Efeito da desinibição online

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Responder
ZeNinguem
Mensagens: 1
Registado: sábado dez 04, 2010 12:54 pm

sábado dez 04, 2010 1:07 pm

Imagem


A segurança na internet é um tema em desenvolvimento com várias discussões nas mais diversas áreas. Encontramos facilmente artigos que vão desde a segurança tecnológica dos sites a temas educacionais. No entanto, ainda são poucos os estudos que visam entender a Psicologia na internet.

O texto seguinte é adaptado da página da internet http://www.psicologiadigital.com/2009/0 ... ao-online/ , que por sua vez se baseia num artigo sobre um fenómeno chamado “Efeito da desinibição online” – The Online Disinhibition Effect, que pode ser consultado em http://users.rider.edu/~suler/psycyber/disinhibit.html – proposto pelo psicólogo John Suler, do Departamento de Psicologia do Centro de Ciências e Tecnologia da Rider University.

Segundo o pesquisador, este efeito possui dois lados. Por vezes as pessoas partilham informações e sentimentos muito pessoais, revelam segredos, emoções, medos e desejos e demonstrações de bondade e generosidade incomuns. Esse efeito pode ser chamado de desinibição benigna, caso auxilie a pessoa a expressar-se melhor.

Por outro lado, o efeito da desinibição pode não ser assim tão benigno, quando utilizado para a divulgação de preconceitos, roubos, pornografia e violência, através de espaços que a internet proporciona, que não seriam visitados no mundo real. Desta forma, o efeito é chamado de desinibição tóxica.

No lado positivo, a desinibição indica uma tentativa de nos entendermos e explorarmos a nós próprios, trabalhando os nossos problemas e encontrando novas maneiras de ser. Já as desinibições tóxicas, por vezes, representam uma espécie de catarse, uma forma de realização de desejos proibidos.

Mas o que causa essa desinibição? O que há na internet que consegue romper a barreira psicológica que bloqueia essas vontades e esses sentimentos tão íntimos? Segundo Suler, são vários os factores envolvidos, e na maioria das vezes estes factores interagem uns com os outros, resultando num efeito mais complexo e amplo.

Tu não me conheces (anonimato/dissociação)

A maioria das pessoas com as quais nos cruzamos na internet não consegue facilmente dizer quem somos. Obviamente, existem maneiras de se identificar um determinado usuário na internet, mas para a grande maioria dos usuários nós somos o que dizemos ser. Quando as pessoas têm a oportunidade de separar as suas acções do mundo real e ainda preservar as suas identidades, elas sentem-se menos vulneráveis.

Ao expressar um sentimento hostil, por exemplo, a pessoa não precisa de assumir a responsabilidade por essa acção. Na verdade, algumas pessoas não reconhecem sequer esses comportamentos como sendo “delas mesmas”. Na psicologia isso é chamado de “dissociação”.

Tu não me podes ver (invisibilidade)

A oportunidade de ser fisicamente invisível aumenta o efeito da desinibição. O facto de não haver um contacto físico (principalmente visual) numa conversa de texto entre nós e outra pessoa na internet faz com que nos preocupemos menos em dizer certas coisas. Suler explica que podemos perceber esse factor quando a resposta à pergunta “Você diria isso na cara dessa pessoa?” for negativa.

Vejo-te mais tarde (assincronicidade)

O facto de não termos que lidar com a reacção imediata de uma pessoa pode ser desinibidora. Porvezes esse efeito pode ser comparado com um “bater e correr emocional”, de acordo com Suler. Poder considerar mais que uma vez como as pessoas provavelmente reagirão a alguma coisa ajuda-nos a desenvolver uma habilidade de prever suas respostas e, assim, criar uma empatia com elas.

Está tudo na minha cabeça (introjecção solipsista)

Quando estamos concentrados num diálogo na internet geralmente “escutamos” a conversa na nossa mente e “sub-vocalizamos” o que estamos a ler. Conseguimos inclusive interpretar o tom de voz e escutar o que está a ser dito da maneira como gostaríamos que estivesse a ser dito.

É apenas um jogo (imaginação dissociativa)

Neste cenário, as pessoas lidam com a interacção com outras pessoas como sendo uma dimensão “faz-de-conta”, totalmente separada das demandas e responsabilidades mundanas. Elas acreditam que podem sair a qualquer momento deste jogo, deixando inclusive essa identidade fictícia para trás.

Somos todos iguais (autoridade minimizada)

A internet proporciona um sentimento de igualdade que nos encoraja a dizer o que pensamos de forma a minimizar as relações de poder que podem existir entre as pessoas presencialmente. Esse factor também contribui para o efeito da desinibição online.
Gallaecia
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda out 11, 2010 9:08 pm

terça dez 07, 2010 12:00 am

a malta ao nascer deixa a inibição toda na maternidade.

pelo menos na minha terra é assim que funciona... :roll: :roll:
a inibição fica logo ali... depois é só respirar e "vira milho"... é tudo autoestrada!!!
Charlie2
Membro Veterano
Mensagens: 4381
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

terça dez 07, 2010 3:41 am

e assim surge a psicologia virtual :lol:
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
Gallaecia
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda out 11, 2010 9:08 pm

terça dez 07, 2010 12:48 pm

surge e some-se logo a seguir!!! 8)
<p><strong>Remember this - very little is needed to make a happy life...</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
<p><strong>Marcus Aurelius</strong></p>
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”