quando trocar carvao?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta dez 02, 2010 4:18 pm

São cerâmicas para fixação das bactérias "boas", indispensáveis em caixas de decantação e filtros externos dos aquários. São estas colónias de bactérias nitrificantes que ciclam os desperdícios e substâncias nocivas da água.

Para saber mais:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=52151

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

abrenozes
Membro
Registado: sexta out 29, 2010 9:49 am

quinta dez 02, 2010 4:40 pm

Então, num aquário de cynops, por exemplo, tendo um filtro interno, devo ter nele o carvão ou as ceramicas para fixação de bactérias?

Obrigado! :wink:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta dez 02, 2010 7:11 pm

Como o Element disse mais atrás, o carvão serve principalmente para depurar a água depois de tratamentos. As cerâmicas e outras matérias fixadoras das bactérias nitrificantes é que são essenciais para o ciclo da água, há que ter o cuidado de se lavar o filtro sempre com a água que se retira do aquário ou aquaterrário para não matar essas colónias.
Claro que a maioria dos filtros pequenos só tem a esponja e um pequeno compartimento para massas filtrantes sejam carvão, sejam cerâmicas, num aqua de tartas onde se faz mudança total de água cada limpeza as coisas não funcionam como num aquário e talvez dê melhor resultado uma bolsa com carvão que deve ser mudada no máximo de mês a mês.
Num aqua de tritões teria cerâmicas, sim e faria a mesma manutenção que a um aqua normal, ou seja, trocas parciais de água. Não tendo estes animais, penso que exigirão água de qualidade livre de amónia tal como os peixes e mais ainda por produzirem mais resíduos orgânicos que estes.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

abrenozes
Membro

quinta dez 02, 2010 9:00 pm

Thanks. Acho que estou no caminho certo :wink:
turtleboy4
Membro
Registado: sábado nov 06, 2010 5:16 pm

sábado dez 04, 2010 11:28 am

eu tb usava dessas bolinhas brancas mas depois vi ke o carvao funcionava melhor e deixar de as usar....
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

sábado dez 04, 2010 11:57 am

uma coisa nao tem nada a ver com a outra, O carvao activo é para ser usado depois de tratamentos e como depurador, aquelas bolinhas servem para as colonias de bacterias se fixarem.
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

segunda dez 06, 2010 11:27 pm

Já agora umas questões: :P

- Podem ser usados em conjunto, o carvão e as "bolinhas"?
- Como é que posso adaptar essas tais "bolinhas" a um filtro interno?
- Precisam de um recipiente próprio? Podem estar juntas à esponja? Podem ser colocadas dentro de uma meia, por exemplo?
abrenozes
Membro

terça dez 07, 2010 12:12 am

turtleboy4 Escreveu:eu tb usava dessas bolinhas brancas mas depois vi ke o carvao funcionava melhor e deixar de as usar....
Funcionava melhor como?

Pelo que explicaram, as funções saõ diferentes: o carvão depura a água de materiais pesados ou químicos:; as "bolinhas" têm como função manter uma colónia de bactérias... coisas completamente diferentes.
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

terça dez 07, 2010 12:22 am

abrenozes Escreveu:
turtleboy4 Escreveu:eu tb usava dessas bolinhas brancas mas depois vi ke o carvao funcionava melhor e deixar de as usar....
Funcionava melhor como?

Pelo que explicaram, as funções saõ diferentes: o carvão depura a água de materiais pesados ou químicos:; as "bolinhas" têm como função manter uma colónia de bactérias... coisas completamente diferentes.
nem mais
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

terça dez 07, 2010 12:23 am

VanesIsa Escreveu:Já agora umas questões: :P

- Podem ser usados em conjunto, o carvão e as "bolinhas"?
- Como é que posso adaptar essas tais "bolinhas" a um filtro interno?
- Precisam de um recipiente próprio? Podem estar juntas à esponja? Podem ser colocadas dentro de uma meia, por exemplo?
uma rede, uma meia..qualquer coisa serve para o efeito
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”