Gato com pupila deslocada

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
NiseDeni
Mensagens: 1
Registado: quarta dez 08, 2010 11:37 pm

quarta dez 08, 2010 11:39 pm

Oi gente!
Seguinte, ontem eu encontrei um filhote de gato branco abandonado. É a coisa mais linda...Depois que tomou banho ficou um charme. Deve ter um mês...Ele é bem pequeno.
Vou levá-lo no veterinário na próxima semana pra tomar vacinas, vermífugo e tal...
Eu gostaria é de saber uma coisa:
Percebi que ele(ou ela, ainda não da pra saber) tem um probleminha nos olhos. Um deles apresenta a pupila sempre dilatada e o outro tem a pupila sempre pequena e deslocada pro canto do olho e é na horizontal...Normalmente a pupila do gato é uma "fenda" vertical né?
Enxergar de pelo menos um dos olhos ele enxerga, pois brinca normalmente como qualquer gato saudável...Só não sei se esse olho da pupila estranha não é cego...Ou se é só vesgo mesmo!
Alguém pode me dizer algo sobre? :(
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta dez 08, 2010 11:57 pm

NiseDeni, em primeiro lugar, parabéns por ter recolhido o gatinho e por tê-lo adoptado. :)

Mas… não devia ter-lhe dado banho. Quanto muito, se estava muito sujo, limpá-lo com uma toalhinha molhada em água quente e bem torcida, e depois enxugá-lo bem com uma toalha seca, num ambiente aquecido.

O formato da pupila do gato depende da intensidade da luz e nem sempre é uma fenda vertical. Por vezes, a pupila pode estar bem dilatada, parecendo então um grande círculo negro.

É possível que tenha aí um gatinho vesgo, acontece. Mas só o veterinário poderá dar-lhe uma opinião abalizada. Se for o caso, também não há qualquer problema. Ele fará a sua vida perfeitamente normal e será tão adorável como qualquer outro gatinho. Se tiver só um mês, vai ser cedo para ser vacinado, mas de qualquer forma eu levá-lo-ia quanto antes ao veterinário para ver se está tudo bem com ele, para se aconselhar em relação a alimentação e outros cuidados, para fazer alguma desparasitação, etc.

Muitas felicidades para o seu menino. Vá dando notícias. :)
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Chamarrita
Membro Veterano
Mensagens: 3988
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta dez 09, 2010 1:21 am

Pelo pouco que vou sabendo, é prática noutros países vacinar gatinhos precocemente, sobretudo aqueles que foram desmamados muito cedo ou criados a biberom desde os primeiros dias de vida. Naturalmente que estes gatinhos não possuem anticorpos fornecidos pelo leite da mãe que possam comprometer a eficácia das vacinas. Por cá, alguns vets também já começam a fazê-lo.

Fez muito bem em acolher o gatinho, muita, muita sorte e felicidades com ele, seja vesgo, zarolho ou cegueta! :D
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta dez 09, 2010 5:44 pm

Tem de ser visto pelo vet.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Gatos”