Este post é um pedido de opinião/ajuda para as foristas com experiência com gatos, ferinhas e gatos de rua/colónias.
Há cerca de 5 anos, na casa dos meus avós existiam varios gatos de rua q viviam entre os telhados da garagem, anexos e o quintal deles. Volta e meia deitavam-lhes comida e eles por ali iam permanecendo... Ora como havia gatas iam aparecendo ja com os bebes grandotes atras delas... A casa é mesmo junto de uma estrada nacional mto movimentada. O tempo foi passando e os meus avós faleceram.... A casa entrou em obras. Nesta altura resistiam 4 gatos sendo que 2 eram gatas....Desde ha 2 anos que habito aquela casa e mantive-me a alimentar estes meninos. Quando comecei a ver as gatas mto gordas resolvi pedir ajuda aos ADR e tentei captura-los para esterelizar. Consegui faze-lo a 3 deles - a gata mãe, um macho colourponit, um macho tigrado tipo bosques com um pelo fantastico... a gata tigrada nunca entrou na armadilha...e acabou por desaparecer de vez pelo q deve ter falecido...
Apesar de eu os alimentar diariamente nunca se deixaram tocar. So vinham comer quando eu me afastava. Mas mal me ouviam a entrar em casa, la vianham eles por cima dos telhados...
O ano passado oa gata preta desapareceu... em julho de 2009 estava eu internada qd uma vizinha m ligou a dizer q o colourpoint tinha uma patra esfacelada e q estava n quintal dela... la a vet m fez o favor de o ir buscar e foi adormecido pq tinha ja uma infecção generalizada grave e mtas larvas...
sobrou o Mingau, o menino tipo bosques, chamei-lhe assim... lindo q eu sei la... desafia-me em cima do telhado da garagem, pendura as patas e chama-me... rebola-se e mia de mimo... ja lhe consigo ocar de leve na cauda e ele cheira-me as mãos...
ora acontece q ele passa o resto d ia num terreno abandonado do outro lado da dita estrada nacional... o q me desespera é q assim q estou a aestacionar ele atravessa a estrada a correr... fico com o coração nas maos de cada vez q o vejo... ate entro depressa em casa so para nao asssistir a travessia dele...
Gato de rua - preciso dos vossos conselhos
Moderador: mcerqueira
No dia 24 , sai de casa as 19h30 e ele nao tinha vindo comer... apesar disso deixei a taça cheia de ração...
Voltei a pé as 22h30... ao longe comecei a ver uma mancha no meio da estrada mesmo em frente ao meu portão da garagem.... apressei o passo... era uma mancha de sangue fresco, ainda mto vermelhinho... abri o portao de casa, entrei e voltei a sair...
se aquilo era de algum animal entao o corpo tinha q estar por perto...ate pq a mancha era grande tipo poça...abri o contentor do lixo q fica mesmo em frente.... nesta altura olhei para as janelas das casas em volta a ver s alguem estava a olhar... os vizinhos q tenham visto devem ter dito: "coitada... ao que isto chega.... aquela anda na vespera de natal a procura de coisas no lixo...." ou entao "pirou de vez... agora deu-lhe para andar no lixo..."...
enfim nao ia ficar sossegada sem saber... mexi nos sacos... um deles fechado tipo peso para ter um corpo de um gato...mexi melhor e vi pêlo.... tirei o saco e abri... vi mto pêlo tigrado e branco...voltei a por o saco no contentor e resignei-me.... que dia brilhante.... a minha unica prenda de natal foi o gato morto .. pensei...
No dia seguinte fui de manha cedo limpar o patio... olhei para o abrigo do mingau, para as taças metalicas e pensei q nao conseguia tirar aquilo dali naquele momento.... continuei a lavar o patio e qd vou junto ao muro apanhei um valente susto.... o Mingau saltou para o muro de repente e começa a miar para mim... juro q foi um susto q nem imaginam.... afinal o gato do contentor nao era o mingau....
Voltei a pé as 22h30... ao longe comecei a ver uma mancha no meio da estrada mesmo em frente ao meu portão da garagem.... apressei o passo... era uma mancha de sangue fresco, ainda mto vermelhinho... abri o portao de casa, entrei e voltei a sair...
se aquilo era de algum animal entao o corpo tinha q estar por perto...ate pq a mancha era grande tipo poça...abri o contentor do lixo q fica mesmo em frente.... nesta altura olhei para as janelas das casas em volta a ver s alguem estava a olhar... os vizinhos q tenham visto devem ter dito: "coitada... ao que isto chega.... aquela anda na vespera de natal a procura de coisas no lixo...." ou entao "pirou de vez... agora deu-lhe para andar no lixo..."...
enfim nao ia ficar sossegada sem saber... mexi nos sacos... um deles fechado tipo peso para ter um corpo de um gato...mexi melhor e vi pêlo.... tirei o saco e abri... vi mto pêlo tigrado e branco...voltei a por o saco no contentor e resignei-me.... que dia brilhante.... a minha unica prenda de natal foi o gato morto .. pensei...
No dia seguinte fui de manha cedo limpar o patio... olhei para o abrigo do mingau, para as taças metalicas e pensei q nao conseguia tirar aquilo dali naquele momento.... continuei a lavar o patio e qd vou junto ao muro apanhei um valente susto.... o Mingau saltou para o muro de repente e começa a miar para mim... juro q foi um susto q nem imaginam.... afinal o gato do contentor nao era o mingau....
Aqui surgem-me mtas duvidas.... o mingau vive solto e como gato de rua há 5 anos... há 2 anos que cuido dele diariamente, alimento-o e preocupo-me...
ja durante a semana tinha pensado na vida dele e em como ele era o unico da colonia inicial e q qq dia a sorte dele iria acabar assim como as suas 7 vidas....
entendi o evento do dia 24 como uma mensagem para eu reflectir... nada na vida acontece por acaso....
o que me questiono é se eu o apanhar de novo e colocar dentro de casa ele irá ficar deprimido? Desistira de viver?
Estou a ser egoista por oi querer trazer para dentro de casa para nao o ver ter aquele triuste fim?
O que é melhor para ele? Ve-lo a dormir ao sol e a rebolar-se ao sol... ve-lo a correr atras dos passaros e fazer ataques aos mesmos e saber q ele é feliz assim mesmo sob o risco de um dia o ver dentro de um saco plastico n contentor?
Quem tem gatos ferinhas de colonias - eles adaptam-se a viver fechados dentro de casa? tenho um piso da casa exclusivo para os gatos... tem janelas a toda a volta e tem reed nas janelas.... o piso é amplo sem divisoes, tem moveis, ederedons, arranhadores, mto espaço para eles...
ja durante a semana tinha pensado na vida dele e em como ele era o unico da colonia inicial e q qq dia a sorte dele iria acabar assim como as suas 7 vidas....
entendi o evento do dia 24 como uma mensagem para eu reflectir... nada na vida acontece por acaso....
o que me questiono é se eu o apanhar de novo e colocar dentro de casa ele irá ficar deprimido? Desistira de viver?
Estou a ser egoista por oi querer trazer para dentro de casa para nao o ver ter aquele triuste fim?
O que é melhor para ele? Ve-lo a dormir ao sol e a rebolar-se ao sol... ve-lo a correr atras dos passaros e fazer ataques aos mesmos e saber q ele é feliz assim mesmo sob o risco de um dia o ver dentro de um saco plastico n contentor?
Quem tem gatos ferinhas de colonias - eles adaptam-se a viver fechados dentro de casa? tenho um piso da casa exclusivo para os gatos... tem janelas a toda a volta e tem reed nas janelas.... o piso é amplo sem divisoes, tem moveis, ederedons, arranhadores, mto espaço para eles...
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm
Ola mar72.
A unica maneira de saber é mesmo experimentando!
Porque com gatas de rua ja me acontecu das duas coisas, havia era só uma diferença, quando chamamos as gatas elas vem super desconfiadas, mas vem sempre ver se temos comida, outra ate gosta muito de festas!
Então a Luka, assim lhe chamamos, pede muitas festas e rebolasse nas nossas pernas, quando foi apanhada por nos para a esterelizarmos, simplesmente virou fera!!
atirava-se contra as "paredes" da transportadora, chegando ao vet a mesma coisa parecia possuida, atirava-se ás paredes, trepava por elas acima... eu sei lá queria era mesmo pisgar-se... tanto que o vet disse, esta voces vão devolver á rua certo?
Enquanto que a outra a Rafaela super fugidia, nem lhe podiamos tocar... ficou super mansinha, esteve em fat em recuperação da operação, engordou e tudo, foi depois devolvida á rua e ficou muito mais tolerante aos nossos chamamentos e toque...
Agora se o gato esta habituado á rua é porque ja deve conhecer as manhas ai do sitio, mas é sempre um grande risco, os atropelamentos são inevitaveis!!
Ou seja tente logo se vê, muito mal não ha-de correr...

A unica maneira de saber é mesmo experimentando!
Porque com gatas de rua ja me acontecu das duas coisas, havia era só uma diferença, quando chamamos as gatas elas vem super desconfiadas, mas vem sempre ver se temos comida, outra ate gosta muito de festas!
Então a Luka, assim lhe chamamos, pede muitas festas e rebolasse nas nossas pernas, quando foi apanhada por nos para a esterelizarmos, simplesmente virou fera!!
atirava-se contra as "paredes" da transportadora, chegando ao vet a mesma coisa parecia possuida, atirava-se ás paredes, trepava por elas acima... eu sei lá queria era mesmo pisgar-se... tanto que o vet disse, esta voces vão devolver á rua certo?

Enquanto que a outra a Rafaela super fugidia, nem lhe podiamos tocar... ficou super mansinha, esteve em fat em recuperação da operação, engordou e tudo, foi depois devolvida á rua e ficou muito mais tolerante aos nossos chamamentos e toque...
Agora se o gato esta habituado á rua é porque ja deve conhecer as manhas ai do sitio, mas é sempre um grande risco, os atropelamentos são inevitaveis!!
Ou seja tente logo se vê, muito mal não ha-de correr...

<p><strong>Ter animais é o mais saudável e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jul 06, 2008 10:55 pm
Eu conheço o Mingau e é lindissimo.
Como disse a Débora experimentas e logo vês a reação
Como disse a Débora experimentas e logo vês a reação

<p><strong>Adopte um animal do canil, terá um amigo para toda a vida.</strong></p>
<p>Antes de adoptar pondere se tem condições para o fazer.</p>
<p><a href="http://www.espacito4patas.com">www.espacito4patas.com</a></p>
<p><a href="http://espacito4patas.com/forum/index.p ... d"></a></p>
<p>Antes de adoptar pondere se tem condições para o fazer.</p>
<p><a href="http://www.espacito4patas.com">www.espacito4patas.com</a></p>
<p><a href="http://espacito4patas.com/forum/index.p ... d"></a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
- Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,
vá indo aos poucos. deixe a porta aberta de modo a que ele perca o medo, se aproxime, e entre. a 1ª vez que fiz isso com a avó da cinderela, ficou apavorada. mas depois foi-se habituando. no caso deste gato, logo vê a reacção
anja-azul Escreveu:vá indo aos poucos. deixe a porta aberta de modo a que ele perca o medo, se aproxime, e entre. a 1ª vez que fiz isso com a avó da cinderela, ficou apavorada. mas depois foi-se habituando. no caso deste gato, logo vê a reacção
ele so anda por cima do muro e telhado da garagem... nao tem como chegar a porta pois tem os caes que andam soltos pelo patio e traseiras e ele nao tem como passar por eles...
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo ago 08, 2010 9:39 am
Lea - bengal
Blu - Bengal
Se tem caes e ele nao estiver habituado vai ser mais dificil o apanhar, mas tente por a comida perto dum transportador ate que ele fique acostumado e depois passe a por a comida dentro do transportador e veja se o pode apanhar dessa maneira. se conseguir leve o para dentro de casa e veja se ele se habitua. Se ele se habituar a casa eu aconselho que deixe algumas semanas antes de o levar ao Vet pois sera muito stress para ele se for ao Vet logo nos primeiros dias, e boa sorte.
chillisauce Escreveu:Se tem caes e ele nao estiver habituado vai ser mais dificil o apanhar, mas tente por a comida perto dum transportador ate que ele fique acostumado e depois passe a por a comida dentro do transportador e veja se o pode apanhar dessa maneira. se conseguir leve o para dentro de casa e veja se ele se habitua. Se ele se habituar a casa eu aconselho que deixe algumas semanas antes de o levar ao Vet pois sera muito stress para ele se for ao Vet logo nos primeiros dias, e boa sorte.
tenho quem me empreste uma armadilha... foi assim que ele foi apanhado qd o levei para ser castrado...
as minhas duvidas nao se preendem com a forma de o colocar dentro de casa mas sim sobre a capacidade de ele se adaptar ou nao....
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
- Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,
SÓ VAI SABER, EXPERIMENTANDO. EU AOANHEI VÁRIOS GATOS BÉBES NÃO DOMÉSTICOS. NO INÍCIO, ESTIVERAM A CALMANTES RECOMENDADOS PELO VET. ALIVIA O STRESS E FACILITA A ADAPTAÇÃO. COM ADULTOS, NÃO SEI SE RESULTA. DE QUALQUER FORMA, SE AO FIM DE ALGUM TEMPO ELE NÃO SE ADAPTAR, TEM BOM REMÉDIO. ABRE-LHE A PORTAmar72 Escreveu:chillisauce Escreveu:Se tem caes e ele nao estiver habituado vai ser mais dificil o apanhar, mas tente por a comida perto dum transportador ate que ele fique acostumado e depois passe a por a comida dentro do transportador e veja se o pode apanhar dessa maneira. se conseguir leve o para dentro de casa e veja se ele se habitua. Se ele se habituar a casa eu aconselho que deixe algumas semanas antes de o levar ao Vet pois sera muito stress para ele se for ao Vet logo nos primeiros dias, e boa sorte.
tenho quem me empreste uma armadilha... foi assim que ele foi apanhado qd o levei para ser castrado...
as minhas duvidas nao se preendem com a forma de o colocar dentro de casa mas sim sobre a capacidade de ele se adaptar ou nao....
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo ago 08, 2010 9:39 am
Lea - bengal
Blu - Bengal
Se pode o apanhar ja e bom, o resto so vai saber com tempo. O meu Merlin nem deixava que lhe tocassemos no principio, foi um gato que era so usado para fazer dinheiro e quando eu o comprei nao estava habituado a ser mexido por ninguem. foi perciso tempo e muita paciencia. se ele ja esta habituado e a ve como a pessoa que lhe mata a fome ja e meio caminho andado. se o conseguir habituar a casa pode se que com bastante carinho e paciencia ele se habitue a boa vida e a um cama quentinha e nao queira voltar a rua. O Merlin nunca sera um gato de colo mas deixa que lhe facam festas, quando lhe apetesse. Tente nao perde nada com isso.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Pretita;
Chico;
Sushi
Uma das minhas gatas, adoptei-a já adulta e era de rua... acho que é feliz, mas acredito que preferia andar lá fora!
Quando a zona onde vivemos é de risco elevado para um gato, no meu caso pesei os riscos e achei que seria o melhor para ela, uma vez que um gato de rua estatisticamente tem um esperança média de vida de 2 anos....
Experimente mete-lo dentro de casa e logo verá, mas é preciso alguma paciência nos primeiros tempos, pois ele não vai gostar... mas têm uma boa capacidade de adaptação!
Quando a zona onde vivemos é de risco elevado para um gato, no meu caso pesei os riscos e achei que seria o melhor para ela, uma vez que um gato de rua estatisticamente tem um esperança média de vida de 2 anos....
Experimente mete-lo dentro de casa e logo verá, mas é preciso alguma paciência nos primeiros tempos, pois ele não vai gostar... mas têm uma boa capacidade de adaptação!
<p><strong> "A grandeza de uma nação e o seu progresso moral podem ser avaliados pelo modo como os seus animais são tratados." -Mahatma Gandhi </strong></p>
<p><strong>Linha de apoio a União Zoofila: </strong><strong>760 501 015 - </strong><strong>(1 chamada = 1 dose de ração)</strong></p>
<strong>
<p class="title">Número Solidário Animais de Rua: Ligue 760 300 161 (€ 0,60 + IVA) e ajude-nos a ajudar!</p>
</strong>
<p><strong>Linha de apoio a União Zoofila: </strong><strong>760 501 015 - </strong><strong>(1 chamada = 1 dose de ração)</strong></p>
<strong>
<p class="title">Número Solidário Animais de Rua: Ligue 760 300 161 (€ 0,60 + IVA) e ajude-nos a ajudar!</p>
</strong>