Mack Snow...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

zwara
Membro
Registado: segunda jul 14, 2008 6:50 pm

quinta dez 23, 2010 1:21 am

bom entao para clarificarmos as coisas.. um bandit surge de onde??

pois bem surge de um cruzamento selecionado, que quero dizer com isto ?

simples nao se trata de uma alteracao genetica mas sim fenotipica ou seja a sua aparencia bandit nada tem a ver com genes mas sim apenas com um padrao especifico que foi selecionado para prevalecer na descendencia...

agora a questao poe-se podemos comparar um het bandit a um het albino ??? hmmmmm

geneticamente falando nao pois como foi explicado bandit nao é alteracao genetica enquanto que albino é caracterizado por uma alteracao genetica que nao so altera a aparencia da pele mas tem como principal caracteristica uma hipersenbilizacao da zona ocular, assim cm uma hipersensibilizacao generalizada, isto porque na sequencia de DNa existe um gene anomalo, nos bandit nao acontece nada disso o gecko é normal (leia-a igual á fase em questao mack bold stripe) apenas com uma aparencia diferente qd surge o padrao associado aos bandit...

portanto digamos que esse gecko em questao é um dos 60/70% do resultado do cruzamento de um bandit com 1 n bandit. ou seja o padrao difunde-se = perde.se o que por consequencia nunca se poderia dizer het bandit porque?

simples porque o significado de het XXX é que o especime em questao é portador do gene XXX

por exemplo nas ratazanas elas podem ser pretas de fenotipo, mas geneticamente podem ser portadoras de variadas cores (p.e. branco, azul,siames etc...), e ao cruzarmos duas pretas necessariamente saiem de outra cor..

num caso dos geckos se juntarmos 1 bandit com 1 nao bandit o mais provavel é que se perda o padrao do bandit pois nao ha nada genetico para que essa formacao prevaleça...

portanto na minha opiniao humilde so ha duas hipoteses ou é bandit tem a marcacao nos olhos ou simplesmente nao ha het bandits...

agora surge nos outra questao Bandit Line Mack Snow. portanto para ja estaria errado dizermos bandit ate aqui acho que ja me expliquei o porque ou seja ficamos apenas com

mack snow em que os progenitores sao : Mack Snow Bold Striped x Bold Striped Bandit.

logo surge nos o bold nos geckos e que se caracteriza por uma assentuacao das partes pretas tornando as mais "gordas" mais marcadas. deixam de ser simples pintinhas preta e passam e ser manchas circulares ou nao pretas bem marcadas.

o significado de bold é isso mesmo R normal R em bold da para ver a diferença ok o mesmo acontece com as marcacoes pretas do animal, logo e como esta alteracao tem nivel e base genetica entao aqui sim podemos dizer que este animal tem duas solucoes: (visto os progenitores serem ambos portadores elimina-se a 3ª opcao que seria nao ser sequer portador de bold.)

assim sendo este animal tem 50% hipoteses de ser bold e 50% de ser portador de bold.

portanto podemos entao ter duas solucoes

mack snow het bold
mack snow bold

aparentemente o teu sera mack bold

o animal esta lindo a unica coisa que menos gosto sao aquelas pintinhas nas patas principalmente aquelas junto a inssercao dos quadris, ou seja a parte das patas perto do tronco tem manchas pretas... desgosto quando isso acontece de resto belo animal. parabens pela aquisicao trata o bem é o mais importante.
trustz
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS

quinta dez 23, 2010 2:06 am

Concordo com o que dizes no teu post, mas tal como expliquei, o processo de criação de um Bandit através de outro ou outros Bandits, segundo dizem pessoas que os criam (não estou a falar de mim), funciona mais ou menos da mesma forma que os genes recessivos em termos de resultados/percentagens, não estou a dizer que o Bandit é um gene recessivo, daí o ter colocado entre "aspas" e nao o ter feito com o het albino (exemplo que dei).
Apesar de esta característica não ser uma "genética pura", o processo de criação/selecção funciona da mesma forma, daí se dizer o het bandit ou como no meu caso o "het bandit" entre aspas, mas isto não fui eu que inventei, isto surge para dizer ou dar a entender que com por exemplo um "het bandit" e um bandit podes efectivamente ter filhos bandit. ou até mesmo com 2 "het bandit", mas nao quero entrar por aí. O Bandit ainda tem muito que andar.

Quanto ao exemplar em questão neste tópico, foi para o novo dono como sendo um Bandit Line Mack Snow.
O Bandit Line não vem como sendo um gecko Bandit, mas sim para saber que é um filho de pelomenos um Bandit. Relativamente ao padrão, depois de começar a desaparecer as "sombras" do padrão, o seu dono chamar-lhe-a o que quiser, o que poderá ser (pelo que vemos agora) uma variação de Jungle com o Bold e as obvias influencias de stripe que são visíveis.
Nem todos os geckos são iguais e este é um daqueles em que ainda nao se tem a certeza de como vão ficar em termos de bold, contrariamente a outros exemplos.
Ricardo Leitão
Calsonic
zwara
Membro

quinta dez 23, 2010 2:23 am

bom entao vamos la tentar clarificar melhor as coisas...

quando se diz XXX line normalmente quer-se dizer que vem de uma linhagem de seleccao ..

por exemplo hypo line = sao geckos hypomelanisticos que vem de uma linhagem de selacao.... esta linhagem para ser estabelicida tem de ser de alguma geracoes e nao apenas de 1 ou dua criacoes selactivas...

ou seja podes comprar um pouco os bandits aos hypomelanisticos...... no entanto nunca visto por ai dizerem que um gecko fase wild type que veio de um cruzamente de um hypo com um hypo é um line hypo normal gecko

ou ja viste isso ?

bom para poderes dizer que tens uma linha de seleccao primeiro precisas de cruzar dois exemplares identicos ou seja neste caso seriam dois bandits

por exemplo cruzares um bandit stripe com um mack bold stripe bandit

neste caso poderias criar uma linha de seleccao e no caso de teres algum bandit na tua criacao ai sim poderias dizer que é um line bandit mack snow G1 o G1 = geracao 1 = ha pouco apuramento na particularidade(caracteristica) bandit, por outro lado se daqui a uns anos manteres a mesma linha de seleccao e continuares a tirar crias que nao sejam da mesma linhagem de sangue (pois isso apartir da G3 da problemas geneticos) poderias ter uma criacao em que aplidavas de lina bandit xxx G3 ou G4 ou seja quanto maior for a tua depuracao dessas particularidade maior sao as probabilidades da descendencia apresentar essa caracteristica...

assim aconteceu com os hypomelanisticos... primeiro comecaram por se selacionas os que tinham menos pintas ate que se chegou ao gecko que nao apresenta pintas no corpo.... e que depois se evoluio para o super hypo ou seja nem na cabeça apresenta pinta... o mesmo se tem de fazer com os bandit porque para ja ainda nao ha bandits "puros" = apurados....

enfim espero que tenha clarificado as coisas sobre as lines sejam de bandits ou de hypos os stripes etc....
trustz
Membro Veterano
Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS

quinta dez 23, 2010 2:24 am

E o mesmo que disse aqui, de o "het bandit" nao significar literalmente que o gecko seja het bandit também o disse a quem ficou com os outros exemplares do mesmo cruzamento. Que quando eu digo (em inglês) [Bandit Line Mack Snow Bold "het Bandit"] significa que o gecko Mack Snow Bold que vai para essa pessoa nasceu do cruzamento que nasceu e que cruzado com outro gecko semelhanete ou até mesmo mais "dotado" poderá dar o resultado (na minha opinião positivo) de ter crias com a Banda completa sobre o nariz. E se eu não acreditasse nisto que estou a escrever, também não tinha comprado para mim pelomenos um dos exemplares mais recentes que adquiri, que nasceu de uma boa linhagem de bandits (considero-a eu como tal) mas nao saiu com a banda completa. foi um "quase" mas que espero que me retiro o "quase" e mê dê bonitos resultados quando o cruzar.
Ricardo Leitão
Calsonic
trustz
Membro Veterano

quinta dez 23, 2010 2:28 am

Percebo o que queres dizer.
Ricardo Leitão
Calsonic
zwara
Membro

quinta dez 23, 2010 2:37 am

ricardo é o seguinte tu para apurares uma caracteristica so ha uma maneira:

que é cruzar bandits com bandits ... porque caso comeces a cruzar bandits com nao bandits vais perder essa linhagem porque o padrao vai se perder...

pensa no caso dos hypos:

se pegares num hypo e cruzares com outro hypo a probabilidade de sair hypo é relativamente elevada, se pegares num destes descendentes e o cruzares com outro hypo de selacao essa probabilidade aumenta nao so a probabilidade mas tambem outras caracteristicas como padroes e cores que melhoram...

agora se por outro lado pegares num hypo e o cruzares com um normal iras ter pouca probabilidade de sairem hypos, podem sair geckos com menos ou quase nenhumas pintas, a questao é se pegares nesse gecko com poucas pintas e o cruzares com um gecko hypo a probabilidade de sairem hypos estara diminuida porque o padrao foi um pouco perdido no cruzamento anterior perdebes o que quero dizer....

uma linhagem de selacao custa a criar... e basta um pequeno deslize um erro para que se volte de uma linha de seleccao g3 para a estaca 0, basta um pequeno erro...

ou seja o que fizeste em cruzar um bandit com um nao bandit e aplidares a descendencia de lina bandit é um erro porque o que fizeste foi dar um passo atras na tua linha de selecao... nao tou com isto a menosprezar as tuas criacoes nem quero sequer que penses isso, apenas quero que percebas que se queres criar uma line bandit nao cometas esses erros :D

va qq coisa apita tamos aqui para partilhar conhecimentos... hmmmm
trustz
Membro Veterano

quinta dez 23, 2010 2:51 am

Eu com isto não criei uma linhagem bandit, apenas usei o termo bandit line, para dizer que um dos pais do gecko é um bandit vindo de uma dessas linhagens, o mesmo que expliquei anteriormente. Sei o que estás a querer dizer, mas também sei o teor em que usei essa expressão, e o mais importante é que expliquei a quem ficou com animais semelhantes (a todos sem excepção) aquilo que EU quis dizer com o "bandit line".
E ficou também aqui exclarecido para outros leitores. O que muito provavelmente, e com o teu alerta, será uma coisa a mudar pois realmente o uso do "Line" foi um ponto sobre o qual eu não tomei a devida atenção e que pode ter mais que uma interpretação, embora umas mais cientificamente correctas que outras..mas foi explicado.
Ricardo Leitão
Calsonic
zwara
Membro

quinta dez 23, 2010 7:43 am

trustz Escreveu: E ficou tamb�m aqui exclarecido para outros leitores. O que muito provavelmente, e com o teu alerta, ser� uma coisa a mudar pois realmente o uso do "Line" foi um ponto sobre o qual eu n�o tomei a devida aten��o e que pode ter mais que uma interpreta��o, embora umas mais cientificamente correctas que outras..mas foi explicado.

ainda nao entendes-te pois nao entao eu vou ser mais directo e menos cientifico:

nao ha mais que 1 intrepretacao para o uso de bandit line.

nos geckos tens os que sao bandit line linha de selecao e os que nao sao nao ha mais intrepretacoes que isto e os teus nao sao por isso o uso do termo bandit linepara dizeres que vem de um descendente bandit é completamente errado... pois nao é esse o significado do termo bandit line.

para os leitores espero que tenha ficado esclarecido o que sao linha de selecao, e como identifica-las correctamente...

senao tou mesmo a ver que daqui a 1/2 anitos vamos ter por ai toda a gente a dizer que tem: lines de raptor, lines de bandit, lines de normais , lines de hypos, lines e lines e lines........... sem sequer perceber o que significa dizerem que tem linhas de selecao.......
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”