Primeiro banho... banhos secos, sim ou não?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

JoanaMag
Registado: terça dez 14, 2010 9:27 am

terça dez 14, 2010 12:38 pm

Bom dia. Tenho um yorkshire de 2 meses que fui busca-lo ontem. Só que tem aquele cheiro dos irmãos e de ração. O criador disse que não posso dar banho com água mas existem aqueles banhos secos será que faz mal se lhe der?

Obrigado
Noirzinho
Registado: sexta dez 10, 2010 3:29 pm

quarta dez 15, 2010 3:59 pm

Quando eu fui ao vet com o meu cão ele disse que é aconselhado dar o banho só depois de ter tomado as vacinas e os reforços para ele desenvolver os anticorpos necessários à prevenção de uma infecçao.
O meu cãozito veio do canil e trazia pulgas pelo que o vet receitou uma dose de frontline. Mesmo assim, ele coçava-se muito era muiito aflitivo vê-lo assim, por isso comprei daquelas carícias que se usam para limpar o rabinhos dos bebés quando se muda a fralda e passei no pelo.
Não sei se ajudei.
chillisauce
Membro Veterano
Registado: domingo ago 08, 2010 9:39 am
Lea - bengal
Blu - Bengal

sexta dez 17, 2010 2:14 pm

Ola, pode usar o champoo seco para o seu cachorrinho, nao convem o molhar ate ser vaccinado. Depois quando o poder lavar com agua, nao esfregue o pelo, mas antes passe a mao com o champoo ao comprimento do pelo, pois o pelo do yorkie e como cabelo e se esfregar parte se.
mtaccc
Membro Júnior
Registado: terça jan 09, 2007 11:44 pm

terça dez 21, 2010 5:14 pm

Ola!
Os meus cachorros são vacinados pela primeira vez com 45 dias e sempre lhes dou banho antes, durante e depois e nunca tive qualquer problema com isso. Não dar banho antes das vacinas és coisa de antigos. Claro que ha que ter cuidados como seca-los de imediato com secador e não apanhar correntes de ar.
Então a primeira coisa que fazem com os bebés humanos, não é dar-lhes um rico banho? Ahah
mtaccc
Membro Júnior

terça dez 21, 2010 5:16 pm

Ola!
Os meus cachorros são vacinados pela primeira vez com 45 dias e sempre lhes dou banho antes, durante e depois e nunca tive qualquer problema com isso. Não dar banho antes das vacinas és coisa de antigos. Claro que ha que ter cuidados como seca-los de imediato com secador e não apanhar correntes de ar.
Então a primeira coisa que fazem com os bebés humanos, não é dar-lhes um rico banho? Ahah
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça dez 21, 2010 5:29 pm

mtaccc Escreveu:Ola!
Os meus cachorros são vacinados pela primeira vez com 45 dias e sempre lhes dou banho antes, durante e depois e nunca tive qualquer problema com isso. Não dar banho antes das vacinas és coisa de antigos. Claro que ha que ter cuidados como seca-los de imediato com secador e não apanhar correntes de ar. Então a primeira coisa que fazem com os bebés humanos, não é dar-lhes um rico banho? Ahah
Ora nem mais.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça dez 21, 2010 6:04 pm

mtaccc Escreveu:Ola!
As coisas não são assim tão simples, nem tão de "antigos" como isso.

O que acontece é que os cachorros muito novos não controlam a temperatura interna e o banho fá-la baixar. Recorrendo à mesma comparação com os bebés humanos, é precisamente porque o banho faz baixar a temperatura interna que os mergulhamos num quando têm febre alta. Por isso, por os cachorros não controlarem a temperatura corporal, é que se recomenda que sempre que for preciso retirá-los de junto das mães, eles sejam bem tapados e agasalhados: a descida da temperatura corporal pode levá-los em poucos minutos a um perigoso estado de hipotermia.

À medida que vão crescendo, esse controlo da temperatura vai melhorando, mas não é perfeito antes dos três ou quatro meses. Claro que, havendo uma necessidade imperiosa, se pode dar um banho rápido a um cachorro de mês e meio, com os devidos cuidados de secagem e protecção de correntes de ar, aquecimento ambiental descritos, e sobretudo mantê-los aquecidos a seguir ao banho.

Por mim, prefiro limpá-los com uma toalha turca mergulhada em água quente (mas não a escaldar, claro) e depois bem espremida, secando-os em seguida com outra toalha seca e um jorro de secador ar quente. Os toalhetes húmidos de bebé também servem, limpam bem.

No caso do yorkshire, a JoanaMag que siga os conselhos do criador. Não acredito que o cachorrinho cheire mal, mas enfim, há narizes sensíveis.

No caso de cachorrinhos como o da Noirzinho, as pulgas têm de ser caçadas com o pente de dentes muito finos a que se chama "pente das pulgas" (ou "das lêndeas"), seguindo-se uma esfregadela de todo o corpo com um algodão embebido em Frontline ou outro insecticida líquido apropriado para cachorros. E manter escrupulosamente limpas as roupas da cama dele.

E os banhos secos não fazem mal a nenhum, que se saiba.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

terça dez 21, 2010 7:40 pm

Os banhos não fazem mal.

Esse cheiro inicial, vai saindo com o tempo.
Esfregue um pouco de Proteina Vital (Artero) nas mãos e dê uma massagem na pele e pêlo. Depois, penteie. Vai ver que daqui a pouco tempo já não sente o cheiro
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mtaccc
Membro Júnior

terça dez 21, 2010 10:39 pm

Lulu, somente dei minha opinião e de bastantes anos com animais e como nunca me aconteceu nada, por isso comentei por aqui.
Para problemas já me basta ser moderadora de um site espanhol de porcos como animal de mascote.
Sorry...
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça dez 21, 2010 11:17 pm

Não estava a atacá-la, não se amofine. Também tenho bastantes anos de experiência a tratar de cachorros e cães de todas as idades.

Apenas pretendi dar a verdadeira explicação para o facto de os cachorros não deverem tomar banho antes de uma certa idade, que coincide com a das vacinas. Regra geral, os veterinários que não gostam de explicar arrumam o assunto indicando essa altura, e há até alguns que proíbem banhos antes dos cinco meses. E tenho notado que a maioria das pessoas ignora a verdadeira razão dessas indicações.

Também já dei banho a muitos cachorros pequenos, que me foram entregues imundos e cobertos de pulgas, e a alguns deles, mesmo com todos os cuidados indicados, ainda tive de os meter dentro da minha roupa para receberem o meu calor, substituindo a mãe.

Esta questão não é tão simples quanto parece, desculpe.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
JoanaMag
Registado: terça dez 14, 2010 9:27 am

terça dez 21, 2010 11:34 pm

Obrigado a todos...

Já lhe dei os banhos secos. fica mais fresquinho. Qto ao banho com água aguardo mais 3 semanas e já lhe dou com mais segurança.

O meu problema agora é outro, as orelhas que cairam.
mtaccc
Membro Júnior

quarta dez 22, 2010 12:18 am

mas só baixa a temperatura do corpo se a água for mais baixa que a do corpo. Não estava a falar em banho de mangueira.
E então aquela caspinha própria dos cachorros que são uns ácaros da pele própria dos cachorros que somente vão à vida com um bom shampo e umas boas banhocas? Sim e que lhes dá uma coceira enorme. Como se resolve isso?

Continuo na minha que uns bons banhos em qualquer altura desde que com bastante cuidado não fazem mal nenhum e claro, não esquecer colocar SEMPRE algodão embebido em algum óleo dentro dos ouvidos para os tornar impermiaveis, que este para mim é o unico problema. É que a fisionomia do ouvido do cão é muito diferente do nosso.
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

quarta dez 22, 2010 12:38 am

LuluB Escreveu:Não estava a atacá-la, não se amofine. Também tenho bastantes anos de experiência a tratar de cachorros e cães de todas as idades.

Apenas pretendi dar a verdadeira explicação para o facto de os cachorros não deverem tomar banho antes de uma certa idade, que coincide com a das vacinas. Regra geral, os veterinários que não gostam de explicar arrumam o assunto indicando essa altura, e há até alguns que proíbem banhos antes dos cinco meses. E tenho notado que a maioria das pessoas ignora a verdadeira razão dessas indicações.

Também já dei banho a muitos cachorros pequenos, que me foram entregues imundos e cobertos de pulgas, e a alguns deles, mesmo com todos os cuidados indicados, ainda tive de os meter dentro da minha roupa para receberem o meu calor, substituindo a mãe.

Esta questão não é tão simples quanto parece, desculpe.
Há várias teorias e há vàrias raças de cães com pelagens diferentes.Se os estudiosos não chegam a consenso como é possível alguém se achar dona da verdade e substimar todos os outros.

mtaccc, é verdade que os banhos dados aàs crianças para baixar a temperatura é necessário que a água esteja mais fria que quente. Recordo-me do pediatra me ensinar a juntar uma percentagem de alcool para arrefecer mais depressa.
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
colette
Membro Veterano
Registado: quarta set 04, 2002 1:49 pm

quarta dez 22, 2010 7:15 pm

O que é a "fisionomia" do ouvido?
<p>Au d&eacute;but, Dieu cr&eacute;a l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
mtaccc
Membro Júnior

quarta dez 22, 2010 8:45 pm

Como acabo de chegar da veterinaria com a minha Chinese que está bastante mal e vai ser operada de urgencia nem respondo a isto e tambem não entendo Francês, somente Inglês, Alemão e Espanhol.

Buenas noches a los demas y bem me diziam os meus filhos que os Foruns, são todos iguais, mesmo os dos animais que coitados, não têm culpa de nada.
Responder

Voltar para “Cães”