O que fazer quando eles recusam uma determinada ração?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Katzenmama
Membro Júnior
Registado: sexta nov 19, 2010 10:41 am

domingo dez 05, 2010 9:02 pm

Tenho no momento três gatinhos em casa, dois dos quais estão comigo há um mês. Quando chegaram, o gato residente comia Hills C/D receitada pelo vet e eles comiam Arden Grange Kitten de frango muito bem e com imenso apetite.

Passadas duas semanas, os gatos "novos" passaram a atacar o comedouro do gato residente. Só que alimentar três gatinhos com ração de gama veterinária fica bem mais caro, pelo que, continuei a insistir com a AG. No dia em que os gatos novos foram esterilizados, como estivessem em jejum o dia inteiro, ofereci a AG, achando que, com a fome que estavam, qualquer coisa marchava. Enganei-me.

A fêmea ainda petisca a AG, ainda que sem vontade, mas os outros dois só cheiram e recusam-na com desdém.

No momento estão a comer Hills, que adoram. Gostam também os três de ração urinária Specific :o. Mas ainda tenho um saco aberto de Arden Grange e um saco de 7,5 kg fechado.

A minha dúvida é se continuo a insistir naquela de "aqui come-se o que vem para a mesa" ou desisto de oferecer-lhes Arden Grange (e ofereço o saco a uma associação?) Como os dois gatos novos estiveram doentes, é importante que se alimentem. Sei que, na casa de onde vieram, não eram nada esquisitos e comiam de tudo.
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

domingo dez 05, 2010 9:04 pm

Olá Boa noite.

Eu não sei como é com os gatos, mas tive esse problema com as minhas cadelas. O que a Vet me disse é que ao 4º dia eles pegam na ração de certeza. Comigo deu resultado.
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

domingo dez 05, 2010 10:29 pm

SE o gato não comer durante 4 dias vai ter um grave problema de saúde. tb. não se justifica que comam ração de gama veterenária se não tiverem nenhum problema.
o chiquinho tb. não gostou nada da a.g. de adulto.
se calhar, o melhor é separá-los e nãoos deixar comer a ração de dieta
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda dez 06, 2010 12:01 am

Katzenmama, felizmente nunca tive gatos «esquisitos» cá em casa, caso contrário estava bem arranjada... :lol:

Dadas as circunstâncias que refere (os dois gatinhos que estiveram doentes e precisam de comer bem para se fortificar), eu apostava em dar aquilo de que eles gostam e não fazer um braço-de-ferro com eles agora.

Sendo que a vida não está um mar de rosas e sabendo que teve muitas despesas com eles ultimamente, por que não tentar vender aqui o saco grande que tem ainda fechado, mesmo com algum prejuízo? Talvez alguém que gaste dessa ração queira aproveitar a oportunidade, e junta-se o útil ao agradável.

Os meus melhores votos para os seus meninos. Não sei se será possível, mas gostava muito que todos ficassem consigo. :)
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Katzenmama
Membro Júnior

segunda dez 06, 2010 1:02 am

Tassebem Escreveu:Katzenmama, felizmente nunca tive gatos «esquisitos» cá em casa, caso contrário estava bem arranjada... :lol:

Dadas as circunstâncias que refere (os dois gatinhos que estiveram doentes e precisam de comer bem para se fortificar), eu apostava em dar aquilo de que eles gostam e não fazer um braço-de-ferro com eles agora.

Sendo que a vida não está um mar de rosas e sabendo que teve muitas despesas com eles ultimamente, por que não tentar vender aqui o saco grande que tem ainda fechado, mesmo com algum prejuízo? Talvez alguém que gaste dessa ração queira aproveitar a oportunidade, e junta-se o útil ao agradável.

Os meus melhores votos para os seus meninos. Não sei se será possível, mas gostava muito que todos ficassem consigo. :)
Muito obrigada, Tassebem. Há aqui na Arca uma secção de classificados, não é?

Acredite, ao ler o seu post, veio-me uma lagrimazinha aos olhos.
Katzenmama
Membro Júnior

segunda dez 06, 2010 1:04 am

tiabela Escreveu:Olá Boa noite.

Eu não sei como é com os gatos, mas tive esse problema com as minhas cadelas. O que a Vet me disse é que ao 4º dia eles pegam na ração de certeza. Comigo deu resultado.
Então não sou só eu, Tiabela! Também não tenho cães, mas às vezes dou uma espiadela no subfórum canino... :lol: :lol: :lol:
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda dez 06, 2010 1:18 am

Katzenmama Escreveu:
Tassebem Escreveu:Katzenmama, felizmente nunca tive gatos «esquisitos» cá em casa, caso contrário estava bem arranjada... :lol:

Muito obrigada, Tassebem. Há aqui na Arca uma secção de classificados, não é?

Acredite, ao ler o seu post, veio-me uma lagrimazinha aos olhos.
Há sim, Katzenmama.

Quanto à emoção, eu também escrevi o meu post com alguma. Tudo de bom. :)
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
June76
Membro Veterano
Registado: quinta jul 02, 2009 2:22 am

segunda dez 06, 2010 2:56 am

Katzenmama Escreveu:Mas ainda tenho um saco aberto de Arden Grange e um saco de 7,5 kg fechado.
Katzenmana,

O problema foi eles terem provado uma ração mais apetitosa. Habituaram-se mal num instante os maladrecos :) .

O saco de 7,5 kg que tem fechado também é de AG Kitten, ou é de AG Adulto Chicken?
<p>"Os gatos amam mais as pessoas do que elas permitiriam. Mas t&ecirc;m sabedoria suficiente para manter isso em segredo." Mary Wilkins</p>
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

segunda dez 06, 2010 12:53 pm

eu não lhe compro o saco da a.g. porque a vet disse para os gatuchos comerem senior. para o chiquinho, 7.5 kgs dava para 1 ano. mas há aqui foristas que usam essa marca
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

segunda dez 06, 2010 9:12 pm

O saco de 7.5 kg que tem fechado é adulto ou bebé?
Katzenmama
Membro Júnior

segunda dez 06, 2010 10:02 pm

June76 e Amus,

O saco fechado é de ração de adulto, chicken.
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

terça dez 07, 2010 1:21 am

com cães não há grande problema, mas gatos não podem ficar mais de 48 horas sem comer. Havendo rações específicas e caras, uma pessoa tá bem tramada... gato que se preze adora comer a ração que não lhe pertence! :P Um gato com problemas renais é bem capaz de desdenhar a ração que tem de comer, mas os outros pelam-se por ela... deve ser por lhes estar vedada! Eu aqui tenho um gato com alergias alimentares, que DEVIA comer apenas rações hipoalergénicas. São caras como tudo... claro que ele é um lambão e acaba sempre por ir comer ração dos outros, apesar de gostar da sua... o problema é que, além de alérgico e guloso, é totó, e, mesmo dando primeiro a comida aos outros, quando ele se decide a ir comer ("será que posso? é mesmo para mim? e será que gosto? é mesmo meu? eu quero da outra, eu não sei se gosto disto..." - deve ser o pensamento dele), já os outros terminaram e correm para a tacinha do Gabriel, que fica a ver navios... Muitas vezes isolo-o, claro, mas nem sempre é possível. Desde que descobri uma das gatas a encher o bandulho DENTRO do saco da d/d do Gabriel (2 quilos, supostamente para apenas um gato, que duraram menos de 1 semana... :evil: ), passei a misturar as rações e pronto... ao fim de semana separo, mas durante a semana não me é possível controlar todas as refeições de todos os gatos, e assim os riscos de algum adoecer por comer o que não deve também são minimizados.

Por acaso, os meus também se pelam pela C/D da Hills, embora haja apenas 2 a ter de comer dessa... por isso lá vão dois ou 3 punhados para o balde da "ração comunitária". Só não pode haver nenhuma de peixe, por causa do esquisitinho das alergias...

E é isso que sugiro que faça. Lentamente, vá reintroduzindo a AG, acrescentando um pouco mais nas taças dos gatitos, e dê-lhes de comer antes de dar ao residente mais antigo, sempre lhes diminui as "ganas".... boa sorte! :)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Responder

Voltar para “Gatos”