Pêlo eriçado e "rosnar" a comer... AJUDA! XLABRADOR

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
vitor22
Membro Veterano
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

sexta dez 03, 2010 11:17 pm

Cada um tens os seus métodos e ideias.
choque
Membro
Registado: quinta ago 05, 2010 1:19 pm

sábado dez 04, 2010 12:16 am

LuMaria Escreveu:...afinal é lobo ou electrodoméstico?
Nem um nem outro é um cão.

Um cão que rosna ou demonstra qualquer outro tipo de comportamento agressivo quando nos aproximamos da comida está a COMUNICAR uma intenção. Se falasse ele diria " Chega para lá, a comida é minha".
Os motivos para este comportamento podem ser imensos, no entanto não é a roubar a comida ao cão a forma mais eficaz, segura e rápida de resolver o problema? Porque não? Ora porque se o cão tem que comunicar desconforto com a nossa presença, é porque acha que vamos "roubar" essa comida, se vamos feitos e tiramos o prato da comida nesse momento, apenas estamos a confirmar todas e quaisquer suspeitas do cão, para além de que nos arriscamos a levar uma valente mordida, porque os avisos do cão foram ignorados.

A forma actual de lidar com esta questão é precisamente ensinar o cão a confiar em nós, quando ele estiver a comer, ao longe a uma distância que o cão não esteja a rosnar, atirar um pedaço de algo melhor do que o que ele está a comer para a sua direcção. Assim sucessivamente até conseguirmos colocar a mão dentro da taça, mas nessa altura já o cão associou a nossa presença enquanto come a algo melhor, perdeu a desconfiança e não tem mais que aceder a agressão para nada, porque aprendeu que não vamos roubar comida.

Simples e eficaz nunca falha..

Quanto ao resto, deixar um cão rosnar a vida toda e ignorar é no mínimo estranho!
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sábado dez 04, 2010 1:19 am

Pois, de facto não é lobo nem electrodoméstico. Mas o argumento que o cão é um lobo usa-se em várias situações mas noutras já não. Não deixo de achar interessante que se atribua mais juízo, capacidade de compreensão e obediência a um cão que a uma criança. O cão deve ser educado para proteger uma criança que desobedece. Quem é afinal o racional?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sábado dez 04, 2010 1:30 am

choque Escreveu:...A forma actual de lidar com esta questão é precisamente ensinar o cão a confiar em nós, quando ele estiver a comer, ao longe a uma distância que o cão não esteja a rosnar, atirar um pedaço de algo melhor do que o que ele está a comer para a sua direcção. Assim sucessivamente até conseguirmos colocar a mão dentro da taça, mas nessa altura já o cão associou a nossa presença enquanto come a algo melhor, perdeu a desconfiança e não tem mais que aceder a agressão para nada, porque aprendeu que não vamos roubar comida.

Simples e eficaz nunca falha..
A uma distância a que o cão não esteja a rosnar? :o O cão não rosna por distâncias, rosna porque tem na frente algo que teme que lhe roubem, e tanto faz que se esteja longe como perto.
Quanto ao resto, deixar um cão rosnar a vida toda e ignorar é no mínimo estranho!
Suponho que se esteja a referir ao caso que contei. Pois, foi assim mesmo que se passou. Mas eu não era, e continuo a não o ser, nenhuma treinadora cheia de teorias e convicções. Sou apenas uma pessoa de bom senso que sabe olhar e ajuizar as razões que pode haver para lá das aparências, bem como o que pode acontecer quando pomos à frente do cão teorias respigadas ad hoc, como aqui se "ensinou". Defeito meu, já sei, mas os animais que tenho tido têm-se dado muito bem com as minhas estranhezas e eu com as deles.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
choque
Membro
Registado: quinta ago 05, 2010 1:19 pm

sábado dez 04, 2010 1:51 am

não rosna por distâncias? LOL e quem disse isso?

Nunca reparou que um cão rosna conforme a distância que você estiver do prato dele? Tanta experiência com cães e nunca reparou que quanto mais perto o estímulo que lhe provoca o comportamento, mais intenso esse comportamento? Por isso é que se aproxima demais e coloca a mão dentro da taça (por exemplo) arrisca-se a ser mordido?

Teorias está este fórum cheio :wink: a realidade é que é diferente e essa só sabemos cada um de nós!

E quanto ao resto você é que sabe se quer um cão a rosnar-lhe a vida toda mas que é uma falta de responsabilidade dizer que devem deixar cães rosnar a vida toda e deixá-los em paz ai isso é, tussa você por onde tossir...
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado dez 04, 2010 2:26 am

antes rosnanços em paz do que mordidelas em guerra.

Tenho vários cães e nunca me passou pela cabeça que algum me fosse rosnar ou morder; no entanto, quando era novita e vivia com os meus pais, naturalmente os cães que tivesmos estavam à responsabilidade deles (nem eu era tida ou achada...). A minha mãe tinha medo e rosnavam-lhe; o meu pai era adepto da "porrada", e a minha mãe deixava a "educação" para o meu pai, que só estava aos fins de semana... o meu pai não admitia que um cão se virasse a ele, a minha mãe achava que eles "se vingavam". E eu, ao longo dos meus 40 anos de vida, nunca levei uma dentada de um cão... Acho que tudo parte da relação que se estabelece com o animal. Nunca dei motivo a um cão para desconfiar de mim, e quase sempre acatei os conselhos dos donos. Se me diziam para não mexer no cão enquanto ele estava a comer, não mexia, até porque não via motivos para tal, e o dono lá devia saber do que falava. Já em cães desconhecidos e sem avisos prévios, sempre fiz o que era preciso fazer. talvez não ter medo ajude, não sei. Hoje vivem comigo 7 cães e mexo neles e na comida e nas taças sem problema algum...
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sábado dez 04, 2010 2:49 am

choque Escreveu:...Teorias está este fórum cheio :wink: a realidade é que é diferente e essa só sabemos cada um de nós!
...
Nem mais, nem menos. Esta é que é a grande verdade. Tão lapidar que devíamos ficar-nos todos por aqui.

Mas não ficamos.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sábado dez 04, 2010 1:12 pm

LuMaria Escreveu:E alguém está contra o treino? E o facto de reagir bem ás pessoas adultas e não adultas da casa, significa que fará o mesmo com membros fora da matilha, afinal é lobo ou electrodoméstico?
Aliado ao treino, o animal deve ter o seu canto sossegado para comer, tal como eu tenho o meu. Salvaguardar o espaço dele é salvaguardar possiveis acidentes que podem ou não acontecer. É mais perigoso santificar o meu cão do que deixá-lo rosnar ao prato, significa que me esqueci que é lobo, é animal e pode ter reacções inesperadas.
o cão é lobo? :o por essa ordem de ideias, eu sou macaca. ou betoneira, quem sabe
LuMaria
Membro Veterano

sábado dez 04, 2010 1:29 pm

anja, eu sei que a sua necessidade de implicar comigo é quase um vicio, mas por favor, não deixe o raciocinio de lado. A minha resposta era dirigida a um user que começou a sua intervenção com qualquer coisa, como: se observarmos uma matilha de lobos.
Mas conforme já lhe disse, falar consigo é o mesmo que falar com uma betoneira.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

sábado dez 04, 2010 1:31 pm

Ainda bem que estamos de acordo que, face a tanta "teoria" , é melhor cada um fazer aquilo que acha melhor. ;)
Está-se no entanto aqui a desviar o que era a questão do tópico. Pelo que me foi dado a perceber a questão levantada neste tópico não era se devemos deixar o cão rosnar ou se devemos fazer alguma coisa para que o cão pare com isso. Parece-me claro que o autor do tópico, tal como alguns de nós, não quer 'não fazer nada' e deixar o cão rosnar. O que ele quer é que o cão qacabe com essa atitude. A questão é, portanto, como evitar que o cão rosne ou mostre outros sinais de agessividade enquanto se alimenta.
Em respeito a isso, e não obstante a prática e a experiência daqueles a quem os cães sempre rosnaram durante anos e que optaram por se afastar e 'fazer o que o cão manda', mantenho os conselhos que dei anteriormente.
anja-azul
Membro Veterano
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sábado dez 04, 2010 1:40 pm

LuMaria Escreveu:anja, eu sei que a sua necessidade de implicar comigo é quase um vicio, mas por favor, não deixe o raciocinio de lado. A minha resposta era dirigida a um user que começou a sua intervenção com qualquer coisa, como: se observarmos uma matilha de lobos.
Mas conforme já lhe disse, falar consigo é o mesmo que falar com uma betoneira.
implicar consigo? acha-se assim tão importante? lá porque se empina e põe em bicos de pés, eu não lhe reconheço nenhuma competência. quanto a fazer analogias de cão e lobo é tão primário que até dá vontade de rir a uma betoneira.
passe bem
LuMaria
Membro Veterano

sábado dez 04, 2010 1:53 pm

:lol:
omegaa
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

sábado dez 04, 2010 1:57 pm

já faltavam os mimos do costume! :lol: :lol: :lol:
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

sábado dez 04, 2010 2:00 pm

omegaa Escreveu:já faltavam os mimos do costume! :lol: :lol: :lol:
DAqui a pouco temos os moderadores da Arca de Noé a perguntar como evitar que os membros rosnem uns para os outros enquanto participam na Arca ;)
Olha, é deixá-los em paz a fazerem o que quiserem no seu espacinho descansado, à lareira de preferência que o frio convida. ;)
anja-azul
Membro Veterano

sábado dez 04, 2010 2:05 pm

Terugkeren Escreveu:
omegaa Escreveu:já faltavam os mimos do costume! :lol: :lol: :lol:
DAqui a pouco temos os moderadores da Arca de Noé a perguntar como evitar que os membros rosnem uns para os outros enquanto participam na Arca ;)
Olha, é deixá-los em paz a fazerem o que quiserem no seu espacinho descansado, à lareira de preferência que o frio convida. ;)
mas sempre com o pratinho bem resguardado :P não vá o diabo tece-las :lol:
Responder

Voltar para “Cães”