Olá!
Preciso da vossa ajuda. Tenho dois gatinhos, o Gaspar e a Bia, que têm oito meses.
Pelo que li num livro estão na idade mais conveniente para serem esterilizados mas as sondagens que tenho feito junto de pessoas amigas só me têm posto mais confusa e preocupada.
Acham que devo esterilizar só um deles? A menina ou o menino? Ou o melhor será mesmo esterilizar os dois?
Se eu for à SPA os meus bébés serão bem tratados ou é melhor abrir um bocado mais os cordões à bolsa e levá-los a uma clínica veterinária?
Já agora (e desculpem a minha ignorância!), como é que eu sei que eles estão a entrar no cio? Eu sei que deve ser óbvio mas....
[email protected]
A esterilização: o que é melhor?
Moderador: mcerqueira
Olá!
Em primeiro lugar, acho que devia esterilizar os dois.
O gatinho porque assim não marca o território pela casa, diminui alguma agressividade que ele possa ter, e ele deixa de querer sp sair de casa quando houver alguma gata com o cio em redor. Como deixa de ter desejos, não corre o risco de conseguir fugir ( no caso de estar sempre em casa) e ir lutar com outros gatos, podendo apanhar FIV ou FELV, entre outras doenças.
Em relação à menina, com a esterilização ela deixa de ter cios que possam ser incómodos para si, ao mesmo tempo que diminui bastante a probabilidade de ela poder desenvolver posteriormente tumores. Falando em tumores, mesmo que decida não a esterilizar, não lhe dê a pílula, pois aumenta bastante a formação de tumores e infecções uterinas!
Quanto à idade p realizar a esterilização, há várias correntes. As vets com quem trabalho preferem esterilizar os machos apenas quando eles começam a marcar território, para poderem desenvolver-se plenamente, mas também já ouvi dizer que não é preciso esperar... Quanto à menina, penso que já pode ser esterilizada!
Em relação à SPA, não conheço o trabalho realizado, pelo que não me posso pronunciar.
Espero que consiga informar-se e decidir-se pelo que achar melhor para os seus meninos!!!
Em primeiro lugar, acho que devia esterilizar os dois.
O gatinho porque assim não marca o território pela casa, diminui alguma agressividade que ele possa ter, e ele deixa de querer sp sair de casa quando houver alguma gata com o cio em redor. Como deixa de ter desejos, não corre o risco de conseguir fugir ( no caso de estar sempre em casa) e ir lutar com outros gatos, podendo apanhar FIV ou FELV, entre outras doenças.
Em relação à menina, com a esterilização ela deixa de ter cios que possam ser incómodos para si, ao mesmo tempo que diminui bastante a probabilidade de ela poder desenvolver posteriormente tumores. Falando em tumores, mesmo que decida não a esterilizar, não lhe dê a pílula, pois aumenta bastante a formação de tumores e infecções uterinas!
Quanto à idade p realizar a esterilização, há várias correntes. As vets com quem trabalho preferem esterilizar os machos apenas quando eles começam a marcar território, para poderem desenvolver-se plenamente, mas também já ouvi dizer que não é preciso esperar... Quanto à menina, penso que já pode ser esterilizada!
Em relação à SPA, não conheço o trabalho realizado, pelo que não me posso pronunciar.
Espero que consiga informar-se e decidir-se pelo que achar melhor para os seus meninos!!!
-
- Membro
- Registado: terça out 21, 2003 6:21 pm
Olá Carla,
Os gatos machos quando ficam mais crescidinhos, se não forem castrados começam a marcar território, ou seja, pequenos jactos de urina nos sítios mais variados, o que como podes imaginar, é simplesmente horrível!
As meninas quando ficam com o cio começam a miar (aquele miau típico do cio), o que também não é nada bom de ouvir... a este último caso nunca assisti, mas já ouvi falar!
Ou seja... perante isto, acho que a melhor opção será mesmo operar os dois.
Quanto à SPA... não sei de onde és, mas no outro dia levei as minhas meninas à SPA do Porto e gostei muito de atendimento... e já tive gatos no passado, que sempre levei lá e nunca tive razões de queixa... sim, não se parece nada com um hotel de 5 estrelas, mas também por outro lado sabemos que o dinheiro que estamos a dar não é só para engordar a carteira do veterinário, é para alimentar as 1000 e tal bocas esfomeadas que lá estão!
Beijinhos,
Mónica
Os gatos machos quando ficam mais crescidinhos, se não forem castrados começam a marcar território, ou seja, pequenos jactos de urina nos sítios mais variados, o que como podes imaginar, é simplesmente horrível!

As meninas quando ficam com o cio começam a miar (aquele miau típico do cio), o que também não é nada bom de ouvir... a este último caso nunca assisti, mas já ouvi falar!
Ou seja... perante isto, acho que a melhor opção será mesmo operar os dois.
Quanto à SPA... não sei de onde és, mas no outro dia levei as minhas meninas à SPA do Porto e gostei muito de atendimento... e já tive gatos no passado, que sempre levei lá e nunca tive razões de queixa... sim, não se parece nada com um hotel de 5 estrelas, mas também por outro lado sabemos que o dinheiro que estamos a dar não é só para engordar a carteira do veterinário, é para alimentar as 1000 e tal bocas esfomeadas que lá estão!

Beijinhos,
Mónica
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
- Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)
Eu concordo com as opiniões acima referidas, o que pode fazer é esterilizar primeiro um, ver como eles se dão e as mudanças ocorridas e depois o outro.
Eu castrava primeiro o macho, por causa das "borrifadelas" e também porque é uma operação muito mais simples do que a da gata, que é de barriga aberta!
Mas cada um é que sabe! No livro manual completo, GATO, cuidados, saúde e relacionamento diz que a redução natural da brincadeira pode ser evitada se castrar o gato antes de ele atingir a sua maturidade (por volta dos 6 meses)sexual, mas um veterinário poderá esclarecê-la melhor!
Beijinhos
Eu castrava primeiro o macho, por causa das "borrifadelas" e também porque é uma operação muito mais simples do que a da gata, que é de barriga aberta!
Mas cada um é que sabe! No livro manual completo, GATO, cuidados, saúde e relacionamento diz que a redução natural da brincadeira pode ser evitada se castrar o gato antes de ele atingir a sua maturidade (por volta dos 6 meses)sexual, mas um veterinário poderá esclarecê-la melhor!
Beijinhos

-
- Membro
- Registado: quarta out 22, 2003 10:01 am
- Localização: 3 gatas lindas Luna, Leisha e Lee(estas 2 ultimas que saudades eu tenho vossas pequeninas),frodo
Ola fortuna,
Na minha opiniao devia esterilizar os dois por tudo o que foi referido pelos outros foristas.
Eu pensava esterilizar a Luna no inicio do ano(ela esta com cerca de 4meses mais ou menos) mas a conselho da vet vamos esperar mais uns meses ate termos os resultados das novas analises.
Beijos e tudo de bom para si e para os seus gatinhos
Na minha opiniao devia esterilizar os dois por tudo o que foi referido pelos outros foristas.
Eu pensava esterilizar a Luna no inicio do ano(ela esta com cerca de 4meses mais ou menos) mas a conselho da vet vamos esperar mais uns meses ate termos os resultados das novas analises.
Beijos e tudo de bom para si e para os seus gatinhos
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado set 20, 2003 5:06 pm
- Localização: ringneck(passaro),3periquitos,tartaruga ,2peixes(1betta,1vermelho) ,gato(chip),1porquinho da india
olá,
acho que deve sim castrar os 2gatinhos,acho que de facto e um dinheiro bem empregue....para o macho devido a marcaçao de territorio e para a femea que quando entra no cio mia ''loucamente'' como ja me disseram,...eu estou a espera que o chip tenha 6meses para ir a consulta de revisao para lhe serem tirados os seus ''tlins tlins''
ja agora aproveitando o topic(desculpas a outra forista por apropriaçao de topic) por quanto e que fica mais ou menos a castraçao de um gatito(macho)..sei que os preços sao relativos mas rondam mais ou menos a mesma coisa....?!?!?
beijinhos e boa sorte para os seus fofinhos
acho que deve sim castrar os 2gatinhos,acho que de facto e um dinheiro bem empregue....para o macho devido a marcaçao de territorio e para a femea que quando entra no cio mia ''loucamente'' como ja me disseram,...eu estou a espera que o chip tenha 6meses para ir a consulta de revisao para lhe serem tirados os seus ''tlins tlins''

beijinhos e boa sorte para os seus fofinhos

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
- Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)
DoLl, A esterelização do macho não sei, a castração ronda os 10 contos e a da femêa os 25, isto em valores aproximados pq cada clínica estipula um preço...
Na faculdade ou numa associação se calhar é mais barato..., mas também não sei

Na faculdade ou numa associação se calhar é mais barato..., mas também não sei

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Ó Monica, vai-me desculpar mas realmente até parece que cobrar por serviços prestados é crime. Esse dinheiro para "engordar" serve para comprar equipamento, pagar ao pessoal e alimentar a familia do veterinário, que tem direito a viver, certo ? As SPAS não investem em ecógrafos, endoscópios, aparelhos de análises, radiologia, etc....enviam para os outros...monicasara Escreveu: , mas também por outro lado sabemos que o dinheiro que estamos a dar não é só para engordar a carteira do veterinário,
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
- Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)
Olá
Como já lhe foi dito e explicado o porquê, eu esterilizava os dois e rapidamente, pois mais dia menos dia a gata entra em cio e ainda tem uma surpresa...
Procure informar-se junto do vet, tire as suas dúvidas. Informe-se junto de pessoas que vão à SPA sobre a forma de funcionamento e decida.
Beijokas
kathleen
Como já lhe foi dito e explicado o porquê, eu esterilizava os dois e rapidamente, pois mais dia menos dia a gata entra em cio e ainda tem uma surpresa...
Procure informar-se junto do vet, tire as suas dúvidas. Informe-se junto de pessoas que vão à SPA sobre a forma de funcionamento e decida.
Beijokas
kathleen
-
- Membro
- Registado: terça out 21, 2003 6:21 pm
CasadeAnaval Escreveu:Ó Monica, vai-me desculpar mas realmente até parece que cobrar por serviços prestados é crime. Esse dinheiro para "engordar" serve para comprar equipamento, pagar ao pessoal e alimentar a familia do veterinário, que tem direito a viver, certo ? As SPAS não investem em ecógrafos, endoscópios, aparelhos de análises, radiologia, etc....enviam para os outros...monicasara Escreveu: , mas também por outro lado sabemos que o dinheiro que estamos a dar não é só para engordar a carteira do veterinário,
Olá... se calhar não me expliquei como queria... claro que os veterinários, pelo excelente trabalho que fazem com os nosso bichinhos, merecem o dinheiro que lhes pagamos... a ideia que eu queria expressar é a de que na Sociedade Protectora dos Animais, provavelmente os veterinários ganham bem menos que numa clínica privada e o dinheiro que pagamos serve para na sociedade poderem dar alimento e tratamento aos animais que lá são deixados... da última vez que fui à SPA, o senhor da secretaria disse-me que as pessoas vão lá entregar os animais e que tinham mais de 1000 cães e gatos

Bem... e além disso, para as pessoas com menos €€€ também é uma boa opção... eles têm bons médicos, de certeza que se for caso disso, os veterinários de lá remetem os animais para uma clínica privada... não podemos censurá-los por optarem por dar de comer aos animais em vez de comprarem máquinas de exame...
Espero não ser mal interpretada, só estou a expressar um ponto de vista, não tenho nada contra os veterinários privados... acho que a SPA tem uma causa nobre: abrigar, alimentar e proteger os animais que não têm a felicidade de ter uma casa quentinha e o amor de uma família... pronto, estou a ficar lamechas... não liguem!

Na SPA do Porto, se se for sócio, a castração dos gatos custa cerca de 27,5€ e a esterilização das gatas custa 75€.DoLL Escreveu: ja agora aproveitando o topic(desculpas a outra forista por apropriaçao de topic) por quanto e que fica mais ou menos a castraçao de um gatito(macho)..
Beijinhos para todos,
Mónica
-
- Registado: segunda jun 02, 2003 9:07 am
Olá a todos!
Quero agradecer-vos pelas vossas mensagens tão carinhosas e elucidativas. É muito bom saber que há muita gente preocupada e atenta a tudo que se passa com os "nossos bichinhos". Assim que me decidir sobre o que fazer aos meus bébés, eu dou notícias, mas o mais natural é tornar-me sócia da SPA do Porto. E mais uma vez... muito obrigada!
Quero agradecer-vos pelas vossas mensagens tão carinhosas e elucidativas. É muito bom saber que há muita gente preocupada e atenta a tudo que se passa com os "nossos bichinhos". Assim que me decidir sobre o que fazer aos meus bébés, eu dou notícias, mas o mais natural é tornar-me sócia da SPA do Porto. E mais uma vez... muito obrigada!