Dúvidas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Gatinhomalhado
Membro Júnior
Registado: sexta dez 05, 2003 10:00 am

sexta dez 05, 2003 11:16 am

Apareceu nas minhas escadas há cerca de 2 mês um gatinho malhado que foi logo adoptado pelos meus filhos, que adoram animais e quase têm um zoológico em minha casa. Já foi 3 vezes à veterinária, tem as vacinas e a desparazitação feitas. Eu na verdade nunca liguei muito aos gatos, mas foi paixão à primeira vista. Como nunca tive gatos tenho algumas dúvidas, apesar dele ter as unhas cortadas eu tenho um certo receio porque ele quando os meus filhos estão deitados ele joga-se no rosto deles (gesto de caça) e eu tenho medo por causa dos olhos. E está constantemente a morder nas nossas mãos e pernas e já começa a magoar. Ele está com três meses e é um mimalhinho adorado por toda a família, agradeço todas as dicas que me possam dar.
Tudo de bom p/vocês. :) :) :) :) :)
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sexta dez 05, 2003 11:19 am

Olá

Muito bem vinda ao forum.

Em relação á sua questão, os gatos quando são pequenos têm essa mania de mandar as unhas, aos poucos aprendem a controlar e mandam as patinhas mas sem unhas.
mantenha as unhas sempre cortadas ao gato, se ele for um pouco agressivo, convém que contrarie essa tendência dele, repreenda-o e se necessário castigue-o para ele ver que não pode fazer. Atenção não bata, um gato não aprende com umas palmadas como um cão.
Tente ter um arranhador e brinquedos para que ele tenha onde arranhar as unhas e com que se distrair.
Vai ver que aos poucos ele deixa de fazer isso.

beijokas
kathleen
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sexta dez 05, 2003 11:35 am

Bem vinda!

Tenha paciência, um gatinho bebé tem sempre a tendência de brincar com tudo o que vê, mas muitas vezes não faz por mal :) Mas claro, um arranhador e umas ralhadelas de vez em quando também não lhe fazia nada mal !!! ;) Mas atenção, nada de bater, um gato é muito sensível com essas coisas de "cães"! Por vezes, o desprezo é um bom castigo ;)

Boa sorte e vá dando notícias!
Texuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
pastorius
Membro
Registado: quinta out 09, 2003 12:47 pm

sexta dez 05, 2003 11:37 am

Bom dia.
Bem eu também passei/passo por essa fase.O meu "Antonio tem cerca de 6 meses e agora já morde menos mas ainda gosta da sua dentadinha.Já começa é a saber dosear a força.Quanto á unhas também noto que arranha menos mas se dorme perto dos seus filhos deve ter cuidado.Normalmente eles só arranham quando estão na brincadeira e se os seu filhos estiverem a dormir dificilmente o gato os vai arranhar.Quanto a umas palmadas acho que resulta.Qunado é preciso dou umas palmadinhas ao Antonio e ele já sabe bem o que não pode fazer.É necessário é dosear uma palmada com a quantidade de mimos qundo ele faz o que deve.Uma borrifadela com agua também é remedio santo.

Muito bom dia.
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

sexta dez 05, 2003 11:50 am

Olá

Estou de acordo com o que os outros foristas disseram. Mas acho que não se deve bater nos gatos, como se fosse um cão.... por causa disso, é que o gato adoptado pela irmã da minha tia, quando o fomos ver à cerca de 15 dias não lhe podiamos sequer tocar, nem lhe passar a mão pelo lombo que ele tentava-nos logo morder :roll: . A irmã da minha tia todos os dias lhe batia e não lhe dava mimos nenhuns.
Eu concordo com algumas palmadas, porque até no meu Tchinho no inicio tive de lhe dar algumas, mas tudo com conta, peso e medida.

E eles acabam por perceber... não fossem eles super hiper mega espertos ;)

Beijinhos

Tchinho
rita_x
Membro Veterano
Registado: sexta set 12, 2003 8:26 am
Localização: Trinca - cadelinha e Miss - Gatinha ambas já partiram e agora os meus amores Dandy, Gastão e Cherry,

sexta dez 05, 2003 11:59 am

Oba... então eu tenho um gato precoce...

Tem 2 mesinhos e quando lança as patas à cara é sem unhas :)

Até agora só me mordeu a magoar 2 vezes, uma numa zona que eu não posso mencionar :oops: e outra no lábio, mas dei-lhe um grito e disse NÂO e parece-me que ele percebeu!

Beijinhos

Rita
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sexta dez 05, 2003 12:14 pm

Olá

Rita, tudo depende dos gatos, a Emília também me faz festinhas com as patinhas sem unhas. A Amélia mandava as unhas e só aos poucos percebeu que não o podia fazer. A Emília quando quer brincar manda as unhas e trinca, mas basta eu falar mais alto e ela recolhe logo as unhas... (acho que a Amélia também lhe ensinou que não podia brincar com as unhas de fora ;) )

beijokas
kathleen
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sexta dez 05, 2003 12:19 pm

São tão queridos :oops: O meu gatinho quando eu o pego ao colo faz-me mesmo festinhas na cara sem as unhas ;) Mas não sei bem como explicar porque parece mesmo uma pessoa, faz escorregar a patinha dele desde os meus olhos até ao queixo sempre sem unhas... :lol:

Vai ver que quando o seu gatinho for mais velho também vai poder usufruir desses carinhos próprios de gatos adultos (e não só!) ;)
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
pastorius
Membro
Registado: quinta out 09, 2003 12:47 pm

sexta dez 05, 2003 1:19 pm

Naturalmente que não se bate num gato como num cão.Nem foi a minha intenção fomentar este comportamento.Na minha opinião por vezes uma palmada (obviamente de forma a não magoar) é suficiente.Como ser extremamente sensivel que são os gatos mesmo sem sentirem dor,percebem que estão a fezer algo mal e dá resultados.Por exemplo,todos dias ele ia roer o candeiro que tenho na mesa de cabeceira,ao fim de duas ou trez palmadas ele deixou de o fazer.Agora quando lá vai basta uma "NÃO" e ele olha meio de lado mas já não morde.Não se violenta os gatos e principalmente temos que respeitar o seu espaço.Se ele não gosta de festas na barriga,não faço porque ele vai morder-me.Se fizer nas orelhas é ouvi-lo ronronar.
treta
Membro
Registado: quarta jul 09, 2003 7:53 pm

sexta dez 05, 2003 2:48 pm

Texuga.... compreeno bem o que dizes.

O Oscar tambem nos dá festinhas com as patas. (Está quase a fazer 5 meses). :lol:

Ao inicio era arranhadelas a todos, na brincadeira claro. Passávamos por ele e atirava-se à nossa pernas, chegava a rasgar calças e meias com os dentes :evil:

Neste forum aprendi muito e algo me dizia que ele se aborecia e fazia isto para chamar a atenção e ter miminhos.

Adoptamos a Eva e partir daí não houve nem mais uma arranhadela nem mordidela.... Agora é ainda mais ternurento de que antes e acalmou bastante :) tem com quem brincar ....às mordilas ;) ;)

Beijinhos
Gatinhomalhado
Membro Júnior
Registado: sexta dez 05, 2003 10:00 am

sexta dez 05, 2003 3:42 pm

Estou muito contente com este fórum e tenho aprendido muitas coisas, muito obrigada pela v/ajuda, realmente só quem tem gatos é que entende como a gente se liga neles. Apesar do meu só querer brincadeira tem muitos momentos de extrema meiguice, de dormir no nosso colo sempre a ronronar, é uma delícia. Já agora ponho mais uma questão: Ele tem imensos brinquedos e adora-os, mas às vezes ele pega por exemplo num pedacinho pequeno de papel ou de plástico e rosna mesmo a valer não nos dando aquilo, é normal???? :? :? :? :? :?
DoLL
Membro Veterano
Registado: sábado set 20, 2003 5:06 pm
Localização: ringneck(passaro),3periquitos,tartaruga ,2peixes(1betta,1vermelho) ,gato(chip),1porquinho da india

sexta dez 05, 2003 3:49 pm

olá,realmente os gatos por vezes podem ter tendencia a atirar as unhas ,felizmente com a minha filha o chip nunca fez nada disso..sao mto amigos mas o que nao keira dizer que nao estou com atençao....noentatno se lhe passar a mao no lombo ele ferra me so deixa fazer festinhas qd esta a dormir e tem 4meses mas se nos o ignorar mos la vem ele para cima de nos dar turrinahs e lamber as maos....enqt sao pequenos eles teem tendencia a ferrar...mais..acho eu...!corte lhe as pontinhas das unhas....e comrpe lhe um arranhador...e faça lhe uns brinquedos....eu fiz varios para o chip onde ele pode cravar as unhitas e arranhar a vontade...ate fica mais calmo dps... :lol: :lol: o chip felizmente e um doce para a minah filha apesar de as vezes ela lhe fazer uma tropelias....ele deixa...r str se poe de barriga para o ar para ela lhe fazer festas... :lol: :lol: :lol: ela da lhe beijos e ele faz um ron roon enormeeeeeee.....no entanto a minha filha tem 1ano(feito hoje) e pequenina e ele sp a entender e tolerou mto....n admite sequer que eu lhe de um ralhete e começa logo a miar e a bater me com as patas... :lol: :lol: :o :evil:
vigie sempre os seus filhos co gatinho ;) eu estou sempre alerta...!
texuga
Membro Veterano

sexta dez 05, 2003 3:50 pm

Ele tem imensos brinquedos e adora-os, mas às vezes ele pega por exemplo num pedacinho pequeno de papel ou de plástico e rosna mesmo a valer não nos dando aquilo, é normal? :? :? :?
Nunca me aconteceu... :roll: Mas é possível que seja só brincadeira! O normal é eles brincarem até à exaustão com um papelito ou um bocado de plástico, agora rosnar não sei! :?
texuga
Membro Veterano

sexta dez 05, 2003 3:53 pm

DoLL Escreveu:
no entanto a minha filha tem 1ano(feito hoje)
PARABÉNS!!!!!!!!!!!!! À mãe e à filha!!!!!!!!!!
DoLL
Membro Veterano
Registado: sábado set 20, 2003 5:06 pm
Localização: ringneck(passaro),3periquitos,tartaruga ,2peixes(1betta,1vermelho) ,gato(chip),1porquinho da india

sexta dez 05, 2003 3:59 pm

obrigada :lol: :lol: ja agora como e que vcs poem essa iamgens giras de natal?e atraves de um url nao é?podiam me dizer algum?bjinhos
Responder

Voltar para “Gatos”