Muuuuuitas dúvidas!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dogue Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: dinodane

CONCHAM
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 2:39 pm

segunda dez 27, 2010 12:22 am

O Dogue Alemão é um cão especial. Sempre considerei que ele não é como os outros cães. :) Por isso... As dúvidas essenciais!

- Como fazem um treino de asseio que funcione MESMO ( 8) ) Ok, Ok... Já sei os básicos, mas vejo muitos cães que continuam a fazer dentro de casa as asneiras e não aprendem. Há algum método que funcione mesmo bem?

- Os Arlequins são os mais dominantes?

- Um dogue pode dormir num colchão ao lado da nossa cama?

- Que recompensa para treino dou a um dogue cachorro?

- Como ensinar o "shimi shimi" (ou abanar a cabeça como se tivesse acabado de tomar banho) ? Acho que isto dá jeito quando queremos livrar-nos de alguma EXTRA-baba e não temos panos à mão!

Obrigada!!!
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>S&oacute; poder&aacute;s ecrever sobre um gato, quando conviveres com um.</p>
<p>S&oacute; poder&aacute;s escrever sobre um Dogue Alem&atilde;o, quando fores completamente babado por um :D </p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda dez 27, 2010 12:49 am

Os dogues são cães como os outros mas em tamanho XL.
Como fazem um treino de asseio que funcione MESMO
Como qualquer outro cão há uns mais asseados que outros. O treino é basicamente o mesmo.
Os Arlequins são os mais dominantes?
Não tenho essa noção.
Um dogue pode dormir num colchão ao lado da nossa cama?

Porque é que não haveria de poder...? Eu pessoalmente nunca permiti aos meus acesso ao quarto mas isso vai de cada um.
Que recompensa para treino dou a um dogue cachorro?
Uma festa, uma palavra em tom meigo, uma salsicha, enfim
- Como ensinar o "shimi shimi" (ou abanar a cabeça como se tivesse acabado de tomar banho) ?
:lol: Eu gostava era de des-ensinar isto ao meu...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

CONCHAM
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 2:39 pm

segunda dez 27, 2010 12:53 am

dinodane Escreveu:
- Como ensinar o "shimi shimi" (ou abanar a cabeça como se tivesse acabado de tomar banho) ?
:lol: Eu gostava era de des-ensinar isto ao meu...
Olá dinodane, obrigada pela sua resposta. Estou claramente derretida com os dogues... Gostava muito de ter um arlequim, e agora mudei de casa... Bem, vou ponderar os prós, contras... Mas é um grande desejo! :)

Estive com ideias de deixá-lo dormir na minha cama, mas já desisti disso :P
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>S&oacute; poder&aacute;s ecrever sobre um gato, quando conviveres com um.</p>
<p>S&oacute; poder&aacute;s escrever sobre um Dogue Alem&atilde;o, quando fores completamente babado por um :D </p>
passado18
Membro
Registado: domingo fev 13, 2011 12:46 pm

quarta fev 16, 2011 10:49 am

Boas, aproveito este topico para colocar uma duvida aonivel do ensinamento.

A minha cadela, devez enquando la faz alguma coisa em casa, sepre que a apanho repreendo e tento castigala, mas qual o melhor castigo que lhe posso dar? Uma palmada? Colocala na rua por um tempo? (bem ontem eu bem a coloquei na rua, mas para ela deve ter sido uma sorte, pois quando fui ver dela estava de volta do prato dos outros caes).

Estava a pensar, como e cachorra, criar uma caixa de areia, isso habitua a areia o apenas a habitua a fazer naquele local?

E quando ela faz na rua que lhe posso fazer para ela perceber que fez bem? Costumo dizer boa e fazerlhe festinhas, esta correcto?

As salsichas que fala como forma de recompensa sao salsichas de frango normais? Ou existe algo melhor para lhe dar?

Atribuilhe dois brinquedos, e quando ela brinca, sempre que tenta agarrar a nossa roupa batolhe no fucinho para ela perceber que so pode brincar com os dela, devo fazer algo diferente? (faco isto sempre que ela faz algo que eu nao quero como subir a mesa, empinar, subir aos sofas etc)
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta fev 16, 2011 2:51 pm

Eu acho que não deve usar castigo físico.
Deve encorajar o animal com uma festa e uma palavra amiga quando faz bem e repreender num tom mais duro quando faz mal. Pode recompensar com um biscoito para cães mas não é bom que ela se habitue a isso, para o animal é suficiente um carinho.

Quanto à caixa de areia, cães não são gatos e será difícil que ela se habitue a usá-la.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

alterego
Membro Veterano
Registado: quarta mai 19, 2004 4:09 pm

quinta fev 17, 2011 11:13 am

Passado18 seja benvindo ao mundo dos dogues alemães :D .

Estive a ler os seus posts e nota-se que está um pouco "verde" sobre o assunto mas por outro lado está a esforçar-se para melhorar o que já é muito positivo. Vai encontrar muita informação aqui na arca, faça umas pesquisas que há muita coisa, tem é que ter espirito critico e saber filtrar o que interessa.
Em relação às questões que colocou sobre comportamento:

- Como desabituá-la a fazer as necessidades em casa.

Num cão com apenas 3 meses é quase impossível que não se descuide de vez em quando e há que ter MUITA PACIÊNCIA!!! :wink:
Não lhe bata pois isso só fará com que o animal perca a confiança em si ou pior, só faça as necessidades quando voçê não estiver presente ou que comece a comê-las.
Se o apanhar no acto diga não e leve-o imediatamente para a rua ou para o local onde quer que ele faça.
Se encontrar "o serviço" já feito dentro de casa nunca ralhe pois o cão não vai associar o castigo com o que fez há uma hora atrás.
Sempre que ele fizer as necessidades no sítio correcto recompense fazendo uma grande festa, dando uma comida que ele goste muito ou brincando com ele para que o cão saiba que agiu correctamente.
Tente antecipar-se e sempre que ver que ele em breve vai necessitar de aliviar-se leve-o para o local apropriado e caso ele faça recompense.
Se quer criar um local dentro de casa para ele fazer as necessidades é melhor colocar no chão jornais que a tal caixa de areia de que falou.

- Como evitar que ele faça estragos dentro de casa.

Cachorro dentro de casa significa sempre alguns estragos :wink:
No caso dos dogues e devido ao seu tamanho os estragos costumam ser grandes por isso prepare-se...
Agora podemos tentar minimizar estes estragos educando o cachorro.
Em primeiro lugar arranje-lhe muitos brinquedos e habitue-o a brincar com eles em vez de brincar com as vossas roupas ou mobilia. Sempre que ele agarre no que não deve corrija e dê-lhe de imediato um dos brinquedos dele mostrando.lhe que é com eles que tem de brincar.
Nunca lhe dê para brincar roupa, sapatos, revistas, etc. velhos porque depois ele não vai distinguir o velho do novo e vai roer tudo.
Quando o deixar sozinho deixe a televisão ou o rádio ligado.
Deixe-lhe também coisas com que se entretenha (há brinquedos onde se pode colocar comida dentro por exemplo ou ossos de couro) e restinja o acesso às áreas mais criticas da habitação.
Habitue-o a estar pequenos periodos sozinho mesmo quando estão pessoas em casa para que ele se habitue progressivamente a estar sem a vossa companhia.
Outra opção é deixá-lo apenas com acesso a uma divisão da casa e pô-la á prova de dogue retirando de lá roupas, tapetes, estofos, livros ou até mesmo parte dos móveis.
Lembre-se que é muito mais fácil evitar o aparecimento de maus hábitos que depois corrigi-los. :wink:

Boa sorte e boas pesquisas!
Margarida
passado18
Membro

sexta fev 18, 2011 1:49 am

Olá @alterego, muito obrigado pelos conselhos :)

Vejo ter muito trabalho pela frente, ela ao "Não" já parece obedecer, falta o resto :)

Cumprimentos
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sexta fev 18, 2011 1:16 pm

alterego Escreveu: (...)

Outra opção é deixá-lo apenas com acesso a uma divisão da casa e pô-la á prova de dogue retirando de lá roupas, tapetes, estofos, livros ou até mesmo parte dos móveis.
(...)

:lol: :lol: :lol:
É que este gosto pela remodelação, redecoração e graaaaandes arranjos é algo muito forte neles. E dura....dura....dura...! :lol: :lol: :lol:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
passado18
Membro

sexta fev 18, 2011 9:30 pm

nicasxi Escreveu:
alterego Escreveu: (...)

(...)

:lol: :lol: :lol:
É que este gosto pela remodelação, redecoração e graaaaandes arranjos é algo muito forte neles. E dura....dura....dura...! :lol: :lol: :lol:
Já ouvi dizer que sim, e as grades que vedam o local onde ela dorme e esta quando nao esta ninguem ja falam por si xD

Mas pelo menos respeita o "não"....

Agora tenho aqui uma coisa, ja por varias vezes a apanhei no acto, principalmente a fazer fezes, e digolhe "não" em voz bem rude como quando lhe digo quando vou a casa da ração e ela ja respeita e fica a porta, e pego nela e meto na rua, mas acontece que ela não faz mais e preocupase em procurar ossos xD fico a ver se ela faz nao so para a proibir de comer ossos como para lhe dar os miminhos, faço alguma coisa mal para ela se retrair? que devo fazer?
alterego
Membro Veterano

sexta fev 18, 2011 11:02 pm

Boas!

Passado18 tinha percebido mal afinal tem uma menina e eu a pensar que era um cão :D !
Em relação ao facto de ela não fazer nada quando a interrompe no acto e depois coloca na rua pode dever-se a vários factores...
Será que voçê ralha com ela de uma forma tão rispida que a pobre fica com medo de fazer em qualquer sítio ou consigo ao pé? Ou então assusta-se tanto que até lhe passa a vontade?
Será que voçê a traz logo para casa mal ela faz o serviço e ela já percebeu e então não faz nada porque quer continuar na rua?
Ou será porque simplesmente voçê não espera o tempo suficiente? :wink:

Educar não é fácil! Requer tempo, paciência, persistência, imaginação!

Cumprimentos
Margarida
passado18
Membro

sábado fev 19, 2011 12:17 am

alterego Escreveu:Boas!

Passado18 tinha percebido mal afinal tem uma menina e eu a pensar que era um cão :D !
Em relação ao facto de ela não fazer nada quando a interrompe no acto e depois coloca na rua pode dever-se a vários factores...
Será que voçê ralha com ela de uma forma tão rispida que a pobre fica com medo de fazer em qualquer sítio ou consigo ao pé? Ou então assusta-se tanto que até lhe passa a vontade?
Será que voçê a traz logo para casa mal ela faz o serviço e ela já percebeu e então não faz nada porque quer continuar na rua?
Ou será porque simplesmente voçê não espera o tempo suficiente? :wink:

Educar não é fácil! Requer tempo, paciência, persistência, imaginação!

Cumprimentos
Margarida
A forma como ralho e sempre o nao cm intuicao de zangado, tal como faco com coisas que nao quero que ela faca, quando ela faz na rua facolhe festinhas.

Quando a levo a rua, e como tenho uma quinta, abro o portao da garagem e vou com ela para me certificar que ela nao come ossos, ando montes de tempo, e ela e que faz questao de vir para casa para o quentinho xD

Se eu nao fizer questao de ir a rua ela tambrm nao se chateia muito xD
alterego
Membro Veterano

sábado fev 19, 2011 7:08 pm

Boas!

Então se está a fazer tudo direitinho é continuar a insistir que ela aos poucos vai começar a fazer mais vezes na rua e a deixar de fazer em casa :wink:
Quantas mais vezes fizer lá fora e fôr recompensada por isso mais perto está do objectivo final. Tente também antecipar-se e colocá-la na rua nas alturas em que é mais provável ela fazer como por exemplo após as refeições.

Cumprimentos
Margarida
passado18
Membro

segunda fev 21, 2011 7:45 pm

Ora bem entretanto fui as compras xD Comprei a tal ração que falei em outro topico e vi la um miminho que me chamou a atenção foi isto:

http://www.royalcanin.pt/O-seu-cao/Prod ... onais/Educ

Pensei em usalo assim como miminho quando ela faz coisas boas, senao passa a vida a ouvir "nao" xD

O que acham?

E depois comprei-lhe, como vivo no campo, isto:

http://www.scalibor.pt/scalibor/collar.asp

Penso que conhecido de todos, será a melhor opção correcto? Uma questao que deveria ter lido no "manual" qual a duração disto?

E depois foi uma galinha que chia que curiosamente ela tem um medo que se pela xD
alterego
Membro Veterano

segunda fev 21, 2011 10:41 pm

Boas!

Em relação à Scalibor a validade é de 6 meses para carraças e mosquito da leishmaniose e de 4 meses para pulgas. Eu por opção pessoal mudo a Scalibor de 4 em 4 meses e reforço com a aplicação mensal de uma pipeta de Advantix.
Em relação ao que pode usar como recompensa o que comprou serve mas pode arranjar muitas outras coisas desde que ele goste. Pode dar pedaços de fruta(excepto uvas e citrinos que fazem mal aos cães), pedaços de queijo, pedaços de figado desidratado (pode fazê-lo em casa), etc.
Atenção que não deve dar-lhe restos das nossas refeições devido aos temperos e sal que são prejudiciais aos cães, nem chocolate (venenoso para cães), nem doces.
É muito importante recompensá-lo sempre que fizer o que voçê quer :wink:
Se ele não gostar muito de comida também pode recompensar brincando com ele ou dando-lhe por uns momentos um brinquedo que ele goste e que fica reservado apenas para estas recompensas.
Pelo que li fiquei com a ideia que o seu dogue ficou com os irmãos de ninhada e a mãe até aos 3 meses. Foi isso que aconteceu?

Cumprimentos
Margarida
passado18
Membro

terça fev 22, 2011 10:49 am

alterego Escreveu:Boas!

Em relação à Scalibor a validade é de 6 meses para carraças e mosquito da leishmaniose e de 4 meses para pulgas. Eu por opção pessoal mudo a Scalibor de 4 em 4 meses e reforço com a aplicação mensal de uma pipeta de Advantix.
Em relação ao que pode usar como recompensa o que comprou serve mas pode arranjar muitas outras coisas desde que ele goste. Pode dar pedaços de fruta(excepto uvas e citrinos que fazem mal aos cães), pedaços de queijo, pedaços de figado desidratado (pode fazê-lo em casa), etc.
Atenção que não deve dar-lhe restos das nossas refeições devido aos temperos e sal que são prejudiciais aos cães, nem chocolate (venenoso para cães), nem doces.
É muito importante recompensá-lo sempre que fizer o que voçê quer :wink:
Se ele não gostar muito de comida também pode recompensar brincando com ele ou dando-lhe por uns momentos um brinquedo que ele goste e que fica reservado apenas para estas recompensas.
Pelo que li fiquei com a ideia que o seu dogue ficou com os irmãos de ninhada e a mãe até aos 3 meses. Foi isso que aconteceu?

Cumprimentos
Margarida
Sim, ate aos 3 meses esteve com os pais e uma cria da ninhada

Cumprimentos
Responder

Voltar para “Dogue Alemão”