Habituar um gato de casa a usar a caixa de areia...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
JoaoQuatorze
Membro
Registado: sábado abr 10, 2010 11:52 pm

segunda dez 27, 2010 6:39 pm

Estou a pensar adoptar um gato com cerca de 6 meses...
Ele está habituado a fazer a sua vida na rua mas quando o pegamos ele deixa-se ficar...
Queria saber se costuma ser difficile acostumá-lo à caixa...
chillisauce
Membro Veterano
Registado: domingo ago 08, 2010 9:39 am
Lea - bengal
Blu - Bengal

segunda dez 27, 2010 6:45 pm

Primeiro de tudo, parabens por querer adoptar o gatinho, nao deve de ser dificil ensinar o gato a usar a areia, mostre lhe aonde fica a areia e meta o la dentro, normalmente os gatos aprendem facilmente pois mesmo quando sao gatos de rua tem tendencia a fazer as necessidades na terra e depois cobrirem. Boa sorte com o bichano.
JoaoQuatorze
Membro

segunda dez 27, 2010 7:01 pm

Obrigado pela resposta...
Só tenho medo que ele me estrague os sofás :x
Isto soluciona?

Imagem
Sophie58959
Membro Júnior
Registado: sábado dez 11, 2010 11:55 pm

segunda dez 27, 2010 7:24 pm

Ponha o gato e a caixa de areia numa divisão pequena e coloque-o dentro da caixa. Agarre-o e agarre tambem numa pata da frente e escave na areia com essa pata.Ele aprende depressa. Se por acaso fizer fora da caixa, agarre-o e ponha o focinho dele acima do xixi ou coco que fez e dp coloque-o na caixa, faça isto algumas vezes para ter a certeza de que ele percebeu.

Com o arranhador faça o mesmo. agarre as duas patas da frente do gato (de forma a que as unhas saiam) e arranhe com jeitinho (sem o magoar) no arranhador.
JoaoQuatorze
Membro

segunda dez 27, 2010 7:24 pm

Ah! Uma prima minha também adoptou um gato (mas este era bebé) e para ele se habituar ela usou um bocado de areia já usada por outro gato, porque disseram que assim ele cheirava e sentia que tinha de fazer ali...
JoaoQuatorze
Membro

segunda dez 27, 2010 7:36 pm

obrigado :D
Li também que quando eles fazem fora do sítio, se os apanharmos em flagrante borrifá-lo com água...
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

segunda dez 27, 2010 7:48 pm

JoaoQuatorze Escreveu:obrigado :D
Li também que quando eles fazem fora do sítio, se os apanharmos em flagrante borrifá-lo com água...
Isso não me parece grande ideia, pode confundir o bichano e ele reter a urina demasiado tempo por não saber onde fazer e fazer infecções urinárias.
Por norma eles aprendem muito bem onde fazer, já tive gatos adultos retirados da rua, sem nunca terem tido casa, e todos iam direitinhos ao caixote.
JoaoQuatorze
Membro

segunda dez 27, 2010 7:55 pm

Muito obrigado a todos pelas respostas, se eu conseguir posto aqui... Se não conseguir, também posto :D
JoaoQuatorze
Membro

quarta dez 29, 2010 7:54 pm

Ah, a minha mãe é allergica ao polén (fenos)... O pelo dos gatos é prejudicial?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta dez 29, 2010 9:17 pm

JoaoQuatorze, por partes:

- Todos os gatos são naturalmente asseados e sabem instintivamente para que serve a caixa de areia. Se adquirir um gatinho criado em casa já vem ensinado, se não souber geralmente é fácil e pacífico, infinitamente mais fácil e rápido que ensinar um cão a só fazer na rua ou no jornal.

- Todos os gatos arranham. é boa política ter um arranhador, manter-lhes a unhas curtas e limitar-lhes o acesso a certas zonas da casa. Um gato não é um cão e amiúde as borrifadelas e gritos não os dissuadem de arranhar tapetes e sofás.

- Se a sua mãe tem alergias era bom que contactasse com um gato para ver se reage antes de adoptar para não correr o risco de ter de devolver o gato depois... há pessoas que são alérgicas ao pólen e fenos e que também são sensíveis a um composto existente na saliva dos gatos que fica no pêlo quando eles se lavam. Também há pessoas que só são alérgicas ao pólen e não aos gatos, de qualquer modo é melhor prevenir do que remediar no vosso melhor interesse e também no do animal que vierem a adoptar.

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

JoaoQuatorze
Membro

quarta dez 29, 2010 10:16 pm

Obrigado pela resposta...
Ela já esteve em contacto com gatos, mas com um que "mora" fora de casa e outro que mora dentro. No que mora fora, fica sempre com os olhos vermelhos e a lacrimejar, também espirra... Com o que mora mesmo dentro, esteve impecável... De qualquer forma já a mandei ir ao médico... Obrigado :)
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

quinta dez 30, 2010 10:56 pm

JoaoQuatorze Escreveu:Obrigado pela resposta...
Ela já esteve em contacto com gatos, mas com um que "mora" fora de casa e outro que mora dentro. No que mora fora, fica sempre com os olhos vermelhos e a lacrimejar, também espirra... Com o que mora mesmo dentro, esteve impecável... De qualquer forma já a mandei ir ao médico... Obrigado :)
A alergia que a sua mãe tem é muito provavelmente apenas ao polén, o gato que está no exterior traz o polén agarrado ao pêlo, daí que a sua mãe fique logo com esses sintomas. Durante muito tempo também pensava que tinha alergia aos gatos, o meu outro gato quando morava na casa da minha mãe tinha acesso ao exterior um enorme terraço onde ele passava as tardes, quando lhe fazia festas e agarrava-o era horrível também começava logo com os sintomas de alergia, agora tenho dois e como não vão para o exterior não tenho qq problema.
Sónia
Responder

Voltar para “Gatos”