Um bom Natal para todos
Muitos dos materiais que utilizamos para decoração e muitas das comidas que nos regalam no Natal apresentam diversos perigos para os gatos e cães.
A AZP comprova todos os anos que efectivamente estes perigos não são só teóricos, face ao número de casos de urgência que nos chegam no dia seguinte.
A nível da decoração deve haver uma especial atenção para com a árvore de Natal, considerando que a ingestão da maior parte dos objectos decorativos pode provocar problemas graves, algumas vezes fatais.
A ingestão das bolas pode provocar danos muito graves na boca e no estômago do animal, as agulhas dos pinheiros podem provocar lesões no intestino, enquanto as fitas podem torcer o intestino.
Existem perigos de envenenamento, por exemplo pela ingestão de azevinho. O azevinho é uma planta tóxica para os gatos e as árvores sintéticas também são muitas vezes tóxicas, quer para os gatos quer para os cães.
Temos também perigos de envenenamento através da alimentação, porque partilhamos com o cão o bolo de chocolate (tóxico para os cães e pode ser mortal para um cão pequeno), quer oprque não resistimos a dar-lhe aves domésticas, por exemplo o peru. Os ossos do peru podem perfurar o intestino do animal. A comida muito condimentada e com altos níveis de gordura é também um perigo, pois pode provocar sérios problemas gastrointestinais.
Para que o Natal seja em harmonia com os que quer bem e com os animais, esteja mais atento, tenha atenção aos objectos de decoração, resguarde as prendas por causa das fitas e não altere os hábitos alimentares do seu amigo.