Tartarugas - Começar do zero

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
citrex
Membro
Registado: domingo dez 19, 2010 3:45 pm

quinta dez 23, 2010 2:10 pm

Boa tarde,

desde a uns tempos que ando a pensar em arranjar umas tartarugas.

fui então a uma loja chinesa e comprei a seguinte caixa

Imagem

tem as seguintes medidas

74cm de comprimento, 54cm de profundidade e 48cm de altura.

Imagem

acham que chega?

o que devo comprar para apetrechar o aquario?

posso montá-lo e nao colocar la as tartarugas até ter tempo para as arranjar?

já agora, deve-se comprar as tartarugas onde? criadores/membros de foruns/etc ou lojas de animais?
squirtle
Membro
Registado: segunda dez 13, 2010 7:59 pm

quinta dez 23, 2010 3:51 pm

boa tarde
Sim essa caixa chega lhe perfeitamente se as tartas forem pequenas ^^
Deve comprar um filtro adequado á litragem do aquario um termostato de 130W que nao sei se ah acho que para ai basta um de 100W pk nao fica cheio de agua...
Depois uma boa plataforma de façil aceso para as tartas!!!
E quanto as tartas compre numa loja onde veja que estao minimamente bem tratadas( se tem uma qualidade de agua boa termostato filtro etc...)
Se precisar de mais ajuda post que aqui o pessoal o ajuda!!!
Abraço xD
Allistor
Membro Veterano
Registado: quarta dez 02, 2009 2:42 pm

quinta dez 23, 2010 6:10 pm

Asicionando alguma info que faltou o squirtle dizer... Lampada UVB 5.0 a projectar a uma distância minima de 30 cm para a zona seca. Deve comprar um BOM filtro e deixá-lo a fazer o ciclo do azoto até estar completo. Pesquise sobre o ciclo do azoto. Não use essas pedras no fundo a não ser as maiores. As tartarugas mordem e engolem tudo o que puderem daí ser desaconcelhado quanto a esse substrato. A caixa tem um tamanho excelente para os 1ºs 2 anos. Na escolha da tartaruga procure uma que esteje bastante activa e que ao fazer uma inspecção visual não pareça ter nada de mal. Os sinais de boa saúde de uma tartaruga (assim por alto) são os seguintes: olhos abertos e sem qualquer inchaço, carapaça dura e sem deformações e sem problemas na zona da cloaca. Não deixe que seja a pessoa da loja a escolher por si.

Boa sorte ;)
citrex
Membro

quinta dez 23, 2010 6:31 pm

obrigado a ambos pelas respostas.

o objectivo era ter as tartarugas durante um tempo e depois quando ja estiverem crescidinhas leva-las para um lago no monte que tenho no alentejo.

quanto ao substrato que devo colocar entao?
squirtle
Membro

quinta dez 23, 2010 7:08 pm

Boa noite mais uma vez peço desculpa pela minha falha quanto a lampada uvb =) é mesmo necessario uma!!!
E quanto ao substrato nao precisa por nada basta ter um BOM filtro e deixa lo a trabalhar pelo menos 2 horas para fazer uma limpeza geral e ai sim pode colar las as tartas sem problemas...
Abraço
OBS: Estamos aqui todos para ajudar e corriguir uns aos outros xD
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta dez 23, 2010 8:11 pm

squirtle Escreveu:Boa noite mais uma vez peço desculpa pela minha falha quanto a lampada uvb =) é mesmo necessario uma!!!
E quanto ao substrato nao precisa por nada basta ter um BOM filtro e deixa lo a trabalhar pelo menos 2 horas para fazer uma limpeza geral e ai sim pode colar las as tartas sem problemas...
Abraço
OBS: Estamos aqui todos para ajudar e corriguir uns aos outros xD
Não percebi. O filtro deve estar sempre ligado, essa agora...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

squirtle
Membro

quinta dez 23, 2010 8:15 pm

Claro que o filtro tem de estar sempre ligado xD
Mas antes de por as tartas la dentro devem estar a trabalhar pelo menos 2 horas...
Para limpar e cristalizar a agua...
citrex
Membro

quinta dez 23, 2010 9:17 pm

viva,

acham que devo colocar plantas no aquario?

para começar o ciclo do azoto basta deitar alguma comida de tartaruga la para dentro ou devo comprar um qualquer ser vivo?
squirtle
Membro

quinta dez 23, 2010 10:27 pm

Boas
É assim ponha uma pedra de calcio para tartaruga e ligue o filtro umas 2/3 horas depois ai sim esta seguramente boa a agua para la habitar as tartas!!!
Que especie de tarta vai comprar???
abraço
citrex
Membro

quinta dez 23, 2010 11:01 pm

Não faço a minima ideia.

aquelas mais comuns que se encontram a venda em mil e uma lojas.
squirtle Escreveu:Boas
É assim ponha uma pedra de calcio para tartaruga e ligue o filtro umas 2/3 horas depois ai sim esta seguramente boa a agua para la habitar as tartas!!!
Que especie de tarta vai comprar???
abraço
squirtle
Membro

sexta dez 24, 2010 12:05 am

Ya eu tambem comprei duas agora a pouco tempo coisa de 2 semanas e comprei uma hieroglifica femea e uma mississipi macho elas estao super bem brincam as duas muito fixe mesmo!!! depois se quiseres posta as fotos da tua se nao souberes ver se é macho ou femea abraço!!!
citrex
Membro

sexta dez 24, 2010 12:10 am

ainda falta um tempo para avançar.

pelo que li tenho de esperar cerca de 1 mes para o ciclo do azoto.
depois devo deixar isso a fazer enquanto estiver de ferias que é no final de janeiro portanto so la para inicios de março e que devo comprar as tartarugas =P

nessa altura queria tambem adquirir uma colonia de formigas =P
squirtle Escreveu:Ya eu tambem comprei duas agora a pouco tempo coisa de 2 semanas e comprei uma hieroglifica femea e uma mississipi macho elas estao super bem brincam as duas muito fixe mesmo!!! depois se quiseres posta as fotos da tua se nao souberes ver se é macho ou femea abraço!!!
squirtle
Membro

sexta dez 24, 2010 12:23 am

Tipo eu nas minhas nao segui esse passo de um mes...
tipo nao vale a pena no meu ver basta que o aquario seixa bem desinfectado SÓ com agua quente depois ligares o filtro 2 horas ou 3 sem elas la dentro mas com tudo montado e pronto.
Depois é só colocalas la dentro e esta feito é simples...
Eu assim fiz e elas la andam super bem comem super bem nao tenho problemas nenhuns xD
Allistor
Membro Veterano
Registado: quarta dez 02, 2009 2:42 pm

sexta dez 24, 2010 1:42 pm

Leiam os 2 sobre ciclo do azoto. Não é em 2 horas que fica completo e por vezes 1 mês não é suficiente. Só quando os parâmatros da agua estiverem estabilizados é que pode haver lá vida sem riscos. Só li por alto por isso se havia mais alguma coisa que me estiver a escapar...
tugz
Membro
Registado: sexta out 15, 2010 10:30 pm

sexta dez 24, 2010 2:25 pm

Até pode estar duas semanas e estar completo o ciclo ou pode estar dois meses e nada.

Para fazer o ciclo é necessário existir amónia, ou seja, dejectos ou comida , ou folhas a apodrecer.

Após criada a amónia na agua (que mata os peixes) aparecem as bacterias nitrificantes que transformam amonia em nitritos, e depois vem outras que transformam nitritos em nitratos (menos toxico para a vida aquatica). Depois existem as tpas para ir mantendo os nitratos baixos e as plantas para consumir os nitratos. Existem aquarios tão bem maturados que só se repoe agua e comida, que as plantas consomem os excessos de nutrientes.

O ciclo precisa de ter um peixe resistente, ou simplesmente um pouco de comida na agua para ser iniciado. não esqueçam este pormenor-

Abraço
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”