunca tentou morder.
Agora temos uma PA que até deixa que lhe tirem a comida da boca e nunca foi "educada" para não rosnar enquanto comia :wink:
Cachorro que sai de minha casa, já vai "educado" para não rosnar quando lhe estão a pôr comida.
Provavelmente o criador da tua fez o mesmo :wink:
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
CarlotaM
Membro
Registado: segunda nov 15, 2010 1:03 pm

sexta dez 03, 2010 3:12 pm

Olá todos,
Não li os comentários todos, mas deixo a minha opinião espero que ajude: Fiquei um pouco espantada com a duvida porque sempre aprendi desde pequena que quando um cão está a comer não se deve mexer nele, nem na comida dele.
Assim, sinceramente, nunca me passou pela cabeça contrariar este ensinamento que me foi transmitido desde sempre, que seria contrariar a verdadeira natureza do cão.
Para evitar dissabores, as crianças devem ser ensinadas como eu fui, a respeitar o tempo de refeição do cão, e não vice-versa. Está na natureza do animal (o contrário - o cão permitir que o façamos é que é excepcional e"anti-natura"). Para mim é-me perfeitamente descabido aproximar-me de um cão enquanto ele come, não tenho a expectativa que ele o permita. Mas isso sou eu.
Com cumprimentos para todos,
Última edição por CarlotaM em sexta dez 03, 2010 3:18 pm, editado 1 vez no total.
jofelix
Membro Veterano

sexta dez 03, 2010 3:12 pm

junlab Escreveu:Boas , sou novo aqui e preciso da vossa ajuda , tenho um labrador adquiri em pequenino , neste momento tem quase 8 meses , vacinas em dia .
nunca me tinha acontecido o sucedido , ponho lhe o comer todos os dias , ontem pos-lhe o comer , ao por agua fresca começou a rosnar num tom agressivo , dei lhe ordem para parar , nao obedeceu , até que lhe toquei com o pé na pata da frente e ele mordeu-me ( apertou e largou ) não fez ferida .
o que me preocupa hoje foi a mim aldulto e dono amanha pode ser uma criança , que tenho sobrinhos que frequenta a minha casa e convivem e brinacam com o meu cão com muita frequencia.
peço desculpa se postei no espaço errado , mas nao sei o que fazer , nunca me tinha acontecido o semelhante
Olá,
Tens duas alternativas:
Ou segues os ensinamentos, p.ex., deste site ou aplicas a "psicologia" da LuluB e outros.
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
jofelix
Membro Veterano

sexta dez 03, 2010 3:22 pm

CarlotaM Escreveu:Olá todos,
Não li os comentários todos, mas deixo a minha opinião espero que ajude: Fiquei um pouco espantada com a duvida porque sempre aprendi desde pequena que quando um cão está a comer não se deve mexer nele, nem na comida dele.
Assim, sinceramente, nunca me passou pela cabeça contrariar este ensinamento que me foi transmitido desde sempre, que seria contrariar a verdadeira natureza do cão.
Para evitar dissabores, as crianças devem ser ensinados como eu fui, a respeitar o tempo de refeição do cão, e não vice-versa. Está na natureza do animal (o contrário - o cão permitir que o façamos é que é excepcional e"anti-natura"). Para mim é-me perfeitamente descabido aproximar-me de um cão enquanto ele come, não tenho a expectativa que ele o permita. Mas isso sou eu.
Com cumprimentos para todos,
Pela tua ordem de ideias, então não se deve ensinar nada ao cão, porque tudo é ... anti-natura.
Aqui não se trata de ser anti-natura ou não. Trata-se de reconhecer o Alpha, aquele que o protege e alimenta, mas, também manda e tem prioridade.
É assim que funciona na Natureza, ou seja, o Alpha caça a comida mas decide quem come primeiro.
Numa casa o cão ter comportamento de Alpha, relativamente ao dono, é inadmissível.
Ensinar um cão a sentar, deitar, saltar, parar, etc., à ordem também é anti-natura.
CarlotaM
Membro

sexta dez 03, 2010 3:43 pm

Olá,
Na minha opinião, que não percebo nada de Alphas, os animais de estimação e os donos deverão viver em harmonia em respeito dos limites estabelecidos que a permitam (a tal harmonia).

Como não sei discutir Alphas, sei apenas transmitir o que me ensinaram : que os cães naturalmente não toleram que se mexa na comida deles, o que me parece fazer todo o sentido. Como é também uma coisa que eu não vejo necessidade de fazer e vivo bem sem o fazer, o mexer no seu prato enquanto o cão come numa demonstração de superioridade da raça humana que eu sei que tenho, consigo lidar bem sem ter que demonstrar essa minha superioridade dessa forma.

Tenho a certeza que o cão não pensará menos de mim por eu não o fazer.
É apenas a minha contribuição para esta discussão com base na minha vivência, cada um terá uma vivência diferente.

PS. Ensinar o cão a sentar, deitar, dar a pata, é uma brincadeira para ambos - cão e dono - sem riscos e sem desrespeito mútuo pela verdadeira natureza do animal de estimação, digo eu.
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta dez 03, 2010 3:59 pm

junlab Escreveu:Boas , sou novo aqui e preciso da vossa ajuda , tenho um labrador adquiri em pequenino , neste momento tem quase 8 meses , vacinas em dia .
E o que é que fez quando o cão lhe abocanhou o pé? Como reagiu? Puniu-o ou fez de conta que nada se tinha passado?

O seu cachorro entrou na adolescência canina, está numa fase em que se quer impor. É a altura ideal para lhe ensinar qual o seu lugar na família. E só conseguirá-lo fazê-lo se adoptar uma atitude firme e superior. Como não me parece que andar a pôr e a tirar pratos da frente dele quando ele está agressivo seja a melhor maneira de o educar, sugiro-lhe a via "diplomática". Não lhe mude a água na altura em que lhe dá de comer, faça-o antes ou depois. Eu fá-lo-ia um bocado antes.

Se ele se torna agressivo quando vê que estão a preparar-lhe a comida (porque está com fome, e essa sensação torna-os impacientes), interrompa tudo e vá fazer outra coisa não relacionada. Só lhe põe a comida quando ele sossegar, nem que seja daí a uma hora.

E se ele repetir a graça de o abocanhar opte por um "Não" em voz bem firme (mas não o agrida em troca, o que só vai desencadear a espiral de violência) e ponha-o fora da porta até se acalmar.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
jofelix
Membro Veterano

sexta dez 03, 2010 4:13 pm

CarlotaM Escreveu:Olá,
Na minha opinião, que não percebo nada de Alphas, os animais de estimação e os donos deverão viver em harmonia em respeito dos limites estabelecidos que a permitam (a tal harmonia).

Como não sei discutir Alphas, sei apenas transmitir o que me ensinaram : que os cães naturalmente não toleram que se mexa na comida deles, o que me parece fazer todo o sentido. Como é também uma coisa que eu não vejo necessidade de fazer e vivo bem sem o fazer, o mexer no seu prato enquanto o cão come numa demonstração de superioridade da raça humana que eu sei que tenho, consigo lidar bem sem ter que demonstrar essa minha superioridade dessa forma.

Tenho a certeza que o cão não pensará menos de mim por eu não o fazer.
É apenas a minha contribuição para esta discussão com base na minha vivência, cada um terá uma vivência diferente.

PS. Ensinar o cão a sentar, deitar, dar a pata, é uma brincadeira para ambos - cão e dono - sem riscos e sem desrespeito mútuo pela verdadeira natureza do animal de estimação, digo eu.
A ver se nos entendemos.
Não é o momento de tirar e pôr comida que está em causa, mas sim o cão reconhecer o dono como tal, ou seja, hierarquicamente acima.
E quem está acima não deve ser desafiado/mordido.

Numa matilha/alcateia, se algum dos cães/lobos morde ou desafia aquele que está no topo da hierarquia sabes o que lhe acontece ? É mordido e posto no seu lugar!!
Na nossa casa, nós somos o topo da hierarquia e se formos mordidos, devemos por o outro no sítio, por qualquer meio.

Aprendam (sem ironia) mais alguma coisa no blog abaixo (também sabem de psicologia canina), há outros.

http://bomcaopanheiro.blogspot.com/2009 ... te-de.html
&laquo; Se ouvir, esque&ccedil;o, mas se vir, nunca mais esque&ccedil;o &raquo; (Conf&uacute;cio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
CarlotaM
Membro

sexta dez 03, 2010 4:40 pm

Nesse link que colocou, Jofelix, que parece excelente (obrigada!) encontrei :
Escolho evitar a violência em todas as minhas interacções com animais. Não uso a privação de oxigénio como consequência de um comportamento indesejado, não agarro o cão pelo cachaço, não espanco o cão, não belisco as orelhas ou patas dos cães, não faço nada para tentar imitar o comportamento de outro cão. Tento evitar o uso de aversivos auditivos também como gritar ao cão. Pessoalmente considero essas coisas tristes, deploráveis e desrespeitosas. As minhas interacções humanas ensinaram-me que é necessário o respeito para obter o respeito, e ainda não encontrei nenhuma evidência que isso não possa ser verdade no que toca a canídeos.
e ainda..nesse preciso post que colocou sobre o assunto de quando o cão come..
Muitos treinadores tradicionais aconselhavam a que não nos aproximassemos do cão quando ele estava a comer. E embora seja um bom conselho deixar um cão de confiança comer sossegado, isso não é o mesmo que deixar um cachorro sem treino comer sozinho.
E assim posso afirmar, que sou um dona tradicional, filha de donos tradicionais de cães porque não mexemos nos pratos dos cães enquanto eles comem (lá está, não sentimos necessidade), se calhar, sempre sentimos que os nossos cães eram e são de confiança para merecer tal respeito da nossa parte, de poderem comer sossegados.

E claro que nos entendemos..podemos partilhar visões opostas.
:wink:
Última edição por CarlotaM em sexta dez 03, 2010 5:47 pm, editado 3 vezes no total.
CarlotaM
Membro

sexta dez 03, 2010 4:40 pm

E falando em ser-se tradicional, penso que é mesmo essa a explicação porque vejo tantas novidades. Tive cães em solteira, em casa dos meus pais, e agora passados dez anos tenho um lab. O que noto é que muita coisa "mudou", há imensas teorias novas sobre como ser-se dono de um cão, que eu não iria conseguir concordar com todas, talvez porque nunca o tenha feito antes. Uma das novidades é esta que se discute, do cão aceitar com obediência o facto de mexermos na comida dele, apenas porque sim, porque somos o "Alpha" ou "Deus na terra para o cão".

Talvez eu seja demasiadamente traidiconal, quem sabe?!
Com cumprimentos,
Última edição por CarlotaM em sexta dez 03, 2010 5:48 pm, editado 3 vezes no total.
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta dez 03, 2010 5:41 pm

Escolho evitar a violência em todas as minhas interacções com animais. Não uso a privação de oxigénio como consequência de um comportamento indesejado, não agarro o cão pelo cachaço, não espanco o cão, não belisco as orelhas ou patas dos cães, não faço nada para tentar imitar o comportamento de outro cão. Tento evitar o uso de aversivos auditivos também como gritar ao cão. Pessoalmente considero essas coisas tristes, deploráveis e desrespeitosas. As minhas interacções humanas ensinaram-me que é necessário o respeito para obter o respeito, e ainda não encontrei nenhuma evidência que isso não possa ser verdade no que toca a canídeos.
O que é precisamente o que eu defendo e parece não estar a ser entendido.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Responder

Voltar para “Cães”