São cerâmicas para fixação das bactérias "boas", indispensáveis em caixas de decantação e filtros externos dos aquários. São estas colónias de bactérias nitrificantes que ciclam os desperdícios e substâncias nocivas da água.
Para saber mais:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=52151
quando trocar carvao?
Moderador: mcerqueira
Como o Element disse mais atrás, o carvão serve principalmente para depurar a água depois de tratamentos. As cerâmicas e outras matérias fixadoras das bactérias nitrificantes é que são essenciais para o ciclo da água, há que ter o cuidado de se lavar o filtro sempre com a água que se retira do aquário ou aquaterrário para não matar essas colónias.
Claro que a maioria dos filtros pequenos só tem a esponja e um pequeno compartimento para massas filtrantes sejam carvão, sejam cerâmicas, num aqua de tartas onde se faz mudança total de água cada limpeza as coisas não funcionam como num aquário e talvez dê melhor resultado uma bolsa com carvão que deve ser mudada no máximo de mês a mês.
Num aqua de tritões teria cerâmicas, sim e faria a mesma manutenção que a um aqua normal, ou seja, trocas parciais de água. Não tendo estes animais, penso que exigirão água de qualidade livre de amónia tal como os peixes e mais ainda por produzirem mais resíduos orgânicos que estes.
Claro que a maioria dos filtros pequenos só tem a esponja e um pequeno compartimento para massas filtrantes sejam carvão, sejam cerâmicas, num aqua de tartas onde se faz mudança total de água cada limpeza as coisas não funcionam como num aquário e talvez dê melhor resultado uma bolsa com carvão que deve ser mudada no máximo de mês a mês.
Num aqua de tritões teria cerâmicas, sim e faria a mesma manutenção que a um aqua normal, ou seja, trocas parciais de água. Não tendo estes animais, penso que exigirão água de qualidade livre de amónia tal como os peixes e mais ainda por produzirem mais resíduos orgânicos que estes.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
- Membro
- Registado: sábado nov 06, 2010 5:16 pm
eu tb usava dessas bolinhas brancas mas depois vi ke o carvao funcionava melhor e deixar de as usar....
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
uma coisa nao tem nada a ver com a outra, O carvao activo é para ser usado depois de tratamentos e como depurador, aquelas bolinhas servem para as colonias de bacterias se fixarem.
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
- Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI
Já agora umas questões: 
- Podem ser usados em conjunto, o carvão e as "bolinhas"?
- Como é que posso adaptar essas tais "bolinhas" a um filtro interno?
- Precisam de um recipiente próprio? Podem estar juntas à esponja? Podem ser colocadas dentro de uma meia, por exemplo?

- Precisam de um recipiente próprio? Podem estar juntas à esponja? Podem ser colocadas dentro de uma meia, por exemplo?
Funcionava melhor como?turtleboy4 Escreveu:eu tb usava dessas bolinhas brancas mas depois vi ke o carvao funcionava melhor e deixar de as usar....
Pelo que explicaram, as funções saõ diferentes: o carvão depura a água de materiais pesados ou químicos:; as "bolinhas" têm como função manter uma colónia de bactérias... coisas completamente diferentes.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm
nem maisabrenozes Escreveu:Funcionava melhor como?turtleboy4 Escreveu:eu tb usava dessas bolinhas brancas mas depois vi ke o carvao funcionava melhor e deixar de as usar....
Pelo que explicaram, as funções saõ diferentes: o carvão depura a água de materiais pesados ou químicos:; as "bolinhas" têm como função manter uma colónia de bactérias... coisas completamente diferentes.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm
uma rede, uma meia..qualquer coisa serve para o efeitoVanesIsa Escreveu:Já agora umas questões: