Afinal o Tião não tem displasia...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

terça dez 02, 2003 3:36 pm

Olá a todos

Gostaria de saber a vossa opinião sobre este assunto

O meu cão, Tião, estava a correr no domingo antes da aula de obediênica e levou um encontrão de um pastor alemão na zona da traseira direita. Depois começou a correr e parecia que lhe faltavam as forças nas pernas traseiras, porque à medida que ia correndo, as patas traseiras começavam a flectir de tal maneira, que o rabo tocava no chão e ele sempre a tentar correr, até que ficava sentado no chão e as patas traseiras para o lado esquerdo e não se conseguia mexer. Durante a aula ele estava coxo e sempre que eu dizia senta, ele não se sentava e quando eu lhe empurrava o rabo para baixo para ele se sentar, os ossos da bacia, penso eu, davam um estalo ;)
Fomos de seguida ao vet, ele apalpou-lhe as pernas, esticou-as para trás, para a frente e para os lados e disse que teriamos que fazer um Rx. Deu-lhe um antinflamatório injectável e deu-me em comprimidos para dar 2ª e 3ª. O Rx ficou marcado para amanhã de manhã. Ele suspeita de displasia da anca. (
Disse-lhe também que o vet que tinhamos ido anteriormente tinha-lhe receitado comprimidos de cálcio, porque viu a curvatura das patas dianteiras e disse que ele precisava de cálcio o . Disse isso a este vet e ele disse que achava muito mal, que os cães de raça grande não devem de tomar cálcio se comerem uma boa ração. Porque isso os iria prejudicar... eu agora nem sei em quem é que devo acreditar o o
Uns dizem umas coisas outros dizem outras....

Alguém já teve um cão com este comportamento?
Na vossa opinião, deve-se dar ou não cálcio a cães de raça grande?

O Tião continua cada vez mais cox, ainda bem que é amanhã que vamos fazer o Rx... as escadas de casa, já as soube só em três pernas e sempre que tenta saltar, cai e fica sentado com as patas de lado (

Se me puderem ajudar...

Beijinhos e obrigada

Tchinho
Última edição por Tchinho em sexta dez 12, 2003 10:49 am, editado 1 vez no total.
amg
Membro
Registado: segunda set 22, 2003 12:48 pm

terça dez 02, 2003 4:03 pm

A mim sempre me disseram, o que confirmei em todos os artigos que li, que desde que o cão seja alimentado com um boa ração (premium) o suplemento de cálcio NÃO deve ser fornecido.
Excesso de cálcio poderá acentuar problemas como a displasia da anca.

No entanto este é o caso geral, se o seu vet lhe disse para que o seu cão deveria tomar um suplemento de cálcio alguma razão haveria de ter.
jujubele
Membro Veterano
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

terça dez 02, 2003 4:13 pm

Olá Tchinho,

Realmente sem ele fazer o RX nao se deverá saber grande coisa.
Espero sinceramente que nao seja nada de grave e que o Tiao se restabeleça rapidamente.
Depois vá dando noticias....
As melhoras para o Tiao.
Tchinho
Membro Veterano

terça dez 02, 2003 4:18 pm

Amg,
O Tião come Hill's de Borrego. o vet considerou uma boa ração.

Juju,
Amanhã darei noticias...

Beijinhos e obrigada

Tchinhio
amg
Membro
Registado: segunda set 22, 2003 12:48 pm

terça dez 02, 2003 4:25 pm

Segundo sei a Hill's de Borrego é para cães com menos de 25kg em adultos (cães médios), é este o caso do Tião?

Desejo-lhe boa sorte e que não seja displasia.
Caso se confirme esse cenário, também não é o fim do mundo. Não é uma setença de morte para o cão.
susanasaraiva
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

terça dez 02, 2003 4:41 pm

As melhoras do Tião ;)
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça dez 02, 2003 4:42 pm

Olá Tchinho,

já sabes a minha opinião. Mal tenhas noticias diz!
A mim parece-me um pouco precipitado estar-se já a falar de displasia, quando o problema do Tião foi causado por um embate forte seguido de queda...
Hoje em dia mal um cão tem qualquer problema parte-se logo para a hipótese de displasia, e eu bem sei do que falo visto já ter passado por essa fobia...
É que até pode ser que seja, mas também há uma forte probabilidade de não ser...
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

terça dez 02, 2003 4:47 pm

Espero estar certa, porque acho que se o Tião só começou a coxear depois de o outro lhe dar um valente encontrão na parte traseira pode não ter nada haver com displasia.

o mesmo se passa em relação a nós, se levarmos um empurrão, ou se cairmos mal ficamos magoados, mas pode ser só issoe não algo de mais grave!

espero que realmente não tenha nada de mais grave, que seja só do empurrão!
Dá noticias!
Tchinho
Membro Veterano

terça dez 02, 2003 4:52 pm

Amg,

O Tião é de raça grande, ele agora tem 7 meses e está com 25.550 Kg, mas a Hill's de borrego é a única que não lhe faz diarreia, por isso é que eu lha dou, apesar de ser para raças médias...

Ele apanhou esgana quando ainda era muito bébé e afectou-lhe a parte intestinal e os dentes.

Tchinho
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

terça dez 02, 2003 4:57 pm

caro amigo ou amiga !
embora ñ seja veterinário sempre tive cães de raça gigante que são as raças que normalmente sofrem de displaxia da anca ou do cotovelo . embora neste caso desconheça a raça do seu cão acho um pouco estranho que o seu veterinário lhe tenha receitado cálcio já que na verdade o cálcio pode agravar e ñ tratar a displasia. desde que lhe seja dado uma boa ração julgo ser o suficiente , e já agora se o seu cão é um de raça gigante ou seja + de 40 kilos ele ñ deve em caso algum fazer exercicio em exceso ou sequer subir escadas durante a fase de crescimento como falou na sua MENSAGEM já k vai estar a forçar os ossos , isso infelizmente ao que pareçe o seu veterinário ñ lhe ensinou .

p.s. - já agora devia saber antes de mais se os progenitores sofrem de displasia já que é um mal hereditário que lhe pode vir a sair bastante caro

Nelsonk
Tchinho
Membro Veterano

terça dez 02, 2003 5:03 pm

NelsonK

Eu fui buscar o Tião à fundação S. Francisco de Assis, por isso não sei quem são os pais dele, só sei que é arraçado de golden Retriever, é de raça grande, não é gigante.
A minha casa tem dois pisos e como tal tem escadas e o Tião passa o dia a subir e descer ;)

Tchinho
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça dez 02, 2003 5:16 pm

NelsonK, atenção que um cão de raça grande ou gigante em cachorro pode subir e descer escadas, desde que controladamente (pelo dono) e pode e deve fazer exercicio, desde que o adequado para a sua estrutura e peso...é de evitar que ele suba e desça escadas descontroladamente, por exemplo, sózinho.
Penso que era isto que queria dizer, não?
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
nelsonk
Membro Veterano

terça dez 02, 2003 5:21 pm

primeiro gostava de o felicitar por ter ido buscar um cão abandonado .
em segundo o golden é considerado como raça média e ñ grande e embora ñ seja apreciador da raça e muito menos do standard existente em portugal pelo que sei o golden é um cão que tem tendencia a problemas de visão e ñ de displasia , por isso o mais provável é ter mesmo sido por causa da pancada que o PA lhe deu .
boa sorte e as melhoras para o seu golden
nelsonk
Membro Veterano

terça dez 02, 2003 5:22 pm

primeiro gostava de o felicitar por ter ido buscar um cão abandonado .
em segundo o golden é considerado como raça média e ñ grande e embora ñ seja apreciador da raça e muito menos do standard existente em portugal pelo que sei o golden é um cão que tem tendencia a problemas de visão e ñ de displasia , por isso o mais provável é ter mesmo sido por causa da pancada que o PA lhe deu .
boa sorte e as melhoras para o seu golden
Tchinho
Membro Veterano

terça dez 02, 2003 5:30 pm

NelsonK

Se ele com 7 meses já tem 25,550 Kg e as raças médias vão até 25 Kg, então ele tem de ser considerado um cão de raça grande, concorda?

( e sou uma rapariga ) :)

Tchinho
Responder

Voltar para “Cães”