A minha situação é típica: tenho um cão e os vizinhos de baixo que passam a vida a queixar-se dele.
Sou proprietária do apartamento, o condomínio permite ter animais de estimação, incluindo cães (só no meu piso moram mais 3 cães, bem mais barulhentos do que o meu que, alias, é um dos cães mais calados que alguma vez conheci, toda a gente admira-se). Como os vizinhos já não sabem o que inventar - o cão não ladra, é paciente com os humanos e não larga pêlo, - disseram hoje que ele "corre à noite e acorda todos" o que é absurdo. Nós passeamos tanto durante o dia (no total umas 3 horas ou mais se não chove) e o cão faz tanto exercício que em casa só come e dorme. Ainda por cima, o chão é alcatifado, nem os meus passos se ouvem quanto menos de uma criatura de 16 kg.
Já tentei falar com os próprios vizinhos. Em vão. Quando mostro-lhes (com todo o respeito e paciência) qual ridícula e sem fundamentos é a queixa deles, eles imediatamente inventam outra, mais ridícula ainda.
Também tentei falar com a administradora do condomínio, mas ela diz que mediar os conflitos não faz parte das funções dela.
As minhas perguntas são: estes vizinhos podem realmente fazer alguma coisa que me dificulte a vida? E o que eu posso fazer legalmente para que eles me deixem em paz?
Desde já agradeço todos os conselhos.