caes de raça?????

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
sylviaplath
Membro
Registado: terça dez 07, 2010 11:25 pm

sábado dez 11, 2010 12:49 pm

VascoDV Escreveu:O acto de você se alimentar, se ter um PC, de comprar roupa, um livro, de ir de férias é também de consciencia moral face aos sem abrigo...

Alias pelo seu raciocinio o simpels facto de você limpar-se a papel higienico em vez de folhas de eucalipto é consciencia moral :lol:
Que confusão vai nessa cabeça... 8) Se fala do meu raciocínio, então perceberá que esta opção pouco tem a ver com posse ou capital (que sem dúvida daria uma discussão interessante).
Se estou disposta e disponível a receber um animal de estimação no meu lar, e tendo conhecimento da quantidade deles em risco de abate prefiro adoptar a comprar. Não é o dinheiro que me perturba, note-se.
sylviaplath
Membro

sábado dez 11, 2010 1:01 pm

Exacto, simpatizar com um cão que tenha uma ou outra característica é natural e, como disse dinodane, nada tem de reprovável ou imoral. Lamento apenas que seja uma minoria "a tentar remendar a desgraça que outros criaram", independentemente de culpas e de quem é responsável pelo quê (que raramente se apura), a dura realidade traduz-se em animais confinados em fila para abate. Perante essa realidade nunca compraria um cão. Mas, mais uma vez reforço, é uma escolha pessoal.
dinodane Escreveu:Nunca coloquei as coisas nesses termos, de "consciência moral", entre o adoptar e o comprar, porque na minha opinião ambas as coisas devem ser feitas ponderadamente com responsabilidade e sim, consciência.
Acho belíssimo que uma minoria tente remendar a desgraça que outros criaram inconscientemente e muitos "com a melhor das intenções" adoptando um animal em risco mas também acho belíssimo que se admire uma determinada raça de cães e que se queira ter um exemplar. Uma acção não invalida a outra e muitos de nós têm animais de ambas as proveniências.
A consciência moral de cada um deve é fazer com que cada um de nós trate os seus animais condignamente, não os reproduza á toa nem os coloque em situações de abandono, negligência e maus tratos, seja qual for a sua proveniência ou o seu valor de custo, que, como toda a gente já deveria saber, é o menor custo comparado com a despesa que o animal dará durante a sua vida.
Se todos tivessem essa moralidade rapidamente deixariam de existir cães em risco de morte e vivendo na miséria...

Um cão é um cão, seja rafeiro ou com pedigree de CHs. Julgo que todas as pessoas que gostam de cães pensam assim, embora toda a gente tenha um fraquinho ou afinidade pela raça a ou b, seja pelo seu aspecto, temperamento ou aptidão. E isso nada de tem de imoral ou reprovável.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado dez 11, 2010 10:56 pm

Silviaplath, fantástico, eu acho isso tudo brilhante e bastante louvável.
O que me desagrada é a presunção de se colocar essa atitude num plano de moralidade acima dos restantes, entende?

Quando adoptei em vez de comprar fi-lo por ter empatia com o animal, não para me sentir engrandecida "moralmente" por ter adoptado em detrimento dos que compram, consegue compreender o meu ponto de vista? A minha gata custou 0, o meu dogue custou 500, ambos são iguais aos meus olhos, não há diferença de tratamento.

A responsabilidade dos animais serem considerados items descartáveis é de todos mas mais de uns do que outros. Na minha mísera opinião, a facilidade em se obter um animal é uma das causas do abandono.

Já sei que para alguns é controverso mas para mim, são mais aqueles que adoptam um cachorro a custo 0 a abandonar e negligenciar do que as pessoas sem a tal "consciência moral" que optam por comprar um cão á medida dos seus sonhos e que se esforçaram para o adquirir. Existem infinitamente mais pessoas a adoptar por impulso, sem preparação e irresponsávelmente e que à primeira contrariedade despacham os animais. É a realidade.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

sylviaplath
Membro

domingo dez 12, 2010 3:45 pm

Pelo que entendo este é um fórum de partilha onde todos são livres de opinar respeitando a individualidade mútua (ou assim o deveria ser). As minhas escolhas são feitas em sequência da minha moral e valores (como as de todas as pessoas). Se entendeu presunção ou tentativa de superiorização na partilha das opções individuais posso dizer que não foi essa a intenção. Não tomo decisões para me sentir engrandecida mas porque a minha consciência assim me obriga.
Não gosto nem avanço com generalizações como "são mais aqueles que adoptam um cachorro a custo 0 a abandonar e negligenciar do que as pessoas sem a tal "consciência moral" que optam por comprar um cão á medida dos seus sonhos e que se esforçaram para o adquirir".
Mais uma vez, para esclarecer, não recrimino quem compre e muito menos acuso de falta de consciência moral. No entanto, a minha diz-me para agir de certa forma. Cada um é responsável pelas suas próprias acções e agirá da forma como pensa correcta.
Desde pequena, todas as pessoas que conheço (e até à data) adoptaram animais. Animais que nunca foram abandonados nem maltratados mas sim que se integraram na familia como membros desta.
Poderia da mesma forma dizer que é presunção assumir que as pessoas que compram um cão se esforçam mais do que as que os adoptam, não o posso dizer porque cada pessoa é uma pessoa com motivações e formas de estar diferentes.
Dizer que existem infinitamente mais pessoas a adoptar por impulso sem preparação e irresponsavelmente e que à primeira contrariedade despacham os animais também é pura especulação. O que lhe dá tanta certeza que alguém que compre um animal não faz o mesmo? O dinheiro em si?
dinodane Escreveu:Silviaplath, fantástico, eu acho isso tudo brilhante e bastante louvável.
O que me desagrada é a presunção de se colocar essa atitude num plano de moralidade acima dos restantes, entende?

Quando adoptei em vez de comprar fi-lo por ter empatia com o animal, não para me sentir engrandecida "moralmente" por ter adoptado em detrimento dos que compram, consegue compreender o meu ponto de vista? A minha gata custou 0, o meu dogue custou 500, ambos são iguais aos meus olhos, não há diferença de tratamento.

A responsabilidade dos animais serem considerados items descartáveis é de todos mas mais de uns do que outros. Na minha mísera opinião, a facilidade em se obter um animal é uma das causas do abandono.

Já sei que para alguns é controverso mas para mim, são mais aqueles que adoptam um cachorro a custo 0 a abandonar e negligenciar do que as pessoas sem a tal "consciência moral" que optam por comprar um cão á medida dos seus sonhos e que se esforçaram para o adquirir. Existem infinitamente mais pessoas a adoptar por impulso, sem preparação e irresponsávelmente e que à primeira contrariedade despacham os animais. É a realidade.
dinodane
Membro Veterano

domingo dez 12, 2010 3:54 pm

Não é especulação, nem generalização, é mera observação, Sylvia.

sylviaplath
Membro

domingo dez 12, 2010 4:03 pm

Baseada em experiência própria? (atenção, não estou a ser irónica, gosto de discussões construtivas). Por acaso gostava de ter acesso a estatísticas sobre esta matéria, mas imagino que seja pratica e infelizmente impossível de determinar. :evil:

dinodane Escreveu:Não é especulação, nem generalização, é mera observação, Sylvia.
dinodane
Membro Veterano

domingo dez 12, 2010 4:44 pm

Sim, Sylvia.

A realidade dos canis, associações e albergues deste país é um número crescente, uma bola de neve imparável, de animais abandonados. Desses animais, a esmagadora maioria são cães e gatos sem raça definida. Uma pequeníssima margem destes números são cães obviamente de raça, das raças mais comuns (i.e. boxers, huskies, labradores...) e muitos são animais séniores ou com problemas de saúde complicados.
Ninguém compra animais sem raça, pois não Sylvia? Acha portanto a conclusão a que chego disparatada?
é evidente que existem pessoas que compram um cão de raça e também o abandonam ou entregam para adopção mas esses rapidamente são escoados para novas casas e são mesmo casos esporádicos. A realidade é outra. A realidade é que os animais que nada custaram e que muitas vezes foram adoptados em pequenos por capricho e o produto das ninhadas desportivas é que fazem o grosso dos animais descartados e deixados á sua sorte.
Observe as muitas páginas de animais para adopção, os sites das associações, os outros fóruns de divulgação e diga-me por favor quantos cães obviamente de criação cuidada encontra. :|

moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

domingo dez 12, 2010 7:45 pm

Gostava de perceber o ressentimento que existe em relação a quem quer comprar um cão. Até parece que as pessoas que procuram um criador, poupam para comprar o cão, escolheram a raça, e depois deviam sentir-se culpadas porque não foram ao canil!
Eu ficava com sentimentos de culpa se fosse a uma loja ou se tratasse um rafeiro assim e um de raça assado.

sylviaplath veja com atenção as páginas de adopção e constate quem são os animais abandonados se são os que custaram dinheiro ou se são os de graça....
É uma estatística bem fácil de perceber. Aliás, visite um canil e fale com os tratadores e ponha a questão. Faça isso em 3, 4, 5 canis e compare as respostas.
E depois venha cá contar-nos.
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo dez 12, 2010 8:12 pm

moslie Escreveu:um de raça assado.
cuidado! :lol:
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
sylviaplath
Membro

segunda dez 13, 2010 11:50 am

É de facto uma triste realidade que a maior percentagem dos cães abandonados são de facto rafeiros. Como disse dinodane encontram-se algumas raças em canis (para além dos que referiu, já vi também dalmatas e rottweilers; o nosso pastor alemão estava num canil e é um cachorro). A maior parte das pessoas não compra rafeiros, mas já os vi (por exemplo) à venda em lojas de animais.
E mais uma vez tenho de repetir, não há ressentimento para com as pessoas que vão comprar animais, apenas disse que eu (de acordo com a minha consciência e conhecendo a realidade dos canis) não o faria (aliás, prefiro rafeiros, sempre tive rafeiros desde criança e neste momento o novo membro da familia é pastor alemão, não o estimaria mais nem menos pela sua raça dado que quando um cão chega à familia é para fazer parte dela).
Continuo sem perceber o incómodo em aceitar o meu ponto de vista, respeito quem compra (e nunca disse que tratam pior ou melhor os animais), mas nunca compraria (e como pessoa que adopta não me enquadro na categoria que abandona ou maltrata, ou sequer que sonha menos a felicidade do seu animal de estimação).
dinodane
Membro Veterano

segunda dez 13, 2010 3:32 pm

Continuo sem perceber o incómodo em aceitar o meu ponto de vista,
Não é incómodo nenhum nem isso está a acontecer, somente estou a trocar opiniões consigo. Já lhe disse que, para mim, a sua maneira de pensar é correcta, o que me suscitou discórdia foi somente a questão da "consciência moral" conforme já foi sobejamente explicado nos posts acima. Estamos num fórum de discussão. :wink:

sylviaplath
Membro

segunda dez 13, 2010 7:09 pm

:wink: de acordo :wink:
dinodane Escreveu:
Continuo sem perceber o incómodo em aceitar o meu ponto de vista,
Não é incómodo nenhum nem isso está a acontecer, somente estou a trocar opiniões consigo. Já lhe disse que, para mim, a sua maneira de pensar é correcta, o que me suscitou discórdia foi somente a questão da "consciência moral" conforme já foi sobejamente explicado nos posts acima. Estamos num fórum de discussão. :wink:
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

quarta dez 15, 2010 1:07 pm

sylviaplath Escreveu:É de facto uma triste realidade que a maior percentagem dos cães abandonados são de facto rafeiros. Como disse dinodane encontram-se algumas raças em canis (para além dos que referiu, já vi também dalmatas e rottweilers; o nosso pastor alemão estava num canil e é um cachorro). A maior parte das pessoas não compra rafeiros, mas já os vi (por exemplo) à venda em lojas de animais.
E mais uma vez tenho de repetir, não há ressentimento para com as pessoas que vão comprar animais, apenas disse que eu (de acordo com a minha consciência e conhecendo a realidade dos canis) não o faria (aliás, prefiro rafeiros, sempre tive rafeiros desde criança e neste momento o novo membro da familia é pastor alemão, não o estimaria mais nem menos pela sua raça dado que quando um cão chega à familia é para fazer parte dela).
Continuo sem perceber o incómodo em aceitar o meu ponto de vista, respeito quem compra (e nunca disse que tratam pior ou melhor os animais), mas nunca compraria (e como pessoa que adopta não me enquadro na categoria que abandona ou maltrata, ou sequer que sonha menos a felicidade do seu animal de estimação).
Eu já desconfiava... desde que seja "à borliú", opta-se por um de raça (será?) e os SRD que se lixem.
Adiante... Gostava que me dissesse qual é a diferença entre criar/vender animais para companhia/guarda/exposição/etc. e criar/vender animais para comer?

Se os cães de raça fossem criados na rua, a restos de comida, etc, eu concordaria com a sylviaplath, mas como não o são, alguém tem que assumir parte da despesa.

Se alguém tiver uma vaca fora do "estalão", eu fico com ela... desde que seja "à borliú".
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
elsasmc
Membro Veterano
Registado: terça jun 17, 2008 2:46 pm
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

quarta dez 15, 2010 2:16 pm

Apesar de ter ajudado um cão num canil optou por um cachorro (mais chances de adopção) e por um de raça, ou cruzado que seja (ainda mais chances de adopção). Pergunto, porque não adoptou um adulto rafeirinho, feinho ou doente?

Eu não compraria animais, mas também visto que o meu dia a dia é passado sempre com animais, sendo de uma associação, tenho por norma não ficar com animais bebés ou especialmente bonitos ou de raça, já a contar com algum que vá ficando dos que passam cá por casa para adopção.
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta dez 15, 2010 2:22 pm

Parece-me que aqui há exageros de parte a parte...
Poucos, pouquíssimos são os que são comprados
á medida dos seus sonhos e que se esforçaram para o adquirir
.

A maioria dos cães de raça que se veem por aí, foram comprados baratuchos a criadores da treta e foram-no porque são de raça, para mostrar que se tem um cão de raça...ou então, foram comprados numa loja, para oferecer à criancinha no Natal...

Daqui resulta um problema : não se conhece a raça, nem sequer o que é um cão e muitos são abandonados aos primeiros problemas que dão (veja-se o caso dos caniches e dos cocker que são paradigmáticos do que digo...).
São compras que se assemelham em muito às adopções por impulso.

O outro erro é adoptar por pena ou por razões morais.
Se o temperamento ou características de um cão lhe são indiferentes, ou se sente uma afinidade com um infeliz que encontrou na rua, num canil ou numa associação, então é muito correcto adoptar.
Mas temos sempre que lembrar que este animal vai estar connosco nos 15 anos seguintes.
Não chega o impulso do "coitadinho" ou "desgraçado".
É preciso ter a certeza de que queremos este companheiro para sempre.

Comprar ou adoptar dá no mesmo.
Trata-se de um novo elemento da família.
É um acto de responsabilidade, nada a ser feito levianamente.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Responder

Voltar para “Animais de Estimação”