Ratazanas Hairless
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am
Cuidados a ter com a alimentação por causa de qualquer coisa no fígado... e o Bondage falou na parte da criação, que não se deve criar com uma fêmea hairless porque pode não resistir ao parto ou não ter leite em quantidade/qualidade suficiente. Certo?
Fiz uma busca nessa página e vou começar a ler os resultados da pesquisa:
http://ratguide.com/mt/mt-search.cgi?se ... rless+rats
http://ratguide.com/mt/mt-search.cgi?se ... rless+rats
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
- Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....
das fêmeas paridas não falei de certeza, que as fêmeas hairless devem ser afastadas de criação.
A existência e reprodução de ratas hairless é controversa e na maioria dos países já não se cria para hairless e recrimina-se quem o faz devido aos problemas de saúde a que o gene está ligado (dado que não conseguiram fazer breed off dos problemas). As ratas hairless têm frequentemente problemas de rins associados, maloclusão, defeitos de várias ordens. É um risco usar uma fêmea hairless em criação porque frequentemente têm falta de cadeias mamárias, incapacidade de produção de leite e uma saúde frágil. Há também e ninguém sabe bem porquê, têm uma incidência de canibalismo muito maior que as ratazanas com pelos standard. A duração de vida de um hairless é muito inferior à de uma ratazana normal, devido especialmente aos defeitos nos seus órgãos internos e por serem mais sensíveis ao ambiente (mas isso acontece na maioria dos animais hairless). A pele das hairless dissipam muito mais calor, por isso têm muito mais frio que as outras, muito mais calor que as outras, logo, os cuidados nesse aspecto têm de ser redobrados. (adoram pescoços para ficarem quentinhas, se forem de boas familias. As ratas mais meigas que conheci foram hairless, mas em determinadas linhagens tb encontrei muito agressivas e medrosas).
Precisam de uma quantidade de comida bem superior às suas congéneres, porque gastam muito mais para se aquecerem. A quantidade de proteína (principalmente vegetal) também deve ser muito superior . eu prefiro o cânhamo e a linhaça para compensar a proteína. No caso do cânhamo, deve ser esmagado para ver se está utilizável (cheiro a noz/cheiro a ranço).
Nunca escolher uma hairless filha de animais com problemas de saúde.
Preferir linhagens que tenham progenitores e pedigree com uma boa média de idades e com menos problemas.
Não apanhar sustos com o excesso de porfirina produzida, mas em caso de produção constante de porfirina, levar ao vet, já que a a produção excessiva pode indicar doença, e como já disse, as hairless são muito mais atreitas a doenças.
mas desenganem-se que as hairless são as únicas a ter problemas. Temos as hemorragias das azuis, os problemas das hairless, os problemas das rex, o hi white das roan (husky)....
A existência e reprodução de ratas hairless é controversa e na maioria dos países já não se cria para hairless e recrimina-se quem o faz devido aos problemas de saúde a que o gene está ligado (dado que não conseguiram fazer breed off dos problemas). As ratas hairless têm frequentemente problemas de rins associados, maloclusão, defeitos de várias ordens. É um risco usar uma fêmea hairless em criação porque frequentemente têm falta de cadeias mamárias, incapacidade de produção de leite e uma saúde frágil. Há também e ninguém sabe bem porquê, têm uma incidência de canibalismo muito maior que as ratazanas com pelos standard. A duração de vida de um hairless é muito inferior à de uma ratazana normal, devido especialmente aos defeitos nos seus órgãos internos e por serem mais sensíveis ao ambiente (mas isso acontece na maioria dos animais hairless). A pele das hairless dissipam muito mais calor, por isso têm muito mais frio que as outras, muito mais calor que as outras, logo, os cuidados nesse aspecto têm de ser redobrados. (adoram pescoços para ficarem quentinhas, se forem de boas familias. As ratas mais meigas que conheci foram hairless, mas em determinadas linhagens tb encontrei muito agressivas e medrosas).
Precisam de uma quantidade de comida bem superior às suas congéneres, porque gastam muito mais para se aquecerem. A quantidade de proteína (principalmente vegetal) também deve ser muito superior . eu prefiro o cânhamo e a linhaça para compensar a proteína. No caso do cânhamo, deve ser esmagado para ver se está utilizável (cheiro a noz/cheiro a ranço).
Nunca escolher uma hairless filha de animais com problemas de saúde.
Preferir linhagens que tenham progenitores e pedigree com uma boa média de idades e com menos problemas.
Não apanhar sustos com o excesso de porfirina produzida, mas em caso de produção constante de porfirina, levar ao vet, já que a a produção excessiva pode indicar doença, e como já disse, as hairless são muito mais atreitas a doenças.
mas desenganem-se que as hairless são as únicas a ter problemas. Temos as hemorragias das azuis, os problemas das hairless, os problemas das rex, o hi white das roan (husky)....
Última edição por buzio em quarta set 15, 2010 9:14 pm, editado 1 vez no total.
Obrigada Búzio 
Deixo aqui um link também, mas não acrescenta muito ao que já disse a Bu:
http://ratguide.com/health/figures/cong ... gure_3.php

Deixo aqui um link também, mas não acrescenta muito ao que já disse a Bu:
http://ratguide.com/health/figures/cong ... gure_3.php
-
- Membro Veterano
Búzio <3
Hmm... com essa das rex e blue e etc apanhaste-me mesmo desprevenida o.O
*fui pesquisar*
Hmm... com essa das rex e blue e etc apanhaste-me mesmo desprevenida o.O
*fui pesquisar*
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
- Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....
então pronto. Se esse não acrescenta, tenho um que acrescenta e bem. A genética dos hairless é muito mais complexa do que se possa pensar, até porque existem vários tipos de hairless e nem sempre se conseguem distinguir a olho nú.
http://www.ratbehavior.org/CoatTypes.htm pronto, aqui está leitura de fim-de-semana.
http://www.ratbehavior.org/CoatTypes.htm pronto, aqui está leitura de fim-de-semana.
Obrigadabuzio Escreveu:então pronto. Se esse não acrescenta, tenho um que acrescenta e bem. A genética dos hairless é muito mais complexa do que se possa pensar, até porque existem vários tipos de hairless e nem sempre se conseguem distinguir a olho nú.

-
- Membro Veterano
Kath, bora mudarmo-nos pro sótão do puto da História Interminável com os ratos e colar às "páginas"? xD
http://www.youtube.com/watch?v=B3DcWtkKeIY
http://www.youtube.com/watch?v=B3DcWtkKeIY
Ehehe, bora :XD
Vou voltar aos estudos...os ensinamentos da Bu, são preciosos.
Mariana, como está a ser a experiência com o menino? **
Mariana, como está a ser a experiência com o menino? **
-
- Membro Veterano
Olha Kath, há uma coisa para a qual não estava mesmo preparada e que percebi mal lhe toquei pela primeira vez... é que tenho sempre as mãos geladas!... xD
Tenho má circulação e assim as minhas mãos estão sempre muito frias... o que acredito, não será muito agradável para um hairless como o Zeppelin sempre que lhe pego. Então agora o que faço é tentar aquecer as mãos ou se não conseguir, pegar-lhe com luvas
Tenho má circulação e assim as minhas mãos estão sempre muito frias... o que acredito, não será muito agradável para um hairless como o Zeppelin sempre que lhe pego. Então agora o que faço é tentar aquecer as mãos ou se não conseguir, pegar-lhe com luvas

-
- Membro Veterano
Uma questão, alguém sabe se a soja será uma boa fonte de proteína (e hidratos de carbono) pros hairless? Ou pros ratz em geral? Dei alguma soja grossa aos meus ratz e gostaram, será bom para eles?
-
- Membro Veterano
As pesquisas sobre a soja revelaram benefícios e malefícios... agora tenho de as aprofundar e ver para onde pende a balança xD
Mas surgiu outra questão:
A pele do meu pequenito parece um pouco seca... há algo que possa fazer para a hidratar?
Mas surgiu outra questão:
A pele do meu pequenito parece um pouco seca... há algo que possa fazer para a hidratar?
ola, tenho uma pequena duvida,visto sendo tão pequena que não achei bem criar um novo tópico ,já que aqui temos um sobre hairless.
então e o seguinte, eu tenho um ratz hairless macho (zhorbba) que e filho de um casal de hairless e tenho 2 fêmeas portadoras,este macho parece me inteiramente saudável, haverá algum inconveniente em cruza-lo com as fêmeas???
ou os bebes poderão sair mais frágeis (defeituosos) ou algo do género?
e que quero ter a certeza que não vou meter agua em cruza-los.
caso haja algum problema tenho também um macho fuzz que veio de Espanha, poderei juntar as fêmeas com ele, mas eu gostava de meter uma a cada um;) mas visto que poderei cometer algum erro venho aqui perguntar antes de o fazer.
obrigado.
então e o seguinte, eu tenho um ratz hairless macho (zhorbba) que e filho de um casal de hairless e tenho 2 fêmeas portadoras,este macho parece me inteiramente saudável, haverá algum inconveniente em cruza-lo com as fêmeas???
ou os bebes poderão sair mais frágeis (defeituosos) ou algo do género?
e que quero ter a certeza que não vou meter agua em cruza-los.
caso haja algum problema tenho também um macho fuzz que veio de Espanha, poderei juntar as fêmeas com ele, mas eu gostava de meter uma a cada um;) mas visto que poderei cometer algum erro venho aqui perguntar antes de o fazer.
obrigado.