Receitas de NATAL!!

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
BrownEye
Membro Veterano
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm

quarta dez 08, 2010 4:52 pm

É verdade, tanta coisa boa por aqui!!!nham, nham!!! :D

Receitas de Natal que aprendi com a minha mãe, só mesmo rabanadas, acho que toda agente faz igual.
As broinhas de Natal que a minha mãe faz tão bem, eu não consigo fazer...
tenho a receita mas não sai bem...que coisa!!!

Podemos colocar receitas nossas de Natal, sem serem tradicionais?
Última edição por BrownEye em quarta dez 08, 2010 5:02 pm, editado 1 vez no total.
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

quarta dez 08, 2010 4:55 pm

SONHOS DE ABÓBORA

Farinha 100 gr
Polme de abóbora amarela 100 gr
Água 2.5 dl
Ovos 5
Fermento em pó e sal 1 c. café
Calda de açucar ou açucar e canela q.b.

Coze-se abóbora e deixa-se escorrer dentro dum passador durante a noite. Espreme-se em panos até lhe tirar toda a água e pesam-se os 100 gr. Com a farinha, a água, o fermento e o sal, faz-se uma massa cozida, segundo o processo da receita anterior. Quando pronta, amassa-se muito bem com a abóbora e com os ovos, um a um amassando continuamente sem deitar um ovo antes de o anterior estar bem incorporado na massa. Junta-se o fermento e bate-se então fortemente com colher de pau até ficar homogéneo e corredio. Frita-se às colheres em óleo a ferver em lume brando para crescerem e rebentarem e vão-se pondo sobre papel absorvente. Polvilha-se com açucar e canela ou regam-se com calda de açucar e canela em ponto de pasta.
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
drilldown1
Membro Veterano

quarta dez 08, 2010 4:55 pm

SONHOS

Farinha 300gr
Água 7,5 dl
Ovos 6
Fermento em pó 1 colher de café
sal 1 colher de café
limão
calda de açucar ou açucar e canela q.b.

Leva-se ao lume um tacho de barro com a água, a casca fina do limão e o sal. Quando ferver, deita-se duma só vez a farinha, começando imediatamente a mexer com colher de pau até ligar. Depois de ferver um pouco para cozer, deita-se num recipiente e quando estiver morno junta-se um ovo e começa-se logo a mexer com as mãos, continuando a juntar os ovos, um a um, amassando continuamente sem deitar um ovo antes de o anterior estar bem incorporado na massa. Junta-se o fermento e bate-se então fortemente com colher de pau até ficar homogéneo e corredio. Frita-se às colheres em óleo a ferver em lume brando para crescerem e rebentarem e vão-se pondo sobre papel absorvente. Polvilha-se com açucar e canela ou regam-se com calda de açucar e canela em ponto de pasta.
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
drilldown1
Membro Veterano

quarta dez 08, 2010 4:56 pm

FILHÓS

Farinha 500 gr
Fermento de padeiro 20 gr
Leite tépido 1,5 dl
Aguardente meio cálice
Sumo de 1 laranja
Ovos 2
Azeite quente meia colher de sopa
sal q.b.

Põe-se num alguidar a farinha e o fermento desfeito no leite, a aguardente, o sumo de laranja, os ovos, o azeite e sal. Amassa-se tudo, tapa-se com um pano, abafa-se com um cobertor e deixa-se levedar até dobrar de volume. Fritam-se às colheradas em óleo a ferver e põem-se a escorrer sobre papel absorvente. Depois de frias polvilham-se com canela e açucar.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

quarta dez 08, 2010 6:31 pm

BrownEye Escreveu:É verdade, tanta coisa boa por aqui!!!nham, nham!!! :D

Receitas de Natal que aprendi com a minha mãe, só mesmo rabanadas, acho que toda agente faz igual.
As broinhas de Natal que a minha mãe faz tão bem, eu não consigo fazer...
tenho a receita mas não sai bem...que coisa!!!

Podemos colocar receitas nossas de Natal, sem serem tradicionais?
Eu acho que sim, as que coloquei também não são consideradas tradicionais.
Ora bota lá as tuas se faz favor. :D
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta dez 08, 2010 7:37 pm

é pá, não copiem receitas para aqui... :?

Postem aquilo que fazem em vossas casas... à vossa maneira.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

marijonscp
Membro Veterano

quarta dez 08, 2010 7:44 pm

dinodane Escreveu:é pá, não copiem receitas para aqui... :?

Postem aquilo que fazem em vossas casas... à vossa maneira.
Dinodane, pelo que tenho lido por aqui as receitas ou são das próprias ou de familiares. Ou então escapou-me alguma coisa. :?
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quarta dez 08, 2010 9:09 pm

A que eu postei, do tronco de Natal feito com castanhas, não foi experimentada por mim, mas sim por uma amiga minha, que a classificou com cinco estrelas.

O que eu fazia sempre no Natal eram as farófias, os sonhos e as fatias douradas, para além de um lombo de porco assado com ameixas ou um peito de peru recheado, receita que também já não sei onde está metida.

Desculpem não ter postado as receitas daqueles doces, mas são tão simples e tão conhecidas que achei não valer a pena.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

quarta dez 08, 2010 9:24 pm

marijonscp Escreveu:Faço um doce de ovos a olho (10 ovos).
Ora conta lá como fazes este doce de ovos. Dá sempre jeito saber fazer. A minha dúvida principal é se "coas" as gemas para filtrar a pele que as envolve :).

Nessa receita de cheesecake, poder-se-ia substituir o queijo por outro laticínio ou não dá?
marijonscp
Membro Veterano

quarta dez 08, 2010 9:46 pm

cockinhas Escreveu:
marijonscp Escreveu:Faço um doce de ovos a olho (10 ovos).
Ora conta lá como fazes este doce de ovos. Dá sempre jeito saber fazer. A minha dúvida principal é se "coas" as gemas para filtrar a pele que as envolve :).

Nessa receita de cheesecake, poder-se-ia substituir o queijo por outro laticínio ou não dá?
Mas tu estás a ver-me coar as gemas?? :lol: Nada disso, separo-as das claras e como vem sempre alguma clara agarrada, misturo bem com um garfo. Depois, e faço a olhometro, ponho açucar num tacho e cubro-o com água. Em lume brando deixo ferver para aí uns 4 minutos (com uma colher vais vendo se já está em fio), depois retiro do lume, deixo arrefecer um pouco e envolvo as gemas. Volta a lume brando até ferver, mas tens de ir mexendo sempre para não se pegar ao tacho.
Quanto à Cheesecake, esta receita em particular fica bem
é com este queijo, e em especial esta marca, já experimentei com outra e o sabor não é o mesmo. :wink:
cockinhas
Membro Veterano

quarta dez 08, 2010 9:56 pm

Ah bom! É que se fosse preciso coar deixava-me de ideias :P .

Sendo assim deixo a cheesecake para ti. É uma pena porque tudo parece muito apetitoso, mas só o facto de pensar que existe queijo no mundo já me deixa desconfortável, quanto mais no meu doce :lol: .

Lulu, como faz as sua farófias?
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quarta dez 08, 2010 10:19 pm

cockinhas Escreveu:...Lulu, como faz as sua farófias?
Faço tudo a olhómetro.

Bato as claras em castelo bem firme, que é quando se vira a taça de pernas para o ar e elas não se mexem para se esparramarem no meio do chão. A meio, quando começam a ficar firmes, junto-lhes, uma a uma, uma colher de sopa rasa de açúcar por cada clara, sempre batendo.

Entretanto, tenho ao lume 1 litro de leite a ferver, com uma casca de limão e algum açúcar a adoçá-lo. O açúcar é a gosto.

Quando as claras estiverem batidas no ponto, vai-se tirando colheradas que se deitam no leite. À medida que forem cozendo elas viram-se por si, mas se for preciso, ajudo. Vão-se retirando para um tabuleiro ou tigelona de ir à mesa e quando estiverem todas feitas, coo o leite para outro tacho e junto-lhe duas gemas e um pouco de Maizena para o engrossar até ficar um creme bastante fluido. Quando estiver pronto, verto-o sobre as farófias, et voilà. Depois, é só polvilhar com canela e comê-las... Nada de demais.

Ah, um pomto importante para as claras subirem bem: têm de estar à temperatura ambiente, e se esta for alta, melhor.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
cockinhas
Membro Veterano

quarta dez 08, 2010 10:30 pm

Obrigada. Adoro farófias mas a minha mãe nunca fez este doce de propósito, apenas para aproveitar claras, por isso a receia dela sempre foi "fingida" (com leite creme de pacote, ou assim :wink: ).
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quarta dez 08, 2010 10:33 pm

LuluB Escreveu: para as claras subirem bem: têm de estar à temperatura ambiente, e se esta for alta, melhor.
se levarem um bocadinhinhinho de sal, também sobem melhor! LuluB, usa batedeira eléctrica ou bate à mão?
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
MaguiC
Membro Veterano
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm

quarta dez 08, 2010 10:34 pm

Ui que tópico mais maravilhoso!!! e Delicioso!!!
Ainda por cima agora ando com a mania que tenho jeito para a cozinha!
Acho que tenho de experimentar pelo menos a torta de chocolate e o chesecake :D acho que vou oferece-lo com um laçarote vermelho ao meu mano ele adora!!! e eu também!
Dinodane que rica ideia esta das receitas :D Obrigada!
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”