Hamster constipado!?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Lek21
Membro Veterano
Registado: sábado jan 30, 2010 1:25 am

quarta dez 15, 2010 12:24 am

Boas foristas!

Queria perguntar se alguém já teve um hamster constipado.

Sei que os sintomas são secreção nasal, dificuldade respiratória e espirros. Mas não consigo identificar bem nele os ditos espirros. O meu hamster comecou à dias com um "cafungar" mas julguei normal, custuma fazer quando se limpa, o mais provavel é ser do pó das aparas, pensava eu. Agora é um "cafungar" constante! cada passo que da faz aquele som pequenino como quem está a espirrar para o tamanhinho dele.

Alergia julgo que não é, porque não mudei nada de novo na gaiola. Litter e aparas mantém-se as mesmas de sempre... e a verdade é que a minha casa no inverno sofre com a humidade!

Help me! :? ja me cheira a veterinário.......
<strong>"Os animais s&atilde;o amigos t&atilde;o agrad&aacute;veis: n&atilde;o fazem perguntas, n&atilde;o criticam." George Eliot
</strong><strong>"Os animais selvagens nunca matam por divertimento. O homem &eacute; a &uacute;nica criatura para quem a tortura e a morte dos seus semelhantes s&atilde;o divertidas por si." James Froude</strong>
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

quarta dez 15, 2010 12:52 am

ui que isto até parece epedemia! Cheira a vet e cheira-te bem (e é para ontem), vai mesmo ter que ser! Aqui em casa também aconteceu (e não foi só aqui, parece está a ganhar terreno a maldita constipação, que ca por casa começou levezinha, e ainda me levou dois :cry: , e nem o antibiótico os safou.
Muita aguinha, antibiotico (receitado pela vet), vapores para a desobstrução das vias respiratórias, e uma alimentação mais calórica (a hipoglicémia é uma das maiores causas da morte dos hamsters, e agora com a imunidade afectada, convém mantê-lo "gordinho"...

Lamento muito e desejo muita força e paciência!
Lek21
Membro Veterano

quarta dez 15, 2010 1:02 am

__dani__ Escreveu:ui que isto até parece epedemia! Cheira a vet e cheira-te bem (e é para ontem), vai mesmo ter que ser! Aqui em casa também aconteceu (e não foi só aqui, parece está a ganhar terreno a maldita constipação, que ca por casa começou levezinha, e ainda me levou dois :cry: , e nem o antibiótico os safou.
Muita aguinha, antibiotico (receitado pela vet), vapores para a desobstrução das vias respiratórias, e uma alimentação mais calórica (a hipoglicémia é uma das maiores causas da morte dos hamsters, e agora com a imunidade afectada, convém mantê-lo "gordinho"...

Lamento muito e desejo muita força e paciência!
Fogo, ta mesmo doentinho!?!? Ainda tava naquelaa.... realmente a agua tem ido muito rápido!! É comum estas duas situaçoes juntas, então?!
Isso dos vapores é feito em casa ne? E agora? O que o faço para ver subir essas calorias? :o Guloseimas? Desculpa tanta pergunta, mas tou preocupada! :o

Veterinário é para amanhã de manha, já!!
<strong>"Os animais s&atilde;o amigos t&atilde;o agrad&aacute;veis: n&atilde;o fazem perguntas, n&atilde;o criticam." George Eliot
</strong><strong>"Os animais selvagens nunca matam por divertimento. O homem &eacute; a &uacute;nica criatura para quem a tortura e a morte dos seus semelhantes s&atilde;o divertidas por si." James Froude</strong>
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

quarta dez 15, 2010 3:10 am

As melhoras, vai dando noticias do pequenito ;) **
__dani__
Membro Veterano

quarta dez 15, 2010 11:20 am

Sim normalmente há uma maior tendencia a beber água, eles sentem necessidade (é como nós, quando estamos constipados a tendencia é desidratar e uma das prescrições é beber muitos líquidos). De qualquer forma, no caso dos meus 2 meninos que não resistiram, já no fim nem água conseguiam beber porque com a dificuldade respiratória engasgavam-se e piorava a situação, porque a água ao ir para os pulmões dá origem a pneumonia. Cheguei a andar a fazer soro subcutaneo para que não morressem desidratados (o que acabou na mesma por acontecer de uma forma ou de outra) - Felizmente os outros safaram-se porque ataquei logo nos primeiros espirros (já estava de alerta).

Os vapores são feitos em casa sim. Eu fervia água e colocava o hamster no vapor (muito cuidado para não colocar demasiado perto do vapor e cuidado para ele não cair à agua)

Para aumentar as calorias basta acrescentar sementes de girassol à dieta e fornecer uma maior quantidade de frutos e legumes (que acaba também por ajudar na ingestão de liquidos)

Boa sorte com o pequenino
Lek21
Membro Veterano

quarta dez 15, 2010 1:51 pm

Boas tardes foristas!

Eu e o meu pequenino já fomos ao veterinário, como tinha dito. Levou uma pica! Já não me lembro de quê, sou uma esquecida! Penso que foi de penincilina (espero não tar a dizer uma barbaridade!). Portou-se lindamente! Pensei que mordesse enquanto tivesse a ser picado, mas como é costume ele não morde, nem mordeu desta vez. :) Depois para casa, o vet deu um comprimido que é um anti-inflamatório e antipirético para dissolver em 200ml de água. Depois deu uma seringazinha para dar 2,0 ao meu pequeno. Uma vez por dia, durante 4-5 dias! Vamos ver como corre... estou confiante! :D

O Mickey já voltou à sua casota, e já tomou a medicação e desde que o pus na gaiola voltaram os espirros mais constantes, porque no veterinário nem ouvi-lo! :evil: (espero que o vet não tenha pensado que tava maluca, como cá em casa toda a gente pensou, porque levei um "rato" ao veterinário!!) :evil:

Quanto a mim, vou fazer logo à noite quando ele despertar (porque agora ele só quer é dormir :P) aquilo do vapor que a __dani__ aconselhou. A ração do Mickey é a crispy da versele laga e pergunto-me onde vou arranjar sementes de girassol! :| Não sei como fazes! :| :?: Ontem e hoje dei-lhe guloseima que são drops para hamsters só costumo dar dois por semana mas tendo em conta que precisa tar gordinho, hoje e ontem dei um. São de mel e são estes :arrow: http://www.aquapicanco.com/aquapicanco1 ... jpg&size=3
Pensei também em dar passas, porque no inicio dava-lhe uma raçao que continha algumas e ele adorava, mas a questão é se devo dar passas que são para humanos e não para roedores. Não sei contém alguma coisa que lhe faça mal. Que acham? :|

Desculpem o textamento! :oops:
__dani__
Membro Veterano

quarta dez 15, 2010 7:48 pm

Lek21 Escreveu:Boas tardes foristas!

Eu e o meu pequenino já fomos ao veterinário, como tinha dito. Levou uma pica! Já não me lembro de quê, sou uma esquecida! Penso que foi de penincilina (espero não tar a dizer uma barbaridade!). Portou-se lindamente! Pensei que mordesse enquanto tivesse a ser picado, mas como é costume ele não morde, nem mordeu desta vez. :) Depois para casa, o vet deu um comprimido que é um anti-inflamatório e antipirético para dissolver em 200ml de água. Depois deu uma seringazinha para dar 2,0 ao meu pequeno. Uma vez por dia, durante 4-5 dias! Vamos ver como corre... estou confiante! :D

O Mickey já voltou à sua casota, e já tomou a medicação e desde que o pus na gaiola voltaram os espirros mais constantes, porque no veterinário nem ouvi-lo! :evil: (espero que o vet não tenha pensado que tava maluca, como cá em casa toda a gente pensou, porque levei um "rato" ao veterinário!!) :evil:

Quanto a mim, vou fazer logo à noite quando ele despertar (porque agora ele só quer é dormir :P) aquilo do vapor que a __dani__ aconselhou. A ração do Mickey é a crispy da versele laga e pergunto-me onde vou arranjar sementes de girassol! :| Não sei como fazes! :| :?: Ontem e hoje dei-lhe guloseima que são drops para hamsters só costumo dar dois por semana mas tendo em conta que precisa tar gordinho, hoje e ontem dei um. São de mel e são estes :arrow: http://www.aquapicanco.com/aquapicanco1 ... jpg&size=3
Pensei também em dar passas, porque no inicio dava-lhe uma raçao que continha algumas e ele adorava, mas a questão é se devo dar passas que são para humanos e não para roedores. Não sei contém alguma coisa que lhe faça mal. Que acham? :|

Desculpem o textamento! :oops:
Esperemos que corra tudo bem, uma vez que atacaste logo de inicio. As sementes de girassol podes adquirir numa casa de rações, normalmente nas casas de agricultura também encontras. Se não encontrares uma casa de agricultura perto sempre podes comprar uma ração fraca :P (e essas infelizmente (ou felizmente para estes casos) encontram-se facilmente num supermercado. A ração da avipar tem muitas sementes de girassol por exemplo. As passas julgo serem demasiado fortes para dar assim diáriamente.
Lek21
Membro Veterano

quarta dez 15, 2010 7:57 pm

Bacano! Boa ideia, nem tinha pensado nisso! Ali no continente não faltam pseudo-rações cheias de sementes de girassol, como a que referiste da avipar. Esqueço então as passas! :wink: Mais algum conselho do que posso fazer aqui por casa? Agora tenho-o no meu quarto, tou a pensar deixa-lo aqui que é menos frio durante estes 4, 5 dias porque é a divisão mais quentinha graças ao aquecedor. Devo?! :?:
__dani__
Membro Veterano

quarta dez 15, 2010 8:05 pm

Sim, não podes é esquecer a água, porque uma vez que há o aquecedor, ele mais facilmente desidrata.

Outras coisas que fiz foi tirar o feno (para excluir uma possivel alergia), substituindo por papel de cozinha as tirinhas, e mudar-lhe todos os dias a gaiola.

Acho que por agora não há mais nada a fazer. A não ser ter muita paciencia e carinho para lhe dar :)
Lek21
Membro Veterano

quarta dez 15, 2010 8:28 pm

__dani__ Escreveu:Sim, não podes é esquecer a água, porque uma vez que há o aquecedor, ele mais facilmente desidrata.

Outras coisas que fiz foi tirar o feno (para excluir uma possivel alergia), substituindo por papel de cozinha as tirinhas, e mudar-lhe todos os dias a gaiola.

Acho que por agora não há mais nada a fazer. A não ser ter muita paciencia e carinho para lhe dar :)
Sim, água sempre disponível!

Essa do feno deixou-me :o mudei-lhe ontem a gaiola totalmente e no ninho como de costume pus aparas e feno (mais que o normal, por acaso!) e acrescentei tirinhas de papel higiénico para o manter mais quentinho. Afinal convém não ter feno! :| vou retirar quando ele acordar...

Quanto ao carinho e à paciência não vão faltar! :P
__dani__
Membro Veterano

quarta dez 15, 2010 8:41 pm

Lek21 Escreveu:
__dani__ Escreveu:Sim, não podes é esquecer a água, porque uma vez que há o aquecedor, ele mais facilmente desidrata.

Sim, água sempre disponível!

Essa do feno deixou-me :o mudei-lhe ontem a gaiola totalmente e no ninho como de costume pus aparas e feno (mais que o normal, por acaso!) e acrescentei tirinhas de papel higiénico para o manter mais quentinho. Afinal convém não ter feno! :| vou retirar quando ele acordar...

Quanto ao carinho e à paciência não vão faltar! :P
Não estou a dizer que o feno faz mal, atenção! Eu retirei-o para excluir qualquer hipotese que seja de alergia! Imagina que ele até está apenas com uma alergia ao feno, daí os espirros? Não me parece o caso, mas... nunca se sabe... mais vale excluir todas as possiveis causas! Isto é a minha opinião claro! A vet também não me mandou tirar o feno, fui eu que achei por bem fazê-lo.

(O meu porquinho já manifestou alergia a uma marca de feno, daí esta minha medida)
Lek21
Membro Veterano

quarta dez 15, 2010 8:45 pm

É possivel ter alergia a uma coisa tanto tempo depois? É que é o mesmo feno desde que ele chegou cá a casa. E quando digo isto é literalmente o mesmo! A embalagem do feno ainda não acabou desde janeiro que comprei, altura em que comprei o Mickey tambem. :o
__dani__
Membro Veterano

quarta dez 15, 2010 9:00 pm

É improvavel, mas não é impossível... Prefiro prevenir (mas isto sou eu que sou uma stressada com os bichos - há até quem diga que eles ficam "moles" só com o meu stress :lol: )
Lek21
Membro Veterano

quarta dez 15, 2010 9:09 pm

Prevenção nunca é demais! :) Obrigado por todos os conselhos, vou dando noticias! :D :wink:
__dani__
Membro Veterano

quarta dez 15, 2010 9:19 pm

Lek21 Escreveu:Prevenção nunca é demais! :) Obrigado por todos os conselhos, vou dando noticias! :D :wink:
É o que eu acho também :)! De nada, e as melhoras!
Responder

Voltar para “Exóticos”