Pastores alemães peludos como vai ser!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
daktari
Membro Veterano
Mensagens: 608
Registado: segunda jan 07, 2002 12:38 am

domingo dez 12, 2010 6:54 pm

Segundo um comunicado da direcção do PACP que passo a citar vai haver :

ALTERAÇÃO DO ESTALÃO DA RAÇA RELATIVAMENTE AOS
EXEMPLARES DE PÊLO COMPRIDO


A SV solicitou recentemente à Fédération Cynologique Internationale (FCI)
que os exemplares de pêlo comprido com sub-pêlo fossem admitidos no
estalão da Raça do Cão de Pastor Alemão como uma sua variedade.
A FCI aprovou, agora, essa pretensão com efeitos a partir de 1 de Janeiro
de 2011.
Assim, a partir dessa data, todos os exemplares da Raça do Cão de Pastor
Alemão de pêlo comprido com sub-pêlo poderão:
- Participar nas Provas de Körung, Provas de Morfologia e Concursos de
Cria.
Os Organizadores destas provas deverão organizar categorias específicas
para esta variedade, não sendo permitidas categorias mistas.
- É permitida a criação de exemplares de pêlo comprido mas somente entre
exemplares da mesma variedade, isto é, exemplares de pêlo comprido com
pêlo comprido e de pêlo curto com pêlo curto. Não sendo permitido o
cruzamento entre exemplares de espécies diferentes.
Pelo acima foi referido, o Estalão da Raça do Cão de Pastor Alemão passará,
a partir de 1 de Janeiro de 2011, a contemplar este novo tipo de pêlo com a
possibilidade de criação e a ter como defeito para exclusão a existência de
pêlo comprido sem sub-pêlo.
Lisboa, 15 de Setembro de 2010


Na qualidade de criador da raça gostaria aqui de opinar alguns dos meus conhecimentos e opiniões sobre o que julgo ser um facto consumado aquele dos cães de pêlo comprido passarem a estarem admitidos no estalão da raça como uma variedade, e com isso estes poderem procriar entre eles (dentro da nova variedade admitida).
Pois na minha opinião o que daqui ira seguramente derivar é que dentro de algum tempo vamos ter cães peludos cada vez mais peludos e com o pêlo cada vez mais comprido, até ficarem esses cães na sua grande maioria novamente fora do estalão da raça pelo facto de começarem a aparecer cada vez mais exemplares sem sub-pêlo a medida que cada vez mais o comprimento do pêlo se apresente cada vez mais abundante e maior dado que a medida que o comprimento do pêlo aumenta este geralmente não se faz acompanhar do sub-pêlo necessário a boa conformidade do estalão da raça.
Ao que julgue saber o pêlo comprido estará por isso relacionado a um factor ou genes recessivo existente no génotipo da raça. Sendo que os mesmos só se manifestem quando contidos no génotipo de ambos os progenitores utilizados numa procriação conjunta de casal para a obtenção de uma ninhada desses mesmos progenitores em causa. Para melhor entendimento do que acabo aqui de dizer vou vos dar o seguinte exemplo:
Se partirmos do principio de que a característica dita de pêlo normal (curto) se sobrepõe a do pêlo longo iremos então entender o facto de se poder dizer e concluir que a característica do pêlo normal (curto) se dê a denominação de dominante relativamente a característica do pêlo comprido (longo) a qual iremos denominar de recessiva por se deixar sobrepor ou encobrir pela característica dominante do pêlo dito normal (curto).
Assim sendo na presença de características ditas dominantes ou de genes dominantes as características ditas recessivas de genes recessivos deixam de serem aparentes ou visíveis perante a existência das dominantes sendo isto ponto assente restas-nos então aqui definir a existência das diferentes denominações destas características.
Para uma certa característica ser considerada dominante em relação a uma outra que como tal não se considere esta terá de possuir genes semelhantes ditos de carga dupla igual ou se preferirem 1 gene composto por dois alelos iguais ou semelhantes na sua composição. Quando isso não acontece teremos que dizer que temos genes de carga dupla diferente ou seja com 2 alelos mas estes são ambos algo diferentes um do outro. A isto dá-se o nome de genes heterezigotos ou seja com a possibilidade neste nosso caso das características do pêlo de transmitir tanto a característica dominante como a recessiva sendo que no entanto só uma é que irá constar como visível no fénotipo do indevido catalogado como heterozigoto neste e para este caso.
Assim sendo e segundo as leis da hereditariedade de Mendel dois exemplares ditos de pêlo normal podem ser: o homozigotos dominantes para a característica de pêlo normal ou heterozigotos de pêlo normal. Sendo então os considerados como recessivos os de pêlo comprido (peludos).
Vamos agora utilizar a simbologia do genes para entender como tudo isto funciona.
Para representarmos os Homozigoto dominante iremos utilizar o símbolo + e escrever da seguinte forma:
Homozigoto dominante = ( ++) = pelo normal (Puro)
Heterozigoto = (+ -) = pelo normal(não puro) mas com possibilidade em transmitir o pêlo comprido.

Homozigoto recessivo= (- -) = peludo (pêlo comprido puro).
- 1ª opção )Agora vamos analisar o que acontece quando utilizados 2 exemplares homozigoto dominante :
( ++) X ( ++) = ( ++) ( ++) ( ++) ( ++) os cachorros nascidos desta cruza são todos eles homozigotos dominante de pêlo normal para a característica em causa.

- 2ª opção )Agora vamos analisar o que acontece quando utilizados 1 exemplar homozigoto recessivo e o outro homozigoto recessivo:
(- -) X (- -) = (- -) (- -) (- -) (- -) os cachorros nascidos desta cruza são todos eles homozigotos recessivos de pêlo longo para a característica em causa.

- 3ª opção )Agora vamos analisar o que acontece quando utilizados 1 exemplar homozigoto dominante e o outro homozigoto recessivo:
( ++) X (- -) = (+ -) (+ -) (+ -) (+ -) os cachorros nascidos desta cruza são todos eles heterozigotos com pêlo normal para a característica em causa mas com possibilidade de todos eles em transmitir o pêlo comprido.

- 4ª opção )Agora vamos analisar o que acontece quando utilizados 1 exemplar homozigoto dominante e o outro heterozigoto:
( ++) X (+ -) = ( ++) ( ++) (+ -) (+ -) metade dos cachorros nascidos desta cruza são homozigotos dominante e a outra metade são heterozigotos mas todos eles de pêlo normal para a característica em causa no entanto alguns deles (os heterozigotos) com possibilidade em transmitir o pêlo comprido.

¬- 5ª opção )Agora vamos analisar o que acontece quando utilizados 1 exemplar homozigoto recessivo e o outro heterozigoto:
(- -) X (+ -) = (- -) (- -) (+ -) (+ -) metade dos cachorros nascidos desta cruza são homozigotos recessivos logo de pelo comprido e os da restante metade são heterozigotos logo de pêlo normal para a característica em causa mas com possibilidade em transmitir o pêlo comprido.

- 6ª opção )Agora vamos analisar o que acontece quando utilizados 2 exemplares heterozigotos :
(+ -) X (+ -) = ( ++) (+ -) (+ -) (- -) o seja um quarto dos cachorros nascidos são homozigotos dominantes (pelo normal), metade são heterozigotos (pêlo normal com possibilidade em transmitir o pêlo comprido) e e a restante quarta parte iram ser homozigotos recessivo logo de pêlo comprido.

A uns anos largos atrás enquanto jovem e moço lembro-me ter visto nessa altura cães de pêlo comprido em que o pêlo destes na barriga chegava quase ao chão e no dorso faziam um risca ao longo desse mesmo como se alguém os tivesse penteado para que tal acontecesse. Esses mesmos exemplares careciam então da falta de sub-pêlo que não ostentavam. Pelos vistos vamos voltar a esses tempos em que os peludos já nessa altura já haviam sido admitidos e contemplados pelo estalão da raça. Sendo que nessa altura eles até podiam procriar livremente entre eles sem grande entraves para quem quisesse deles obter procriação. Pelos visto estamos a voltar ao tempos antigos na minha opinião isso se deva ao facto que com isto os criadores dos cães ditos de pelo normal em que lhes apareciam de tempos a tempos peludos nas ninhadas desses fiquem agora com esta medida tomada na Alemanha beneficiados, visto que já não iram ver os poucos cachorros que eventualmente lhe nasciam peludos desvalorizados até pêlo contrario. O mesmo não se poderá dizer dos futuros criadores de peludos que dentro de pouco tempo vão se verem penalizados pelo factos de lhe ir começar a aparecerem cachorros cada vez mais peludos e por isso de pêlo cada vez mais comprido e sem o dito sub-pelo desejável a acompanhar. Sendo que eu até concordo que possa haver pastores alemães para todos gostos e feitios o problema vai ser no entanto é por quanto tempo ?
<p>Vindo do passado, galopando no presente a caminho do futuro. Criando Pastor Alem&atilde;o - Fazendo Amigos. </p>
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
VascoDV
Membro Veterano
Mensagens: 398
Registado: sábado out 23, 2010 1:38 pm

segunda dez 13, 2010 12:44 am

Como vai ser ?

Bem, aqui o Daktari já sabemos pelos monologos que escreve o que vai fazer...
Afinal se defende o abate de animais saudáveis em ninhadas grandes nos monologos que escreve na arca..se estes passam a estar no estalão, são mais animais...
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
Luka09
Mensagens: 2
Registado: domingo mar 22, 2009 8:17 pm

terça jan 18, 2011 7:05 pm

Boa Noite,

Sr Daktari, apenas o informo que os pastores alemaes de pelo comprido ja deveriam ter sido reconhecidos a muito tempo, visto que se formos ver a historia do mesmo a uns longos anos o pastor alemao nao tinha a anca descaida mas sim direita e sem os problemas que neste momento se ouve falar, logo ja havia os de pelo comprido.

poderei tambem informar que tanho um pastor alemao de pelo comprido, visto que o juiz da monografica de santarem me informou que so a partir do dia 1 de janeiro de 2011 e que poderiam participar estes mesmos, sobre os seus cauculos de celulas que efectuou estao errados, pois a minha pastora alema é filha de pais e avos de pelo curto todos eles registados. podera acontecer a qualquer um tendo uma ninhada de pais de pelo curto e sair cachorros de pelo comprido.

Cump:
daktari
Membro Veterano
Mensagens: 608
Registado: segunda jan 07, 2002 12:38 am

terça jan 18, 2011 9:33 pm

Luka09 Escreveu:Boa Noite,

Sr Daktari, apenas o informo que os pastores alemaes de pelo comprido ja deveriam ter sido reconhecidos a muito tempo, visto que se formos ver a historia do mesmo a uns longos anos o pastor alemao nao tinha a anca descaida mas sim direita e sem os problemas que neste momento se ouve falar, logo ja havia os de pelo comprido.

poderei tambem informar que tanho um pastor alemao de pelo comprido, visto que o juiz da monografica de santarem me informou que so a partir do dia 1 de janeiro de 2011 e que poderiam participar estes mesmos, sobre os seus cauculos de celulas que efectuou estao errados, pois a minha pastora alema é filha de pais e avos de pelo curto todos eles registados. podera acontecer a qualquer um tendo uma ninhada de pais de pelo curto e sair cachorros de pelo comprido.

Cump:
Onde é que viu que eu estou errado no que eu disse!?
Leia melhor o que eu escrevi, pois ira aperceber-se de que eu citei o facto de dois cães de pêlo curto poderem ter também eles filhos de pêlo comprido quando estes são nos seus génotipos heterozigotos para a caracteristicas do pêlo curto verificado dos seus fénotipos que se mostram contudo nestes referidos animais heterozigotos de pêlo curto aparentemente normal ao avaliarmos estes unicamente pelos seus fénotipos
Aprenda a ler e aentender o que lê! :wink: :roll: :D :o :idea: :arrow: :lol:
<p>Vindo do passado, galopando no presente a caminho do futuro. Criando Pastor Alem&atilde;o - Fazendo Amigos. </p>
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
daktari
Membro Veterano
Mensagens: 608
Registado: segunda jan 07, 2002 12:38 am

quarta jan 19, 2011 1:00 am

Luka09 Escreveu:Boa Noite,

Sr Daktari, apenas o informo que os pastores alemaes de pelo comprido ja deveriam ter sido reconhecidos a muito tempo, visto que se formos ver a historia do mesmo a uns longos anos o pastor alemao nao tinha a anca descaida mas sim direita e sem os problemas que neste momento se ouve falar, logo ja havia os de pelo comprido.
A anca descaída de que nos fala em nada tem a ver com o facto de alguns exemplares terem ou desenvolverem a displasia. Tanta assim que há outras raças que não o pastor alemão onde a anca não é descaída e nem por isso essas têm menos displasia nos seus efectivos! Por outro lado como explica que haja cães descaídos da anca para citar a sua forma de falar e que muitos desses não tenham displasia nem nunca viram a desenvolver tal afecção!? Quanto aos cães peludos saiba que qualquer amante da raça mesmo sem ser criador desta sabe que na origem e na base da dita raça do cão de Pastor Alemão foram utilizados cães de pastor existentes na época e na altura da fundação e da criação dos primeiros cães de pastor alemão na Alemanha, assim como também foram utilizados cães de pastoreio de orelhas caídas e nem por isso tivemos ou temos que continuar a criar e a dar origem a cães de orelhas caídas dentro da raça. Pois havia de ser bonito se tal acontece-se! Pois imagine-se, se tal como aconteceu para o pêlo agora também passássemos a ter um pastor alemão de orelha caída como variante e variedade da raça! Lindo, lindo, lindo, lindo de morrer não acha!? E já agora imagine o mesmo de orelha caída e de pêlo comprido! E para finalizar só nos resta aqui acrescentar aprumos e membros dianteiros e traseiros completamento rectos sem nenhuns anglos ou curvaturas dos mesmos acompanhados de ancas planas e já agora mais elevadas que o garrote desses ditos cujos cães que continuariam mesmo assim a terem a apelação do cão de pastor alemão! Só nos falta aqui contemplar a raça com a cor branca que muitos também apreciam e acham que deveria de existir para a raça e passemos a ter um cão parecido com tudo menos com aquilo com o qual ele até a data se tem identificado! Tenho pena não poder estar em total concordância consigo e com as suas opiniões visto as mesmas não serem por mim partilhadas, e sinceramente sou da opinião que a variedade de pêlo comprido vai desembocar num fracasso dá mesma a longo prazo visto que como já tive oportunidade de opinar os cães de pêlo comprido ao só cruzarem entre eles vão acabar por darem uma nova característica destes que é estes não ostentarem o sub-pêlo necessário e exigido para estes com isso poderem continuarem a serem aceites e poderem então procriarem.
<p>Vindo do passado, galopando no presente a caminho do futuro. Criando Pastor Alem&atilde;o - Fazendo Amigos. </p>
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
Luka09
Mensagens: 2
Registado: domingo mar 22, 2009 8:17 pm

quarta jan 19, 2011 9:13 pm

Boa Noite,

Sr Vitor, como o senhor diz nem todos somos iguais, gosto apenas de observar a opiniao dos outros e comentala, cada um tem a sua opiniao, no entanto nos tamos sempre a aprender na vida com os nossos erros como os dos outros!!! e temos de lidar e aprender com quem ja lida com estes maravilhosos caes a muito tempo.

Sobre o fracasso do pastor alemao de pelo comprido veremos como ira decorrer apenas existem 3 exemplares em portugal, eu continu com a minha opiniao e nada a vai mudar sigu as regras que sairam do FCI, que so poderam acasalar do mesmo pelo. o pastor alemao é unico como a cor e o tamanho mas quem leu a historia destas raças sabe bem como foi os antepaçados da mesma

Sobre o " Aprenda a ler e aentender o que lê", nao podemos ser todos doutores ou enginheiros, nem genios, para qué sermos todos iguais!!!....

Fico esclarecido com o que o Sr. Vitor escreveu.


Cump: :D
daktari
Membro Veterano
Mensagens: 608
Registado: segunda jan 07, 2002 12:38 am

quinta jan 20, 2011 12:38 am

Luka09 Escreveu:Boa Noite,

Sr Vitor, como o senhor diz nem todos somos iguais, gosto apenas de observar a opiniao dos outros e comentala, cada um tem a sua opiniao, no entanto nos tamos sempre a aprender na vida com os nossos erros como os dos outros!!! e temos de lidar e aprender com quem ja lida com estes maravilhosos caes a muito tempo.

Sobre o fracasso do pastor alemao de pelo comprido veremos como ira decorrer apenas existem 3 exemplares em portugal, eu continu com a minha opiniao e nada a vai mudar sigu as regras que sairam do FCI, que so poderam acasalar do mesmo pelo. o pastor alemao é unico como a cor e o tamanho mas quem leu a historia destas raças sabe bem como foi os antepaçados da mesma

Sobre o " Aprenda a ler e aentender o que lê", nao podemos ser todos doutores ou enginheiros, nem genios, para qué sermos todos iguais!!!....

Fico esclarecido com o que o Sr. Vitor escreveu.


Cump: :D
Quando diz só existirem 3 exemplares de pêlo comprido em Portugal imagino que você esteja a referir-se só aos que você conhece porque na realidade em Portugal cães de Pastor Alemão com pêlo comprido devam de existir actualmente e presentemente umas quantas centenas deles contrariamente a sua afirmação aqui observada!
Fale-nos do que sabe e por favor não se ponha a inventar o que desconhece! :roll: :o :lol: :D
<p>Vindo do passado, galopando no presente a caminho do futuro. Criando Pastor Alem&atilde;o - Fazendo Amigos. </p>
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”