Canil/Gatil de Lisboa: Os tristes números...

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

segunda dez 13, 2010 12:46 am

moslie Escreveu:Dos registos feitos no canil municipal ainda não ouvi queixas, alguns fui mesmo eu que liguei para confirmar e estava lá tudo.
Os veterinários municipais mandam sempre, estava a referir-me aos privados, que muitas vezes não são tão cuidadosos com isso quanto devem.
E acho um absurdo a diferença de preço quando no vet. muitas vezes é uma auxiliar que faz a aplicação!
Também acho. E acho ainda mais: para que a percentagem de animais chipados chegasse aos cem por cento, ou perto disso, o chip devia ser gratuito, além de obrigatório, como em tempos se fez com a vacina da raiva. Ou pelo menos pago por um valor tão baixo que esse valor não servisse de desculpa para não chipar o cão.

Infelizmente, tal como as coisas estão, as pessoas continuarão a furtar-se a uma despesa que a falta de informação torna ainda mais pesada.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
VascoDV
Membro Veterano
Registado: sábado out 23, 2010 1:38 pm

segunda dez 13, 2010 12:50 am

Notem que apesar de a vacina da raiva ser obrigatória, uma grande percentagem das pessoas recusa-se a fazê-la...falta de tempo, etc...
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

segunda dez 13, 2010 9:46 am

Hoje no jornal Destak e Metro esta foi uma notícia a que fizeram referência logo na primeira página, é bom que essa gentinha que abandona os animais leia e quem sabe reflita no que anda a fazer...
S&oacute;nia
chillisauce
Membro Veterano
Registado: domingo ago 08, 2010 9:39 am
Lea - bengal
Blu - Bengal

segunda dez 13, 2010 7:28 pm

VascoDV Escreveu:Notem que apesar de a vacina da raiva ser obrigatória, uma grande percentagem das pessoas recusa-se a fazê-la...falta de tempo, etc...
falta de tempo? Essa e boa. Dizem eles.
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

segunda dez 13, 2010 8:31 pm

Chipar um cão nos serviços camarários custa uns 11/12 €.
Quem não pode pagar isto é melhor não pensar em ter cão.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta dez 16, 2010 1:46 pm

Chipar um cão através dos serviços da C. M. de Lisboa custa ZERO, se ao mesmo tempo for feita a vacina anti-rábica, também gratuita.

Além disso, as pessoas nem sequer precisam de se deslocar ao canil. Em dias determinados, há uma carrinha que percorre as freguesias. As juntas de freguesia disponibilizam toda essa informação.

Ou seja, pelo menos aqui em Lisboa não há qualquer desculpa para não se chiparem os cães.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
chillisauce
Membro Veterano
Lea - bengal
Blu - Bengal

quinta dez 16, 2010 3:11 pm

Tassebem Escreveu:Chipar um cão através dos serviços da C. M. de Lisboa custa ZERO, se ao mesmo tempo for feita a vacina anti-rábica, também gratuita.

Além disso, as pessoas nem sequer precisam de se deslocar ao canil. Em dias determinados, há uma carrinha que percorre as freguesias. As juntas de freguesia disponibilizam toda essa informação.

Ou seja, pelo menos aqui em Lisboa não há qualquer desculpa para não se chiparem os cães.
O problema e que as pessoas alegam falta de dinheiro, mas se algo for gratis, alegam falta de tempo. Ai em Portugal a maioria das pessoas ainda ve o animal como uma coisa e nao como um ser vivo, com sentimentos, que sangra quando lhe ferem, que chora e ri como nos e que faria tudo pelo seu dono.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta dez 16, 2010 4:38 pm

chillisauce Escreveu:
Tassebem Escreveu:Chipar um cão através dos serviços da C. M. de Lisboa custa ZERO, se ao mesmo tempo for feita a vacina anti-rábica, também gratuita.

O problema e que as pessoas alegam falta de dinheiro, mas se algo for gratis, alegam falta de tempo. Ai em Portugal a maioria das pessoas ainda ve o animal como uma coisa e nao como um ser vivo, com sentimentos, que sangra quando lhe ferem, que chora e ri como nos e que faria tudo pelo seu dono.
O problema, Chillisauce, é nós termos leis muito boas mas que servem só para inglês ver, porque não passam do papel.

E não passam do papel porque não são implementados os meios para obrigar ao seu cumprimento.

Um exemplo: ao passear o meu cão, passo todos os dias frente a uma esquadra da polícia. Tenho-o há dez meses e nunca por nunca ser um agente me pediu para ver a licença e o comprovativo de chip do Juca.

Se todos os proprietários de cães fossem interpelados de vez em quando por um polícia, PSP ou municipal, e se não tivessem a situação em ordem, pagavam as coimas previstas na lei -- e aí quero ver se as coisas não passavam a andar mais direitinhas.

É que, se vamos estar à espera da mudança de mentalidades, isso demora muito tempo ou pode até nem nunca vir a acontecer.

Os instrumentos legais já existem, pelo menos alguns. Por que não utilizá-los?
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
chillisauce
Membro Veterano
Lea - bengal
Blu - Bengal

quinta dez 16, 2010 5:55 pm

Tassebem Escreveu:
chillisauce Escreveu:

O problema, Chillisauce, é nós termos leis muito boas mas que servem só para inglês ver, porque não passam do papel.

E não passam do papel porque não são implementados os meios para obrigar ao seu cumprimento.

Um exemplo: ao passear o meu cão, passo todos os dias frente a uma esquadra da polícia. Tenho-o há dez meses e nunca por nunca ser um agente me pediu para ver a licença e o comprovativo de chip do Juca.

Se todos os proprietários de cães fossem interpelados de vez em quando por um polícia, PSP ou municipal, e se não tivessem a situação em ordem, pagavam as coimas previstas na lei -- e aí quero ver se as coisas não passavam a andar mais direitinhas.

É que, se vamos estar à espera da mudança de mentalidades, isso demora muito tempo ou pode até nem nunca vir a acontecer.

Os instrumentos legais já existem, pelo menos alguns. Por que não utilizá-los?
Isso e uma grande verdade, se as pessoas pagassem mais coimas , a mentalidade mudava, pois ja comecava a pesar no bolso.
Responder

Voltar para “Animais de Estimação”