Algum animal caça gatos?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

adribeiro
Membro
Registado: segunda dez 27, 2010 9:22 pm
Localização: Mimo, Suri, Simba, Luna, Ez, Tarzan e Shaki (Gatos); Penny, Sheldon (Tartarugas); Tita (Cadela)

segunda dez 27, 2010 10:45 pm

LuMaria Escreveu:O instinto da maioria dos cães sociabilizados com gatos é apenas correr atrás deles. Assim que o gato pára, perdem o interesse. Algo vai mal num cão que vive com um gato e mata outro.

Penso que uma raposa possa comer um gato sem qualquer problema. Tal como as gaivotas.
Também pode ter ficado preso em qualquer lado.
Pois, os meus cães correm atrás, até dos meus às vezes, mas depois eles param, e elas já não querem saber. A minha mãe ainda assim desconfia da cadela, mas eu não consigo =/

O meu medo era mesmo que estivesse presa, mas aqui na quinta pelo menos não está, e no raio de um km também quase que garanto que não :( Não há sangue, não há pêlo, só há dois gatos bebés muito, muito aterrorizados. E as duas gatas que ficaram fechadas dentro de casa andam na maior, por isso alguma coisa aqueles dois presenciaram. Se eles falassem...
adribeiro
Membro
Localização: Mimo, Suri, Simba, Luna, Ez, Tarzan e Shaki (Gatos); Penny, Sheldon (Tartarugas); Tita (Cadela)

segunda dez 27, 2010 10:50 pm

Chamarrita Escreveu:
se fosse raposa, os cães não se calavam.
Eu já os vi caladinhos com uma raposa a passar em cima do telhado do canil deles... Mas se outro cão aqui entrasse, acredito que eles até o canil trepassem para lhe fazer mal...

É mesmo horrível, andar a mimar, a cuidar um gatinho, e pensar que não sei o que aconteceu, mas imagino o sofrimento dela...

A quinta do lado está um pouco abandonada, o homem é emigrante e só vem cá no verão, e tem umas rochas enormes, onde encontrei uma cova grande...
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

segunda dez 27, 2010 10:50 pm

adribeiro Escreveu:, e os cães, todos caladinhos! É inexplicável este comportamento. Nessa altura dessas galinhas, desapareceu um gatinho do tamanho da Mini, e também na altura ninguém conseguiu apurar o que aconteceu.
Ainda não tinha lido. Isso realmente é estranho, quer o silêncio com a entrada da raposa, quer perante a algazarra das galinhas, e mesmo por a raposa levar algo da propriedade... mas as raposas são muito espertas... Não sei que lhe diga. Se a Mini estava com o cio (e está na idade...), pode ter ido à procura de macho, se não.... não sei. Quem me dera poder ajudar. :(
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
adribeiro
Membro

segunda dez 27, 2010 10:53 pm

Chamarrita Escreveu:
adribeiro Escreveu:, e os cães, todos caladinhos! É inexplicável este comportamento. Nessa altura dessas galinhas, desapareceu um gatinho do tamanho da Mini, e também na altura ninguém conseguiu apurar o que aconteceu.
Ainda não tinha lido. Isso realmente é estranho, quer o silêncio com a entrada da raposa, quer perante a algazarra das galinhas, e mesmo por a raposa levar algo da propriedade... mas as raposas são muito espertas... Não sei que lhe diga. Se a Mini estava com o cio (e está na idade...), pode ter ido à procura de macho, se não.... não sei. Quem me dera poder ajudar. :(
Nesta quinta acontecem umas situações deste género de vez em quando, um dia destes começo mesmo a acreditar em extraterrestres.

Obrigada pela sua ajuda, eu criei o tópico, não só para desabafar, como para ver se alguém já tinha situações parecidas resolvidas.. Infelizmente não estou com sorte :|
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

segunda dez 27, 2010 11:03 pm

adribeiro Escreveu:
A Mini era muito bebé para ter cio, ela nem 5 meses sei se teria.

(...)

Não acredito que fosse roubada, era uma gatinha preta, como tantos outros mil, era super arisca, só era ternurenta mesmo connosco. Os seus outros gatinhos pareceram-lhe assustados?
Espero que os nossos gatinhos apareçam :(

[/img]
tinha de ter mais, se em Julho tinha um mês ou um mês e meio... agora estaria com 6 meses, pelo menos.

O meu gato também é preto, medricas, não gosta de estranhos e tem mau feitio... estava comigo há 3 meses e há mais de 2 que saía para se deitar aqui na eira, ao sol. Era adorável comigo, e tem cá a irmã, com 10 anos também, eram muito amigos... dormiam sempre os dois comigo e ele lascava.me o cabelo pela manhã, adorava-me... :(

Os meus outros gatos estão normais. Nessa tarde, demorei-me muito mais do que esperava e, quando cheguei, vieram a correr de vários sítios diferentes, como era seu hábito. Também costumo ter uma janela aberta no quarto dos fundos, que dá para um pátio com edifícios à volta, currais e assim, e pus um escadote para os gorduchos saltarem mais facilmente de e para o telhado, e entrarem pela tal janela... a porta desse quarto está fechada, porque tenho gatos que não podem sair de casa, mas o Bhaji, se não estivesse na eira, era porque tinha dado a volta e entrado por esse quarto, onde esperava que eu abrisse a porta. Um vizinho viu-o fazer o caminho para ir para esse quarto... mas se entrou, voltou a sair e nunca mais foi visto. :( Esperou demais... e alguma coisa o assustou para não ter voltado, ou sei lá o que lhe aconteceu... :( Os outros andam aqui todos felizes e contentes, a irmã estranhou e chamou-o os rpiemiros dias, mas também já voltou ao normal...

Olhe, eu atei uma fita vermelha à perna de uma mesa, diz que resulta. Mal não faz, e estou por tudo... eu queria era encontrá-lo, nem que tenha morrido...
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda dez 27, 2010 11:07 pm

As raposas caçam, os cães caçam, os gatos caçam, os animais caçam. É a lei da vida.
Quando os animais têm a sorte de ter uma vida mais livre, tornam-se predadores e presas.
C'est la vie. Nada de horrivel.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
adribeiro
Membro

segunda dez 27, 2010 11:11 pm

LuMaria Escreveu:As raposas caçam, os cães caçam, os gatos caçam, os animais caçam. É a lei da vida.
Quando os animais têm a sorte de ter uma vida mais livre, tornam-se predadores e presas.
Nada de horrível, até ser com um animal que adoramos.
LuMaria
Membro Veterano

segunda dez 27, 2010 11:17 pm

adribeiro Escreveu:
LuMaria Escreveu:As raposas caçam, os cães caçam, os gatos caçam, os animais caçam. É a lei da vida.
Então mantenha-o dentro de casa. Cá fora são vitimas dos mais variados acidentes. Ou aceita isso ou mete-o no interior.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
adribeiro
Membro

segunda dez 27, 2010 11:17 pm

Chamarrita Escreveu:
adribeiro Escreveu:
A Mini era muito bebé para ter cio, ela nem 5 meses sei se teria.

(...)

Não acredito que fosse roubada, era uma gatinha preta, como tantos outros mil, era super arisca, só era ternurenta mesmo connosco. Os seus outros gatinhos pareceram-lhe assustados?
Espero que os nossos gatinhos apareçam :(

[/img]
tinha de ter mais, se em Julho tinha um mês ou um mês e meio... agora estaria com 6 meses, pelo menos.

O meu gato também é preto, medricas, não gosta de estranhos e tem mau feitio... estava comigo há 3 meses e há mais de 2 que saía para se deitar aqui na eira, ao sol. Era adorável comigo, e tem cá a irmã, com 10 anos também, eram muito amigos... dormiam sempre os dois comigo e ele lascava.me o cabelo pela manhã, adorava-me... :(

Os meus outros gatos estão normais. Nessa tarde, demorei-me muito mais do que esperava e, quando cheguei, vieram a correr de vários sítios diferentes, como era seu hábito. Também costumo ter uma janela aberta no quarto dos fundos, que dá para um pátio com edifícios à volta, currais e assim, e pus um escadote para os gorduchos saltarem mais facilmente de e para o telhado, e entrarem pela tal janela... a porta desse quarto está fechada, porque tenho gatos que não podem sair de casa, mas o Bhaji, se não estivesse na eira, era porque tinha dado a volta e entrado por esse quarto, onde esperava que eu abrisse a porta. Um vizinho viu-o fazer o caminho para ir para esse quarto... mas se entrou, voltou a sair e nunca mais foi visto. :( Esperou demais... e alguma coisa o assustou para não ter voltado, ou sei lá o que lhe aconteceu... :( Os outros andam aqui todos felizes e contentes, a irmã estranhou e chamou-o os rpiemiros dias, mas também já voltou ao normal...

Olhe, eu atei uma fita vermelha à perna de uma mesa, diz que resulta. Mal não faz, e estou por tudo... eu queria era encontrá-lo, nem que tenha morrido...
Tem razão, ela tem mais do que pensei, mas ela sempre foi tão pequenina :(

É que é ridiculo pensarmos que o animal desaparece e não há uma hipótese minimamente razoável para isso acontecer. Eu não acredito quando dizem que eles simplesmente resolvem ir embora, porque se vão é porque são maltratados bolas, a minha gata tinha tudo, os gatos são independentes, mas não são independentes ao ponto de abandonarem os donos. Algo os faz ir embora, não vão porque lhes dá na telha.

Sim, um dos principios da vida é ser predador e presa, mas isso não acalma minimamente o meu desânimo quando penso na minha gata ao meu colo, a brincar comigo e a ronronar, e depois penso que pode ter sido a refeição de algum animal! Por amor de deus é a minha gata, para mim são mais do que 90% das pessoas que conheço, e se algum dia eu tivesse vislumbrado que algo desse género lhe podia acontecer, jamais ela teria ficado na rua com os outros gatos, porque para mim, um animal comer um gato era ridiculo! Já percebi que posso estar errada, mas não diminui em nada qualquer sensação de horror.
adribeiro
Membro

segunda dez 27, 2010 11:19 pm

LuMaria Escreveu:
adribeiro Escreveu:
Então mantenha-o dentro de casa. Cá fora são vitimas dos mais variados acidentes. Ou aceita isso ou mete-o no interior.
Bem Lu, agradeço a sinceridade. Os meus gatos já se encontram todos encerrados dentro de casa.
Chamarrita
Membro Veterano

segunda dez 27, 2010 11:21 pm

ontem passei algum tempo a ver casos resolvidos de gatos perdidos no "encontra-me" (http://www.encontra-me.org), para me aliviar... há muitos gatos que aparecem passados 15 dias, um mês, até mais. O mais comum é aparecerem durante a primeira semana, e quase sempre a menos de 150 metros de casa.

O meu gato desapareceu ao pôr do sol, e estava sozinho, ele não se juntava aos outros, só mesmo à irmã. Agora que me falou da hipótese de raposas, é bem provável, embora nunca tenha visto nenhuma, mas os vizinhos dizem que as há. Ele é um gato grande, mas muito menos ágil (é gordo), as mais pequenas têm 7 e 8 meses, mas já estão esterilizadas há mais de um mês e andam sempre na companhia dos outros. Um gato sozinho é presa fácil... e uma raposa consegue matar e arrastar um gato grande, e sem deixar rasto, sobretudo se tiver crias e estiver esfomeada... mas por outro lado, há imensa comida por aqui e mais facilmente encontraria a raposa a assaltar os comedouros ou os galináceos dos vizinhos, que não
têm sequer vedações, do que a atacar um gato...

Tente pesnar que a gatinha provavelmente entrou no seu primeiro cio e os outros dois bebés podem estar aterrorizados por outro motivo qualquer...
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
adribeiro
Membro

segunda dez 27, 2010 11:25 pm

Chamarrita Escreveu:ontem passei algum tempo a ver casos resolvidos de gatos perdidos no "encontra-me" (http://www.encontra-me.org), para me aliviar... há muitos gatos que aparecem passados 15 dias, um mês, até mais. O mais comum é aparecerem durante a primeira semana, e quase sempre a menos de 150 metros de casa.

O meu gato desapareceu ao pôr do sol, e estava sozinho, ele não se juntava aos outros, só mesmo à irmã. Agora que me falou da hipótese de raposas, é bem provável, embora nunca tenha visto nenhuma, mas os vizinhos dizem que as há. Ele é um gato grande, mas muito menos ágil (é gordo), as mais pequenas têm 7 e 8 meses, mas já estão esterilizadas há mais de um mês e andam sempre na companhia dos outros. Um gato sozinho é presa fácil... e uma raposa consegue matar e arrastar um gato grande, e sem deixar rasto, sobretudo se tiver crias e estiver esfomeada... mas por outro lado, há imensa comida por aqui e mais facilmente encontraria a raposa a assaltar os comedouros ou os galináceos dos vizinhos, que não
têm sequer vedações, do que a atacar um gato...

Tente pesnar que a gatinha provavelmente entrou no seu primeiro cio e os outros dois bebés podem estar aterrorizados por outro motivo qualquer...
Sim a sua ideia de poder estar no primeiro cio de certa forma tranquilizou-me, isso justificava a ausência de qualquer vestígio. Se ela regressar, prometo que darei logo notícias.

Eu tive uma amiga cuja gata caiu da janela e desapareceu 2 semanas, ela recuperou-a ontem, parece que a fomeca apertou e ela regressou ao sítio onde tinha caído. Mas essa minha amiga também já tinha perdido a esperança.
Pode ser que o seu tenha ido dar uma voltinha maior, e regresse entretanto. Vamos acreditar que sim, e obrigada pelo apoio :(
LuMaria
Membro Veterano

segunda dez 27, 2010 11:26 pm

Não me leve a mal. Também eu vivi a maior parte da minha vida numa quinta e sei que acidentes mais ou menos naturais acontecem. Ou se aceita ou mete-se tudo em casa.
Custa, mas é assim mesmo.
adribeiro
Membro

segunda dez 27, 2010 11:32 pm

LuMaria Escreveu:Não me leve a mal. Também eu vivi a maior parte da minha vida numa quinta e sei que acidentes mais ou menos naturais acontecem. Ou se aceita ou mete-se tudo em casa.
Custa, mas é assim mesmo.
É que é tão complicado explicar isso ao meu pai, porque para ele, os animais são todos resistentes a tudo, é mesmo aquela mentalidade tacanha do interior nestes assuntos. OS gatos para ele são felizes é na rua, e de facto são, mas têm acidentes horríveis que podiam ser evitados. O meu gato é um lorde, entende? Jamais o deixaria ir à rua, porque se morro de medo de não o poder defender de alguma doença, pelo menos de atropelamentos, afogamentos, etc, ai isso quase que posso ter certeza que o Mimo não vai sofrer, porque está sempre na MINHA casa.. Mas na casa dos meus pais, eles não me deixam mandar, e depois dá em situações destas. Eu não digo que tratem mal os animais, muitissimo pelo contrário, já não se faz férias há muitos anos porque ninguém quer deixar os bichinhos sozinhos, mas lá está, nesta situação, é impossível mudar aquela ideia, e às custas disso perdemos a Mini. O ideal é afastar-me e não me afeiçoar :(
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

segunda dez 27, 2010 11:36 pm

Um dos meus gatos foi apanhado por uma raposa, mas ele abusava e ia caçar para o campo. Um vizinho meu encontrou depois o corpo e mostrou-nos (eu não quis ver). Toda a gente no campo sabe que elas caçam gatos domésticos.
Isso não impede que eu adore raposas!
As ratazanas também matam e comem gatinhos muito pequenos. Uma ave de rapina tipo búteo ou milhafre também pode levar uma cria de gato que não seja maior que uma cria de coelho.

Mas numa quinta há milhentos sitios para uma gata se meter. Também pode estar presa nalgum sitio. Ou ter entrado aí alguém para roubar criação e ter levado a gata. Ou ela ter tido um cio precoce e foi vadiar!

Os meus gatos andavam sempre à solta, dormiam em casa mas era impensável estarem fechados até porque eram rateiros, tinham utilidade em casa.

Um dia é da caça, outro do caçador! No campo é assim.
Responder

Voltar para “Gatos”