Receitas de NATAL!!
Começo então:
Pudim de caramelo e pinhões
Distribuir o caramelo na forma e colocar no fundo uma camada mais ou menos generosa de pinhões.
O pudim faz-se com 8 ovos, uma lata de leite condensado, raspa de laranja e meio copo de leite fervido. Junta-se ao leite fervido o leite condensado, junta-se os ovos batidos e a raspa de laranja.
Vai ao forno em banho maria durante hora e meia. Faço de véspera e deixo-o de um dia para o outro no frio antes de desenformar.
Pudim de caramelo e pinhões
Distribuir o caramelo na forma e colocar no fundo uma camada mais ou menos generosa de pinhões.
O pudim faz-se com 8 ovos, uma lata de leite condensado, raspa de laranja e meio copo de leite fervido. Junta-se ao leite fervido o leite condensado, junta-se os ovos batidos e a raspa de laranja.
Vai ao forno em banho maria durante hora e meia. Faço de véspera e deixo-o de um dia para o outro no frio antes de desenformar.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
Arroz doce
Começo por ferver um litro de leite.
Entretanto já está a cozer uma chávena de arroz com uma casca de limão, uma pitada de sal e um pau de canela em cerca de duas chávenas de água, em lume brando.
Quando o arroz está cozido começo a adicionar leite quente em pequenas quantidades. Isto significa uma meia hora ao fogão a adicionar leite e a mexer para não pegar ao fundo. Quando o arroz estiver cremoso adiciono uma chávena de açúcar, sempre a mexer e o resto do leite. Quando tiver a consistência adequada junto 4 gemas de ovos, dou mais uma mexidela ao lume e despejo na travessa, entretendo-me depois a fazer berloques com canela em pó.
Começo por ferver um litro de leite.
Entretanto já está a cozer uma chávena de arroz com uma casca de limão, uma pitada de sal e um pau de canela em cerca de duas chávenas de água, em lume brando.
Quando o arroz está cozido começo a adicionar leite quente em pequenas quantidades. Isto significa uma meia hora ao fogão a adicionar leite e a mexer para não pegar ao fundo. Quando o arroz estiver cremoso adiciono uma chávena de açúcar, sempre a mexer e o resto do leite. Quando tiver a consistência adequada junto 4 gemas de ovos, dou mais uma mexidela ao lume e despejo na travessa, entretendo-me depois a fazer berloques com canela em pó.
prometo postar a verdade e somente a verdade e nada mais do que a verdade!dinodane Escreveu:Vamos lá então colocar aqui as receitas de doçaria, filhoses e pratos especiais que fazemos pelo Natal. Não vale copiar receitas de sites!!
Só receitas herdadas e nada mais

<p><strong>Remember this - very little is needed to make a happy life...</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
<p><strong>Marcus Aurelius</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
<p><strong>Marcus Aurelius</strong></p>
Sonhos, leite-creme, farófias: nada de mais tradicional dos nossos Natais. 

<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
</p>

<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.

Há tanto tempo que não faço nada disso que agora terei de ir à procura da receita, se é que ainda a tenho.dinodane Escreveu:Ponha lá uma receitinha de sonhos de abóbora...
Mas os sonhos que habitualmente fazia eram dos outros, sem abóbora.
Portanto, vou ver nos meus canhenhos e se encontrar a receita ponho-a aqui, valeu?
</p>
<p> </p>
</p>

<p> </p>

Valeu.
Vou por a minha, se bem que a quantidade de farinha seja a olhómetro e que, por isso, possa não ser muito útil. Também não sei se podem ser chamados sonhos porque a massa não vai ao lume, são fritos de abóbora, pronto.
Então cozo 1,5 kg de abóbora em água e sal e escorro muito bem.
Ponho esse polme dentro de um alguidar e junto ovos inteiros, uns 5, o sumo e a raspa de uma laranja, uma colher de fermento e um cadinho de aguardente. Bato tudo muito bem e vou juntando farinha até o polme ter a consistência própria para fritar às colheradas. Passam-se por açúcar e canela.
Vou por a minha, se bem que a quantidade de farinha seja a olhómetro e que, por isso, possa não ser muito útil. Também não sei se podem ser chamados sonhos porque a massa não vai ao lume, são fritos de abóbora, pronto.

Ponho esse polme dentro de um alguidar e junto ovos inteiros, uns 5, o sumo e a raspa de uma laranja, uma colher de fermento e um cadinho de aguardente. Bato tudo muito bem e vou juntando farinha até o polme ter a consistência própria para fritar às colheradas. Passam-se por açúcar e canela.
Tirou-me o trabalho de cima: é essa a receita que tenho (mais coisa, menos coisa) e era mais ou menos assim que eu as fazia, também.dinodane Escreveu:Valeu.
Vou por a minha, se bem que a quantidade de farinha seja a olhómetro e que, por isso, possa não ser muito útil. Também não sei se podem ser chamados sonhos porque a massa não vai ao lume, são fritos de abóbora, pronto.![]()
Espero que o alguidar seja de barro, que dá um sabor especial às coisas!
</p>
<p> </p>
</p>

<p> </p>

Tu és uma croma, lança os desafios e postar receitas, tá quieto.Gallaecia Escreveu:prometo postar a verdade e somente a verdade e nada mais do que a verdade!dinodane Escreveu:Vamos lá então colocar aqui as receitas de doçaria, filhoses e pratos especiais que fazemos pelo Natal. Não vale copiar receitas de sites!!

Torta de chocolate, com gosto podem fazer um tronco de Natal, é uma questão de preparar outro creme de chocolate para a cobertura e fazerem duas tortas.
400 gr açúcar
200 gr farinha
8 ovos
1 colher fermento em pó
Bate-se o açúcar com as gemas. Bate-se as claras em castelo. Junta-se a farinha e o fermento e depois envolvem-se as claras, a massa fica muito fofa.
Vai ao forno em lume brando num tabuleiro untado. Cuidado, não deixar cozer demais, deve ficar clarinha e pouco seca.
Desenforma-se em cima de um pano polvilhado de açúcar.
Entretanto já se preparou o creme de chocolate, 150 gr chocolate em tablete, uma colher de manteiga e um pouco de leite, derretido em lume brando, no fim pode adicionar raspa de laranla para perfumar o chocolate.
Barra-se o recheio na torta e enrola-se com cuidado usando o pano.
Basicamente esta torta dá para qualquer recheio que se goste.
400 gr açúcar
200 gr farinha
8 ovos
1 colher fermento em pó
Bate-se o açúcar com as gemas. Bate-se as claras em castelo. Junta-se a farinha e o fermento e depois envolvem-se as claras, a massa fica muito fofa.
Vai ao forno em lume brando num tabuleiro untado. Cuidado, não deixar cozer demais, deve ficar clarinha e pouco seca.
Desenforma-se em cima de um pano polvilhado de açúcar.
Entretanto já se preparou o creme de chocolate, 150 gr chocolate em tablete, uma colher de manteiga e um pouco de leite, derretido em lume brando, no fim pode adicionar raspa de laranla para perfumar o chocolate.
Barra-se o recheio na torta e enrola-se com cuidado usando o pano.
Basicamente esta torta dá para qualquer recheio que se goste.
Eu prefiro os troncos de Natal feitos com castanhas, à francesa:
BÛCHE DE NOËL AUX MARRONS
250 g de puré de castanhas
50 g de manteiga
62 g de chocolate
Meia colher de sopa de água
Mistura-se a manteiga com o puré de castanhas e trabalha-se até a mistura secar. Passa-se a massa para o prato em que se vai servir, dá-se-lhe a forma de tronco e guarda-se no frio até ao dia seguinte.
Para a cobertura, derrete-se 200 g de chocolate com 50 g de manteiga e a água. Pode-se juntar-lhe também um pouco de café, para tornar a cobertura mais maleável.
Cobrir o tronco com o chocolate, espalhando-o com uma espátula.
Servir fresco.
Ainda tem a vantagem de se poder fazer com as castanhas congeladas, que já vêm descascadas.
BÛCHE DE NOËL AUX MARRONS
250 g de puré de castanhas
50 g de manteiga
62 g de chocolate
Meia colher de sopa de água
Mistura-se a manteiga com o puré de castanhas e trabalha-se até a mistura secar. Passa-se a massa para o prato em que se vai servir, dá-se-lhe a forma de tronco e guarda-se no frio até ao dia seguinte.
Para a cobertura, derrete-se 200 g de chocolate com 50 g de manteiga e a água. Pode-se juntar-lhe também um pouco de café, para tornar a cobertura mais maleável.
Cobrir o tronco com o chocolate, espalhando-o com uma espátula.
Servir fresco.
Ainda tem a vantagem de se poder fazer com as castanhas congeladas, que já vêm descascadas.

</p>
<p> </p>
</p>

<p> </p>

mas eu falto à palavra? algum dia???? hã hã?????dinodane Escreveu:Tu és uma croma, lança os desafios e postar receitas, tá quieto.Gallaecia Escreveu:prometo postar a verdade e somente a verdade e nada mais do que a verdade!dinodane Escreveu:Vamos lá então colocar aqui as receitas de doçaria, filhoses e pratos especiais que fazemos pelo Natal. Não vale copiar receitas de sites!!

logo quando tiver tudo sossegado...

ollha a minha avó juntava frutos secos partidos aos bocadinhos à massa dos fritos de abobora. e levava um calice de vinho do Porto ( claro está!!)

E o pudim que faço é muito mais simples e menos doce que o seu. Dinodane:
1 chávena de ovos
1 chávena de leite
meia chávena de açúcar
raspa de limão ou
1 pitada de erva doce moída (opcional)
Bate-se tudo junto até se mostrar bem misturado, verte-se para uma forma previamente caramelizada e vai ao forno em banho-maria.
Não sei o tempo que leva a cozer, quando me parece qiue já está, espeto-lhe o palito da praxe e pronto: se vier limpo, está o pudim cozido.
1 chávena de ovos
1 chávena de leite
meia chávena de açúcar
raspa de limão ou
1 pitada de erva doce moída (opcional)
Bate-se tudo junto até se mostrar bem misturado, verte-se para uma forma previamente caramelizada e vai ao forno em banho-maria.
Não sei o tempo que leva a cozer, quando me parece qiue já está, espeto-lhe o palito da praxe e pronto: se vier limpo, está o pudim cozido.
</p>
<p> </p>
</p>

<p> </p>

Muito bom.
Por falar em castanhas, uma receita BRUTAL para o recheio de qualquer ave assada no forno, perú, capão ou frango do campo:
Põem-se de molho em conhaque uma mão cheia de passas brancas ou corintos, pode ser de véspera.
Alourar uma cebola em margarina, juntar os miúdos da ave picadinhos (fígados e moela). Juntar meio kg de castanhas cozidas esmagalhadas ou em puré, pode muito bem ser das congeladas que dão um jeitão. Juntar as passas, o conhaque e 100 gramas de nozes picadas. Misturar tudo bem e temperar com sal e pimenta. Experimentem que é excelente.

Por falar em castanhas, uma receita BRUTAL para o recheio de qualquer ave assada no forno, perú, capão ou frango do campo:
Põem-se de molho em conhaque uma mão cheia de passas brancas ou corintos, pode ser de véspera.
Alourar uma cebola em margarina, juntar os miúdos da ave picadinhos (fígados e moela). Juntar meio kg de castanhas cozidas esmagalhadas ou em puré, pode muito bem ser das congeladas que dão um jeitão. Juntar as passas, o conhaque e 100 gramas de nozes picadas. Misturar tudo bem e temperar com sal e pimenta. Experimentem que é excelente.