Receitas de NATAL!!

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
MariaChica
Membro Veterano
Registado: terça jun 01, 2010 12:18 pm

domingo dez 12, 2010 3:53 pm

As rabanadas este ano são sem açúcar :(
Я ненавижу рыбой и ложных друзей животных. Ненавижу еще больше евангелистов ерунда.
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

domingo dez 12, 2010 4:20 pm

dinodane Escreveu:Ainda ninguém meteu receita de rabanadas...

Faço assim, compro prái com 4 dias de antecedência uns cacetes daqueles largos e compridos e meto-os ao ar para ficarem rijos.

Depois corto-os em fatias na diagonal. Entretanto fervi leite com umas cascas de limão e açúcar. Tenho um pano estendido para absorver o excesso de leite onde vou dispondo as fatias de pão embebidas no leite.
Já tenho o óleo ao lume e um prato de sopa com ovo batido. Com muito cuidado para não desmanchar passo as fatias pelo ovo e frito-as no óleo. Depois de bem escorridas, passo as fatias por açúcar e canela.

é assim que fazem?
É mesmo assim que as faço.

A minha mãe também fazia uma versão pobrezinha, que depois vim a descobrir ser uma receita tradicional: fatias constipadas.

A diferença é a fritura, que é feita com o pão seco, e não se usa leite.

Primeiro, corta-se as fatias de pão em palitos grossos, como os das torradas dos cafés. Depois envolvem-se em ovo batido e, à medida que os palitos vão ficando fritos, tiram-se e mergulham-se imediata e rapidamente em água gelada, sendo passados a seguir por açúcar com canela.

Fazia-nos muito estas fatias para o lanche.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo dez 12, 2010 4:33 pm

Broas à Ti Di

Junta-se num alguidar 250 gr acúcar amarelo, 1 colher de chá de canela, 1 colher de sopa de fermento em pó, 4 ovos inteiros, 1 colher de sopa de manteiga bem cheia e nozes, passas, pinhões e amêndoas.
Amassa-se tudo e vai-se juntando farinha até se poderem tender as broas que vão ao forno num tabuleiro untado, em lume brando.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

domingo dez 12, 2010 4:52 pm

dinodane Escreveu:Ainda ninguém meteu receita de rabanadas...

Faço assim, compro prái com 4 dias de antecedência uns cacetes daqueles largos e compridos e meto-os ao ar para ficarem rijos.

Depois corto-os em fatias na diagonal. Entretanto fervi leite com umas cascas de limão e açúcar. Tenho um pano estendido para absorver o excesso de leite onde vou dispondo as fatias de pão embebidas no leite.
Já tenho o óleo ao lume e um prato de sopa com ovo batido. Com muito cuidado para não desmanchar passo as fatias pelo ovo e frito-as no óleo. Depois de bem escorridas, passo as fatias por açúcar e canela.

é assim que fazem?
É.
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Arguida
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

domingo dez 12, 2010 5:08 pm

Cockinhas aqui vai uma receita de torta de laranja testadíssima. :D :D :D É simplesmente espectacular. :D :D

- 350 g de açucar
- 8 ovos
- 1 colher de chá de farinha de trigo
- 80 g manteiga derretida
- Sumo e raspa de 1 laranja
- Manteiga para untar.

Numa tigela, misture os ovos com o açucar, a farinha e a manteiga derretida. batendo bem. Adicione depois o sumo e a raspa da laranja e mexa. Forre um tabuleiro com papel vegetal e unte-o com manteiga. Deite nele o preparado e leve a cozer, cerca de 20 a 25 minutos, em forno bastante quente. Desenforme sobre um pano polvilhado de açucar com muito cuidado e enrole, sempre no sentido do comprimento.

Nota: Habitualmente ponho só 300g de açucar. A torta SÓ a enrole depois de arrefecida (fala a experiência :D )
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo dez 12, 2010 5:13 pm

ó pá, estas coisas com açúcar como 1º ingrediente... :lol: ainda cá vem a outra sentir-se ofendida! :twisted:
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Arguida
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

domingo dez 12, 2010 5:17 pm

Chamarrita Escreveu:ó pá, estas coisas com açúcar como 1º ingrediente... :lol: ainda cá vem a outra sentir-se ofendida! :twisted:
Chamarrita só tu para me fazeres rir. :D :D :D
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo dez 12, 2010 5:19 pm

Chamarrita Escreveu:ó pá, estas coisas com açúcar como 1º ingrediente... :lol: ainda cá vem a outra sentir-se ofendida! :twisted:
God forbid, chega de burrice.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo dez 12, 2010 5:43 pm

a culpa é da Dinodane, que escreve provocações! :lol: (o açúcar amarelo também está sob sequestro? eu só uso amarelo...)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

domingo dez 12, 2010 5:46 pm

É de qualquer côr, o mercado não é racista :twisted:
S&oacute;nia
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

domingo dez 12, 2010 6:01 pm

Quando a minha mãe fazia fatias douradas, também utilizava pão de forma duro, e depois passava por leite, a seguir por ovo batido e fritava em óleo. No fim passava por açucar misturado com canela. Uma tia em vez de fritar em óleo fritava em calda de açucar e no fim polvilhava com canela.
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
Gallaecia
Membro Veterano
Registado: segunda out 11, 2010 9:08 pm

domingo dez 12, 2010 6:04 pm

dinodane Escreveu:
God forbid, chega de burrice.
é do frio... que bloqueia as coisas dentro da cabeça e pumba.... fica tudo ali... faz de conta.... assim vá..... aparvalhado!!
<p><strong>Remember this - very little is needed to make a happy life...</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
<p><strong>Marcus Aurelius</strong></p>
Gallaecia
Membro Veterano
Registado: segunda out 11, 2010 9:08 pm

domingo dez 12, 2010 6:07 pm

marijonscp Escreveu:Quando a minha mãe fazia fatias douradas, também utilizava pão de forma duro, e depois passava por leite, a seguir por ovo batido e fritava em óleo. No fim passava por açucar misturado com canela. Uma tia em vez de fritar em óleo fritava em calda de açucar e no fim polvilhava com canela.
olha... assim não conhecia.

fritar é coisa que me dá sempre tremeliques... mas fritar em calda de açucar é mesmo de corajosa! ficava bom?? :D
<p><strong>Remember this - very little is needed to make a happy life...</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
<p><strong>Marcus Aurelius</strong></p>
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

domingo dez 12, 2010 7:40 pm

Mais um pedido: Lulu, bote aí, please, a sua receita de leite creme. É doce que sempre pedi nos restaurantes porque nunca me saía bem. Fui à Net procurar e apareceram-me várias opções, com grande disparidade de proporção gemas/leite/farinha. Não sei por qual me decidir. E ainda, será importante mexer com vara de arames, para minimizar os grumos? Vim agora da rua com uma, novinha em folha :lol:.

Obrigada pela receita de torta de laranja, Arguida. Como sou gulosa e gosto de tudo acabado de fazer, não me estou a ver à espera que arrefeça para não partir. Acho que vou enrolá-la ainda com o papel vegetal. Se se partir, não se vê :D ). No link da Marijon tb está uma receita filmada, com papel vegetal, bem apetitosa!

Nunca faço fatias douradas porque se me parte o pão e fico arreliada. Nunca me lembrei desse truque de retirar o excesso de leite num pano. Boa ideia :idea: :P .
A minha mãe fazia as fatias douradas com pão caseiro já duro (para o aproveitar, talvez) e não se partiam, mas também não ficavam macias.
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

domingo dez 12, 2010 8:02 pm

Gallaecia Escreveu:
marijonscp Escreveu:Quando a minha mãe fazia fatias douradas, também utilizava pão de forma duro, e depois passava por leite, a seguir por ovo batido e fritava em óleo. No fim passava por açucar misturado com canela. Uma tia em vez de fritar em óleo fritava em calda de açucar e no fim polvilhava com canela.
olha... assim não conhecia.

fritar é coisa que me dá sempre tremeliques... mas fritar em calda de açucar é mesmo de corajosa! ficava bom?? :D
Todos diziam que sim, eu não faço ideia porque nunca gostei nem de fatias douradas, nem de filhós ou sonhos. :lol:
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”