Pêlo eriçado e "rosnar" a comer... AJUDA! XLABRADOR

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

sexta dez 03, 2010 6:30 pm

Ter um animal em casa que rosna, fica de pêlo ericado e chega a morder no próprio dono, é algo que, para mim, seria intolerável.

Também fui ensinada de pequena que não se mexe no cão quando o mesmo está a comer, no entanto, pode haver necessidade de mexer na tigela do cão (pôr medicação, acrescentar mais comida, etc) por isso o animal deve ser ensinado que o dono pode mexer.

No caso do lab que mordeu o dono por este mexer, não na tigela da comida mas da água, tem de ser educado de imediato com firmeza, todos os comportamentos agressivos tem de ser corrigidos e logo de início, deixar passar estas agressões é estar a indicar ao cão que o pode fazer e se o faz ao próprio dono fará a qualquer pessoa que tenha o azar de passar perto dele quando o mesmo estiver a comer.
Sónia
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sexta dez 03, 2010 7:01 pm

Parece-me que a ideia de fundo está a ser mal interpretada.
Não se trata de chatear o cão enquanto ele está a comer. E esperar que ele não reaja a isso. :roll:
Trata-se de conseguir fazer ver ao cão que se o dono ou alguem se aproximar ou mexer , não lhe vai roubar a comida e não há necessidade de a proteger.
Há mil e um motivos para haver necessidade de mexer na tigela ou mesmo retirar comida da boca de um cão. Muita vezes , ou quase sempre, em beneficio do próprio cão.
Isso de termos de ser nós a ensinar as crianças para não se aproximarem de um cão que está a comer... :roll:
Como já alguem aqui mencionou : Ah, ainda tenho que ensinar os filhos dos outros ???? Desculpem lá, mas sou um bocado comodista e prefiro ensinar o meu cão ! :lol:
Mais uma vez : não se trata de " Deus no céu e o dono na terra" para o cão. Não se trata de exibições de superioridade ou dominancias. Trata-se de confiança..
Trata-se de eu saber que, na eventualidade de o meu mitra xungoso, apanhar alguma coisa no chão da rua, lhe posso meter a mão á boca e tirar-lha.
Trata-se de saber que o meu sobrinho de 11 meses que começou agora a gatinhar, pode perfeitamente andar pela casa sossegado , que o cão não lhe vai morder se ele se aproximar " perigosamente" da zona de refeição dele.
Trata-se de o mitra saber que mesmo que mexam na tão adorada comida , ela continua lá, ou a maioria das vezes ainda aumenta. :lol:
Desculpem-me lá esta minha opinião radical, mas cão que rosna ao próprio dono , é cão mal educado e perigoso.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

sexta dez 03, 2010 7:12 pm

nicasxi Escreveu:Parece-me que a ideia de fundo está a ser mal interpretada.
Não se trata de chatear o cão enquanto ele está a comer. E esperar que ele não reaja a isso. :roll:
Trata-se de conseguir fazer ver ao cão que se o dono ou alguem se aproximar ou mexer , não lhe vai roubar a comida e não há necessidade de a proteger.
Há mil e um motivos para haver necessidade de mexer na tigela ou mesmo retirar comida da boca de um cão. Muita vezes , ou quase sempre, em beneficio do próprio cão.
Isso de termos de ser nós a ensinar as crianças para não se aproximarem de um cão que está a comer... :roll:
Como já alguem aqui mencionou : Ah, ainda tenho que ensinar os filhos dos outros ???? Desculpem lá, mas sou um bocado comodista e prefiro ensinar o meu cão ! :lol:
Mais uma vez : não se trata de " Deus no céu e o dono na terra" para o cão. Não se trata de exibições de superioridade ou dominancias. Trata-se de confiança..
Trata-se de eu saber que, na eventualidade de o meu mitra xungoso, apanhar alguma coisa no chão da rua, lhe posso meter a mão á boca e tirar-lha.
Trata-se de saber que o meu sobrinho de 11 meses que começou agora a gatinhar, pode perfeitamente andar pela casa sossegado , que o cão não lhe vai morder se ele se aproximar " perigosamente" da zona de refeição dele.
Trata-se de o mitra saber que mesmo que mexam na tão adorada comida , ela continua lá, ou a maioria das vezes ainda aumenta. :lol:
Desculpem-me lá esta minha opinião radical, mas cão que rosna ao próprio dono , é cão mal educado e perigoso.
X2
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

sexta dez 03, 2010 7:12 pm

eu também sou da opinião da nicas. cão meu tem de deixar mexer onde me apetecer. Quanto aos conhecimentos antigos, também aprendi que não se deve mexer na comida dos cães... dos outros e dos que não conheço. Mas cá em casa esse comportamento não é de todo tolerado. Mexo em toda a comida e tiro de toda a gente, incluindo os que já cá vieram para casa adultos e/ou velhos.
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

sexta dez 03, 2010 8:31 pm

Se me for permitido, direi X3 . Concordo com a D. Nicasxi.
Não concebo que se confunda querer ter confiança e dar educação, com querer ser superior ou querer chatear o cão!
O que mais deixam à "natureza" do cão em vez de dar treino e educação? Treinar não tem que ser violento, ou já se considera violência o "trauma" que controlar a comida pode provocar ao cão?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta dez 03, 2010 8:52 pm

nicasxi Escreveu:Parece-me que a ideia de fundo está a ser mal interpretada.
x 4

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta dez 03, 2010 9:39 pm

Eu acho que algo vai mal no mundo dos iogurtes.
O reparo que fiz foi sobre um post em que era dito que se mexia, tirava e fingia que comia o alimento de um animal que ficava a olhar aparvalhado. Ora, o animal não exibe nenhum problema, vou parvejar com ele porque me apetece?
E sim, mantenho que o animal, seja que animal for, deve ter direito a um local calmo para se alimentar.
E mais uma vez o jogo de ping pong com o prato me parece meio absurdo.
Se é um comportamento a resolver? Eu acho que sim, mas se calhar é só um de vários.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
ana-carla
Membro Veterano
Registado: sexta nov 14, 2003 12:16 pm

sexta dez 03, 2010 9:41 pm

LuMaria Escreveu:......E sim, mantenho que o animal, seja que animal for, deve ter direito a um local calmo para se alimentar.
Se é um comportamento a resolver? Eu acho que sim, mas se calhar é só um de vários.
Apoiada :D
Terugkeren
Membro Veterano

sexta dez 03, 2010 9:43 pm

LuMaria Escreveu:Eu acho que algo vai mal no mundo dos iogurtes.
O reparo que fiz foi sobre um post em que era dito que se mexia, tirava e fingia que comia o alimento de um animal que ficava a olhar aparvalhado
E que post foi esse? Foi apagado?
ana-carla Escreveu:
LuMaria Escreveu:......E sim, mantenho que o animal, seja que animal for, deve ter direito a um local calmo para se alimentar.
Apoiada :D
Eu pela minha parte apoio apenas o primeiro e o terceiro parágrafos. Embora também não ache bem jogar ping pong com o prato do cão! ;)
Já fazer o que algumas pessoas referiram de retirar o prato, colocar mais comida, etc., isso acho que se pode fazer. Claro que se isso fizer sentir melhor o cão, quando se mexer no prato pode-se sempre pedir licença, não vá o animal chatear-se ou assim! ;)
ana-carla
Membro Veterano
Registado: sexta nov 14, 2003 12:16 pm

sexta dez 03, 2010 9:55 pm

C`um catano, deixem os animais comer à vontade.
LuMaria
Membro Veterano

sexta dez 03, 2010 9:58 pm

Página 1 ou 2, não me apetece ir procurar.
E já agora, regra de ouro para quem tem crianças pequenas, estas não alimentam os animais e as suas actividades devem ser vigiadas. Nada garante que o animal mais dócil não tenha um ataque de mau humor se vir o seu prato, cama, brinquedo invadido. Pelo que, garantir o comportamento do meu animal em qualquer ocasião é irresponsável.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Terugkeren
Membro Veterano

sexta dez 03, 2010 10:11 pm

Eu fui procurar a sua primeira intervenção no tópico e não vi a pessoa que abriu o tópico, e à qual se aconselhava, a dizer nada do que referiu, daí ter perguntado se foi alguma coisa apagado.

Em relação à obvia necessidade de supervisão das crianças, concordo. Mas como gosto de jogar pelo seguro, prefiro ensinar os cães E supervisionar as crianças. Sempre se reduzem ainda mais as hipoteses de acidentes. E como basta UM para se terem desgostos, é melhor diminuir as hipotese. E é que não é nada do outro mundo...não se está propriamente a colocar um açaimo ao cão enquanto ele come para ter a certeza que não morde mesmo!! Ora bolas, é um treino que o animal aprende e acabou, não se anda a fazer todos os dias até o animal ir desta para melhor!!
Gallaecia
Membro Veterano
Registado: segunda out 11, 2010 9:08 pm

sexta dez 03, 2010 10:33 pm

é um principio sagrado ensinar as crianças a não interferir na hora da refeição dos animais.

mas como ninguem é infalivel e quando se trata de miudos não há grande margem para erros o cão precisa de estar familiarizado com a movimentação natural de pessoas em volta... a qualquer momento.

não concebo doutra forma.

nada mais a acrescentar.
<p><strong>Remember this - very little is needed to make a happy life...</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
<p><strong>Marcus Aurelius</strong></p>
LuMaria
Membro Veterano

sexta dez 03, 2010 10:54 pm

E alguém está contra o treino? E o facto de reagir bem ás pessoas adultas e não adultas da casa, significa que fará o mesmo com membros fora da matilha, afinal é lobo ou electrodoméstico?
Aliado ao treino, o animal deve ter o seu canto sossegado para comer, tal como eu tenho o meu. Salvaguardar o espaço dele é salvaguardar possiveis acidentes que podem ou não acontecer. É mais perigoso santificar o meu cão do que deixá-lo rosnar ao prato, significa que me esqueci que é lobo, é animal e pode ter reacções inesperadas.
Gallaecia
Membro Veterano
Registado: segunda out 11, 2010 9:08 pm

sexta dez 03, 2010 11:01 pm

LuMaria Escreveu:E alguém está contra o treino? E o facto de reagir bem ás pessoas adultas e não adultas da casa, significa que fará o mesmo com membros fora da matilha, afinal é lobo ou electrodoméstico?
Aliado ao treino, o animal deve ter o seu canto sossegado para comer, tal como eu tenho o meu. Salvaguardar o espaço dele é salvaguardar possiveis acidentes que podem ou não acontecer. É mais perigoso santificar o meu cão do que deixá-lo rosnar ao prato, significa que me esqueci que é lobo, é animal e pode ter reacções inesperadas.
perfeitamente de acordo.
<p><strong>Remember this - very little is needed to make a happy life...</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
<p><strong>Marcus Aurelius</strong></p>
Responder

Voltar para “Cães”