Receitas de NATAL!!

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

sábado dez 18, 2010 9:12 pm

BrownEye Escreveu:Receitas de bacalhau, nada????
Olha tens uma que a Jcmac costuma fazer no Natal e que já colocou no outro tópico de receitas, que se chama Bacalhau Celestial:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... c&start=60

Deixo-te aqui também uma receita de Bacalhau Espiritual que gosto muito:
- 1 kg de bacalhau sem pele nem espinhas
- 1 kg de cenoura
- 4 cebolas
- 150 gr. de fiambre picadinho
- Azeite
- Leite
-Molho bechamel
- 2 pãezinhos
- 2 gemas
Desfias o bacalhau. Ralas a cebola com a cenoura. Fazes um refogado com o azeite a cebola e a cenoura, depois juntas o bacalhau e deixas apurar.
Entretanto colocas os pãezinhos em leite, espremes e juntas já desfeitos ao refogado. Fazes um molho Bechamel, ou utilizas aquele já de compra e misturas um terço ao refoçado. Deitas num pirex para ir ao forno, colocas por cima o fiambre picado e o resto do molho ao qual já juntáste 2 gemas. Vai ao forno cerca de 40 minutos ou até ficar dourado.
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
BrownEye
Membro Veterano
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm

segunda dez 20, 2010 8:57 am

Obrigada pelas receitas de bacalhau Dinodane e marijonscp, parecem tão deliciosas,não conhecia estas.
Como eu adoro bacalhau!!!!
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

segunda dez 20, 2010 9:15 am

E no dia 25, se sobrarem bacalhau, batatas e couves faz-se a chamada roupa-velha, que eu adoro acima de todos os pratos de bacalhau, do qual sou tão fã que sou capaz de o comer todos os dias sem me enjoar... :lol:

É simples de fazer: leva-se ao lume um bom pedaço de bom azeite com os dentes de alho que se quiser, descascados ou esmagados com a casca, tanto faz. Eu prefiro-os desta última maneira. Deixam-se alourar e depois deita-se tudo sobre a mistura de bacalhau desfeito em lascas, couves cortadas ou esfarrapadas e batatas cortadas em quadradinhos. Envolve-se bem e... come-se!

Também há quem faça ao contrário: pranta a mistura de couves, bacalhau e batatas dentro do azeite quente com os alhos, envolve, e depois deita-lhe ovos batidos e faz uma fritada, mas eu gosto mais da outra forma.
Última edição por LuluB em segunda dez 20, 2010 8:42 pm, editado 1 vez no total.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
LuluB
Membro Veterano

segunda dez 20, 2010 9:19 am

Outra maneira de fazer o bacalhau de que também gosto muito: tomam-se boas postas do lombo, dá-se-lhes uma fervura e depois escorrem-se, enrolam-se em pão ralado (sem ovo!) e levam-se ao forno em bom azeite em que se alourou alho. Ficam prontas quando estão bem douradas e servem-se acompanhadas de batatinhas assadas e a murro, tudo regado com o azeite em que assaram as postas.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
marijonscp
Membro Veterano

segunda dez 20, 2010 9:24 am

LuluB Escreveu:Outra maneira de fazer o bacalhau de que também gosto muito: tomam-se boas postas do lombo, dá-se-lhes uma fervura e depois escorrem-se, enrolam-se em pão ralado (sem ovo!) e levam-se ao forno em bom azeite em que se alourou alho. Ficam prontas quando estão bem douradas e servem-se acompanhadas de batatinhas assadas e a murro, tudo regado com o azeite em que assaram as postas.
Esta maneira de fazer o bacalhau não conhecia e parece-me deliciosa. :D
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
LuluB
Membro Veterano

segunda dez 20, 2010 9:32 am

marijonscp Escreveu:
LuluB Escreveu:Outra maneira de fazer o bacalhau de que também gosto muito: tomam-se boas postas do lombo, dá-se-lhes uma fervura e depois escorrem-se, enrolam-se em pão ralado (sem ovo!) e levam-se ao forno em bom azeite em que se alourou alho. Ficam prontas quando estão bem douradas e servem-se acompanhadas de batatinhas assadas e a murro, tudo regado com o azeite em que assaram as postas.
Esta maneira de fazer o bacalhau não conhecia e parece-me deliciosa. :D
E é mesmo deliciosa! Gosto de pratos assim simples, pois mantêm os sabores dos elementos que os integram, dão pouco trabalho e são sempre uma delícia para o paladar. :D

E não esquecer que há pelo menos cem receitas de bacalhau! :lol:
<p>&nbsp;</p>
marijonscp
Membro Veterano

segunda dez 20, 2010 9:35 am

LuluB Escreveu:E não esquecer que há pelo menos cem receitas de bacalhau! :lol:
Pelo menos? Eu penso que há pelo menos 1000. :lol: :lol:
Esta sua receita hei-de experimentar mesmo, é como diz simples e o sabor deve ser divinal.
Também confesso que sou fã de pratos de bacalhau, a única maneira que não o aprecio é cozido. :?
BrownEye
Membro Veterano

segunda dez 20, 2010 10:05 am

E eu práqui a babar-me?...essas receitas luluB...hummmmm...

Vou fazer a semana do bacalhau cá em casa,bacalhau todos os dias para experimentar tudo! prontos tá decidido! :D
LuluB
Membro Veterano

segunda dez 20, 2010 10:31 am

Excelente, BrownEye! :wink:

De notar, apenas, que a qualidade do bacalhau é fundamental. E, infelizmente, essa é cada vez mais baixa. Entre outros factores, o seu processamento mudou. Deixou de se secar o bacalhau ao sol, agora é seco em estufa, o que faz toda a diferença.

E depois, nestas receitas deve-se aproveitar as partes nobres, como o lombo, mas também parece ter-se perdido a maneira certa de cortar o bacalhau. E assim por diante.

Mas continua a ser um grande peixe!
<p>&nbsp;</p>
Gallaecia
Membro Veterano
Registado: segunda out 11, 2010 9:08 pm

segunda dez 20, 2010 11:54 am

o prometido é devido :)

Pãp de ló Ovar

12 gemas
8 claras
500 gr açucar
150 gr farinha de trigo c/ fermento

bater as claras em castelo firme e deixar no frigorifico.

bater na velocidade maxima da batedeira as gemas e o açucar até formar uma massa amarelinha com muuuuiiitas bolhas.

Juntar a farinha às colheradas e envolver na massa das gemas.
envolver as claras em castelo suavemente.

a massa fica leve , esponjosa.

agora temos duas poções .... forma rectangular ou redonda, em ambos os casos tem de ser untada com manteiga, forrada com papel branco e novamente untado o papel com pouca manteiga.

deixar cozer a 210º até a parte de cima ficar moreninha.
o interior fica com o molho de ovo tipico.

bom apetite :)
<p><strong>Remember this - very little is needed to make a happy life...</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
<p><strong>Marcus Aurelius</strong></p>
Bugoide
Membro Veterano
Registado: quinta mai 10, 2007 11:04 am

segunda dez 20, 2010 8:07 pm

Pão de ló de ovar... hmm... vou usar essa mesma receita este dia 23.. sou babada por este doce! E é tão caro... mãos à obra!

Muito obrigada :D .
There are no dangerous dogs until man "makes" them so.
Gallaecia
Membro Veterano
Registado: segunda out 11, 2010 9:08 pm

segunda dez 20, 2010 11:26 pm

Bugoide Escreveu:Pão de ló de ovar... hmm... vou usar essa mesma receita este dia 23.. sou babada por este doce! E é tão caro... mãos à obra!

Muito obrigada :D .
é super carote...feito em casa fica muito melhor e é tããão fácil :wink:

aconselho fazer um antes do natal para experimentar a receita e o ponto de cozedura... 25 minutos costuma ser suficiente.

Força... :D
<p><strong>Remember this - very little is needed to make a happy life...</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
<p><strong>Marcus Aurelius</strong></p>
mjoaocunha
Membro Veterano
Registado: domingo jul 06, 2008 10:55 pm

terça dez 21, 2010 1:11 pm

Para eu ficar OHHHH só faltava mm a ultima receita.
ADORO pão de ló de Ovar :D , embora raramente coma :(
mas tenho q experimentar esta receita 8)
<p><strong>Adopte um&nbsp;animal do canil, ter&aacute; um amigo para toda a vida.</strong></p>
<p>Antes de adoptar pondere se tem condi&ccedil;&otilde;es para o fazer.</p>
<p><a href="http://www.espacito4patas.com">www.espacito4patas.com</a></p>
<p><a href="http://espacito4patas.com/forum/index.p ... d"></a></p>
rsccoutinho
Membro
Registado: quarta set 15, 2010 10:23 pm

sexta dez 24, 2010 4:07 pm

Boas! Li o pedido da BrownEye para colocar aqui receitas de bacalhau e lembrei-me logo da minha receita de bacalhau que não sei se é uma espécie de bacalhau espiritual ou bacalhau do amor... bem eu chamo bacalhau à rita! porque sou eu que faço:P é parecido com o da forista maria, acima, mas mesmo assim vou colocar:

As quantidades podem alterar-se
2 postas de bacalhau bem demolhadas
2 cebolas
2 cenouras
batatatinhas para fritar, aos cubos
molho bechamel
azeite
pimenta
picante piri piri

Desfia-se o bacalhau e reserva-se. Picam-se as cebolas e levam-se em azeite a alourar. Entretanto quando tiverem bem douradinhas coloca-se o bacalhau e deixa-se refogar muito bem. Depois ralam-se as cenouras e colocam-se no tacho. Se for preciso, mete-se um bocadinho de àgua. Entretnato fritam-se as batatinhas aos cubinhos, e depois colocam-se no tacho. deixa-se apurar. Temperar com pimenta e piri-piri (como a cenoura é doce, o piri piri quebra um bocadinho o doce, fica delicioso). Depois faz-se o molho bechamel ou utiliza-se o de compra e coloca-se parte dele no tacho, envolvendo tudo muito bem e deixando cozer um bocadinho. Depois, mete-se o preparado num tabuleiro, por cima o resto do bechamel, algumas raspinhas de cenoura, e queijo ralado. vai ao forno gratinar.

Não coloquem sal, pois a pimenta já dá o gosto todo e o bacalhau fica sempre salgado.

Da ultima vez que fiz, coloquei cogumelos frescos por cima, antes de rechar com molho bechamel! Tirei uma foto, qdo a tiver no pc, coloco aqui.

Boas festas para todos,
Beijinhos,
Rita
BrownEye
Membro Veterano

sexta dez 24, 2010 5:28 pm

rscoutinho, eu fiz o seu polvo à lagareiro,ainda ninguém provou mas o cheirinho...hum....
Como já tenho a ceia de Natal pronta,(6 pratos salgados, 8 doces) hoje já não tenho força para fazer o seu bacalhau, mas vou fazer em breve! :D
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”