mais um tópico sobre os vizinhos. peço conselhos.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
sobaka
Membro Veterano
Mensagens: 862
Registado: quarta abr 07, 2010 7:02 pm

quarta dez 08, 2010 1:10 am

Lembro-me de ver aqui os tópicos sobre os vizinhos que refilam por tudo e por nada, mas agora, quando preciso deles (de tópicos, não dos vizinhos, estes já tenho de sobra), não os consigo encontrar :(
A minha situação é típica: tenho um cão e os vizinhos de baixo que passam a vida a queixar-se dele.
Sou proprietária do apartamento, o condomínio permite ter animais de estimação, incluindo cães (só no meu piso moram mais 3 cães, bem mais barulhentos do que o meu que, alias, é um dos cães mais calados que alguma vez conheci, toda a gente admira-se). Como os vizinhos já não sabem o que inventar - o cão não ladra, é paciente com os humanos e não larga pêlo, - disseram hoje que ele "corre à noite e acorda todos" o que é absurdo. Nós passeamos tanto durante o dia (no total umas 3 horas ou mais se não chove) e o cão faz tanto exercício que em casa só come e dorme. Ainda por cima, o chão é alcatifado, nem os meus passos se ouvem quanto menos de uma criatura de 16 kg.
Já tentei falar com os próprios vizinhos. Em vão. Quando mostro-lhes (com todo o respeito e paciência) qual ridícula e sem fundamentos é a queixa deles, eles imediatamente inventam outra, mais ridícula ainda.
Também tentei falar com a administradora do condomínio, mas ela diz que mediar os conflitos não faz parte das funções dela.
As minhas perguntas são: estes vizinhos podem realmente fazer alguma coisa que me dificulte a vida? E o que eu posso fazer legalmente para que eles me deixem em paz?

Desde já agradeço todos os conselhos.
LuluB
Membro Veterano
Mensagens: 5500
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quarta dez 08, 2010 3:13 am

Só com um cão, não creio que possam fazer alguma coisa. Poderão até queixar-se à Polícia Municial, mas quando esta vir que se trata de apenas um cão logo percebem que é pura embirração e não darão seguimento ao caso.

Quanto à sua relação com os seus vizinhos, o meu conselho é que não lhes dê muita conversa que alimente as queixas deles. Já deu as satisfações que tinha a dar e que constam do seu post. A partir de agora, é bom dia, boa tarde, e chega. Na próxima vez que venham falar consigo por causa do cão, diga-lhes que não pode fazer mais do que faz e que não abandona o cão nem por nada. Sempre com educação e boas maneiras, diga-lhes também que já chega de conversas e que não aceita mais nenhumas queixas.

E trate de verificar se quando sai e o cão fica sozinho, ele não fará realmente alguma tropelia que possa causar barulhos incómodos, sobretudo à noite.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
drilldown1
Membro Veterano
Mensagens: 1524
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm
Localização: Yuri (cão srd) e Petra (schnauzer miniatura)

quarta dez 08, 2010 6:49 am

sobaka Escreveu:Lembro-me de ver aqui os tópicos sobre os vizinhos que refilam por tudo e por nada, mas agora, quando preciso deles (de tópicos, não dos vizinhos, estes já tenho de sobra), não os consigo encontrar :(
A minha situação é típica: tenho um cão e os vizinhos de baixo que passam a vida a queixar-se dele.
Sou proprietária do apartamento, o condomínio permite ter animais de estimação, incluindo cães (só no meu piso moram mais 3 cães, bem mais barulhentos do que o meu que, alias, é um dos cães mais calados que alguma vez conheci, toda a gente admira-se). Como os vizinhos já não sabem o que inventar - o cão não ladra, é paciente com os humanos e não larga pêlo, - disseram hoje que ele "corre à noite e acorda todos" o que é absurdo. Nós passeamos tanto durante o dia (no total umas 3 horas ou mais se não chove) e o cão faz tanto exercício que em casa só come e dorme. Ainda por cima, o chão é alcatifado, nem os meus passos se ouvem quanto menos de uma criatura de 16 kg.
Já tentei falar com os próprios vizinhos. Em vão. Quando mostro-lhes (com todo o respeito e paciência) qual ridícula e sem fundamentos é a queixa deles, eles imediatamente inventam outra, mais ridícula ainda.
Também tentei falar com a administradora do condomínio, mas ela diz que mediar os conflitos não faz parte das funções dela.
As minhas perguntas são: estes vizinhos podem realmente fazer alguma coisa que me dificulte a vida? E o que eu posso fazer legalmente para que eles me deixem em paz?

Desde já agradeço todos os conselhos.
Aconteceu comigo, já há algum tempo.
Vieram morar para o andar debaixo do meu, uns indianos. Passado pouco tempo de lá estarem, vieram dizer que o meu cão a andar à noite, ps incomodava.
Falei na polícia, sobre esta situação e perguntei se perante a lei, eles (vizinhos) podiam fazer alguma coisa.
Os agentes riram-se e disseram-me: Oh minha senhora, que disparate, então vamos amarrar o cão à perna duma mesa para o cão não andar? Se eles ouvem o seu cão a andar, a srª tb ouve eles a conversar e a fazer a sua lide. Não se preocupe!
Quando me voltaram a dizer que o cão andava de um lado para o outro, à noite, respondi-lhes que não ia cortar as pernas ao cão, e se eles se sentiam muito incomodados podiam sempre chamar a polícia. Foi remédio santo. Nunca mais me disseram nada!
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
kaminaru
Membro Veterano
Mensagens: 577
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm
Localização: Pulgas, Bekas, Yu~Ki

quarta dez 08, 2010 10:04 am

drilldown1 Escreveu:...e se eles se sentiam muito incomodados podiam sempre chamar a polícia. Foi remédio santo. Nunca mais me disseram nada!
Muito boa resposta!!!
TheOne
Membro Veterano
Mensagens: 3802
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quarta dez 08, 2010 10:44 am

Aconselho vivamente a ter o cão registado na junta de freguesia e as vacinas em dia. Aconselho também a que tenha sempre tudo limpo em sua casa, sem querer entrar na sua vida privada, e muito menos ofendê-la, mas convém que assim seja, pois os vizinhos não conseguindo nada com a história do barulho, vão partir para uma queixa por "insalubridade", e aí vai ter o veterinário municipal em sua casa a verificar se está tudo em conformidade, limpo e sem cheiros.
Depois de todas essas "maçadas", e da sua casa invadida por estranhos a verificar se a Sra. é asseada e se o cão está em condições, o processo é arquivado e os seus vizinhos apenas a conseguiram incomodar, mas nada mais do que isso.

Falo por experiência na 1ª pessoa. :wink:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
sobaka
Membro Veterano
Mensagens: 862
Registado: quarta abr 07, 2010 7:02 pm

quarta dez 08, 2010 3:32 pm

LuluB Escreveu:Só com um cão, não creio que possam fazer alguma coisa. Poderão até queixar-se à Polícia Municial, mas quando esta vir que se trata de apenas um cão logo percebem que é pura embirração e não darão seguimento ao caso.

Quanto à sua relação com os seus vizinhos, o meu conselho é que não lhes dê muita conversa que alimente as queixas deles. Já deu as satisfações que tinha a dar e que constam do seu post. A partir de agora, é bom dia, boa tarde, e chega. Na próxima vez que venham falar consigo por causa do cão, diga-lhes que não pode fazer mais do que faz e que não abandona o cão nem por nada. Sempre com educação e boas maneiras, diga-lhes também que já chega de conversas e que não aceita mais nenhumas queixas.

E trate de verificar se quando sai e o cão fica sozinho, ele não fará realmente alguma tropelia que possa causar barulhos incómodos, sobretudo à noite.
Muito obrigada!
sobaka
Membro Veterano
Mensagens: 862
Registado: quarta abr 07, 2010 7:02 pm

quarta dez 08, 2010 3:35 pm

drilldown1 Escreveu: Quando me voltaram a dizer que o cão andava de um lado para o outro, à noite, respondi-lhes que não ia cortar as pernas ao cão, e se eles se sentiam muito incomodados podiam sempre chamar a polícia. Foi remédio santo. Nunca mais me disseram nada!
Acho que também vou experimentar esta :D
sobaka
Membro Veterano
Mensagens: 862
Registado: quarta abr 07, 2010 7:02 pm

quarta dez 08, 2010 3:41 pm

TheOne Escreveu:Aconselho vivamente a ter o cão registado na junta de freguesia e as vacinas em dia. Aconselho também a que tenha sempre tudo limpo em sua casa, sem querer entrar na sua vida privada, e muito menos ofendê-la, mas convém que assim seja, pois os vizinhos não conseguindo nada com a história do barulho, vão partir para uma queixa por "insalubridade", e aí vai ter o veterinário municipal em sua casa a verificar se está tudo em conformidade, limpo e sem cheiros.
Depois de todas essas "maçadas", e da sua casa invadida por estranhos a verificar se a Sra. é asseada e se o cão está em condições, o processo é arquivado e os seus vizinhos apenas a conseguiram incomodar, mas nada mais do que isso.

Falo por experiência na 1ª pessoa. :wink:
Obrigada :) O cão está registado, tem todos os documentos, vacinas e outras coisas tratadas, sou uma "dona-galinha", e em casa pode-se comer do chão se alguém o desejar :)


:)
TheOne
Membro Veterano
Mensagens: 3802
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quarta dez 08, 2010 3:42 pm

sobaka Escreveu:
TheOne Escreveu:Aconselho vivamente a ter o cão registado na junta de freguesia e as vacinas em dia. Aconselho também a que tenha sempre tudo limpo em sua casa, sem querer entrar na sua vida privada, e muito menos ofendê-la, mas convém que assim seja, pois os vizinhos não conseguindo nada com a história do barulho, vão partir para uma queixa por "insalubridade", e aí vai ter o veterinário municipal em sua casa a verificar se está tudo em conformidade, limpo e sem cheiros.
Depois de todas essas "maçadas", e da sua casa invadida por estranhos a verificar se a Sra. é asseada e se o cão está em condições, o processo é arquivado e os seus vizinhos apenas a conseguiram incomodar, mas nada mais do que isso.

Falo por experiência na 1ª pessoa. :wink:
Obrigada :) O cão está registado, tem todos os documentos, vacinas e outras coisas tratadas, sou uma "dona-galinha", e em casa pode-se comer do chão se alguém o desejar :)


:)
Então não tem nada a temer, ignore os seus vizinhos, fique-se por um "Bom dia e passe bem!" :wink:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
sobaka
Membro Veterano
Mensagens: 862
Registado: quarta abr 07, 2010 7:02 pm

quarta dez 08, 2010 3:45 pm

TheOne Escreveu:
sobaka Escreveu:
TheOne Escreveu:Aconselho vivamente a ter o cão registado na junta de freguesia e as vacinas em dia. Aconselho também a que tenha sempre tudo limpo em sua casa, sem querer entrar na sua vida privada, e muito menos ofendê-la, mas convém que assim seja, pois os vizinhos não conseguindo nada com a história do barulho, vão partir para uma queixa por "insalubridade", e aí vai ter o veterinário municipal em sua casa a verificar se está tudo em conformidade, limpo e sem cheiros.
Depois de todas essas "maçadas", e da sua casa invadida por estranhos a verificar se a Sra. é asseada e se o cão está em condições, o processo é arquivado e os seus vizinhos apenas a conseguiram incomodar, mas nada mais do que isso.

Falo por experiência na 1ª pessoa. :wink:
Obrigada :) O cão está registado, tem todos os documentos, vacinas e outras coisas tratadas, sou uma "dona-galinha", e em casa pode-se comer do chão se alguém o desejar :)


:)
Então não tem nada a temer, ignore os seus vizinhos, fique-se por um "Bom dia e passe bem!" :wink:
Obrigada!
colette
Membro Veterano
Mensagens: 3639
Registado: quarta set 04, 2002 1:49 pm

quarta dez 08, 2010 4:16 pm

Faltou aqui acrescentar uma coisa importantissima, que ninguém se deu ao trabalho de mencionar: a Polícia Municipal só pode entrar em sua casa, se, para tal, for por si autorizada. Claro que convem autorizar, mas não é obrigada a isso, a menos que venham munidos de mandato do Tribunal.
Ainda estamos num estado de direito, não? E quando, e se, forem, têm que avisar com antecedência.
E olhe que, infelizmente, fala quem sabe. Está aqui a LuLuB, que não me deixa mentir.
Infortunadamente, voltámos à tradição da queixa, da denúncia, não por motivos válidos, do marido que espanca a mulher, ou dos pais que maltratam os filhos que, na maior parte das vezes, todos fingem não saber, nem nunca ter dado por isso, mas por mera intolerância, ódio, inveja e outros "bons" sentimentos similares. Ou, simplesmente, para chatear. Tem cães, nós até nem gostamos de cães, toca a sarnar quem os tem!
E por aqui me fico. Este assunto deixa-me sempre fora de mim.
<p>Au d&eacute;but, Dieu cr&eacute;a l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
anja-azul
Membro Veterano
Mensagens: 3256
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quarta dez 08, 2010 6:26 pm

TheOne Escreveu:Aconselho vivamente a ter o cão registado na junta de freguesia e as vacinas em dia. Aconselho também a que tenha sempre tudo limpo em sua casa, sem querer entrar na sua vida privada, e muito menos ofendê-la, mas convém que assim seja, pois os vizinhos não conseguindo nada com a história do barulho, vão partir para uma queixa por "insalubridade", e aí vai ter o veterinário municipal em sua casa a verificar se está tudo em conformidade, limpo e sem cheiros.
Depois de todas essas "maçadas", e da sua casa invadida por estranhos a verificar se a Sra. é asseada e se o cão está em condições, o processo é arquivado e os seus vizinhos apenas a conseguiram incomodar, mas nada mais do que isso.

Falo por experiência na 1ª pessoa. :wink:
comigo não chegou ao vet. ficou-se pelo polícia municipal. :lol: aue os aconselhou a chamarem a psp em caso de barulho. tá bem, tá. eles prefem tocar à campainha à 1 da matina. para eu chamar a psp por incómodo :lol:
LuluB
Membro Veterano
Mensagens: 5500
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quarta dez 08, 2010 6:40 pm

colette Escreveu:Faltou aqui acrescentar uma coisa importantissima, que ninguém se deu ao trabalho de mencionar: a Polícia Municipal só pode entrar em sua casa, se, para tal, for por si autorizada. Claro que convem autorizar, mas não é obrigada a isso, a menos que venham munidos de mandato do Tribunal.
Ainda estamos num estado de direito, não? E quando, e se, forem, têm que avisar com antecedência.
E olhe que, infelizmente, fala quem sabe. Está aqui a LuLuB, que não me deixa mentir.
Infortunadamente, voltámos à tradição da queixa, da denúncia, não por motivos válidos, do marido que espanca a mulher, ou dos pais que maltratam os filhos que, na maior parte das vezes, todos fingem não saber, nem nunca ter dado por isso, mas por mera intolerância, ódio, inveja e outros "bons" sentimentos similares. Ou, simplesmente, para chatear. Tem cães, nós até nem gostamos de cães, toca a sarnar quem os tem!
E por aqui me fico. Este assunto deixa-me sempre fora de mim.
A Colette tem bastas razões para saber desta "poda", e eu também. Os meus vizinhos de baixo, acicatados por um outro do andar de cima, bem me fizeram a vida negra com queixas repetidas sobre os meus cães. Tive o azar de me calharem uns agentes da PM que também não gostavam de cães, nem de quem tem mais do que um, de modo que passei cinco anos a contestar queixas e a ser visitada pela PM, pela gente da câmara, etc.

A todos eles franqueei a porta de casa, pois como não devia não temia, mas vá lá, todos eles se recusaram a aceder ao meu convite, muito legalisticamente.

Tem tudo em ordem, portanto, mande os vizinhos passear... as pulgas deles.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
sobaka
Membro Veterano
Mensagens: 862
Registado: quarta abr 07, 2010 7:02 pm

quarta dez 08, 2010 10:31 pm

colette Escreveu:Faltou aqui acrescentar uma coisa importantissima, que ninguém se deu ao trabalho de mencionar: a Polícia Municipal só pode entrar em sua casa, se, para tal, for por si autorizada. Claro que convem autorizar, mas não é obrigada a isso, a menos que venham munidos de mandato do Tribunal.
Ainda estamos num estado de direito, não? E quando, e se, forem, têm que avisar com antecedência.
Muito obrigada, terei isso em consideração!
anja-azul
Membro Veterano
Mensagens: 3256
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quarta dez 08, 2010 10:58 pm

como não tenho nada a esconder, nem o cheiro, o pm tirou fotos ao max e estrela. nem quis saber do resto. para quem tinha uma casa a cheirar tão mal que se notava à entrada do prédio :lol: não foi mau. quanto aos grunhos...chateiam ou quando estão bebados ou amandam pra veia :P
Responder

Voltar para “Cães”