chillisauce Escreveu:Tassebem Escreveu:Chipar um cão através dos serviços da C. M. de Lisboa custa ZERO, se ao mesmo tempo for feita a vacina anti-rábica, também gratuita.
Além disso, as pessoas nem sequer precisam de se deslocar ao canil. Em dias determinados, há uma carrinha que percorre as freguesias. As juntas de freguesia disponibilizam toda essa informação.
Ou seja, pelo menos aqui em Lisboa não há qualquer desculpa para não se chiparem os cães.
O problema e que as pessoas alegam falta de dinheiro, mas se algo for gratis, alegam falta de tempo. Ai em Portugal a maioria das pessoas ainda ve o animal como uma coisa e nao como um ser vivo, com sentimentos, que sangra quando lhe ferem, que chora e ri como nos e que faria tudo pelo seu dono.
O problema, Chillisauce, é nós termos leis muito boas mas que servem só para inglês ver, porque não passam do papel.
E não passam do papel porque não são implementados os meios para obrigar ao seu cumprimento.
Um exemplo: ao passear o meu cão, passo todos os dias frente a uma esquadra da polícia. Tenho-o há dez meses e nunca por nunca ser um agente me pediu para ver a licença e o comprovativo de chip do Juca.
Se todos os proprietários de cães fossem interpelados de vez em quando por um polícia, PSP ou municipal, e se não tivessem a situação em ordem, pagavam as coimas previstas na lei -- e aí quero ver se as coisas não passavam a andar mais direitinhas.
É que, se vamos estar à espera da mudança de mentalidades, isso demora muito tempo ou pode até nem nunca vir a acontecer.
Os instrumentos legais já existem, pelo menos alguns. Por que não utilizá-los?
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke