Ração, Petiscos(Snacks), Latas, Raw, Barf, e Kongs.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CarlotaM
Membro
Registado: segunda nov 15, 2010 1:03 pm

terça dez 07, 2010 3:43 pm

Olá todos,

O que aprendi até hoje aqui no fórum e com o lab lá em casa há pouco mais de uma semana, em termos de alimentação, éi que preferencialmente, em termos práticos e nutritivos, daremos ração de boa qualidade ao cão.
De vez em quando podemos dar um miminho, comida de lata, por exemplo. Caso prático: De cada vez que dei comida de lata (de óptima qualidade recomendadíssima por vets e lojas igual) ao lab (duas vezes até à data), ficou com cocó líquido.
O lab tem um Kong onde coloco snacks da Proplan. Isto é boa ideia visto a Proplan não ser da marca da ração que é RC Júnior?
Se sim, porque não se coloca a questão da transição da ração para os snacks do Kong e vice-versa?

E apetece-me de vez em quando cozinhar-lhe uma refeição, uma carne com arroz cozidos, por exemplo. Se mais alguém se lembrar de alguma receita saudável para dar ao cão, desde já, agradeço.

A questão é concretamente esta: Posso fazer estas “misturadas” sem pensar que lá vou eu causar mais uma diarreia ao animal ou mantenho a ração desde o nascimento até à morte para que ele tenha uma longa vida de "palato" insípido mas de cocós consistentes ?

Obrigada!
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça dez 07, 2010 3:56 pm

Eu sempre dei ração a par de latas e de snacks e contam-se pelos dedos de uma só mão as vezes em que eles tiveram diarreias por causa disso. Desmamo os cachorros a comida cozinhada por mim e só mais tarde, por volta dos três meses, os passo para a ração.

De resto, CarlotaM, já deu a resposta a si mesma:
CarlotaM Escreveu:...A questão é concretamente esta: Posso fazer estas “misturadas” sem pensar que lá vou eu causar mais uma diarreia ao animal ou mantenho a ração desde o nascimento até à morte para que ele tenha uma longa vida de "palato" insípido mas de cocós consistentes ?

Obrigada!
Por enquanto ainda é muito pequeno e não tem o sistema digestivo completamente formado, portanto, está mais atreito a fazer diarreias. Depois é só uma questão de boa comida e ele agradece que lhe corte a monotonia no palato.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
CarlotaM
Membro

terça dez 07, 2010 4:24 pm

Obrigada LuluB.

Assim, considerando que ele é ainda bebé, será mais sensato dar só ração e aguardar para lhe dar os snacks, em Kongs ou sem Kongs e as latas, pelo menos?
E aguardar até que idade?

Ou, nem sequer se coloca a questão, dou esporadicamente, quando o rei faz anos, a latinha e o snack e limpo os cocós líquidos sem pensar muito nisso que não lhe estou a prejudicar a saúde?

Obrigada.
LuluB
Membro Veterano

terça dez 07, 2010 4:35 pm

Faz muito bem. :D

Um cocó líquido só poderá alarmar se se reproduzir mais do que deve, pode ser uma doença viral. Se for evidentemente alimentar, fique alerta para o caso de se tornar algo de mais grave, mas não se preocupe demasiado, não vale a pena.

Evite as latinhas por agora, o resto acho que não lhe fará mal. Em troca de latinhas, experimente umas febras de frago cozido ou uma almôndega de carne de vaca picada, também cozida.

Mas tenha cuidado com os mimos: os labradores têm muita tendência para engordar demais.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
CarlotaM
Membro

terça dez 07, 2010 4:41 pm

óptimo, Lulu.
Quer dizer então que lhe posso dar ração e comida: arroz, carne e mais o quê, por exemplo, frutas, ovos,..?
Quer partilhar umas "receitinhas"?
chino
Membro
Registado: quinta set 02, 2010 1:17 pm

terça dez 07, 2010 4:49 pm

Já agora, por curiosidade também, as tostas fazem-lhes mal!?!? Há dias deixei cair uma (sem nada) sem querer e a Bianca foi mais rápida que eu...mas pelo ar dela, adorou....
CarlotaM
Membro

terça dez 07, 2010 4:53 pm

E se fizéssemos uma lista de comidas que seguramente podemos dar ao cão, para intercalar com a ração como alimentação principal?

(carne de porco faz mal?)
LuluB
Membro Veterano

terça dez 07, 2010 4:57 pm

Fruta: umas tiras de maçã, ou de pêra, com casca, que é onde está a maior parte das vitaminas. A que ele comer com agrado. Há quem diga que não se deve dar uvas, mas os meus sempre as comeram e nunca lhes aconteceu nada.

Ovos: gema cozida e muito de longe em longe um ovo inteiro cru (esta aprendi aqui na Arca :D ).

Pode dar-lhe também iogurtes naturais sem açúcar e queijo fresco, de preferência sem sal. Leite, não convém, é um dos tais alimentos que fazem diarreia porque eles cedo deixam de sintetizar a lactase, que é a enzima que digere a lactose do leite. Portanto, são intolerantes à lactose. No caso dos iogurtes e do queijo, a lactose foi transformada pelos fermentos e desapareceu, por isso não lhes fazem mal.

Também lhe pode dar de vez em quando uns miúdos de galinha cozidos ou uma tirinha de fígado de vitela. Mas cuidado com as quantidades, os fígados podem soltar-lhe os intestinos.

Arroz cozido sempre, menos vezes massa cozida. Eu costumo dar-lhos cozidos no caldo da carne.

E se tem tempo e disposição para isso, pode fazer os snacks em casa, há sites com receitas. :wink:
<p>&nbsp;</p>
LuluB
Membro Veterano

terça dez 07, 2010 4:58 pm

CarlotaM Escreveu:E se fizéssemos uma lista de comidas que seguramente podemos dar ao cão, para intercalar com a ração como alimentação principal?

(carne de porco faz mal?)
Há aqui um tópico sobre a carne de porco, parece que não é recomendável.
<p>&nbsp;</p>
LuluB
Membro Veterano

terça dez 07, 2010 5:01 pm

chino Escreveu:Já agora, por curiosidade também, as tostas fazem-lhes mal!?!? Há dias deixei cair uma (sem nada) sem querer e a Bianca foi mais rápida que eu...mas pelo ar dela, adorou....
Eles gostam de pão, e em princípio o pão não lhes faz mal. Quanto muito, uns gases que nos intoxicam a nós! :lol:
<p>&nbsp;</p>
CarlotaM
Membro

terça dez 07, 2010 5:21 pm

LuluB, e todos,

Então se eu fizer uma listinha de "compras", seria assim:

- Ração
- Snackzinhos (bolachinhas Proplan, por ex.)
- Arroz (para cozer)
- Carne: Galinha e vitela e vaca. Miúdos (pouquinha quantidade). Sempre para cozer
- Frutas: Maçãs, Peras
- Vegetais: Cenoura crua (?)
- Pão para torrar ou sem ser torrado, simples.
-Lacticínios: Iogurte, queijo.
- Ovos: só gema. Ovo inteiro (só quando o rei faz anos). Para cozer.

E ossos?
choque
Membro
Registado: quinta ago 05, 2010 1:19 pm

terça dez 07, 2010 5:36 pm

não acham que deviam procurar receitas em locais apropriados, aconselhados por profissionais, pessoas que experimentam receitas em varios cães, de várias raças, idades, etc... pessoas que percebam de nutrição canina, ao invés de perguntarem aqui. Troca de ideias é optima, mas como sabe você que o que a LuluB dá aos cães dela vai ser o melhor para o seu e vice-versa?
CarlotaM
Membro

terça dez 07, 2010 5:38 pm

E os cozinhados (carne, arroz, etc) cozidos podemos temperar apenas com sal enquanto a cozedura?
CarlotaM
Membro

terça dez 07, 2010 5:50 pm

Olá choque,

Poderia ser uma hipótese, aconselhar-me com um nutricionista canino.

Repare por outro lado que eu não quero algo de “génio”: dez ervilhas (x nutrientes) com 5gr carninha (y nutrientes), e cenoura = aumento massa muscular”x2.

Quero saber o que o cão pode comer, normalmente, que não lhe faça mal, e o que não pode comer, porque lhe faz mal. Quero cozinhar, como uma básica dona de casa, casa com animais, de vez em quando, também para o cão.
Eu cozinho em casa e também não pergunto ao meu médico para me dar as receitas, mas partilho receitas com as minhas amigas. É este o espírito da “coisa”! Choque.

Se faz bem ao meu marido e aos meus filhos as receitas que as amigas me dão..
Se as receitas da Lulu fazem bem ao meu cão...

Não sei o que lhe diga como resposta Choque, porque a pergunta não é lógica para mim.
Sei lá, vou experimentar dizer isto: Há receitas universalmente boas e saudáveis, e a Lulu conhece-as na versão canina e as minhas amigas também conhecem algumas para humanos, e partilhamos.
É coisa de mulheres.

Serve-lhe?
LuluB
Membro Veterano

terça dez 07, 2010 5:53 pm

choque Escreveu:não acham que deviam procurar receitas em locais apropriados, aconselhados por profissionais, pessoas que experimentam receitas em varios cães, de várias raças, idades, etc... pessoas que percebam de nutrição canina, ao invés de perguntarem aqui. Troca de ideias é optima, mas como sabe você que o que a LuluB dá aos cães dela vai ser o melhor para o seu e vice-versa?
Cláudia, o que a LuluB dá aos cães dela não é de agora, já há mais de trinta anos que dá estas e outras coisas, com grande agrado e maior proveito do cães que ao longo da vida a têm acompanhado e morrido de velhos ou de doenças que nada têm a ver com a alimentação. E se analisar bem e com espírito de justiça o que indiquei, verificará que não é nada do outro mundo. Para alimentarmos os nossos cães não precisamos de tirar nenhum curso de dietista canina.

A dica dos ovos crus, por exemplo, aprendi-a com a Sealords, que não é nenhuma ignorante, precisamente num tópico daqui. O resto foi perguntando a veterinários não enfeudados a marcas de ração. Tudo o que sempre me disseram foi "Tudo o que é natural e nós comemos os cães também podem comer." Descontando, está claro, as cargas de sal e os condimentos que pomos na nossa comida.

Mas se a Cláudia vir algum erro em tudo o que eu disse, faça o favor de emendar, que para isso cá estamos: ensinar o que sabemos e aprender com quem sabe mais do que nós.
Última edição por LuluB em terça dez 07, 2010 5:57 pm, editado 1 vez no total.
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”