Aqui está uma notícia bem amarga!

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

sábado dez 11, 2010 1:04 am

O açúcar está a ser racionado nos supermercados portugueses, avança o Diário Económico. O jornal explica que cada cliente só pode comprar três quilos nos Modelo e Continente e no Minipreço só duas unidades.
O açúcar está em falta nos supermercados nacionais. Por isso, está a ser racionado. Na origem desta escassez está a falta de matéria-prima, facto que leva as empresas de produção a não refinarem açúcar, explica o jornal.

Os hipermercados Modelo e Continente só permitem a compra de três quilos de açúcar por cliente. O Minipreço vai mais longe e só deixa comprar duas unidades de açúcar por pessoa.

O jornal explica ainda que esta escassez deverá agravar-se na época do Natal, altura em que os portugueses consomem mais açúcar. O racionamento tem o objectivo de prevenir a ruptura total do produto.
:o :o :o

In http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Inte ... nt_id=6623
Sónia
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sábado dez 11, 2010 1:15 am

Ah, pois, manobra já velha e relha: finge-se escassez numa época em que o gastam mais para aumentarem o preço. Chama-se especulação.

Que vai ser muito bem aproveitada pelas empresas fabricantes de adoçantes químicos.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
catrules
Membro Veterano
1 Gata
1 Papagaia

sábado dez 11, 2010 10:44 am

O racionamento do açúcar que está a ser levado a cabo em alguns super e hipermercados nacionais, nomeadamente no Modelo/Continente e Minipreço, tem a ver com falta de matéria-prima, o que vai levar a aumentos em Janeiro.

Fonte da SonaeDistribuição disse ao CM que "a falta de matéria-prima nos mercados internacionais está a obrigar-nos a estas medidas desagradáveis e vai conduzir, inevitavelmente, a um aumento do preço a muito breve prazo".

A mesma fonte, que não quis alongar-se em comentários, disse ser, para já, "prematuro" falar em valores, uma vez que "ainda não há dados sobre os preços das novas remessas".

Ontem mesmo, a Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED) assegurou que, "apesar de algumas situações pontuais em que houve uma diminuição de disponibilidade de açúcar nas lojas, não há falta de açúcar em Portugal".

"Se não houver uma situação anormal de procura, não haverá ruptura e continuará a haver açúcar nas prateleiras das lojas", assegura a APED.

Entretanto, o CM apurou que, pelo menos nos próximos dias, o racionamento, de dois ou três quilos por cliente, vai continuar nas lojas Modelo/Continente e Minipreço.

In http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... em-janeiro
S&oacute;nia
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sábado dez 11, 2010 11:55 am

Não estou nem aí. O açucar não faz falta e ninguém morre sem ele.
Compro 1 pacote de 2 em 2 mêses, chega a durar 3.
Adoro chocolate, mas vivo bem sem ele.
Já estou a ver o pessoal à pancada no super por causa do sweet sugar.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
LuluB
Membro Veterano

sábado dez 11, 2010 12:13 pm

Não só a andar à pancada como a açambarcar, mandando tudo o que é família, amigos e vizinhos comprar o máximo de pacotes que puderem! :twisted:

Apesar de gostar de adoçar as bebidas (chá e café), pouco mais uso faço dele. Os tempos em que fazia bolos e doces já lá vão, e um quilo de açúcar também me dura mais de um mês. E se, ao acabar o quilo deste mês, não houver mais para comprar, igualmente vivo bem sem ele.

Como viviam todos os Europeus antes de as expedições geradas pelas descobertas marítimas terem trazido para cá a cana sacarina.

Adoçantes químicos é que não, muito obrigada.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
catrules
Membro Veterano
1 Gata
1 Papagaia

sábado dez 11, 2010 12:15 pm

Sinceramente o açucar aqiu em casa só é utilizado nas raras vezes em que faço sobremesas, de resto habituamo-nos já há muitos anos a beber chá ou café sem açucar ou qq adoçante, sabe melhor, mas agora estas restrições nesta altura de Natal é que é mais complicado, as pessoas gostam de fazer alguns doces desta época, se calhar foi mesmo por isso que lançaram a notícia agora :roll:
S&oacute;nia
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sábado dez 11, 2010 12:17 pm

LuluB Escreveu:(...)

Como viviam todos os Europeus antes de as expedições geradas pelas descobertas marítimas terem trazido para cá a cana sacarina.

(...).
Nessa altura tambem não tomavam chá nem café...viviam com amargura lol e mel ;)
LuluB
Membro Veterano

sábado dez 11, 2010 12:21 pm

Bondage2010 Escreveu:
LuluB Escreveu:(...)

(...).
Nessa altura tambem não tomavam chá nem café...viviam com amargura lol e mel ;)
Tomavam tisanas, sim, chás, portanto. Mas também o chá propriamente dito, de que os Chineses sempre foram grandes cultores e que comerciavam através da Rota da Seda. :wink: O café é que veio pouco depois da cana sacarina.

E os Árabes, já muito antes das Descobertas, eram peritos a fazer xaropes, provavelmente a partir do mel e de outras plantas doces, pois não é só a cana que dá açúcar.
<p>&nbsp;</p>
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sábado dez 11, 2010 12:33 pm

Acho que a beterraba(Beta vulgaris) já existia na Europa...
eu gosto de adoçar as infusões com mel ;)
LuluB
Membro Veterano

sábado dez 11, 2010 12:59 pm

Sim, não estou a par da origem da beterraba, mas já devia existir. No entanto, parece que a beterraba sacarina não é a espécie que consumimos em saladas.

Mas como estou com demasiada preguiça de ir à procura de beterrabas e suas histórias, deixo para mais tarde essa tarefa. 8)
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sábado dez 11, 2010 1:00 pm

O lidl não está a fazer restrição nenhuma. Os açucar-dependentes podem lá ir.
Ainda vou ver o pessoal ir buscar a dose de açucar aos confins da cova da moura. É que não se fala de outra coisa na rua :lol:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
LuluB
Membro Veterano

sábado dez 11, 2010 3:02 pm

Encontrei isto: http://portuga-coruche.blogs.sapo.pt/473475.html

É a notícia que já sabemos, mas o interessante são os comentários, leiam-nos.

Não há falta de açúcar, é tudo alarmismo de pasquim.
<p>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo dez 12, 2010 12:16 am

Hoje deparei-me com uma situação hilariante no lugar aqui da rua.

Senhora DIABÉTICA em conversa com o dono do lugar:

Senhor não sei quantos, guarde-me aí 5 kgs de batatas e mais não sei o qu~e que venho buscar logo.

Sim senhora.

Já agora, tem açúcar? Ouvi dizer que não havia, eu até nem gasto, sou diabética, mas é verdade?...

Agora não tenho, vendeu-se todo ontem, mas segunda feira já devo ter.

Então guarde-me aí CINCO QUILOS...

:lol:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

LuluB
Membro Veterano

domingo dez 12, 2010 12:34 am

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
<p>&nbsp;</p>
catrules
Membro Veterano
1 Gata
1 Papagaia

domingo dez 12, 2010 10:10 am

De qualquer forma, essa falta de açucar só afecta alguns supermercados Continente e MiniPreço outros como o Jumbo o Lidl não têm qq falta de stock. Agora também é preciso que as pessoas não endoideçam e não vão para os supers comprar toneladas com o pânico de terminar o stock...

Um Domingo docinho para todos :D
S&oacute;nia
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”