Gerbo da Móngolia fere-se ao roer gaiola!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
XuXaaa
Membro
Registado: sábado nov 21, 2009 5:23 pm

quarta dez 15, 2010 1:15 pm

Boa tarde!

Eu tenho um Gerbo da Mongólia fêmea com um anito, ela sempre roeu as grades da gaiola mas sempre achei esse comportamento normal da raça... Só que tenho vindo a reparar que ela quando o faz fica com o nariz em sangue bem como as gengivas...
Esse comportamento será mesmo normal? ao ponto de causar feridas a ela mesma?

É um animal bastante dócil... e dá-se lindamente com os meus gatos embora eu não os deixe demasiado tempo juntos... (nunca se sabe quando pode dar asneira...)
Ela tinha uma gaiola bastante comum, aquelas plásticas, cheias de cores, com 2 andares e uma espécie de respiradouros redondos de plástico nas laterais da gaiola... sendo ela uma roedora nata obviamente destruiu a gaiola toda... aqui a tempos comprei-lhe uma gaiola dupla apenas com a base em plástico...

(Dou estes dados pois pode estar neles a resposta á minha pergunta..)

Muito obrigada pela vossa atenção!!
beijo*
:D
Ama-me, alimenta-me e <strong>nunca me abandones</strong>!
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

quarta dez 15, 2010 8:01 pm

Pois, os meus de vez em quando também decidem fazer o mesmo, mas não o suficiente para causar qualquer dano, o que por vezes acontece é ficarem com uma falha de pêlo no focinho devido à fricção. Para ficar assim é porque só para de o fazer quando não está a dormir/comer/beber. Ou seja, é um comportamento completamente obsessivo (daí que não pare mesmo com as dores).

Uma possível solução:

Acho que a deves colocar num local liso (tipo faunário) pelo menos para recuperar as fridas e ver se “esquece” um bocado esse vicio. Quando a voltares a colocar na gaiola fornece-lhe diariamente muitos cartões grossos e rolos de papel higiénico para roer (quando digo muitos, é mesmo encher a gaiola quase até ao teto xD – eles são puras trituradoras.) para o manter distraído e esquecer-se do antigo vício.
Se isto não resultar não vejo outra solução a não ser mudar-lhe o tipo de gaiola para uma acrílica (toda ela)!

Dito isto, desejo muito boa sorte, porque este vicio não é fácil de parar!
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quarta dez 15, 2010 8:21 pm

Para gerbos o melhor é um aquario em segunda mão adaptado ;) e muito substrato para eles escavarem, e muito cartão para roerem

Imagem

Imagem

Imagem
__dani__
Membro Veterano

quarta dez 15, 2010 8:50 pm

Bondage os meus estão assim em gaiolas do genero das duas ultimas, a diferença é que não é em vidro mas sim acrilico! Mas de facto o vidro é bem mais resistente aos dentinhos dos Gerbos, quer seja em aquas ou gaiolas mistas.

Não aconselhei essas duas pelo facto de ter rede de arame (que é o problema neste caso). O aqua é mesmo o ideal neste caso, o problema é o preço (mesmo os de 2ª mão), mas às vezes até se encontram umas boas "ofertas", basta procurar bem e esperar por oportunidades.
XuXaaa
Membro
Registado: sábado nov 21, 2009 5:23 pm

quarta dez 15, 2010 9:44 pm

Muito obrigada pelas vossas respostas... muito boas ideias... vou tentar encontrar um aquário a um preço acessível.... o aquário que tenho é de 30litros e faz-me confusão meter a bichinha num espaço tão pequeno...

mais uma vez muito obrigada :D
os melhores cumprimentos*
Ama-me, alimenta-me e <strong>nunca me abandones</strong>!
Bondage2010
Membro Veterano

quarta dez 15, 2010 10:17 pm

Pessoal da capital tem a feira da ladra ;)

Eu nunca os mantive em gaiolas, logo não sei, e os meus aquarios não tinham esse andar de cima em rede, mas julgo que desde que eles mesmo nesses de primeiro andar em rede, tenham muitas outras coisas para fazer, como muito substrato para escavar e brinquedos de madeira e muito cartão para roer, lá em baixo, passam menos tempo a roer arames cá em cima ;)
__dani__
Membro Veterano

quarta dez 15, 2010 10:57 pm

Bondage2010 Escreveu:
Julgo que desde que eles mesmo nesses de primeiro andar em rede, tenham muitas outras coisas para fazer, como muito substrato para escavar e brinquedos de madeira e muito cartão para roer, lá em baixo, passam menos tempo a roer arames cá em cima ;)
É uma possibilidade, mas imagina que isto é mesmo uma obsessão? :? (ela está com feridas e continua!!) - Mais vale não arriscar :P
__dani__
Membro Veterano

quarta dez 15, 2010 10:59 pm

XuXaaa Escreveu:o aquário que tenho é de 30litros e faz-me confusão meter a bichinha num espaço tão pequeno...
Sim, é bastante pequeno para ela viver, mas pode aproveita-lo para a colocar enquanto não arranja um maior, pelo menos para recuperar das feridas, caso contrário ela estará a agravar a situação à medida que for roendo!
grishnackh
Membro
Registado: quarta ago 18, 2010 1:55 pm

quarta dez 15, 2010 11:32 pm

Mantém o gerbo sozinho?
Pergunto isto porque, sendo animais gregários, os gerbos nunca devem ser mantidos sozinhos.
__dani__
Membro Veterano

quinta dez 16, 2010 2:44 am

grishnackh Escreveu:Mantém o gerbo sozinho?
Pergunto isto porque, sendo animais gregários, os gerbos nunca devem ser mantidos sozinhos.
Nunca é uma palavra muito forte! :wink:

Sim são animais sociais, sim são animais de comunidades formadas por hierarquias, sim sentem-se felizes acompanhados! Mas... e se o animal por negligência dos criadores nunca foi habituado a outros gerbos? Ou se o seu companheiro morreu? Nesses casos nem experimente espetar um gerbos estranho ao pé do outro, porque se o fizer vai ver pelos seus próprios olhos o "nunca" (do nunca diga nunca :wink: )
grishnackh
Membro

quinta dez 16, 2010 11:50 am

Sim, o que disse é possivel.
Nunca tive gerbos portanto falei apenas pelo meu conhecimento teórico, na prática não sei como se comportam 8)

As melhoras para o seu gerbo :wink:
Bondage2010
Membro Veterano

quinta dez 16, 2010 12:18 pm

grishnackh Escreveu:Sim, o que disse é possivel.
Nunca tive gerbos portanto falei apenas pelo meu conhecimento teórico, na prática não sei como se comportam 8)

As melhoras para o seu gerbo :wink:
É muito dificil e muitas vezes impossivel juntar dois gerbos que não tenham sido apresentados antes do 3 meses de idade...na maior parte das vezes acaba na morte de um ou mesmo dos dois ;)
Apesar de viverem em colonia, a colonia é fechada a outros membros, e continuam com esse comportamento de não aceitação de intrusos no território, mesmo quando adultos sozinhos ;)
grishnackh
Membro

quinta dez 16, 2010 7:02 pm

Já tinha lido sobre isso. Obrigado pela informação Bondage, a sabedoria não ocupa lugar :wink:
Responder

Voltar para “Exóticos”